CRITÉRIOS

...bem, esta percebe-se.


Até este Domingo, nos últimos dez anos só um clube português tinha sido campeão europeu absoluto de qualquer modalidade. É verdade que o Sporting foi campeão europeu de Atletismo feminino, e da especialidade de corta-mato masculino, e que o Benfica foi de Hóquei feminino. Mas nos masculinos, e em termos de títulos absolutos, nesse período, só o Benfica havia festejado ceptros europeus: de Futsal em 2010, de Hóquei em 2013 e 2016. 
Mas se recordarmos as capas do jornal A Bola (ainda assim o único que merece referência e pesquisa), verificamos que um simples campeonato nacional de Voleibol (que, de resto,, o Benfica também conquistou esta semana) parece mais importante do que qualquer uma daquelas conquistas.
Bem sei que uma delas coincidiu com o Tri-Campeonato encarnado (num inesquecível fim-de-semana de 2016). Mas, por exemplo, o título de Ricardinho e companhia, conquistado no Pavilhão Atlântico perante mais de 10 mil pessoas em 2010, foi completamente ofuscado por um... Naval-Braga.
Ora ou há mo(d)alidade, ou comem todos. Ou bem que se dá importância aos êxitos das modalidades, mas destacam-se todos, ou então ignoram-se.
Eu dou importância, e por isso aproveito para, roído de inveja, dar os parabéns ao Sporting pela Uefa Futsal Cup, e ao FC Porto pela Youth League. Espero é que a próxima conquista semelhante do Benfica tenha idêntico destaque num jornal que um dia fez uma inqualificável capa acerca de uma final da Liga Europa perdida por um clube português - o Sevilha-Benfica.
Mas para já, o que mais me importa é o...Benfica-Portimonense.

4 comentários:

Marco disse...

Errata (num inesquecível fim-de-semana de 2016 e não 2013) De resto, subscrevo tudo.

LF disse...

Certo. Obrigado.
Já está alterado.

Anónimo disse...

O título de campeão da YCL pelo Porto foi conquistada mais uma vez com batota. 2 jogadores com idade a mais. Um deles foi o melhor em campo. Já foi denunciado a quem de direito.

joão carlos disse...

nos casos dos títulos europeus tens toda a razão.
no caso do volei é que já não que recentemente na edição de 26/4 o nosso titulo de volei teve honras de pagina inteira.