UMA TRAGÉDIA EM TRÊS ACTOS - ou uma história que se repete

 

   1) Em 2018 pensava-se que o problema era Rui Vitória.
É verdade que tinha sido Bi-Campeão, e conquistara seis títulos. O Benfica realizara exibições brilhantes durante duas épocas, com garra, personalidade e ambição. Dizia-se que a força residia no balneário, onde nomes como Luisão, Jonas, Salvio, Gaitán, Fejsa, Júlio César, Paulo Lopes ou Eliseu ditavam regras. Houve até relatos de jogadores que entravam em campo em lágrimas, tal a emoção que punham em cada partida. Grandes alegrias tivemos, talvez das maiores de que me recordo nos últimos anos (Mitroglou em Alvalade, Jonas no Bessa, Jimenez em Vila do Conde, etc etc)
Mas a partir de dada altura a equipa emperrou e estranhamente deixou de render. As exibições passaram a ser miseráveis, e rapidamente os resultados passaram a condizer.
Os primeiros sinais foram dados num estranho empate 3-3 na Luz com o Boavista.
Enfim, a coisa compôs-se, veio o “Tetra” e a “Dobradinha”. Já em 2017-18, não houve desculpa para a horrível carreira europeia (zero pontos!), ainda que o desinvestimento no plantel possa ser circunstância atenuante.  O início de 2018-19 não trouxe melhorias, e Rui Vitória caiu sem surpresa, depois de derrotas comprometedoras com Belenenses, Moreirense e Portimonense. A nau estava a afundar, e a culpa era do treinador – que afinal só ganhara porque tinha tido a sorte dos deuses do seu lado.

   2) Veio Bruno Lage, e durante meses pareceu confirmar-se a tese: o Benfica voltou a jogar, a marcar, a ganhar e a bater recordes. Entre a segunda volta de 2018-19 e a primeira de 2019-20, a equipa de Bruno Lage ganhou 36 em 38 jogos do campeonato (!!!). Na segunda volta de 2018-19 marcou 66 golos (!!!). Nas primeiras 18 jornadas de 2019-20 sofreu apenas 6 (!!!). Pelo meio deu-se a “Reconquista”, sob fortíssima aposta na formação (Ruben, Ferro, Tino, Gedson, Jota, Félix…). Tudo corria sobre rosas, e até podíamos contratar jogadores de 20 milhões (primeiro RDT, depois Weigl e Pedrinho).  O Benfica estava um patamar acima da concorrência. Era opinião unânime.
Só que…o bicho voltou a morder a equipa da Luz, e subitamente também Lage perdeu o pé. Depois daquela impressionante sequência, apenas duas vitórias em dez jogos entregaram, em circunstâncias que nenhum adepto consegue ainda descortinar, o título 2019-20 a um FC Porto intervencionado, com cortes salariais e longe de qualquer brilhantismo. Nessa série negra, que atravessou a pandemia (mas começou antes), houve apedrejamentos, houve gritos do presidente no balneário (após o jogo com o Tondela), e sobretudo exibições tão deploráveis que tornaram impossível a permanência do técnico setubalense. Dizia-se que o modelo de jogo estava esgotado, e entendido por todos os adversários, e que Lage não conseguia apresentar plano B. Mas cheguei a escrever, aqui e no jornal, que sem apurar verdadeiramente as causas de tão súbito decréscimo de rendimento competitivo, as coisas podiam repetir-se.

   3) Veio Jesus, pois com ele não havia hipótese de falhar. Nem em campo, nem no balneário – que JJ segurara com unhas e dentes em todos os clubes por onde passou.
Ainda por cima, com um investimento de quase 100 milhões de euros, nunca antes visto em Portugal, contrataram-se internacionais belgas, argentinos, brasileiros, uruguaios e alemães.
A época começou mal com a eliminação da Champions (com atenuantes face ao tempo de treino, à integração de novas pedras na equipa, e ao facto de a eliminatória se ter disputado em jogo único no campo do adversário). Mas depois a equipa pareceu equilibrar-se, e arrancou para uma série de sete vitórias consecutivas (22-5 em golos), altura em que Gabriel parecia imprescindível, André Almeida ainda assegurava o lado direito, Waldschmidt e Darwin brilhavam na frente, e Everton parecia crescer de rendimento. Tudo dentro do esperado, e é neste contexto que ocorrem as eleições, certamente por coincidência (não é ironia, não vejo mesmo qualquer possível relação, apenas o registo de um facto).
Eis que chegamos ao Bessa, e a uma estrepitosa derrota 0-3 frente a uma equipa que não ganhara nenhum jogo até então, nem voltou a ganhar depois dessa estranha noite. Seguiu-se uma semana negra, com nove golos sofridos em três jogos, empate milagroso com o Rangers (que terá custado o primeiro lugar no grupo da Liga Europa, e derrota caseira com o Braga (2-3 depois de se chegar, novamente, a 0-3). O pior é que não foi algo circunstancial, e a verdade é que a equipa não mais se recompôs, padronizando o seu comportamento em exibições medíocres com resultados mais ou menos milagrosos. Um FC Porto repleto de Manafás e Zaidus foi adversário demasiado forte na Supertaça, e tantas vezes o cântaro foi à fonte que se partiu nos Açores com este empate.
E agora? Encetar mais um capítulo desta novela, chegar novo treinador, fazer meia dúzia de jogos bons, e depois afundar-se no mesmo precipício? Mudar meio plantel?
Sinceramente, gostava de saber. Este Benfica assemelha-se cada vez mais a um filme de David Lynch, em que as pistas estão todas por ali, mas é difícil concluir o puzzle.
Está mais do que visto que o problema não é de treinador. Será de balneário? Faltarão os Luisões e os Jonas, mas também os Eliseus e os Paulos Lopes? Haverá indisciplina ou simples desenquadramento de novos jogadores? Faltará um Director-Desportivo? Será de estrutura de rectaguarda? Alguma coisa mudou na preparação dos jogadores?

17 comentários:

moreira disse...

...............li tudo com toda a atenção, e pergunto-me se o Presidente sai incólume de tudo isto. Não uma critica........NOTÁVEL......

RN disse...

A sério LF?
Acha mesmo que é muito difícil vislumbrar as causas de toda esta situação?
É assim tão complicado discernir ou, no seu caso, admitir qual é o elo comum?
A equipa perdeu inevitavelmente qualidade ao longo dos tempos, como consequência óbvia da opção de vender tudo o que sobressaia da mediania ou mesmo mediocridade. E as compras de muitos milhões nem sempre correspondem a uma qualidade evidente, sendo evidente, no entanto, que quanto maiores são os valores maiores são as comissões.

lawrence disse...

Resumindo e ao que parece, a culpa disto tudo não sai do balneário!
Então é fácil de resolver!
Despedem-se os jogadores todos mais equipa técnica!
Menos o Ruizinho, claro!
Depois gastam-se mais 200 milhões em pernas de pau novas(dá pelo menos mais 50 milhões ao Mendes & Companhia, que bem precisam!), vai-se buscar o Lage e assunto resolvido!
É isso?

Jorge Tavares disse...

A culpa é da direcção que ANDASTE A CHORAR PARA VOTARMOS NELA! OU VIEIRA OU CAOS!
Tem vergonha na cara que tens as mãos tão sujas quanto os burros que quiseram o Jesus de volta e a reeleição de uma direcção incompetente dos pés à cabeça!
Agora não te esqueças de escrever o texto da praxe, tipo carneirinho, no jornal do clube. Baixa a cabeça e dá o beijinho na mão de quem te paga para manteres vivo o Benfica fundado em 2003.

Anónimo disse...

Sir Bobby Robson - um verdadeiro senhor, mesmo nunca tendo vestido as nossas cores e, pelo contrário, ter estado do lado dos nossos dois grandes rivais... - disse, um dia, numa entrevista a um jornal desportivo algo parecido com isto: "The most important is always the man in the top".
Enquanto continuar a estar no topo da nossa pirâmide alguém com a estirpe moral e o quociente de inteligência de Luís Filipe Vieira, estaremos sempre inevitavelmente condenados a conviver com a mediocridade e a falta de exigência, com a lusitana saloia chico-espertice, e a chafurdar nos salpicos de lama que ele e os seus "colaboradores" inevitavelmente levantam, sempre que se movem...
Infelizmente, tanto no futebol como nas (outras) modalidades, a marca está à vista de todos.
Infelizmente, a maioria dos sócios sócios continuou a ir no engodo dos vendedores de banha da cobra e invertebrados que pululam por todas as estruturas do clube...
Haja forças!
(Zé das Cuecas)

Anónimo disse...

por muita culpa que lfv tenha o rafa por exemplo nao pode perder a bola 21 vezes num encontro e depois ficar a olhar po adversario como se nada fosse isso nem nos anos 90 o marronny do atletico mineiro porque nao o benfica precisa de goleadores e acho que ate o diego souza do gremio como foi possivel o benfica desperdiçar um jogador destes com 35 anos nao fazia pior que o tarrabt e o weigl

joão carlos disse...

não percebeu porque é que as coisas começaram a correr mal com o rui, só por desatenção primeiro quando ele viu sair 6 titulares indiscutíveis e para o seu lugar vieram varelas.
depois porque numa das celebres entrevistas daquele que não tem culpa de nada ele não negou a vinda do melhor treinador português de sempre depois foram só cinco jogos sem vencer com tres derrotas seguidas.

gosto especialmente do ultimo paragrafo em que a culpa pode ser de vários o único que não aparece lá é quem é o líder máximo do clube, pois se calhar assim é difícil de completar o puzzle de facto.

paulojcduarte disse...

Em primeiro lugar um disclaimer, não conheço nenhuma das pessoas que vou comentar e faço a minha avaliação à distância sem fontes internas apenas pelo que observo nos jogos, comunicação social e blogs. Sou fã confesso de RV, acho que o trabalho feito pelo LFV é talvez dos mais importantes na história do glorioso, apesar de achar que a personagem não é das mais polidas e letradas. Também não conheço as dinâmicas dos vários poderes, presidente, equipa técnica, jogadores e agentes.

Dito isto algumas considerações, acho que o Benfica sofre pela sua grandeza, que quero dizer com isso, primeiro tem uma massa adepta com expectativas completamente alheadas da realidade, que são depois cavalgadas pela oposição populista e patética (os candidatos da última eleição faziam BdC parecer um menino de coro), Rui Vitória ia de recorde em recorde, duas passagens consecutivas aos 8vos da Champions e os adeptos ansiavam pelo primeiro empate para lhe bater. Vou tentar ser curto.

LFV anda totalmente desnorteado desde o ataque do Altis, e como a justiça tem um ritmo diferente dos jornais só precisa de sair a primeira notícia, vouchers, padres, comprar jogadores que nem estavam a jogar na equipa onde supostamente foram corrompidos, tal como o "man of the match" (ainda me lembro dessa vitória caída do céu num ressalto que vai à barra e Jimenez marca de cabeça).

Todo este desnorte acabou por levar, na minha opinião, à contratação de JJ numa medida perfeitamente eleitoralista e que acabou por ser um tiro no pé. Há uma razão para os chineses pensarem a décadas e nós mudarmos o rumo de 4 em 4 (e não estou a dizer que prefiro outros regimes mas "The best argument against democracy is a five-minute conversation with the average voter."), a aposta na formação que é perfeitamente lógica levou uma martelada de cima a baixo.

Jogadores e treinadores, da equipa estratosférica de 2009/12 a este momento, investimento brutal, para valores de 2009 para quebrar a hegemonia do FCP, funcionou no primeiro ano, com uma equipa a entrar com picos de forma brutal e a rebentar no Natal, mesmo assim a lutar até à última jornada com o Braga de Domingos Paciência, dois anos seguintes vergonhosos e a viver do famoso "rolo compressor" que nunca existiu, apenas com os Setúbais desta vida em casa (Braga, FCP, SCP, Madeira, Guimarães... era sempre um ai jesus), a equipa era tão forte, que com os suplentes chegámos a duas finais da LE. Ir ver a equipa que fez o jogo épico em Tel Aviv. Foi preciso mudar a agulha e desinvestir e mandou-se o mestre das arábias, reinventor do futebol moderno à sua vida.

Chegou RV, mudança de paradigma, duas épocas excepcionais, não vou perder tempo a explicar o porquê dos 0 pontos na CL, reforma do Jonas, Luisao ou JC...

Lage apenas tinha plano A, sem Félix (lançado por RV ao contrário do que se apregoa agora por aí) ficou sem abono de família e os resultados vieram por aí abaixo. Se bem que na minha opinião a opção Taarabt ter sido a causa do campeonato passado.

JJ é isto, e sempre foi, muita bazófia e pouca uva.

Para acabar que me esquecia, o tratamento que LFV fez aos últimos treinadores do Benfica foi miserável, especialmente na não defesa dos treinadores, e não me refiro apenas aos despedimentos.


dezazucr disse...

Meu caro, é muito simples e tem a ver com a política de contratações, liderança e defesa da equipa.

Vou deixar um comentário longo, mas preciso exprimir o que me vai na alma.

No Benfica falta liderança e essa deve vir como exemplo de cima. Há 4 anos atrás o Benfica tinha jogadores com personalidade e competitivos. Esses foram saindo e o Benfica foi contratando só jogadores betinhos e molezinhos. Basta ver que há 5 anos, desde 2015 em que contratou Talisca que o Benfica não contratou nenhum jogador preto (falo de contratações de jogadores feitos que entrem de caras no 11, não de jogadores da nossa formação - Nuno Tavares, Alfa Semedo e Varela eram da formação). O que até vem em contraciclo com o resto das grandes equipas europeias. Há um padrão nas derrotas desde início de 2020, que têm a ver com a entrada de Weigl na equipa. Weigl é o exemplo puro e o pináculo do tipo de jogadores que esta estrutura tem contratado. É curioso que até a melhor fase do Benfica desde que chegou, foi depois do jogo com o Paok quando Jesus o tirou da equipa. É curioso também que com ele em campo é raríssimo não sofrermos golos e nunca conseguimos ganhar um jogo sequer por 2 golos. Apenas conseguimos golear quando não jogou.
Mas não é só. Falo dele porque é o mais importante e porque joga no meio que é o coração da equipa, logo influenciando tudo à volta.
Mas continua no resto, e a vantagem de ter Jesus é que Jesus pelo menos pede jogadores com um perfil mental diferente. MAs a direcção parece não lhe querer dar.
O Benfica precisa de jogadores competitivos que aguentem 90 minutos de pressão e a direcção quer é jogadores do perfil de Weigl, Grimaldo, Contis e que tais.
Basta ver que o Benfica não tem jogadores com perfil de capitão. São todos moles, defensivamente cobrem com os olhos e assustam-se sempre que uma equipa joga mais físicamente. O capitão é Pizzi que em termos de exemplo competitivo é nulo. É um bom jogador de ataque mas não tem nervo nenhum para jogos de alta competição. Basta ver que nos jogos grandes (porto, champions) é sempre abafado. Daí que cheguemos ao cúmulo de Jesus coolocar como capitão um jogador que vem de um rival. Porque sente que este pode ser mais exemplo que outros.
O Benfica tem de mudar a política de contratações e começar a contratar mais bichos competitivos. E fazer uma equipa de jogadores diferentes.
Uma boa equipa é feita de jogadores diferentes, altos, baixos, fisicamente fortes ou baixos mas competitivos e ágeis, brancos e pretos, tecnicistas e outros fiáveis - os próprios adeptos não percebem isso e basta ver como batem no André Almeida quando boa parte dos golos que sofremos vêm de más abordagens defensivas do Grimaldo).
Uma equipa é feita de jogadores diferentes e de equilíbrios e não de jogadores que jogam para si, pelo seguro. Volto a falar de Weigl. Tem estatísticas excelentes porque não arrisca passes de ruptura, teve um jogo em que arriscou e já desatou tudo a partilhar o seu mapa de passes, mas 90% dos jogos é o oposto, passes para o lado e para trás. Basta ver o último jogo em que mesmo nos 5 minutos finais, com a equipa desesperada para chegar à frente, continuava a insistir no mesmo - logo, não falha passes, mas se virmos, 95% dos seus passes são para os centrais ou laterais - basta ir ao GoalPoint para comprovar isso (por mim, basta ter atenção ao jogo dele). Não é à toa, que tivemos uma sequência de jogos em que ele entrava de início, saía a meio deixando a equipa a perder ou empatada e depois de sair a equipa dava a volta.
O Benfica precisa de jogadores competitivos, não de c* de sabão.

dezazucr disse...

E o exemplo também vem de cima. Temos uma liderança que não defende a equipa. Semana após semana temos a equipa a ser atacada nos media, e a ser vilipendiada em campo, seja com agressividade excessiva permitida pelos árbitros seja por uma dualidade gritante do VAR e ninguém defende a equipa. A nossa equipa é impedida pelos árbitros de ser agressiva em campo, levando amarelos por lances simples enquanto tudo é permitido aos adversários. E ninguém da direcção defende a equipa.
Tal reflete-se e arrasta-se aos adeptos, que passam a vida a atacar tudo o que é Benfica.
Já quase não precisamos dos sportinguistas e portistas para atacar o Benfica, nós próprios fazemos o trabalho sujo por eles. Tudo o que é Benfica é atacado e começa nos representantes do Benfica na Comunicação Social. Em todos os programas de comentário apenas atacam o Benfica, nunca o defendem e até criam mais instabilidade, levantando e criando trends de ataque ao Benfica, ou porque o treinador pôs um jogador em campo logo não confia em outro ou porque o Benfica fez isto ou não fez aquilos. Somos sabotados por dentro.
Mas repito, tudo começa na liderança que parece não se preocupar a não ser em lavar as mãos.
Basta ver que já se prepara para queimar mais um treinador para ver se se safa. Não pode ser!!!!!
Eu defendo muito do que esta direcção fez, mas começa a parecer que a direção não quer um Benfica forte.
O sinal deve ser dado nos jogadores contratados, podería ter sido dado no Verão, mas mantivémos o perfil, não trazendo jogadores com perfís fortes. Otamendi e Verthogen são boas contratações nesse sentido, mas estão a fechar as suas carreiras.
Lucas Veríssimo a confirmar-se pode ser o começo do virar de página. É um jogador com personalidade, mas precisamos de mais. Precisamos principalmente no meio campo que até era uma carência óbvia e no entanto no Verão preferiu-se contratar avançados!
E estamos sempre um ano atrasados. Rui Vitória perde o primeiro campeonato por não ter guarda-redes, só no ano seguinte chega Odisseias. Lage implora por um segundo avançado que ligue o jogo depois de perder Félix, só este ano chega Waldschmit. Pelos vistos só para o ano contrataremos um 6, quando a equipa há 1 ano chora por esse jogador - a chegada de Weigl serviu para encostar Florentino no início do ano e despachá-lo agora quando era exatamente o que precisávamos!
Urge mudar! E o diagnóstico é fácil de fazer. Não digo que seja fácil de resolver, mas havendo real vontade de mudar as coisas, não é assim tão difícil de mudar completamente a tendência que a equipa tem mostrado!
TÊM É DE SER EVIDENTE A VONTADE DE QUEM LIDERA!

dezazucr disse...

Não podem continuar a ignorar o que os treinadores pedem e que é óbvio nas necessidades da equipa. Não pode ser investir só olhando para o potencial lucro. Deve ser investir dando PRIORIDADE ÀS CARÊNCIAS DA EQUIPA!!!!
Esta equipa precisa de um 6 FORTE como de pão para a boca! Já era evidente no Verão.
Parem de brincar ao Futebol Manager. E os próprios adeptos também têm de perceber isso.
Os perfil de jogadores que os adeptos querem é sempre tecnicista, querem uma equipa só de Zidanes quando uma equipa é feita de jogadores diferentes. Percebam isso!
Uma equipa só de jogadores bonitinhos não funciona!!!
Comparem o perfil dos jogadores da equipa do Bayern.
Por exemplo, quando se fala de Dantas, Dantas tem tudo para triunfar no Bayern, porque terá à sua volta bichos físicos e competitivos que o protegerão e permitirão fazer o seu jogo e contribuir para a equipa. Dantas nesta equipa do Benfica, sería um fracasso total, porque sería mais um jogador com perfil frágil junto de todos os outros.
Temos de criar uma estrutura de equipa forte para permitir que quando tenhamos que integrar um jogador técnico de perfil mais frágil na equipa ele possa render.
Agora não podemos ter uma equipa inteira de perfil frágil. Parem de brincar ao FM!!!!!

E os adeptos também têm de deixar de fazer o trabalho dos rivais. Mesmo o ano passado quando iamos à frente com 7 pontos de avanço, apenas 3 pontos perdidos e 6 golos sofridos, já andavam os adeptos em campanha a atacar a equipa!!!! Não pode ser. Não podemos ser inimigos de nós próprios.

dezazucr disse...

Ah, e para quem se choca de eu falar muito no Weigl como um dos principais factores do descalabro, esta análise da GoalPoint que não é apenas focada na percentagem de passes correctos (que continuo a achar acontece por proteccionismo pessoal), mas foca-se em várias análises mais globais no impacto nos resultados da equipa!

https://goalpoint.pt/weigl-gabriel-o-duelo-que-divide-os-adeptos_103702

Preto no branco como um jogador consegue ter uma influência tão nefasta nos resultados de uma equipa! "O Benfica marca quase mais um golo por jogo quando tem Gabriel em campo, e sofre cerca de metade do que quando tem Weigl. Se o facto de a equipa rematar mais e, consequentemente, marcar mais, não surpreende por aquilo que se viu acima, os números defensivos dão que pensar.

Destaco a conclusão:
"A equipa parece ficar bastante mais segura quando tem Gabriel em campo, aproximando-se dos registos de golos sofridos que são normais num candidato ao título. Mesmo cingindo o espaço temporal de análise ao último ano, período de maior instabilidade também por outras razões, a média de golos sofridos com Gabriel é de 0,76, ou seja, menos um terço dos golos sofridos com Weigl em campo (1,14).".

Não é tudo, mas mostra bem como é que de uma hora para a outra, uma equipa que vinha de uma primeira volta ESPECTACULAR com apenas 3 pontos perdidos e 6!! (6 fds) golos sofridos,passou a sofrer em todos os jogos!!!!"

O pior é que este é o perfil de jogador que os adeptos benfiquistas adoram. O jogador que joga para as suas estatísticas pessoais enquanto impede que a equipa suba o nível.

Jogadores como André Almeida ou Gabriel, são constantemente atacados pelos adeptos benfiquistas, mesmo tendo uma boa correlação com vitórias. Mas não têm o estilo pretendido.

Mais uma vez, uma equipa é feita de jogadores diferentes. Uma equipa de 11 Zivkovics que é o que os adeptos queríam nunca resultaría. Da mesma forma como 11 Ruben Dias também não.

LF disse...

Caro Dezazucr,

Parabéns pelo excelente comentário.
Concordo com quase tudo, e já aqui mencionei alguns dos aspectos elencados.


LF disse...

Claro que LFV também tem culpas. Como responsável máximo é também, por inerência, o máximo culpado.
Mas com ele o Benfica ganhara 5 campeonatos em 7.
Portanto, aquilo que mudou nos momentos que mencionei no post, terá a ver também com outros aspectos, mais circunscritos à equipa.

E quanto às contratações: Quem questionou Everton na altura? Quem questionou Weigl, quando agora todos pedem um número 6? Quem questionou Darwin ou Waldschmidt? Quem questionou Vertonghen?
Pelo contrário, todos aplaudiram. Eu também. E ainda acho que são bons jogadores.
A verdade é que não rendem. É isso que me escapa.

dezazucr disse...

Obrigado pelo feedback LF.
Em relação às contratações, no caso de Everton, ainda acredito que vai dar muito à equipa. Waldschmit veio com um ano de atraso, mas já Weigl, quando veio era desnecessário. Aliás, na altura o que era evidente que precisávamos era de um 2º avançado para a táctica de Lage e laterais mais efectivos defensivamente. E Lage fartou-se de falar nisso na pré-época. No entanto veio um jogador para o meio campo quando tinhamos 7 jogadores, mais que suficientes opções. Gabriel, Samaris, Taarabt, Florentino (para mim o ideal para 6), Gedson, Fejsa e David Tavares. Numa posição onde até não tinhamos falta de opções foi onde se investiu. Nas posições deficitárias não se fez nada. Enquanto tudo batia no André Almeida (porque os benfiquistas não gostam do tipo de jogador, gostam de jogadores com mais estilo apesar da fiabilidade do André) continuamos com o mesmo lateral-esquerdo que não sabe defender o que acabou por queimar um central com potencial (Ferro) que passou meia época a acudir aos buracos deixados por Grimaldo.
Sinceramente os benfiquistam querem equipas com 11 Zivkovics ou Gaitan, esquecendo-se da importância da fiabilidade que jogadores como André Almeida e Luisão trazem para as equipas. Novamente, uma equipa é feita de jogadores diferentes e são estes jogadores fiáveis que garantem que os outros brilhem.

RN disse...

Caro LF,
Essa dos 5 em 7 e esquecer a vergonha que foi a última época, sem que LFV tivesse uma palavra para explicar o sucedido, e esquecer também que LFV é presidente do Benfica há 17 anos e responsável máximo da SAD há quase 20 é intelectualmente desonesto da sua parte. Sinceramente não percebo se pretende simplesmente enganar-se a si próprio ou tomar os outros por "distraídos".

Elizabeth disse...

I was so anxiuos to know what my husband was always doing late outside the house so i started contacting investigators and was scamed severly until i almost gave up then i contacted this one private investigator and he delivered a good job showing evidences i needed from the apps on his phone like whatsapp,facebook,instagram and others and i went ahead to file my divorce papers with the evidences i got,He also went ahead to get me back some of my lost money i sent to those other fake investigators,every dollar i spent on these jobs was worth it.Contact him so he also help you.
mail: bestappshackers@gmail.com
text him on whatsapp +1 6026094730