AS CONTAS DO APURAMENTO

 

Se imperasse a lógica (ou, pelo menos, a minha lógica), o Benfica podia já nem necessitar de pontuar para chegar ao play-off. E aqui se percebe a importância do ponto conquistado diante do Bolonha (em futebol foram dois pontos perdidos, mas em matemática poderá ter sido um ponto ganho). 
Com a chave de resultados acima, que segue, grosso modo, a lógica dos rankings, o Benfica, com os  dez pontos que tem, ficaria entre o 21º e o 24º lugar, passando à fase seguinte.

Deixando modelos académicos e olhando apenas aos factos, é preciso dizer que Graz, E.Vermelha, Girona, Salznurgo, Y.Boys, Bolonha, Leipzig e Slovan já não podem, de todo, ultrapassar os encarnados na classificação final, enquanto Shakhtar e Sparta apenas podem igualar (sendo que precisariam de vencer os dois jogos que lhes faltam, contra Brest e Dortmund e Inter e Leverkusen respectivamente, e ainda recuperar uma diferença negativa de 8 e 11 golos). Ou seja, há dez equipas que, objectivamente, não irão ultrapassar o Benfica. 
Por outro lado, há 14 equipas com mais de dez pontos. E há ainda Real Madrid, City e PSG, que têm menos mas de dez pontos mas...vão passar. Atendendo que há um Sporting-Bolonha e um Celtic-Young Boys, em nome do realismo tiremos também leões e escoceses das contas finais.
Podemos assim considerar 8+2=10 clubes mais ou menos eliminados, e 14+3+2=19 mais ou menos apurados. Sobram 36-19-10=7, dos quais cinco apuram-se, dois ficam pelo caminho. É aqui que está a grande batalha. Vejamos:
Para ser eliminado, o Benfica teria de ser ultrapassado por cinco dos outros seis clubes deste lote. É lícito pensar que Monaco e Feyenoord poderão pontuar. Já o Brugge tenho mais dúvidas (teria sido bom que o Sporting lhes tivesse ganho...). Enquanto o PSV teria de ganhar, ou em Belgrado, ou em casa ao Liverpool. Tal como o Zagreb, que joga em Londres e recebe o Milan. Já o Estugarda tem um jogo para chegar facilmente aos dez pontos, em Bratislava (esperemos que não goleie), mas depois recebe o PSG.
D.Zagreb, Brugge, PSV e Estugarda são pois os principais adversários a considerar. É preciso que dois deles terminem abaixo dos encarnados. 
Enfim, muitas contas que serão obviamente evitadas se o Benfica obtiver, pelo menos, um empatezinho nos dois jogos que lhe faltam.

Sem comentários: