OS CAMPEONATOS DECIDEM-SE ATÉ OUTUBRO

Um campeonato de trinta jornadas é uma prova de regularidade e resistência. Ganha-se com talento, mas sobretudo com mentalidade, encarando todos os jogos como verdadeiras finais e não como simples etapas passíveis de recuperação. Mas se olharmos à história recente do futebol português, verificamos que há de facto jornadas mais importantes que outras, e essas são, justamente as primeiras.
É impressionante a sequência estatística dos últimos anos, de onde releva a forma reiterada como o F.C.Porto, mais estável e organizado, embala para os títulos nas primeiras rondas (até Outubro), e pelo contrário o Benfica, vítima de defesos turbulentos e indefinidos, acaba por cedo permitir distâncias que mais tarde se lhe tornam impossíveis de recuperar. Curiosamente ou talvez não, na única das últimas seis épocas em que tal não aconteceu, quem festejou no Maio seguinte foi precisamente a equipa da Luz.
Atente-se ao seguinte quadro:

Como se pode ver, à excepção de 2004-05, o F.C.Porto entrou na liga sempre a toda a velocidade, conquistando desde logo vantagens de vários pontos em poucas jornadas, acrescentando confiança aos jogadores, motivando adeptos, deprimindo rivais, e assim abrindo caminho para os títulos. Em 2004-05 foi o Benfica que iniciou a prova com três vitórias consecutivas, enquanto que o F.C.Porto, num ano de transição e instabilidade (Del Neri, Fernandez, Couceiro) pós título europeu, não foi além de três empates. No final do campeonato essa diferença revelou-se-lhe fatal, permitindo ao Benfica conquistar o seu único título nos últimos 15 anos.
Se conferirmos o calendário da edição 2008-09, e verificarmos que nas cinco primeiras jornadas se jogam os três clássicos, e na sétima o Benfica viaja até Guimarães, muitos motivos teremos para pensar que ao fim de poucas semanas de competição o campeão até pode estar mais ou menos encontrado, caso uma das equipas conquiste vantagem relevante.
Importa pois perceber que jogos como este de Vila do Conde não são uma mera cerimónia inaugural da liga, mas sim verdadeiros momentos de decisão. Só um Benfica que - milagrosamente, diga-se - se consiga apresentar em grande plano nestas primeiras sete jornadas, poderá efectivamente ter ambições ao título.
No domingo começa pois a decidir-se o campeonato. E não será após o intervalo - como muitas vezes no relvado se pensou ao longo da temporada passada, com os resultados que se conhecem - mas logo desde o apito inicial.

É importante não esquecer também as arbitragens, que assumem nesta fase um papel decisivo. Nos anos dourados do sistema, era precisamente nestes momentos que mais se faziam sentir os benefícios ao F.C.Porto, quer por naquelas bandas se saber bem a importância de arrancar na frente, quer por serem momentos em que benefícios e prejuízos passam mais despercebidos da opinião pública, ao contrário dos finais de campeonato, onde, com maior pressão classificativa, cada lance é objecto de maior e mais acesa discussão.
Muita atenção pois ao trabalho dos árbitros nestas primeiras rondas, sobretudo nos jogos com equipas mais pequenas. Muita atenção também aos árbitros assistentes, essas figuras sinistras que tanto fazem e de quem tão pouco se fala.

6 comentários:

Henrique Maia disse...

Excelente ponto de vista. É algo para reter.

quartoarbitro disse...

Esta época o Levado ao Colo está de regresso, com as análises às arbitragens dos jogos dos 3 grandes em http://levadoaocolo.blogspot.com

b_oliveira disse...

Bem visto...

Anónimo disse...

quem é que ia ganhar a Volta? Era o José Azevedo ou o Ruben Plaza? Parece que não é só no futebol que vocês lançam os foguetes antes da festa. E pelo segundo ano consecutivo prometem a Volta e não ganham nada. Que vergonha que são para o desporto português...

Anónimo disse...

Começou a ROUBALHEIRA...não se esqueçam das estatísticas.




40 postas pescada

Anónimo disse...

Curioso... O treinador do Belem no fim do jogo veio criticar a arbitragem por causa da expulsao do seu jogador (mais que justa) mas esqueceu-se de falar daquele fora de jogo mal assinalado que dava o 2-0 ao Porto... Espero que também vocês nao se esqueçam disso na analise ao jog e, mais que isso, no fim do campeonato...