SOL NA CAPARICA, SOMBRA NA REBOLEIRA

O Benfica venceu, e num jogo de futebol isso não é a coisa mais importante: é a única. 
Porém, se nos limitássemos aos resultados, não valeria a pena escrever nada. E a verdade é que a exibição encarnada foi medíocre. Foi mesmo a pior realizada até agora nesta nova temporada. 
O Estrela não merecia ter perdido, e isso quer dizer que talvez o Benfica não merecesse ter ganhado. Valeu uma grande penalidade, e muita sorte na manutenção de mais uma folha limpa na baliza de Trubin. 
Não quero crucificar Rios. O rapaz ainda anda a apalpar terreno e a perceber onde está, e só o futuro dirá se aprende com os erros - os seus e os da sua bela mulher.
Deixando de lado o episódio do concerto na véspera do jogo, também preciso de dizer que o colombiano ainda não me convenceu. Dois ou três pormenores são insuficientes para quem vinha com tão alta cotação, e sendo o reforço mais caro tem sido também, até agora, o mais apagado (naturalmente de entre os que têm sido titulares).
Em Istambul o jogo será diferente. Teremos, com certeza, uma equipa mais focada e mais intensa.
O ambiente será tremendo (em 2013 tive oportunidade de o conhecer ao vivo, sendo, até hoje, aquele que mais me impressionou de todos os estádios onde estive). E José Mourinho conhece bem as debilidades do Benfica.
Mas acredito que a equipa de Bruno Lage pode apresentar muito mais futebol do que o que se viu hoje. Tem mesmo de o fazer.
PS: a morte de Cruz é a partida de mais um campeão europeu. Embora de algum modo esperada, é naturalmente uma notícia bastante triste para o universo benfiquista.
Condolências à familia, e que descanse em paz.

8 comentários:

joão carlos disse...

o dedic volta na volta anda completamente aos papeis e com isso desequilibra a equipa.

o antonio silva não vai passar disto falta de concentração e displicência, é coisa que centrais não podem ter, muito menos com o resultado que estava e o tempo que faltava.

como tinha dito o schjelderup tem que adquirir consistência não pode fazer um jogo bom e nos quatro ou cinco seguidos ser uma nulidade como foi hoje.

percebo que dadas as circunstancias ele aposte sempre no mesmo onze agora não pode ter apenas uma substituição digna desse nome e com possibilidade de impacto no jogo é que quase sem ferias daqui a pouco esta tudo de rastos.

os especialista da bola acham que jogar com dois avançado é a resolução de todos os problemas, sobretudo perante equipas que se fecham muito, como se viu não é, porque de nada serve jogar com dois avançados se depois não lhes chega jogo.
por falar em especialista da bola realmente o nosso único problema era o di maria de facto e realmente era o único que não defendia, o lance da bola parada que lhes deu a primeira oportunidade é só patético e se tivesse sido com o di maria o que não diziam.

Anónimo disse...

Vamos a factos:
- o Benfica não jogou nada
- mesmo não jogando nada a vitória foi justa mesmo com um apitadeiro e um var sempre a prejudicar o Benfica com marcação de faltas e faltinhas inexistentes sobre os jogadores do Amadora, bastava estes se atirarem para o chão
- ficou por marcar um penálti escandaloso sobre o otamendi logo aos 12 minutos
- vitória justa mas muito sofrida e com erros arbitrais sempre a prejudicar o Benfica, sendo o mais escandaloso o penálti sobre o otamendi
- não há ninguém no banco de suplentes que reaja de pronto sobre estes erros escandalosos do árbitro e do var?
- aquele relvado parecia um batatal, impróprio para futebol profissional e não há ninguém na estrutura que faça uma reclamação para a liga e que os avise que na próxima vez não jogarão

Não culpo os jogadores pela fraca exibição, culpo Bruno Lage pq não escolheu os melhores para este jogo, prestianni e Tiago Gouveia deveriam ter entrado de início em vez de aursnes e schjelderup pq o Benfica neste tipo de batatais reduzidos e contra equipas fechadas tem de jogar com jogadores mais bravos e que vão para cima dos defesas em vez de jogadores de passes e circulação de bola. Jogar contra estrelas da Amadora e ainda por cima num batatal não é igual a jogar na Luz para a champions contra equipas que tb jogam para ganhar. Sr Lage, o Sr tem de adaptar o calças ao cu e não o contrário, ou seja, tem de escolher o 11 e as substituições conforme o adversário e toda a sua envolvencia como o estado do terreno de jogo, condições climáticas, etc.
Futebol não é uma ciência, é uma arte por isso as escolhas tem de ser sempre em consonância do adversário e das adversidades e não sempre as mesmas independente dos adversários e suas adversidades como este campo de futebol do estrela da Amadora

E não será com mais reforços milionários como este Amoura que o Benfica ficará melhor pq os árbitros ainda tem muito peso nos vencedores e o Benfica como temos visto desde o caso dos emails, o Benfica tem sido escandalosamente roubado e os seus dirigentes comem e calam e só falam quando já está tudo perdido como foi no final dá época passada

Temos um presidente e um treinador que são 2 amelias que ninguém os respeita (árbitros, jornalistas, liga, fpf e uefa) e nem respeitam o Benfica e os benfiquistas

Anti-Amelias

Anónimo disse...

Um aparte sobre as eleições:
- alguns candidatos, nomeadamente, JDManteigas, veio falar sobre a redução de clubes na 1 liga onde o Benfica não tem legitimidade nem poder para exigir isso e nunca o conseguirá porque a maioria dos clubes não aceitam legitimamente porque as receitas da 2 liga são e serão sempre muito inferiores às da 1 liga.
JD manteigas e todos os outros candidatos deveriam era de exigir que todos os jogos fossem jogados em campos com relvados decentes e não em batatais ou gamelas com medidas mínimas como este batatal da Amadora, de Arouca, de moreira de cónegos, de aves, rio maior , etc, etc

Anti amelias

Anónimo disse...

Ainda sobre as eleições:
- JDM e Noronha Lopes são candidatos à presidência do Benfica ou da liga? só os vejo a falar sobre medidas a implementar no futebol português como a redução de clubes, como a centralização dos direitos e outras banalidades sobre melhorias do futebol português e sobre o Benfica nada apresentam nem mesmo a actualidade do Benfica comentam como o esbanjamento de 30M ou mais em jogadores banais como Amoura ou moussa quando o Benfica tem actualmente melhores que estes e estão encostados no banco e outros até na bancada.
O Benfica não precisa de mais jogadores, precisa sim de melhor gestão e de maior respeito por parte dos árbitros, da liga, da fpf , dos jornalistas, da eufa. Aqui é que se tem de fazer uma revolução, não será com mais e maiores gastos em jogadores que o Benfica ganhará.
só com rigor, competência e exigência em todo o universo Benfica é que se triunfará.

Anti amelias

Anónimo disse...

Clubes que usam relvados como o da Reboleira deviam competir nos distritais. Estou a falar a sério.
É inadmissivel, até porque suspeito que fazem de propósito.
O ano passado lembro-me que aconteceu exactamente a mesma coisa.
E pelas mesmas razões, o Benfica viu-se aflito para ganhar.
Eles sabem o que fazem.

Lage chegou a mencioná-lo, com muito cuidado, porque há sempre os chico espertos dos jornalixos que dizem que o relvado é igual para todos e que se estava a desculpar. Não é!!
Só para quem nunca jogou futebol em vários tipos de campos.
A superfície faz uma grande diferença em especial para os jogadores mais técnicos. Perguntem aos jogadores do futebol de praia.

Os jogadores do Estrela estão habituados a jogar lá, treinam todos os dias, o que constitui uma grande vantagem competitiva já que a maioria dos clubes estão habituados a jogar em campos lisos e rijos.
Por isso eles diziam que tinham de ganhar os jogos em casa.

O relvado estava mole, a relva levantava, os jogadores pareciam estar a jogar numa cama d´água, numa superfície esponjoza.
Não fazem manutenção, não têm dinheiro para pagar a um cilindro para comprimir a relva? Têm mas não lhes interessa.

Não podemos ignorar esse facto quando apreciamos a exibição que o Benfica fez. Eu estava com receio, lembrava-me do ano passado e verificou-se exactamente a mesma coisa.
Claro que há sempre alguns jogadores que se adaptam melhor do que outros como aconteceu com o Dahl, a excepção que confirma a regra, mas a maioria ou quase todos teve grande dificuldade no esponjozo relvado.
Os passes saiam extraviados, não conseguiam fazer as combinação habituais que só se conseguem fazer em bases lisas, bem tratadas. Foi visível!
Além de que é muito mais cansativo. O Rios, habituado ao futsal, nunca se adaptou e fartou-se de apanhar porrada!
Os tipos da Reboleira sabem muito bem o que fazem!!
Os portugas não param de me surpreender pela negativa.

Anónimo disse...

Caro LF,

aponte aí, se faz favor, para memória futura:

- pênalti por marcar contra o estrela por falta sobre o Otamendi. Começa, assim, a contar.........

#UmSLBnaInvicta#

Mark Trencher disse...

Boas!

Jogo grotesco da nossa parte muito pelas razões pelas quais os três jogos oficiais anteriores foram tudo menos brilhantes, pouco tempo de trabalho, falta de descanso, algumas caras novas na equipa, e um treinador que quanto a mim tem algumas limitações. Depois foi o normal do Corruptugão com alguma dualidade de critérios nas faltas, e claro com um adversário que a manter-se assim vai de certeza lutar por um lugar europeu.

Esperemos que no próximo jogo estejamos bem melhor que ontem, pois menos que isso não deverá chegar para as nossa ambições.

Anónimo disse...

Foi tudo mau: a exibição do Benfica, o relvado, o árbitro. Jogo típico de Liga Portuguesa num campito da treta e com direito a concerto de apito.

Seja por falta de pré-época ou por incapacidade de Bruno Lage, a equipa continua incapaz de jogar em ataque posicional contra defesas compactas. Não há a menor evolução.

Custa-me falar de jogadores porque ontem foram quase todos medíocres, mas vou destacar os que mais me inquietaram pela negativa:
- Dedic. Muito complicativo com bola e perdido sem bola. A atacar agarra-se muito à bola e corre muito, mas muitas vezes contra a parede. Nas saídas pressionadas quer fintar, faz passes errados e corre riscos inaceitáveis. A defender dá ideia que não sabe onde deve estar, sai da posição sem critério, muitas vezes querendo ir ajudar onde não deve.
- Rios. Também ainda não sabe onde está. Ainda é cedo, mas à partida devia ter a vantagem de vir rodado e ter mais andamento que os adversários. Tem bons pés para sair de apertos e ganha muitas faltas, ainda não vi nada que justifique 27M. Temo que seja a típica "contratação de Mundial". Nos torneios internacionais de verão aparece sempre uma equipa ou jogador sensação, normalmente de geografias onde os campeonatos estão a decorrer, e que brilham a jogar contra "europeus" todos rebentados. Os clubes, com mais dinheiro que juízo, apressam-se a pagar fortunas por esses jogadores-revelação (ou de equipas-revelação) com base em 3 ou 4 jogos feitos durante um mês. Depois vai-se a ver e, ou não servem, ou pagaram 2x mais do que os jogadores valiam.
- Menções menores. Trubin: voltamos ao desacerto e aos golpes de vista arriscadíssimos. Silva: volta a borrar a pintura (só não deu golo porque não calhou) por querer armar-se em craque no fim do jogo com a equipa a ganhar. Tem de se ver mais evolução.

E ainda de uma asneira generalizada e recorrente contra equipas pequenas, que são as faltas no próprio meio-campo a tentar tirar a bola a jogadores que estão de costas para a baliza. Não vale a pena cometer faltas e até ver cartões em lances onde o adversário não está em condições de criar perigo nenhum. Estas equipas são mais perigosas de bola parada do que em lances corridos, e pelam-se por uma bolinha para despejar para a área. Se o adversário é o Estrela deixem lá o Kikas ou o Chico Manel receber de costas e jogar para trás. Esta mania de tentar sempre o roubo de bola só dá oportunidades aos Estrelas desta liga.