MUDAR POR MUDAR? NÃO!

Não advogo precipitações em nenhum aspecto da vida. Nem experiências de risco perante situações desconhecidas. Mudar, no meu ponto de vista, pressupõe saber muito bem para onde ir. 
Era bom que a multidão de benfiquistas que defende a substituição da equipa técnica (sim, reconheço que a maioria quer ver Roger Schmidt pelas costas), soubesse bem qual o caminho a seguir depois, e ponderasse se pretende uma mudança de paradigma futebolístico (eu tenderia a concordar com um maior investimento em músculo que em talento, capaz de transformar um grupo de bailarinos num carro de combate; e privilegiar uma defesa rigorosa em vez de um ataque empolgante, mas não me parece que seja esta a opinião maioritária entre os sócios), ou simplesmente mudar a pessoa - se for para isso, não me parece que valha a pena, até porque a contestação de que tem sido alvo Schmidt, foi a mesma que, nos últimos anos, liquidou Rui Vitória, Bruno Lage e Jorge Jesus, todos eles campeões de águia ao peito, todos eles empurrados por circunstâncias que, a não serem sanadas, voltarão a repetir-se. E esse é um aspecto sobre o qual importa reflectir.
Vejamos o quadro resumo de Roger Schmidt nas suas duas temporadas na Luz:

Ou seja, Schmidt venceu duas competições, foi afastado de outras três no desempate por penáltis, de uma por erros de arbitragem e de uma outra sem perder qualquer jogo. Chegou sempre aos quartos-de-final das provas europeias. Além disso apostou em António Silva e João Neves, resgatou Florentino das catacumbas dos empréstimos, tem vindo a lançar Tiago Gouveia e Tomás Araújo, e já colocou também em campo Samuel Soares, Gustavo Marques, Diogo Spencer e João Rêgo. Foi com Roger Schmidt que jogadores como Grimaldo, João Mário ou Rafa tiveram o seu melhor rendimento. Valorizou Enzo Fernandez e Gonçalo Ramos até níveis elevadíssimos. O balanço global não me parece nada mau.
Vejamos agora outros dados estatísticos de relevo. Por exemplo, Schmidt é o 2º treinador do Benfica com maior percentagem de vitórias no campeonato, só atrás de Jimmy Hagan (dados desde 1970):

Notável. 
O técnico alemão é também o 3º de sempre com maior número de vitórias nas competições europeias, só atrás de Jorge Jesus e Sven Goran Eriksson, e 5º de sempre com maior número de vitórias na Liga dos Campeões::

É igualmente o 3º de sempre com maior percentagem de vitórias nas competições europeias, só atrás de Guttmann e Eriksson, e mantém o 3º lugar se considerarmos apenas a Liga dos Campeões (nestes parâmetros o facto de actualmente haver mais jogos fica dissipado):

Lembremos agora todas as derrotas e empates de Schmidt no Benfica, nestas duas temporadas:

Partindo do pressuposto que na Europa qualquer resultado é possível, e que, nesse plano, ninguém pode acusar Schmidt de incumprir expectativas, vamos pois resumir os dados às competições domésticas:
Vemos que, em casa, em dois anos, o alemão só perdeu um jogo doméstico (com o FC Porto), e empatou quatro (dois deles com o Sporting). Fora de casa, para as provas nacionais, perdeu com FC Porto, Sporting duas vezes, Braga, e também com...Chaves, Boavista e Famalicão.
Em termos nacionais, os resultados verdadeiramente maus, além da derrota por 5-0 no Dragão (mais pelos números do que pela derrota em si, infelizmente tantas vezes repetida no passado), foram somente os desaires de Chaves, Bessa e Famalicão, e os empates caseiros com Casa Pia e Farense (um na temporada passada, quatro na corrente). Cinco resultados, portanto. Tudo o resto poderá considerar-se minimamente aceitável, sendo que, quanto a exibições, houve de tudo.
É de notar que as partidas com o Boavista e o Farense foram marcadas por grande infelicidade. No Bessa os encarnados cedo se viram em inferioridade numérica, e sofreram o golo decisivo no último lance do jogo; com o Farense criaram inúmeras oportunidades e não conseguiram vencer. Já em Chaves, na temporada anterior, além do golo da derrota surgir igualmente no derradeiro lance da partida, o mesmo foi antecedido de uma grande penalidade por assinalar sobre Otamendi. É preciso ter memória, e lembrarmo-nos como as coisas foram acontecendo, para não sermos injustos.
Note-se que, nesta época, mesmo se tivesse vencido em Famalicão, bem como os jogos da Luz com Casa Pia e Farense, a pontuação não chegaria, ainda assim, para alcançar o título. Há que entender os números, e perceber a força relativa dos adversários (e o Sporting fez um campeonato absolutamente extraordinário).
Perante tudo isto, mudar de treinador? Talvez sim, desde que seja José Mourinho ou melhor, e essa mudança configure uma alteração do paradigma de futebol do clube - como referi acima. 
Mudar por mudar (ou só pelas substituições, ou só pelas conferências de imprensa) não me parece boa ideia. E além de Mourinho, não vejo outro técnico que dê algumas garantias e esteja ao alcance do Benfica.
Quem defende uma mudança, devia pois dizer desde logo o que quer depois, e porquê. Caso contrário estamos a cair num folclore populista que tem tudo para correr mal.
E se Schmidt ficar e os resultados não aparecerem no início da próxima época? A contestação tornar-se-ia insuportável, provavelmente exigiria uma "chicotada psicológica", e podia comprometer a época. Pergunto eu: e se as coisas também correrem mal ao novo treinador? Faz-se o quê? Despede-se o novo também? E depois, contrata-se quem? Deita-se o clube abaixo?
Enfim, tudo isto somado a 20 milhões de euros deixa-me muitas dúvidas. Mais dúvidas do que certezas. 
Precisava de saber, por exemplo, quem indicou Jurasek, Kokçu e Arthur Cabral (só aqui estão 60M) para opinar com algum rigor, pois penso que dessas apostas resultaram grande parte dos problemas do Benfica na temporada (sobretudo no caso do lateral-esquerdo e do ponta-de-lança, posições que ficaram basicamente a descoberto, e obrigaram a constantes reinvenções tácticas). Precisava também de saber se o balneário está com o treinador ou não. Precisava ainda de conhecer melhor os motivos que levaram às abruptas quebras de rendimento do futebol benfiquista com Rui Vitória, Bruno Lage e Jorge Jesus - sobretudo na estranhíssima segunda volta da temporada de 2019-20, quando a uma sequência de 36 vitórias em 38 jogos, com a mesma equipa e o mesmo treinador, se seguiu um ciclo de apenas duas vitórias em dez jogos, que meteu penáltis falhados, exibições estranhas e até apedrejamento de autocarros, série que custou um título que parecia mais ou menos assegurado. Embora não me tenha cansado de escrever sobre o assunto, nunca ficou claro o que efectivamente se passou.
Sem esses dados não posso, em consciência, exprimir uma opinião definitiva sobre Roger Schmidt. Vítima ou culpado? Pois não sei.
Que não é um treinador perfeito, isso é óbvio. Mas...quem são os treinadores perfeitos? Guardiola? Ancelotti? Podem vir para o Benfica? Se pudessem, eu próprio ia recebê-los ao aeroporto com flores. Infelizmente o futebol português navega noutros mercados.
A verdade é que em dois anos Schmidt ganhou um campeonato. Tomara todos os treinadores do Benfica, e não só, ganharem metade dos campeonatos que disputam.
Se deve ficar ou não, cabe a Rui Costa decidir. Se ficar, será o meu treinador. Se vier outro, que seja para melhor. Espero, sobretudo, que a decisão não seja tomada em função do ruído exterior.
Os adeptos podem, e devem, ter opiniões, mas não servem para escolher treinadores. Escolhem presidentes, e fazem a sua avaliação no fim dos mandatos.

16 comentários:

Paulo disse...

Boa tarde meu caro. As percentagens de vitórias em Portugal atualmente pouco dizem tal é a diferença de valor, de orçamentos, de qualidade dos executantes. Mal seria se com este plantel nao ganhasse a maioria dos jogos num campeonato mt desiquilibrado. Nos jogos mais difíceis foi francamente mau, as escolhas, as opções, as alterações/substituicoes, o jogo que teimosamente vê e que mais ninguém vê de top qualidade. Champions fraquinha, liga europa banalizado por Toulouses, Marselhas, "fizemos uma boa época", as palavras do capitão em sentido oposto, gestao do plantel vergonhosa, queimou uma epoca o melhor médio da época anterior a lateral. É tudo mt mau mas está longe de ser o único responsável. A falta de liderança, de rumo, de capacidade de gestao de um clube/empresa está à vista de todos. Mas o pessoal gosta de ter um SLB com capacidad de gigante mas gerido como uma tasquinha.

Maluco de Linda a Velha disse...

Eu se jogar 2 jogos , ganhar 1 e perder outro também tenho 50% de vitórias.. Para comparar também é preciso além de ter em conta o contexto, o tempo que cada treinador esteve ao comando da equipa e quantos jogos fez

LF disse...

Daí considero também os valores percentuais. Por exemplo Jesus tem um elevado número de vitórias europeias, mas baixa consideravelmente na média de vitórias por jogo. Não é o caso de Schmidt.

LF disse...

Paulo,

Não podemos pensar que o Benfica saltou de 1965 para 2003 ou 2022. Houve muita coisa pelo meio.
Por exemplo, até à década de oitenta não havia Porto. Imagine-se o que teriam sido as últimas décadas sem Porto, com tudo o que isso representa dentro e fora do campo.
Depois, todo o futebol se mercantilizou. Não foi só o Benfica. Goste-se ou não, agora é assim.
Tivemos um "Vietname" em que chegámos a ficar em 6º lugar e nem sequer ir à Taça UEFA.
Enfim, muita coisa mudou nas circunstâncias que rodeiam o clube.

Além de que, ao criticarmos Rui Costa, quem temos na manga para o lugar dele? Na verdade, ninguém.
Desde 2003, o único candidato credível a desafiar o poder foi Noronha Lopes, que depois se retirou e nunca mais ninguém o viu.
Então, se deitarmos abaixo a liderança o que acontece a seguir?

Fernando Lopes disse...

Concordo com o post no essencial.
Nao acredito que so por si a substituicao de Schmidt por outro treinador seja a solucao para os problemas do futebol do Benfica.
Que bom seria se assim fosse.
Os problemas sao mais profundos, veem de mais longe, e nao teem solucao simples.
Para mim o principal problema tem sido a incapacidade do universo de Benfiquistas de gerar um candidato forte, credivel e alternativo ao veirismo e pos-vieirismo que Rui Costa representa.

Anónimo disse...

Bem, já percebi que se está, pelo menos neste post, a considerar a continuidade do Sr. Schmidt. Eu que de há uns tempos a esta parte e continuo a ser a favor da sua saída, em virtude de não se arranjar melhor e principalmente para não ter de se pagar a tal indemnização milionária, até nem me custa muito dar o braço a torcer e ter de olhar para a sua cara mais uma época. Agora deixo aqui a seguinte pergunta: Quem vai assumir as responsabilidades se o alemão continuar com as suas asneiras, teimosias, casmurrices, colocar jogadores fora dos lugares, subs.mal feitas e tardias, não saber ler o jogo e perdermos sem mais nem menos, por atletas cansados e sei lá mais o quê? Digam-me quem souber! Saudações. Jose Ferreira.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

José Ferreira, conhece alguém que mude a sua personalidade, ou cada um é como é? Esperar que o Roger mude é semelhante a esperar que um elefante consiga trepar uma árvore. Os sócios e adeptos que legitimamente querem, seja porque razão for, manter o treinador, devem no fim da próxima época, que será desastrosa, não só pedir desculpa aos consócios como apresentar soluções.
Se o Roger ficar os custos de troca de jogadores será imenso e os que ficarem não terão respeito pelo timoneiro. Pelo que se diz alguns jogadores do plantel perderam a consideração por Roger. Como queremos que uma equipa ganhe sem sintonia e cumplicidade entre todos ?... vocês precisam estudar e muito como se constituem equipas vencedoras. Não se deve opinar com o goal point, decidir vai muito além das estatísticas, "cuidado com as vossas opiniões". O clube chegou a este estado por nossa causa. Provavelmente a continuidade do treinador vai importar gastos em novos jogadores na ordem dos 80 a 100 milhões com as consequentes vendas de Neves e mais 2 ou 3 titulares (vendidos com perda significativa de valor), e começaremos um processo totalmente novo como se fosse com outro treinador só que sem a autoridade de um novo "chefe".
Um abraço sincero.

Elsa disse...

Boa Tarde LF,

Se em Portugal houvesse uma cultura desportiva minimamente saudável, esta novela não faria grande sentido.

Sinceramente já nem tenho muita vontade de comentar mas, se me permite, deixo aqui uma partilha que, acredito, não necessita de explicação:
https://youtu.be/9mXGSjnUvSM?feature=shared

Mark Trencher disse...

Obviamente não sou nem desejo ser advogado de defesa de Roger Schmidt, até porque para mim ele tem MESMO que se retratar junto dos benfiquistas. No entanto, com os 79 pontos já obtidos Roger Schmidt fica a apenas 3 pontos (quando ainda falta um jogo) de atingir a pontuação média do Benfica nas 7 vezes em que o Benfica foi campeão em campeonatos com 18 clubes que está ligeiramente acima dos 81,5 pontos. Estou a incluir 93/94 com a vitória a 2 pontos mas contando 3 por vitória, e o campeonato "estranhíssimo" de 04/05. Mas se retirarmos esse campeonato "anormal" de 04/05, a média sobe para 84 pontos. Ou seja, se houver brio dos jogadores e sagacidade do treinador na visita a Vila do Conde, podemos terminar com uma pontuação que em condições normais daria o campeonato. Claro que como temos nos apercebido, a tendência é para o campeão ter cada vez maiores percentagens de pontos nestes últimos anos, mas mesmo assim a actual pontuação não é propriamente "envergonhante". Em todo o caso, Roger Schmidt falhou em muitos aspectos técnicos e faltou ao respeito ao Benfica ou seja aos benfiquistas, se quiser continuar a ser nosso treinador, tem mesmo que engolir o sapo... algo que não será novidade nestes últimos tempos, pois está farto de engolir "sapos", pais ainda há dois fins-de-semana semana engoliu o maior deles todos.

joão carlos disse...

mas até parece que a contestação ao rui, ao lage e ao bazofias é que foi a origem dos maus resultados e não o contrario.
existe malta que continua a confundir agradecimento com qualidade desde quando é que ter sido campeão garante qualidade eterna.
ter sido campeão dá direito a um treinador ficar quantos anos sem que o possamos mandar embora mesmo que não mostre qualidade diga lá.

também convém dizer que não perdeu nenhum jogo mas foi eliminado por tres equipa da segunda divisão de facto não é para todos.

antigamente festejávamos títulos, agora festejamos lançar jogadores da formação, o gustavo então é da formação que até assusta desde os infantis.

mudar por mudar não serve porque nunca serviu, ainda que este treinador pela maneira como afronta os adeptos, mesmo que não tenham razão, deixou de ter condições para continuar.
mas se o mourinho esta ao alcance ele que é caríssimo então o que não faltam é treinadores ao alcance e lá vem a historia das garantias o roger também quando veio não dava garantias nenhumas porque era estrangeiro e só os nacionais é que davam garantias e depois até deu.
é sempre a conversa da treta que só o treinadores nacionais é que servem.

até pode ter interesse saber quem os indicou mas vamos supor que não foi o treinador mas então ele como com tudo o que lhe dão mesmo que seja trampa, o kokçu ele sabia bem as suas características.
o arthur até eu as conhecia quanto mais um treinador de futebol que deveria saber que o jogador nada tinha a ver com o que ele utilizava na posição, diferente do jogador ter qualidade.
tenha sido ele a indicar ou não a culpa é sempre dele por ter concordado com o que não servia ou por não saber identificar o que não servia.

lá vem a conversa dos treinadores perfeito não existem de facto mas uma coisa e cometer alguns erros outras é ter uma lista infindável deles, como é o caso, e pior nem sequer é ter capacidade de os corrigir até porque isso é difícil quando se acha que nem sequer os comete.

quanto ao ancelotti há uns anos esteve disponível e até mais barato do que o que tínhamos mas na altura tinha bicho não prestava e tinhamos melhor o mais melhor bom treinador do mundo e arredores e quiçá do universo.

Anónimo disse...

Concordo!!! o Benfica nao precisa de titulos, isso e conversa de gente burra!! Ao Benfica basta achar que e o maior e convencer idiotas que escrevem nas redes sociais disso!!!

Anedotico!!!

Elsa disse...

Mark Trencher,

O RS, a mim, não me faltou ao respeito e não sou menos benfiquista do que o Mark.

LF disse...

Precisa de títulos, mas não há nenhum treinador com que se possa garantir que o Benfica é campeão todos os anos. Isso não existe.
Além disso, há menos de um ano festejámos um titulo.

AK 47 disse...

O treinadior do Benfica tem de ter vergonha em não conseguir ganhar ao Estoril. Vergonha e retratar-se por não ter eliminado o Marselha. Nunca se retratou, e na sua soberba é tudo TOP... Não achem que são só os NN que não o querem mais como treinador... É a maioria dos Benfiquistas e dos sócios. Façam um abaixo assinado e vejam...

Mark Trencher disse...

LF, quando digo que faltou ao respeito aos benfiquistas foi tratar-nos como meras peças decorativas no Benfica. Não somos, nós somos o Benfica, sem benfiquistas o Benfica seria uma espécie de PSG, mas em versão ainda mais sem alma ou identidade.

Jorge Leitão disse...

É continuar, portanto. De facto, isto até resultou:
- liga2023: vitória
- taça 2023: derrota
- taça da liga 2023: derrota
- liga dos campeões 2023: derrota
- supertaça 2023: vitória
- liga 2024: derrota
- liga dos campeões 2024: derrota
- liga Europa 20234: derrota
- taça 2024: derrota
,- taça da liga 2024: derrota

Em 10 troféus possíveis, dois.
Se quisermos, em 8 possíveis, 2 = 25%
Pior: quantos estivemos perto de ganhar? Os 2 ganhos.