A BOLA NÃO ENTROU

Se alguma coisa se pode apontar ao Benfica nesta noite de Champions é o facto de ter demorado demasiado tempo a perceber como podia ferir o adversário.
Na primeira parte o jogo não foi bonito. O futebol encarnado parecia engasgado, faltando sempre um qualquer detalhe para que os lances tivessem o desenvolvimento pretendido. Como todas as equipas italianas (à excepção, sejamos justos, do Atalanta), o Bolonha usou e abusou do cinismo táctico (mais à frente também do antijogo puro e duro, com o qual o árbitro compactuou). O seu treinador estudou bem a equipa de Bruno Lage e procurou neutralizá-la nos seus pontos críticos. Ainda assim, foram do Benfica as grandes oportunidades nesse período.
Na segunda parte, sim. Embalada pelo talento de Di Maria, assistiu-se a uma excelente exibição encarnada, à qual apenas faltaram golos – afinal de contas o mais importante. Frente ao Vitória de Guimarães houve menos remates, menos oportunidades, mas um instante de eficácia bastou para vencer. Com o Bolonha, alguma desinspiração de Pavlidis, e uma soberba exibição do guarda-redes contrário, mantiveram o nulo até ao fim.
É preciso dizer que o empate, neste caso concreto, foi muito diferente de uma derrota. Dez pontos até podem vir a permitir a qualificação. Nove torná-la-iam praticamente impossível. E o Benfica recebe o Barcelona e vai a Turim – ou seja, pode, muito logicamente, não pontuar mais. Tratou-se de uma oportunidade perdida para encarar com tranquilidade essas duas jornadas finais. Mas nada está perdido. Pelo contrário, continuo a apostar no apuramento para o play-off.
Já falei do árbitro. Num jogo sem casos, conseguiu estragar o espectáculo, e irritar os jogadores e as bancadas com uma gestão da disciplina, dos critérios e das paragens confusa e incoerente. Os cinco minutos de compensação fizeram-me rir.

10 comentários:

Mark Trencher disse...

Árbitros de países pobres do Leste Europeu, um clássico em jogos da UEFA. Em todo o caso há jogadores a precisar de "terapia de banco", e em Janeiro temos que ir mesmo às compras. Ah, e em jogos em que é ganhar ou ganhar porque não arriscar mesmo dois avançados logo de início? Outra coisa, nos reforços não vamos precisar de "Schwarzeneggers" ou "Dwaynes Jhonsons", mas por favor não nos tragam mais pesos-pluma.

Anónimo disse...

Caro LF,

sejamos claros, sinceros e objetivos: estamos a jogar muito pouco e temos jogadores em flagrante fora de forma. Kokcu está insuportável e merecia a equipa "b", Akturkoglu sem pernas e precisamos quem marque golos com meia oportunidade.
Temos gente de qualidade no banco e que não jogam....
Lamento mas acho que vamos ficar de fora porque não estou a ver a pontuarmos com Barça e Juve.

#UmSLBnaInvicta

Anónimo disse...

Com Pavlidis e Cabral a probabilidade de a bola entrar desce....

N.

Anónimo disse...

Pior que isso. Ás vezes não só a bola não entra como ainda estragam aquilo que os outros constroem.

Anónimo disse...

Chamem-me optimista, a minha intuição diz-me que iremos empatar os jogos com o Barcelona e Juventus.
Contra um guarda redes normal tinhamos metido 2 ou 3 golos.
Foi o melhor em campo.
Falta espontaniedade ao grego. É lento a pensar. Altura para o Prestianni jogar.

Anónimo disse...

Não gostei nem do resultado nem da exibição.
Pavlidis e kokcu precisam de banco.
Di Maria é o grande problema do Benfica, pois, além de ser uma nulidade a defender, a atacar está sempre demasiado encostado à direita impedindo as subidas do Bah, já não ataca a área limitando-se a cruzar bolas em balão facilmente cortadas pelos centrais ou guarda-redes. Além de tudo isso obriga a equipa a ter um jogador que faça o trabalho defensivo que deveria ser feito por ele impedindo que esse jogador faça somente a sua missão.

Pavlidis e Cabral não prestam, já tiveram muitíssimas oportunidades e golos nickles.

Vendam-se os 2 pelo melhor preço já em janeiro e vão buscar o Henrique Araújo e apostem no José melro pq são muito melhores.

Vendam tb o kokcu antes que desvalorize mais

Há 2 jogadores no vitória de Guimarães que eu comprava já antes que sejam muito caros: o defesa direito Alberto Costa e o trinco Manu Silva. São 2 boas alternativas a Bah e a Florentino ( se calhar até melhor que este).
4 milhões pelos 2 acho que chega.

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Como não sou adepto de grandes revoluções no plantel em janeiro, eu apenas:
- compraria em janeiro 2 jogadores do nosso campeonato ( Alberto Costa e Manu silva, ambos do Vitória de Guimarães) e fazia regressar o Henrique Araújo.
- venderia o Arhur Cabral ( ouvi uma notícia que o Benfica recusou 15M de um clube americano)

Anónimo disse...

Compras para janeiro: Alberto Costa e manu silva ambos do Vitória de Guimarães e fazia regressar Henrique Araújo

Vendas em janeiro: Arthur Cabral pelos tais 15 Milhões que ouvi dizer que um clube americano dá. Kokcu pelo preço de custo tb o venderia já em janeiro.

Di Maria não pode ser titular de uma equipa que quer ganhar títulos. A sua presença em campo implica trabalhos defensivos a outros que deveriam ser dele e pouca presença na área adversária de nossos jogadores.
Os extremos nas grandes equipas são os laterais que fazem todo o corredor libertando assim a presença na área dos 3 avançados.

Assim fica aqui o meu 11 para Avs:

Samu,
Tomás, Ota, António silva
Bah, Aursness, rollheiser, beste
Amdouni, Cabral, aktur

Benfiquista a sério



joão carlos disse...

só que não foi a bola que não entrou neste caso foi nós que não a pusemos lá dentro por demérito a maioria das vezes.

só para relembra que nos últimos tres jogos temos um ponta de lança que marcou duas vezes e enviou uma bola à trave das tres vezes os lances foram anulados por fora de jogo, dele, e mais existiram.
só para lembrar que nesses tres jogos esteve tres vezes só com o guarda redes pela frente duas foi tão lento que permitiu a defesa no outro falhou redundantemente.

não vi ninguém preocupado com o antijogo no encontro anterior.

temos que eles mudaram vários jogadores entre dois jogos e ainda esgotaram as substituições, nós fizemos uma alteração que até tinha sido forçada porque não fosse isso nem mexidas tinham existido, e nem sequer esgotamos as substituições.
depois não admira o akturkoglu não estar a fazer nem um décimo do que fez no inicio, o aursnes aparenta andar a gerir o esforço para aguentar o jogo todo, o di maria começa a dar sinais de desgaste.
já vimos isto com o roger com a agravante neste caso do lage nem sequer ter o excelente preparador físico do roger.

joão carlos disse...

mas não é por ter mais avançados que se ataca mais ou sequer melhor, fosse assim e bastava entrar com quatro ou cinco avançados e era goleada certa.

até porque neste jogo nem sequer se viu melhoria no tempo, muito curto é certo, de termos dois avançados.

que não adianta nada termos avançados se depois perdermos o meio campo, e deixares de ter bola para os servires.