A GRANDE ILUSÃO

Manuel Damásio foi um dos piores presidentes da história do Sport Lisboa e Benfica.
Foram dele algumas das maiores machadadas no grande Benfica do passado, e após a sua passagem pela direcção, não mais o clube voltou a ser o que era. Se nos cingirmos aos aspectos desportivos terá até ultrapassado, pela negativa, o negro consulado de João Vale e Azevedo, a quem de resto abriu as portas – quem não se recorda do desmantelamento de uma equipa campeã, das dispensas de Mozer, Veloso, Vítor Paneira e Isaías, das contratações de King, Luíz Gustavo, El Hadrioui, Leónidas, Paulão ou Pringle, ou dos seis treinadores em três anos ?
Pois é precisamente este homem que agora aparece a defender uma alteração radical do modelo institucional do Benfica, apontando a privatização da maioria do capital da SAD como a solução para todos os males.
Trata-se de uma mistificação total. Por várias razões, algumas das quais referidas num artigo que escrevi para a revista “Futebol Português” no verão passado, a propósito da OPA de Berardo.
Em primeiro lugar o problema principal do Benfica não é de dinheiro, sendo a área financeira inclusivamente aquela em cuja acção de Luís Filipe Vieira tem sido mais frequentemente elogiada.
Em segundo, uma alteração no sentido pretendido por Damásio, sobretudo num clube de matriz popular como o Benfica, acarreta riscos tremendos, até porque Abramovichs não há muitos, e o que não falta por aí são Sérgios Silvas, Jesus Gil ou Bernard Tapies, dispostos a, num golpe mais ou menos dentro da lei, instrumentalizar o clube em função dos seus interesses privados.
Finalmente, porque ao contrário do que diz o antigo presidente, está longe de ser uma evidência que aquele seja o modelo mais bem sucedido, até mesmo em termos económico-financeiros, ou não fosse o Real Madrid – de raiz eminentemente associativa - o clube mais rico do mundo. Aliás, resulta claro que a força financeira dos clubes mede-se pelo mercado em que se inserem, pela competência da gestão, e nunca pela forma como está distribuída a sua estrutura accionista.


A instabilidade que atravessa o Benfica tem origem em duas questões fundamentais, uma de âmbito desportivo, e outra, eu diria, cultural.
No primeiro caso está a política desportiva errática que Luís Filipe Vieira tem seguido, por vezes subjugada a critérios economicistas, e quase sempre negligenciando os timings próprios da construção e crescimento de uma equipa de futebol. Por outro lado temos – também com algumas culpas de Vieira e do seu discurso populista - uma expectativa dos associados e adeptos completamente desproporcionada ao potencial actual do clube, exigindo reviver glórias antigas para as quais o Benfica de hoje não está – nem vai estar tão depressa – preparado, não propriamente por falta de recursos financeiros, mas devido ao défice de organização e profissionalização em que se deixou cair na última década, e para o qual Damásio bem contribuiu.
É no cruzamento destes dois aspectos que navega a crise benfiquista. Se o primeiro se resolve eventualmente com um bom director desportivo e algum tempo para trabalhar – e aqui há que dar oportunidade a Rui Costa de mostrar o que vale fora dos relvados -, já o segundo carece de um enorme esforço dos associados, que terão de interiorizar que o Eusébio já deixou de jogar há muito, que hoje o Benfica é um clube pequeno a nível internacional, e claramente ultrapassado pelo F.C.Porto entre portas, tendo de percorrer um longo caminho se quiser voltar a ser o que já foi.
Não é num qualquer D.Sebastião, com uma mala cheia de dinheiro e um espírito cheio de generosidade, que reside a solução para o Benfica, mas sim num trabalho sólido, competente e alicerçado num forte apoio dos associados. Achar que a abertura da maioria do capital a investidores externos resolve algum daqueles problemas, é de uma ingenuidade total, e é uma ideia profundamente perigosa para o futuro do Benfica. Até porque avançar por aí é fácil, mas voltar mais tarde atrás seria impossível. E nem valeria a pena fazer manifestações para antecipar eleições, pois estas simplesmente deixariam de existir.

16 comentários:

Anónimo disse...

Muito dinheiro na mão de uma estrutura amadora para o futebol, como é a do SLB, é sinónimo de desperdício. Quando é que esta gente se mentaliza que é através o trabalho bem feito que se obtêm resultados!!
FS

Peter disse...

Depois de um consulado terrível que originou a crise e a maior travessia do deserto que o Benfica alguma vez teve este senhor ainda tem a lata de falar como fala, um verdadeiro triste e mais tristes ainda são aqueles que lhe dão voz,Isto já está mau e com um artista destes o retrocesso ainda seria maior.E não é só ele o sr.António Figueiredo outro imcompetente do seu consulado também anda para aí com atoardas, das duas uma ou a comunicação social tem memória curta ou então ao dar voz a estas duas figuras ainda quer que o Benfica se enterre mais.

Xelb disse...

Aí está finalmente uma opinião que tem a corsgem de dizer todas as verdades.
O Benfica tem primeiro que tudo, assumir e interiorizar as suas debilidades (a menor das quais não é o continuar a viver uma realidade há muito desaparecida) e, sem nunca esquecer esse passado glorioso mas tendo sempre a perfeita noção que é isso mesmo... passado, usá-lo para construir um futuro que já deveria ter começado há muito tempo.

Paulo Santos disse...

Subscrevo inteiramente estas palavras. Excelente, nem há nada a acrescentar.


Abraço

Anónimo disse...

É só pena que o autor desta linda cantilena se tenha esquecido de recordar que o senhor Manuel Damásio tinha um projecto de SAD que previa um encaixe de 18 milhões de contos, digo bem, 18 milhões de contos. Tinha o projecto mais bem estruturado, mais consolidado de SAD que alguma vez apareceu em Portugal. Os sócios é que recusaram. De resto, o Benfica nem precisa de um Abramovich, já lá tem um. Chama-se Vieirovich e não apenas se comporta como dono do clube, como se prepara, a seu tempo, para assaltar a sua propriedade. Porém, devo admitir que isto não preocupa os benfiquistas. Quanto à ideia de Manuel Damásio, não esqueçam nunca o simples facto de em condições muito semelhantes à actual, DEMITIU-SE. Ouviram bem: DEMITIU-SE. Só por este gesto merece o meu respeito. Tomara o Benfica que o senhor Vieira tivesse a mesma dignidade.

Anónimo disse...

Quanto à oportunidade a Rui Costa, já lhe foram dadas três oportunidades, que nós saibamos. Na primeira contratou Makukula pelo preço de 4,5 milhões de euros. Urra, grande negócio. Na segunda oportunidade, contratou Jorge Ribeiro, um jogador que enxovalhou o clube. Ip, ip, urra, mais uma grande contratação do Benfica do futuro. E, the last but not the least, Ruben Amorim. Sobre este dou o benefício da dúvida, por se tratar de um bom jogador, mas quando penso que vem substituir o Katsouranis, até fico arrepiado. E quando penso que o J.Ribeiro vem substituir o Leo, então só me apetece mudar de clube. Como não consigo, sento-me à espera de melhores dias. E ainda sobre Rui Costa, podia fazer parte da solução se fosse inteligente e se preparasse durante dois ou três anos. Assim, daqui a poucos meses fará parte do problema e assim se vai queimar mais uma boa possibilidade de futuro, apenas para LFV se esconder atrás dos outros.

cj disse...

mas a mulher não era má...

marley disse...

Assino por baixo
Saudações

Anónimo disse...

LF

O Benfica necessita de sangue novo, Damásio, Figueiredo, Antunes e outros, tiveram as suas oportunidades e nada fizeram, ora porque perderam as eleições, ora como presidentes ou directores não conquistaram nada e afundaram ainda mais o clube

Os nomes que circulam por aí, Bagão Félix, Manuel Botto e Fernando Seara, também me parece que não trazem nada de novo

Ontem quando estava o ver o programa "Dia Seguinte" da SIC Noticias, ouvi uma barbaridade do Sr. Fernando Seara «que o Director desportivo deveria contratar um treinador e este escolher os jogadores e modelo de jogo em que gostaria de trabalhar, isto para responsabilizar o treinador»

Para mim, este foi um dos grandes erros do Benfica nas ultimas decadas, a entrada e saída de jogadores sempre que haja uma troca de treinador

Na minha opinião, o Director Desportivo deverá ser contratado por um periodo de tempo igual ao mandato da Direcção e deverá escolher o modelo de jogo para o Benfica (442, 4231, 433, 442 Losango ou outro), depois contrata um treinador que jogue no modelo escolhido, seguidamente contrata-se jogadores para esse modelo de jogo, assim vai-se evitar a troca de jogadores todos os anos

Por outro lado, o Benfica deverá ser forte na sua politica desportiva, não pode vender jogadores sempre que haja propóstas tentadoras, tem de segurar os seus melhores jogadores e formar uma equipa estavel durante vários anos

O trabalho dos directores, é "inventar" dinheiro para manter essa equipa, é muito facil não é ??? ;)

Anónimo disse...

1º Problema - Escolher bem os Jogadores... Parece fácil mas continuamos a comprar jogadores como o Makukula e o Jorge Ribeiro... É necessário ver que sectores estão mais carenciados. É fundamental contratar um médio defensivo de craveira mundial. Não basta ter jogadores técnicamente bons. Têm tb de ser fortes fisicamente para aguentarem as porradas que os árbitos permitem contra o Benfica.

2º Problema - Uma Equipa técnica boa - Não adianta contratar o Benitez no ponto em que o Clube está. Neste momento uma boa solução era a dupla Humberto Coelho, Diamantino Miranda.

3º Problema - O Sistema... Eles dominam tudo - FPF, Liga, Comunicação Social, incluindo naturalmente os Pseudocomentadores, e até influenciam os Tribunais - veja-se o que conseguiram fazer ao JVA em que no acordão final é condenado embora não existam provas. É um factor muito difícil de contornar - Só com um Campeonato Europeu do tipo da NBA. Seriamos menos prejudicados e teriamos mais receitas. Tb é mt importante a negociação dos contratos com a Sportv. Penso que o Benfica tem sido mais prejudicado esta época por ainda não ter renovado o contrato... Cuidado Vieira! Assina. Olha o que aconteceu ao JVA por ter rasgado os contratos... Naturalmente que se o Benfica tivesse um canal televisivo próprio outra Águia cantaria...
É tb muito importante haver isenção nas nomeações e classificações dos árbitos.

4º Problema - O empenho com que qualquer equipa Portuguesa joga contra o Glorioso... Os jogos contra o Benfica são sempre os mais importantes da época, até para o Zbordem e para o FCP. Nada a fazer... É o Preço da Grandiosidade do Benfica.

5º Problema - A enorme falta de Respeito para com o Benfica, principalmente daqueles a quem o Benfica dá o Pão a comer. O Benfica e os Benfiquistas não podem ter respeito por quem não tem respeito pelo Clube...

Relativamente à proposta de Damásio ela é igual à de JVA na altura criticada por todos incluindo o próprio Damásio. Pessoalmente entendo que a proposta é boa mas perigosa dado o Enorme Poder do Sistema... É que quem investir no Benfica arrisca-se a não ter retorno por não haver condições mínimas de igualdade de oportunidades arrastando o Clube para o fundo.

Anónimo disse...

Concordo com o catn.

Os jogadores devem ser escolhidos pela Direcção ou por um Director Desportivo e não pelos Treinadores.

Anónimo disse...

JORGE RIBEIRO 4 ÉPOCAS NO BENFICA; contrato assinado uma semana depois do jogo do Bessa; CHAMEM A POLÍCIA!!!...
A seguir ao jogo com o BELENENSES, mais contratos certamente....
CHAMEM A POLÍCIA....


http://www.ojogo.pt/24-62/1paginaGrande.gif

Fernando Ramos disse...

O Damásio depois de tanta porcaria que fez no seu mandato, agora espreita a oportunidade de deitar a mão ao Benfica, será que ele é mesmo do Benfica?

Que interesses move este senhor
que foi desde o mandato dele que o glorioso chega à situação desportiva que agora se encontra

Quando é que esta gente percebe que está a mais, e o melhor que tem a fazer é estarem calados no que se refere ao Benfica?

Quem teve a brilhante ideia de trazer o Jorge Ribeiro para o Benfica, mas as pessoas tem a memória curta?

Estes jogadores não deviam pisar mais o tapete do clube, o que se passa para fazerem contratações destas?

Este clube é um clube de caracter, não fazem falta jogadores destes, nem que ele fosse o melhor lateral do mundo
é mais importante o homem e depois o Atleta que sabe estimar e reconhecer quem lhe faz bem, e este senhor e o irmão, portaram-se muito mal com o nosso clube

Ou está tudo esquecido?

Ou então está tudo doido?

Anónimo disse...

Tb acho que a solução não passa por este tipo de iniciativas...


http://orgulhosopornaosercorrupto.blogspot.com/

Anónimo disse...

Olá, caro amigo Luis! Lembra de mim e do DILETRA? Depois de um ano corrido graças ao trabalho de conclusão de curso de minha faculdade, voltamos a cuidar do nosso blog e esperamos sua visita por lá! Sempre dispostos a ajudar no que precisar!

Quanto ao seu texto, não preciso nem dizer que dirigentes amadores e que representam verdadeiros tumôres para os clubes são muitos comuns aqui no Brasil. Meu Corinthians que o diga. Sofreu anos com a administração Alberto Dualib, que, maquiado por títulos conquistados em sua gestão, conseguiu permanecer no cargo por quase 15 anos. Hoje meu time tem que disputar a Série B, além de precisar apagar a imagem de mau pagador(Caso Nilmar) e de clube desorganizado. Clubes precisam ser administrados como empresas, com o máximo de profissionalismo, o que não impede que a paixão continue sendo a tônica do futebol.

Abraços aos amigos portuguese, em especial a você Luis! Sorte e parabéns pelo blog!
Quem quiser saber mais sobre o futebol brasileiro acesse:www.diletra.blogspot.com

Anónimo disse...

Excelente apreciação da infelicidade que não nos larga. Fartos de Damásios andamos nós.Parabéns.