324 VITÓRIAS INTERNACIONAIS

324 vitórias internacionais do universo Benfica desde 2021. Certamente me escaparam algumas. Estas são as que constam dos meus registos. Para um clube morto, não está nada mal:


Mas se nos cingirmos apenas ao futebol profissional, temos um volume de 30 vitórias, das quais 25 na Champions. Que outro quadriénio da história do cllube registou 25 vitórias internacionais na maior competição de clubes do mundo? Pesquisem e respondam, por favor:
Se tudo isto, por não serem troféus para o Cosme Damião (e estão por aqui alguns), não interessa, então uma derrota com uma equipa alemã com um orçamento muito superior também não deverá interessar muito (não se ia ganhar a Champions). Até porque umas horas antes, ali ao lado, a equipa de Basquetebol vencera o líder da liga francesa - mas, claro, já sei que isso não interessa. Aliás, nada interessa a não ser atirar pedras ao Rui Costa, como a seguir as irão atirar a outro presidente qualquer que não seja campeão de futebol todas as épocas. Apedrejar tudo e todos, por vezes no sentido literal (já aconteceu) é que é ser exigente.

36 comentários:

Bruno disse...

Eu pensava que os últimos anos não estavam a ser grande coisa, mas agora que descobri que o hóquei feminino ganhou ao "Coutras", que os juvenis do hoquei ganharam ao "S. Perpétua" (pelo nome imagino que tenham derrotado uma reformada de Massamá chamada Sra. Perpétua"), ou que os infantis tiveram resultados tão prestigiantes como vitórias sobre colossos como os eagles (será a equipa da NFL?), blizzard, pereiró e ironbound, sou obrigado a render-me a estas evidências e reconhecer que as vitórias das equipas da década de 60 em nada se comparam com as páginas douradas que se escreveram nos feitos que acabo de referir...

Malta, que se diga que o outro candidato é fraco, acho perfeitamente aceitável, agora, muito mal vai o benfica quando se faz uma lista destas com o propósito de demonstrar que afinal o último mandato foi bom...

Este tipo de raciocínio foi por nós criticado durante anos quando o Sporting fazia aquelas listas de milhares de títulos, em que incluía modalidades tão relevantes como o dressage e o goalball...

Querem defender o Rui Costa, muito bem, é uma posição totalmente legítima, agora não sportinguizem o benfica, usando vitórias em torneios de berlinde como se fossem demonstrativas de que afinal o Rui até fez um bom trabalho.

Alberto João disse...

Eis a sportinguização do Benfica em todo o explendor! Pronto já podemos competir com 20000 títulos do Sporting! Porque não te acalmas e tiras uns dias de férias? Quanto mais escreves, mais intragável fica. Já ganharam as eleições, podes descansar, já ajudaste a proteger o legado do Rui Costa, os terceiros lugares no campeonato e os últimos lugares na Champions já estão assegurados! Ajudaste a impedir a entrada de uma nova Direção onde se corria o risco de vir a ganhar competições no futebol sénior masculino, pronto, tira uns dias e vai para o marquês no sábado à noite...

LF disse...

Tente fazer uma lista igual para os rivais.
Isto também dá a noção da dimensão do clube, e do qunto envolve hoje em dia.
Eu lembro-me de quase nem haver modalidades. Não haver de todo desporto feminino, e até equipas da formação serem fechadas.

LF disse...

O que leva a pensar que Noronha corresse o risco de ganhar competições? O conhecimento manifestado sobre o mundo do futebol? A figura de Nuno Gomes?
Mudar só porque sim?

Anónimo disse...


Já nos sportinguizámos. Infelizmente.

Tivemos a equipa de paintball no relvado, no intervalo do jogo conta o Arouca…

LF disse...

...pode também olhar para o quadro abaixo, que até tem mais interesse.

joão cornos disse...

claro que nada interessa. o que eu quero é dizer mal e ser exigente com o Benfica, já que na minha vida sou empalitado pela mulher e enxovalhado pelo chefe. tenho que descarregar em algum sitio, não acham? por isso apoio o noronha.

Anónimo disse...

Que ridículo!

Anónimo disse...

Até o Barcelos tem um título de campeão europeu, pá!

Anónimo disse...

Uma coisa sabemos: o Costa NÃO GANHA! É um fracassado, um derrotado, um incapaz que até nos negócios pessoais falha. A isso respondes bola!

Anónimo disse...

"Consegue ser pior do que o Vale e Azevedo e isso já diz muito. A diferença é que Noronha é mais burro, menos instruído e, pelo que se viu hoje, apresentou-se claramente alcoolizado. Este homem é um verdadeiro sem noção e sem vergonha."

Anónimo disse...

Realmente o quadro abaixo tem mais interesse. Mas se quisermos ser sérios, convém referir que no quadro abaixo, das 25 vitórias, 9 foram em pré-eliminatórias, o que diz bem do que foram as épocas anteriores (se calhar não correram lá muito bem) e, além disso, torna qualquer comparação com o passado muito difícil, pois quando ganhamos internamente, não temos pré-eliminatórias, logo, temos menos jogos europeus no ano seguinte, ainda por cima, contra adversários teoricamente mais fáceis.

Percebe-se que o propósito não é ser rigoroso, mas convenhamos que é escusado tentar negar o indesmentível. O último mandato em termos de futebol (que podemos tentar dar as voltas que quisermos, é o que verdadeiramente interessa, e só conseguiram demonstrar o contrário no dia em que vir um festejo no marquês de um título das modalidades) foi paupérrrimo.

A comparação que deve ser feita não é com o passado.

Comparem o presente, em que toda a gente está sob as mesmas condições e comparem o Benfica com os rivais internos, e façam a comparação entre títulos de futebol profissional ganhos e o cenário vai ser negativo, se depois juntarmos a essa comparação uma análise de gastos em compras e em salários da equipa profissional, a conclusão vai ser sempre a mesma, gastamos mais para ganhar menos. Não vejo como se pode considerar isto positivo, mas enfim, se existem terraplanistas, também podem existir negacionistas da matemática...

O medo da mudança (fosse para Noronha, manteigas ou outro qualquer) sendo normal existir, demonstra o comodismo que se instalou...

Vamos imaginar que este medo tinha prevalecido em 1974 (porque sim, no dia 24 de abril, ninguém sabia para que regime ia evoluir Portugal, e esteve bem perto de mudar para algo de estilo cubano), ainda hoje estaríamos a viver uma ditadura...

Mas pronto, o problema são os exigentes, característica que hoje em dia se tornou um defeito, por incrível que pareça... Curiosamente, os que mais criticam os exigentes, são os que mais exigem de adeptos e jogadores... Imaginem o raciocínio dos que votam no rui costa aplicado aos jogadores... O Dahl joga mal, renova-se por mais 4 anos de titularidade garantida...

Felizmente, já temos um compromisso de que se ganharmos no próximo mandato maiso do que o que ganhamos no que agora termina, esta página será encerrada.

Espero não ter oportunidade de, daqui por 4 anos, vir aqui cobrar esta promessa, infelizmente, receio que venha a ter de o fazer, com muita pena, porque os posts em que analisa futebol jogado, regra geral, costumam ser uma boa leitura, cheia de racionalidade e bom senso...

Anónimo disse...

"Um verdadeiro contador de histórias, um aldrabão, um mentiroso, um populista do pior que existe, tenho nojo de ter um candidato destes a concorrer a Presidência do meu clube, um homem sem escrúpulos nenhuns! Sinto vergonha deste Vale e Azevedo"

Anónimo disse...

É pá, os sapos têm quatro Champions do Goalball ou lá o que é e o título mundial em hóquei, só nesta época, e tu vens com estas historietas?

Anónimo disse...

Hóquei em Patins
Taça dos Clubes Campeões Europeus: 2 (2019/20, 2021/22)
Taça Continental: 2 (2019/20, 2021/22)
Taça intercontinental: 1 (2025)
Atletismo
Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato: 2 (2020/21, 2023/24)
Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista: 1 (2020/21)
Goalball
Liga europeia: 1 (2019/20)
Futsal
Liga europeia: 1 (2021/22)
Andebol
Taça Challenge: 2 (2020/21, 2022/23)
Taça EHF: 1 (2019/20)

Anónimo disse...

Os sapos no reinado do Bananismo.

RN disse...

E os 7 jogos seguidos na Luz sem ganhar para a Champions (não contando com as pré-eliminatórias) incluindo adversários tão poderosos como o Feyenoord, o Bolonha, o Qarabag ou o Leverkusen? Isso não lhe diz nada caro LF?

Anónimo disse...

epah , quando se tenta argumentar ou defender muito uma coisa ou uma pessoa e se anda ás voltas e ás voltas para se encontrar argumentos.... é porque a coisa não tá facil de ser defendida....

o homem tem 4 anos de presidencia , para ser possitivo (e já estou a ser simpático) , tinha de ganhar metade dos trofeus em disputa no futebol profissional! e isto para ter 50% de sucesso! não foi isso que aconteceu pois nao?

então podem mostrar os gráficos que quiserem , e as tabelas e os prints...

o mandato de 4 anos foi um insucesso , facto! ponto final!

Anónimo disse...

Muito bom... Realmente assim fica difícil!!! Parece que há malta que quer mesmo que a mediocridade continue!!!

Anónimo disse...

Fiquei tão feliz com o título do goalball que fui ao Marquês mas não vi lá ninguém .... realmente isto é uma vergonha tira mas é férias

I-nónimo disse...

"Que outro quadriénio da história do cllube registou 25 vitórias internacionais na maior competição de clubes do mundo?"
Dessas 25 vitórias, quantas foram contra equipas superiores à nossa, 4 ou 5?
Se agora há muito mais jogos europeus, é natural apanharmos muito mais adversários acessíveis.
Seria também interessante ver quantos jogos não ganhámos contra adversários inferiores.
A começar com o Qarabag que é formado por jogadores que passaram por divisões secundárias em Portugal, como é o caso do avançado Camilo Duran que há 3 ou 4 anos jogava no Lusitânia, no Campeonato de Futebol dos Açores.

LF disse...

Fomos duas vezes seguidas aos quartos-de-final da Champions, o que não acontecia desde os anos sessenta. E creio que o FCP só uma vez na história o conseguiu. O SCP nem isso.

LF disse...

Ganhou um campeonato, uma taça da liga, duas supertaças, (uma taça de portugal foi-lhe roubada) foi duas vezes aos quartos da champions, ganhou uma Youth League, ganhou nas modalidades mais do que qualquer outro clube, dominou o desporto feminino.
Afirmar que NÃO GANHA, assim, em maiúsculas, parece-me abusivo.

LF disse...

Só joga uma modalidade, em que Portugal é dominante.

LF disse...

Lamento mas se isso é o palmarés do Sporting no mandato de Rui Costa, está tudo errado.
Desde 2021 o SCP não ganhou nada disso, excepto a Taça Continental de Hóquei de 21/22, e a Intercontinental de 2025. Foi campeão europeu de hóquei, sim, mas em 2024.

Foi campeão europeu de Futsal, de Hóquei e de Atletismo, mas tudo antes de 2021.
A Taça EHF nunca ganhou.
O goal ball não acompanho, nem sei o que é.

LF disse...

Porque não conta as vitórias fora? Quantas o Rui Costa conseguiu? Quantos outros quadriénios houve com mais vitórias fora?

Anónimo disse...

LF ... abusivo é as coisas que dizes aqui

LF disse...

Claro que houve insucessso no futebol profissional. Mas houve também muita infelicidade, e muito prejuízo por terceiros.
O Benfica devia ter ganho, neste período, 2 campeonatos, 1 taça de portugal, 1 taça da lliga e 2 supertaças. Isso sim faria justiça ao que foi o valor das equipas, e ao que aconteceu em campo. E o panorama seria diferente.
Mas não é por mmagia, tirando um novo presidente da cartola, que se vai ganhar mais vezes.

LF disse...

Qual goalball? Nem sei o que isso é?

LF disse...

Barcelona, Atl.Madrid, Juventus 2 vezes, Bayern, Monaco fora de casa, dois empates com o PSG, empates fora com Liverpool e Inter etc etc
Porque olhar mais para o Qarabag, e menos para as vitórias alcançadas?

Anónimo disse...

O Benfica não joga também essa modalidade? O Barcelos foi campeão europeu, o Sporting europeu, continental e mundial... E o Benfica?

Anónimo disse...

É só dizer ao chefe do Bananismo que abra uma nova área do museu para lá colocar os títulos do "devia, mas não ganhou".

Anónimo disse...

É um desporto inclusivo.

Manel disse...

Realmente no desporto a demagogia é o mais fácil de usar como argumento para liquidar adversários quando se lhes quer tirar o poder e no futebol ainda mais porque a emoção aqui é muito maior e o coração bate descontrolado. No futebol encontramos sempre algo que não está bem, ou são as derrotas embora saibamos que elas são inevitáveis(não há nenhuma equipa no mundo que ganhe sempre) ou são jogadores que se compraram e não renderam o que era suposto ou os treinadores que falharam por qualquer motivo ou a estrura que suporta o futebol que não está bem e por tudo isso responsabilizar o presidente é sempre algo inevitável uma vez que quem tem o poder é ele. Todos queremos ganhar sempre e se a equipa não consegue lá vamos de ter de descarregar as nossas frustrações ora na equipa ora no treinador ou no presidente como está na moda para alguns no Benfica. RUI COSTA para alguma gente é sempre o culpado do que de mal ou bem acontece no futebol se ganhamos é porque jogámos mal se perdemos é porque a equipa ou o treinador não presta se um jogador não se adapta é porque foi mal comprado se vende não devia vender se gasta 100 a renovar a equipa é esbanjar se recebe 120 po jogadores que queriam sair do clube foram mal vendidos enfim é um fartar vilanagem para os auto intitulados exigentes. Nas actuais eleições não tenho dúvidas que Rui Costa é o mais competente o mais experiente o melhor para voltar a assumir a responsabilidade da Presidência no BENFICA é um Benfiquista de sempre há muito que trabalha para o clube e quando saiu em 94 foi a sua venda foi uma parte importante na salvação do Benfica percebe mais de futebol com os olhos fechados que N.L., N. G., V.P. com eles bem abertos Rui Costa disse presente quando o Benfica precisou dele ao contrário N.L. é especialista em abandonar o Benfica em momentos críticos nunca ao longo de tantos anos deu nada ao clube é um opurtunista que parece uma hiena esfaimada quando cheira o sofrimento dos Benfiquistas esconde o seu programa de transformar o nosso BENFICA numa coutada ao serviço de uma elite lisboeta a sua lista tem nomes que são um susto e uma vergonha para o clube.
Amanhã se Deus quiser os meus votos vão Rui Costa é o que o coração e a razão me pedem com a esperança e a certeza que na sua Presidencia muitas vitórias vamos alcançar.

Manel disse...

Acrescento muitas vitórias em muitas modalidades masculinas e femininas que o BENFICA é uma instituição muito eclética

LF disse...

Quando se analisa o trabalho das pessoas, não pode ser indiferente a forma como se ganha ou como se perde. Uma bola bater no poste não significa que tudo está mal.
O melhor exemplo é comparar 2005 com 2013.