ATITUDE

Atitude é a palavra que me ocorre para definir a exibição do Benfica na Turquia. Nem sempre brilhante, mas sempre coesa e intensa.
Na primeira parte os encarnados tiveram o controlo da partida, e podiam mesmo ter marcado. Na segunda, o onze de Mourinho apareceu mais audaz, e foi assumindo o domínio do jogo - o que se acentuou com a insensata expulsão de Florentino. 
Foi a vez de Lage alterar o figurino da equipa, revelando um Dedic capaz de fazer um pouco daquilo que, tacticamente, Carreras fazia na época passada: fechar por dentro de modo a criar uma linha de cinco, que foi evitando males maiores. A dada altura a ideia era mesmo arrastar o zero a zero até ao fim.
Tal como aqui havia dito, foi um jogo de resistência, no qual o primeiro de todos os objectivos foi cumprido: levar a decisão para a Luz. E, já agora, com mais uma folha limpa. Cinco jogos, zero golos sofridos.
Há que enaltecer o compromisso revelado por todos os jogadores, ainda que alguns deles precisem de mostrar mais (falo, por exemplo, e outra vez, de Rios, mas também de Ivanovic, que entrou demasiado trapalhão para aquilo que a equipa na altura necessitava: segurar bolas na frente, e permitir aos colegas respirar).
De salientar a excelente exibição de Akturkoglu enquanto esteve em campo, o que mostra bem o seu profissionalismo, e reforça a minha vontade de o ver continuar na Luz. 16 golos e 11 assistências não são para deitar fora, nem trocar por pontos de interrogação.
O árbitro esteve bem. E na ponta final do jogo até ajudou a apressar o apito final. O Benfica, que nas fases mais adiantadas da prova faz figura de equipa pequena, nas pré eliminatórias é um tubarão, e faz-se respeitar pelos árbitros. Para o bem e para o mal, é assim a UEFA.
Agora há que dar tudo na Luz. Creio que um Benfica ao seu melhor nível chegará à fase seguinte.

16 comentários:

Rui Dourado disse...

Atitude?? O Benfica do Lage jogou claramente para o empate, em rasgos o Benfica foi superior a equipa do Zé nem oportunidades de golo teve ,só apareceu depois da expulsão com a entrada do Talisca.o Fenerbahce não joga um chavelho até é um crime esta equipa ir à champions e o Lage foi medricas também entendo que a um jogo de importância capital espero que na Luz meta duas ou tres bolas...

Anónimo disse...

“Faz-se respeitar pelos árbitros “
Acha justa a expulsão do Florentino? leva 2 amarelos em 2 minutos, ambos exagerados dada as faltas cometidas

Anti-amelias

joão carlos disse...

controlamos o jogo e o adversário enquanto tivemos em igualdade numérica no meio campo a partir do momento é que a perdemos perdemos o controlo do jogo, que ainda se agravou mais com a expulsão, e um jogador com a experiência do florentino não se pode deixar expulsar em meia dúzia de minutos.

o treinador decidiu jogar com tres medio, e bem como mostrou a primeira parte, depois decide desfazer o trio quando os restantes dois já estavam a acusar desgaste e como era previsível deu porcaria que por causa disso viram de imediato, para piorar as coisas amarelos, se queria desfazer o trio tinha de refrescar a dupla com pelo menos um jogador fresco.

para já fica evidente que os melhores jogos do pavlidis este ano fora a jogar sozinho e sempre que esteve acompanhado jogou muito pouco.

Anónimo disse...

Resultado positivo. Contudo, nomeadamente na primeira parte, o Benfica teve espaço no ataque para agredir muito mais a baliza dos turcos, tendo hipótese de chutar à baliza mas preferindo reter a bola e perdendo-a depois ou com um passe errado ou atrasando a bola para trás.
Sou sempre a favor em acabar as jogadas com remates à baliza, quem não arrisca não petisca. Que saudades do nosso profeta Isaías

Agora, na luz, só há um caminho que é ganhar
Hoje, com um pouco mais de audácia teríamos vindo com uma vitória

Anti - amelias

Jorge Leitão disse...

O Benfica foi lá para não perder, daí ter entrado MAIS UMA VEZ com dois jogadores ofensivos apenas.
Qualquer equipa do tugão apresenta-se com esta mentalidade na Luz.
Salvou-se o resultado. Vamos ver se não se estraga tudo para a semana.
Sobre folhas limpas, os postes também fazem parte do jogo, bem como a falta total de qualidade dos adversários. E assim se enganam os tolos.

Anónimo disse...

Se percebi bem, ontem sofremos um golo porque uma bola bateu na trave. Bateu? Não vi.
Ao todo este ano já devemos ter sofrido para aí uns 4 ou 5 golos.
A folha está sujíssima.
A defesa é um passador.

Anónimo disse...

O 2º amarelo é bem mostrado. O 1º é 50/50, pode mostrar ou esperar, mas o Tino tinha feito outra falta para cartão momentos antes. Só se pode queixar dele próprio.

Anónimo disse...

O árbitro foi um canalha. Houve faltas bem mais durinhas e os turcos ficaram impunes. Além de serem uns grandes artista do fingimento.
Os nossos que aprendam.
Mex.

Anónimo disse...

O treinador mexeu mal. O Benfica não estava a controlar o jogo, mas as equipas estavam encaixadas e o jogo não estava partido. E com 3 médios o Barrenechea estava mais protegido da possibilidade de ver 2º amarelo.

Faltava era alguém para segurar a bola e ligar o meio-campo ao ataque. Tinha Barreiro no banco se quisesse fazer troca por troca, e Prestianni se quisesse ter alguém para progredir com bola (por troca com Akturkoglu).

Ivanovic também não acrescentou nada. Nos últimos 2 jogos pareceu algo trapalhão. Concordo que Pavlidis parece estar mais à vontade sozinho.

O melhor Benfica continua a ser com 3 médios. Voltei a não gostar de Rios. Florentino continua a ser Florentino, e com Barrenechea, que é muito mais seguro, não se justifica que jogue.

Assim que o Mourinho viu tirar um médio meteu o Talisca e ganhou o meio. Florentino passou a ter que cobrir uma área de terreno muito maior e ficou mais exposto. Claro que a expulsão em 3 minutos é burrice dele, e o primeiro cartão que vê é por uma falta completamente escusada sobre um jogador de costas quase no meio-campo.

Tem de haver critério no desarme, e os jogadores do Benfica parece cães amalucados, a correr atrás de tudo e a morder canelas indiscriminadamente. Dão livres idiotas e carregam-se de amarelos. Coisas de iniciado...

Anónimo disse...


Dahl cumpriu, mas a sua falta de físico vai ser um problema com jogadores fortes e/ou rápidos. Perde quase todas as divididas e não sabe usar o pouco corpo que tem.
Dedic melhorou em relação ao Estrela. Falta-lhe critério nos lances de ataque e não defende muito bem, mas tem ratice para sacar faltas e usa o corpo melhor que o Dahl.

Trubin podia ser um bom GR, mas é displicente. Não adiantamos nada se continuar a dar uma fífia por jogo. Tem tido a sorte do seu lado para estar a zero em frangos.

Anónimo disse...

Jorge, o pior período do Benfica foi com 3 avançados. Não é por ter muitos atacantes que se ataca mais ou melhor. Os jogos ganham-se no meio.

As folhas limpas são porque o Trubin nasceu com o cu virado para a lua.

Anónimo disse...

"O árbitro esteve bem" - Não concordo. O árbitro desde o início do jogo que se deixou influenciar pela pressão dos adeptos e o choro dos jogadores do Fener que "morriam" a cada toque, marcando faltas e faltinhas a cada disputada ganha pelo Benfica. Amarelou facil e cirúrgicamente os jogadores fulcrais da estrátégia do Benfica, Otamendi, Enzo, e Rios e depois Florentino (e se aceito o segundo - nem sempre se marca - o primeiro é risível). Lage tirou Enzo exactamente porque tinha amarelo e entre ele e Rios preferíu manter Rios em campo (por acaso até achava que sería ele a ser expulso). Apesar de poder ser mais cauteloso, Florentino fez o que faz e tinha de fazer naquela jogada, se o jogador passasse por ele, tinha uma cratera à frente podendo criar uma superioridade fatal - quem não se lembra das faltas não feitas no lance do golo do empate na Taça em que tudo com pezinhos de lã, não mataram a jogada quando o Trincão recebe a bola e parte para cima, fazendo a falta já tarde.
Boa primeira parte, controlada, em que as posses de bola longas foram todas do Benfica (acabou com maior percentagem de posse de bola na primeira parte). Faltou ser mais incisivo e assertivo no ataque. Na segunda parte entrou bem nos primeiros 5 minutos, mas depois deixou o jogo partir, embora fosse natural esperar que o Fener investisse mais, tendo em conta que jogava em casa com o seu público a empurrar.
Embora esperasse uma vitória, aceito o resultado e saímos vivos do jogo, sabendo que temos qualidade para resolver na Luz.

joão carlos disse...

eu também não tinha jogado com o florentino, pouca gente tinha, mas não me chocou jogar o florentino.

pois mas o lage tem a panca dos dois avançados, mas não adianta ter dois avançados se depois não tens jogo para eles, e só funcionou com um segundo avançado e nunca funcionou com dois pontas de laça mas pelos vistos não aprendeu com os erros que cometeu no passado.

viu o mourinho e viram vários, não foi só ter mais área para cobrir foi o desgaste que os dois já tinham e isso explica parte das faltas quanto mais cansado menos discernimento, e mais ainda se nota quando já existe uma pecha de origem.

tenha a mesma opinião do dahl.

para mim o grande problema do dedic é sai com demasiada frequência da posição, que não aconteceu neste jogo, e ir demasiadas vezes à queima, mas este também era um defeito do bah.

Nuno disse...

Bom resultado, boa abordagem de Lage.
Boa atitude, madura e séria, de toda a equipa. Florentino, talvez a exceção - mas também vítima de um critério muito discutível do árbitro.

Não encantámos, nem nunca seria possível encantar. Jogando na Turquia, contra um dos mais cinicos treinadores do mundo e da história… seria difícil fazer melhor.

O playoff é tremendamente importante para o Benfica e qualquer aventura seria muito cara (entenda-se: poderia custar 70 Milhões de euros).
Este é um dos jogos, para mim, em que o importante era não perder. Assim, a eliminatória decide-se em nossa casa!

Anónimo disse...

Atenção que eu não quis dizer que Florentino não devia ter jogado na Turquia. Eu concordo com essa opção. Só acho que é redundante no 11 daqui para a frente, em jogos onde 2 médios recuperadores sejam desnecessários. De resto, ele até jogou bem até à saída do Barrenechea. Para mim o meio-campo base seria Barrenechea, Rios e Aursnes. E sempre com 3, pelo menos até Rios provar que consegue ser um Enzo Perez.

O problema que o Lage tem para meter Aursnes no trio do meio-campo - em vez do Florentino - é que não tem ninguém melhor para fazer o lado direito. E ao mesmo tempo o Aursnes ajuda muito o lateral e no meio.

O mal do Aursnes a ala/extremo é que não tem velocidade para bater um lateral. Isso manieta muito o ataque. Algumas jogadas promissoras em que há uma nesga de espaço para ganhar a linha perdem-se por falta de velocidade/drible, e lá volta a bola para trás.

Para ter um ala como Aursnes o desequilíbrio na ala tem de ser feito pela via colectiva em vez de individual. Tem de ser o Dedic a subir muito para criar situações 2x1. Isso desorganiza a defesa. De resto, o Benfica tem um problema se os laterais subirem muito, que é ter 2 centrais lentos que ficam expostos.

joão carlos disse...

mas entramos na historia do ovo e da galinha.
é o dedic que tem de subir por causa do aursnes ou o dedic é assim, e defendendo mal, que obriga a jogar ali o aursnes.

o florentino pode ser redundante no onze, nem acho o que o seja em alguns jogos mais complicados, mas não o é no plantel quer para os tais jogos complicados, para uma rotação que se quer para manter sempre um ritmo elevado e ainda mais considerando que muitos poucas ferias tiveram e uma pre época muito curta.
isto até ao manu regressar e como regressar.