SEXTA VITÓRIA

Não era preciso sofrer tanto para consumar a sexta vitória consecutiva, desta vez diante do último classificado. A exibição foi fraca (estes jogos pós-selecção raramente são brilhantes), mas suficiente para um triunfo tranquilo. As várias oportunidades desperdiçadas, algumas delas de forma quase ridícula, inviabilizaram a construção de um resultado que deixasse o Benfica a salvo de sobressaltos. E a parte final do jogo foi aflitiva.
O que conta são os pontos: e os encarnados continuam a depender apenas de si próprios para chegar ao segundo lugar, e ao apuramento directo para a Champions. Ficaram também mais perto do Sporting, mas ainda demasiado longe para sonhar com o título. Só um colapso total dos leões poderia permitir uma surpresa, mas não me parece que ainda seja plausível esperar por tal.
De realçar mais uma partida com a ficha limpa, a sexta consecutiva, sendo que no campeonato, desde Alvalade, o Benfica apenas sofreu um golo, de penálti, em Moreira de Cónegos. Aquele que era o principal problema da equipa na fase inicial da temporada parece debelado.

Helton Leite, Diogo Gonçalves e Lucas Veríssimo são os rostos da mudança, embora seja redutor colocar a questão em termos individuais. Do meio-campo para a frente, os elementos em perda são Darwin Nuñez e Pizzi, cuja saída da equipa tem coincidido com os melhores resultados. No caso de Darwin era evidente a má forma e a intranquilidade, já quanto a Pizzi será mais uma questão de enquadramento táctico - isto se afastarmos hipóteses extra-desportivas, que carecem de prova.
Segue-se Paços de Ferreira, um campo extremamente difícil, e certamente uma das deslocações mais duras até final. Teste de foro à recuperação da equipa de Jorge Jesus.

4 comentários:

Mark Trencher disse...

A falharmos golos cantados nem sei se conseguimos manter o terceiro lugar, quanto mais chegar ao segundo, ou até ao milagre de acabarmos em primeiro.

joão carlos disse...

até porque essas melhorias defensivas que fala e nas quais estabelece limites temporais começaram muito antes das entradas quer do helton leite, quer do diogo gongalves ou sequer do lucas verissimo.

mas quando se tem como titular um ponta de lança que não sabe finalizar e concretiza uma em cada das cinco oportunidade que tem isolado só com os guarda redes adversários pela frente as coisas ficam sempre muito mais difíceis.
mas tem de perguntar a quem sempre achou que o seferovic deveria ser o titular em vez do vinicius.

LF disse...

Apesar de tudo Seferovic é o segundo melhor marcador da Liga, e acredito que vai terminar como o melhor - pela segunda vez.
Não é um Lewandowski, mas para o contexto nacional é um bom avançado.

joão carlos disse...

sim mas não porque ele seja bom simplesmente porque os outros são piores.
e quantos é que ele tem marcados no global, isso são números que um ponta de lança de um clube como o nosso apresente.

para o nosso contexto é mau, basta comparar os números do lima do mitroglou, do vinicius, ou até do jimenez, todos muito melhores e nenhum deles era um portento mundial.
já nem comparo com o jonas ou o cardozo que isso eram de outra galáxia comparados com o seferovic.