TEMPO DE MUDAR

Até percebo que Bruno Lage, quando chegou, tenha assumido como prioridade definir um onze base, criar rotinas, transmitir confiança e segurança aos seus principais jogadores.
Passado algum tempo, e perante a quebra acentuada de rendimento de alguns deles, já era altura de reflectir, e evitar cristalizar uma equipa que começa a mostrar desgaste e grande dificuldade em surpreender os adversários. 
O caso dos turcos é evidente. De Kokçu não gosto nem alguma vez gostei - lembremos que se trata do jogador mais caro da história do futebol português e em dois anos limitou-se a duas ou três exibições aceitáveis, mostrando reiteradamente uma passividade que irrita, bem como alguns tiques mal disfarçados de vedetismo. Já Akturkoglu parece ser um excelente jogador, mas que, depois dum período de grande fulgor, atravessa agora uma fase de compreensível desgaste. Em ambos os casos, há lugar no banco para se sentrarem.
Depois há Otamendi. Mais do que capitão, parece querer ser dono da equipa. Ora esta é, salvo erro, a sua quinta época, e apenas conquistou um campeonato. Magro para quem se arma em Humberto Coelho, Nené ou Shéu. Sendo que nenhum destes tinha férias quando lhe apetecia, nem comprometia reiteradamente a equipa com falhas infantis.
António Silva fica mal no banco, onde está a desvalorizar.
O plantel do Benfica não é tão bom como se dizia, mas também não é tão mau que não permita mudar o onze base, ou obrigue a manter a titularidade de jogadores em manifesta má forma. Até porque esta cristalização dá trunfos aos treinadores contrários.
Por mim, já na próxima jornada, fazia alinhar a seguinte equipa:
Trubin, Bah, Araújo, A.Silva, Carreras, Di Maria, Aursnes, Barreiro, Beste, Amdouni e Pavlidis. Um 4-4-2 que pode, por exemplo, potenciar os avançados.
Otamendi e Kokçu até podiam ir à sua vida no mercado de Janeiro (o argentino dispensado e o turco naturalmente vendido), abrindo espaço salarial para duas contratações mais de acordo com a necessidade da equipa.
Enfim, reflexões de quem não tem certezas, a não ser que é preciso mudar algo. E pelo passado recente não me parece que seja o treinador, mas talvez, e numa perspectiva macro, a política desportiva - que parece feita avulso sem uma ideia de jogo por trás. 

19 comentários:

Anónimo disse...

Concordo. Só a dispensa de Otamendi me parece um pouco precipitada, adquirir um central de qualidade nesta janela é demasiado difícil e dispendiosa.

Carlos disse...

a política desportiva chama-se exigência, mas vai ser complicado mudar a mentalidade desta gente jovem futebolista que faz um jogo óptimo na vida e julga-se o rei disto tudo.

Anónimo disse...

Sim. Estou de acordo com a análise e até de acordo com o esboço da equipa apresentada. Mas que fazer, se não somos nós os adeptos que somos quer o treinador, quer o presidente. Eles é que mandam (será que mandam?) na equipa e em tudo o que gira à volta do clube. De uma coisa tenho a certeza, se fosse presidente muita coisa mudaria certamente na política desportiva, pois custa muito e sofre-se bastante ter que apoiar uma equipa onde um treinador comete muita asneira e onde proliferam jogadores pagos principescamente e que são autenticos inúteis, quando todos sabemos que por esse mundo fora há muito melhor e mais barato. Bom ano para todos e já agora que sejamos campeões . Jose Ferreira.

RN disse...

Reflexão interessante. Partilho a 100% da opinião sobre os turcos. Quanto a Kokçu ser o jogador mais caro de sempre do futebol português, tenho as minhas dúvidas. Há vários jogadores do FCP que talvez tenham custado mais, se tivermos em conta todos os movimentos mais ou menos encapotados. Ainda assim, foi demasiado caro para o que vale e com o mal dos outros podemos nós bem. O plantel do Benfica tem muita falta de qualidade. Beste, por exemplo, um dos nomes indicados para titular, é absolutamente banal ou até mesmo medíocre. Aliás, a banalidade é a característica dominante deste plantel.
Quando se tem mais do dobro dos recursos dos rivais e se ganha sistematicamente menos do que eles, isso só pode se dever a muita, muita incompetência.

Anónimo disse...

Esta direção contratar mais jogadores dá medo. Esta direção planear outra época é um pesadelo!!

LF disse...

Só precisamos de um suplente

Mark Trencher disse...

Precisamos de um defesa que faça a zona central e pelo menos a ala direita, depois precisamos de um trinco que saiba distribuir jogo e que possa fazer as vezes de central numa emergência, e por fim um extremo que goste de transportar a bola distribuir, e centrar, mas que seja competente como segundo avançado. É quanto a saídas, nenhuma. Estes três jogadores, ou melhor jogadores com estas características já os tivemos, e mais que una vez por valores nada pornográficos. É uma questão de mostrarem se o sucesso desportivo do Benfica é uma propriedade.
PS: Temos que dar menos minutos a "Köglü", Aursnes, e Di Magía.

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

Enquanto Aursnes se mantiver como a muleta de DiMaria, não vamos longe.
Aursnes torna-se um jogador a menos, e não é por falta de qualidade. Joga a 6, a 7e a 8 . Ainda é o jogador que aparece a dar apoio ao PL.
Di Maria joga naquel bocadinho de campo, só com bola. É bom ? É. Mas para o Benfica actual é preciso mais.
Aktur está estoirado, ele já vinha de competição, sem parar.

francisco disse...

E com tantos jogadores banais porque nao se roda jogadores da nossa cantera banais por banais jogava-se com jogadores feitos no clube pelo menos estes tem um sentimento especial pelo clube que os outros nao tem.
Luis meteste Di Maria no onze que escolheste por mim o tirava do onze todos os jogadores da nossa liga conhecem de cor e salteado aquela fintinha sempre pro mesmo lado e sempre desarmado, de vez em quando sai aquele remate enviezado que da grandes golos mas coisa rara quero um jogador mais jovem mais consistente.
Florentino nos ultimos jogos tem sido um desastre faz mais passes pros jogadores adversarios que estes aos seus proprios colegas,o Aktur, esta a precisar de banco anda naturalmente cansado neste mes de janeiro a que fazer uns ajustes e bons e dispensar o que nao interessa.
Lages e Rui Costa so tenho a dizer que vamos entrar em ano de eleiçoes que os socios abram os olhos de uma vez por todas.

francisco disse...

Feliz ano novo para todos.

joão carlos disse...

gosto tanto destas analises perdemos um jogo em que eles tiveram tres oportunidades, todas resultantes de erros nossos não forçados um do florentino, dois do tomas araujo, conclusão o problema é o otamendi.

e o problema não é o presidente ou as politicas seguidas são mesmo os adeptos quando o argumento para alguém ser titular é que se ficar no banco desvaloriza é ilustrativo disso pelos visto o objetivo é vender e não vencer títulos.

O PAI NATAL DA FINLÂNDIA disse...

A GUERRA DOS 40 ANOS. (49)
LFV 2008: “FUTEBOL É ESTADO SICILIANO”
"Por denunciar o AD, ameaçaram a minha mulher e a minha filha”.

CM: LFV arrependido apoio a F. Gomes, que não para a influência do DRAG na FPF.
"Nomeações para CD e CJ dizem tudo. Quer DRAG Craveiro, secr-g. da FPF”.

GOMES ficou INERTE quando o LAG incendiou a LUZ.
Mistificação. A Mentalidade Ganhadora não vem da FPF, vem dos clubes e jogadores. Provam quando saem para a estranja.

16.03.09. “Celebram sucessos construídos em práticas ilícitas. O nosso destino é acabar com a impunidade. Aqueles que pensam que ações baixas não trazem consequências, o fute português vive bem sem compadrio, mentira e corrupção. A justiça tem de atuar e castigar”.

26.02.10. “Perderam a vergonha. Cortinas de fumo, conf. de imprensa ou manifs encomendadas não branqueiam comportamentos.”

24.05.12. “A história do FCP é marcada por fruta, corrupção e compadrio. Sucesso construído na maior mentira desportiva. Sistema baseado na intimidação, violência e favores. Um ladrão não deixa de ser ladrão por declamar poesia ou ir ao Papa. Um fugitivo da justiça não deixa de o ser porque juízes decidiram assobiar para o lado. Não chegamos à UEFA, como não chegaram as escutas do café c/leite à justiça, não paramos enquanto não limparmos o desporto português”.

17.08.12. “Vergonha é ser condenado por corrupção desportiva, corromper com prostitutas e outros esquemas. Árbitros a fugirem de jogadores. Vergonha é agredir jornalistas, intimidar pessoas do clube, agredir jogadores porque não querem renovar ou ser emprestados”.

Concordo que é necessário mudança. A idiossincrasia do fute tuga está marcada por constantes conspirações, os poderes não conseguem controlar o SLB.

A % de benfi.tas em milhões de portugas a trabalhar na estranja é bastante MAIOR do que DENTRO do país. Os benfi.tas são aqueles que mais SENTEM a Pátria, são os MAIS PATRIOTAS. Essa é a explicação que escondem. Explica o SLB como fenómeno INÉDITO de simpatia clubística. Assusta os poderes e as seitas que lhe estão por detrás. Por NÃO CONSEGUIREM CONTROLAR, limitam a força do SLB. O sucesso nas modalidadeas, que não conseguem parar, assusta-os, não querem igual no futebol.

O patriotismo é um sentimento muito forte, por isso é perseguido pelas forças das trevas que têm governado a humanidade. É um fato!

1.. Prova-se por 100% de simpatias clubísticas dos dirigentes do futebol, onde não há um único benfi.ta. Acham normal? Com 2/3 de adeptos? A estratégia já foi revelada por eles, não a conseguem esconder. E preparam-se para reforçar o poder.
2.. Os treinas do SLB, após um ano de sucesso, deixam de ser competentes, sofrendo represálias e demonizaçãol
A lista é longa. Acham normal? Saem ficam competentes.
Comparem com os treinas do DRAG. 90% de falhados!

3.. Amorim, génio no LAG, no MU 6 derrotas em 11 js, 4ª consec. Van Haag incompetente, 4 derrotas em 14. Diferença abismal. Sem a media já tinha sido despedido.

DRAG/LAG´s em força nas TV´s, que dominam, programam “discussões”, lavam, lavam, sabem a causa mas escondem-na, desviam as atenções destabilizando o SLB numa estratégia já desmontada, enquanto “apelam” à lavagem cerebral, feita por eles, dos mais “distraídos".

A revelação pública do badocha do Rasc, descaindo-se, disse que havia pessoas PAGAS para contestar a direcção, jogadores e treinadores do SLB. Ficou dito! Sabemos disso há anos!
Estamos bem informados, mas é extraordinário como estas estratégias se repetem ano após ano em vários formatos, situações e geografias.

O nosso sistema nervoso funciona por frequências, impulsos nervosos e a actividade cerebral pode ser totalmente controlada, incluindo os pensamentos. Quanto mais alto vibramos mais influenciamos o meio ambiente.
Quanto mais baixo vibramos mais o meio ambiente nos influencia.
Diariamente “discussões” cujo prato principal é baixar a vibração do SLB, com ataques a tudo no clube, tentando “mexer” com as cabeças dos atletas. Coincidência? No futebol é onde a corrupção é mais cínica.

HerrKommandant disse...

Beste? Mas porquê? Pensava que só o Lage tinha uma espécie de "pancada" com este jogador…
Fez dois golos ao cinfães e ponto final. Mais nada. Zero
É dos mais utilizados por Lage, para quem vinha para lutar pela posição de defesa esquerdo, é dos primeiros a entrar, e para a posição de ala esquerdo, tapando assim um Scheldrup, um Rolleiser, o Prestianni anda pela equipa B, etc, e sem a mínima razão para tal. Cruza bem_? Quantas assistências tem? Ainda agora contra a lagartagem, entra o Fresnada para defesa direito, que mal tem jogado, entrou claramente nervoso, devia ter sido lá colocado em cima dele o D Maria para o deixar mais a tremer, mas não, entrou o Beste e foi o melhor que lhes podia ter acontecido…
E a tal mensagem que o Lage passou (tentou passar) de que "todos contam", como é possível estarmos em janeiro e o João Mário, que ainda jogou no Benfica em Agosto, tem mais minutos do que aqueles 3 que falei ali em cima. Como é possível?!?

lawrence disse...

Houve influência das viagens dos argentinos no seu rendimento?
Houve influência de mais tempo de férias dados aos jogadores no rendimento de jogo?
Terá Bruno Lage dado instruções para se iniciar o jogo em contenção mesmo sabendo que o adversário iria entrar a carregar para marcar a diferença com tempos anteriores?
Quando as coisas tem hipótese de correr mal e ainda damos um jeito para que isso aconteça...

joão carlos disse...

essa teoria de que os jogadores da formação tem um sentimento especial pelo clube é para rir, basta ver o joão perreira, o nuno santos etc etc.
olha se tivesse sido outro qualquer da formação a dizer que queria ir para a juventus era logo apelidado de mercenário.

Rui Dourado disse...

És mesmo o pai natal mas não é da Finlândia és o pai natal do copy past dizeres que o Vieira queria limpar o futebol é de chorar de rir afinal qual é o clube e sad que estão a braços com a justiça??? Que teve um director jurídico condenado por espiar a justiça um adepto empresário que andava pelos campos do país a comprar adversários para perder com o Benfica e tantas outras situações mais que tinha que escrever um livro grande mas continua assim pode ser que o Platini te oiça.

Anónimo disse...

Ora cá temos o Rui Dourado, paladino da justiça, a perorar sobre alegadas compras de adversários. Fica-lhe bem, de facto, sendo adepto de um clube condenado, factual, a especular sobre o que gostaria que fosse...mas não é, meu caro. Não é.

Fernando Lopes disse...

Os problemas do Benfica vao infelizmente muito para alem do equipa de futebol, de quem deve ou nao jogar, de quem deve ou nao ser dispensado, etc.
O SLB tem vindo gradualmente a perder mistica, exigencia, valores. Estas perdas tornaram-se transversais e reflectem-se em todas as areas da vida do Clube. E na mentalidade competitiva tambem.
Espero e desejo que as eleicoes de Outubro possam abrir uma nova pagina de recuperacao do SLB historico e dos seus valores sem o qual continuaremos a definhar.

Joe Nash disse...

O pai natal da Finlândia pode ser isso que tu dizes e concordo contigo agora pergunto eu qual é o clube em que a podridão está toda no YouTube? qual é o clube que usava o macaco para intimidar os árbitros? Qual é o clube do guarda Abel? Qual é o clube que pagava a arbitros através da agência cosmos? Sr "apito" dourado o senhor calado é um Camões