EMBARAÇOSO

Em 22 anos de "Clássicos" na Luz para o Campeonato, apenas 4 vitórias! 
Como benfiquista, confesso que tenho vergonha destes números.
Houve, neste período, jogos com clara influência das arbitragens. Mas é preciso reconhecer que, sobretudo na Luz, o Benfica tem também muitas razões de queixa de si próprio.
Destaco três aspetos que sempre condicionaram estas partidas:
1) Maior capacidade física e atlética do FC Porto, que nos confrontos diretos faz dano (sobretudo, lá está, se a agressividade mais extrema for tolerada pelos árbitros);
2) Grande rigor tático e defensivo do FC Porto, por contraponto com um jogo mais aberto do Benfica, que o expõe sistematicamente ao cinismo do rival - algo que, desde o Brasil-Itália de 1982, acontece em todo o mundo, em todos os campeonatos, e, gostemos ou não, define o futebol moderno;
3) Mentalidade guerrilheira do FC Porto, face ao cândido #pelobenfica da equipa encarnada.
O problema 1) é difícil de resolver com o atual plantel do Benfica, onde, por exemplo, o único "6" é Florentino, faltando músculo e altura em muitas posições, sobrando arte e os correspondentes salários noutras.
O problema 2) é difícil de resolver com Roger Schmidt, adepto de um futebol ofensivo, algo romântico, e muito exposto ao risco...e ao erro.
No imediato é preciso, pois, trabalhar o ponto 3), sobretudo dentro das paredes do balneário, sobretudo dentro da cabeça dos jogadores.
Com a mentalidade certa, com uma arbitragem isenta, com alguma dose de sorte e com a maior capacidade técnica dos seus jogadores, talvez o Benfica possa inverter, por uma vez, a tendência. Talvez possa fazer um bom resultado. Mas terá de se mentalizar de que, primeiro, tem de lutar contra si próprio.
Ao contrário do que se apregoa, a matriz identitária do Benfica não é a do futebol de veludo. Foi com suor, lágrimas e talvez algum sangue, que uma equipa operária de gente humilde com o campo às costas acabou com o domínio dos "Violinos", e poucos anos depois se tornou campeã europeia em Berna - lembremos, ainda sem Eusébio. 
Gostava que, um dia, o Benfica e os benfiquistas (sim, também os adeptos, que aplaudem as chicuelinas e assobiam o combate) resgatassem esse espírito. E, enquanto não o fizerem, temo que os números do quadro acima se vão agravando.

9 comentários:

Luís disse...

Concordo com tudo...ou quase.
fala do ponto 3 , mentalidade, com toda a razão...uma das nossas principais falhas.
Contudo era a favor da não renovação de Otamendi, jogador de mentalidade guerreira e forte, um vencedor, um campeão.

Anónimo disse...

Onde se lê embaraçoso deverá ler-se: Doping, Pedro Proença, Artur Soares Dias e Jorge Sousa.

Bastava um jogo por cada um dos elementos anteriores e os números ficavam equilibrados.

LF disse...

Era a favor de contratar vários Otamendis, para várias posições, mas...mais novos.

Mark Trencher disse...

Boas a todos. Anónimo, sim os Proenças, os Sousas, os Dias, e o doping, ajudam muito a estes números, mas lembro-me por exemplo dos jogos do tempo do Penta, em que tirando 13/14 nunca lhes conseguimos ganhar. Em 14/15 o Jesus "acobardou-se" e ficou feliz com o 0 a 0, em 15/16 tivemos oportunidades para golear e conseguimos perder, em 16/17 faltou-nos ali qualquer coisinha. Aqui o curioso é que lá no Dragão até temos melhores números que na Luz, e aceitam-se sem problemas esses mesmos números: para o campeonato, salvo erro temos 4 vitórias e 4 empates em 22 jogos, são números que não envergonham ninguém.

Rui Dourado disse...

O Porto submete se como todos os outros clubes a control anti doping antes e depois e muitas vezes de surpresa, mas já que acusas, então lá vai... Contratar o ex presidente da Adop para o Benfica para quê??? Ensinar a urinar no copo, funcionário do Benfica controla maior laboratório do país de doping, terceiro nos 20 anos de Vieira 18 casos de doping, Nuno Assis no futebol, Veloso, Pachorroman no ciclismo e os outros nas modalidades por isso antes de apontar o dedo vê o que se passa na tua casa...

joão carlos disse...

o pior nisto tudo é que se fores a ver no mesmo período de tempo os resultados no campo do adversário até nem são maus de todo, sobretudo na ultima década e comparados com a nossa historia, e até nem sei se não são melhores em termos absolutos do que estes em casa.

e sim a maioria dos adeptos devia de saber que a nossa historia se fez de capacidade de luta, de superação das dificuldades, de jogadores aguerridos e de luta, de jogar pratico e muito para o resultado e não de jogar bem ou bonito.
essa parte do jogar bem e bonito foi um acréscimo aos anteriores na década de sessenta a oitenta.
depois deixamos de jogar bonito durante algum tempo mas infelizmente nunca recuperamos as outras qualidades.

Anónimo disse...

Ó Rui, só para ti. Ver o Fonseca portista fanático sozinho numa conferência de imprensa a anunciar essa do maior laboratório, mais não foi do que um truque mediático para se poderem Dopar todos para a luz e em caso de antecipação terem uma arma de arremesso verbal. Uma espécie de contrafogo. Que foi exatamente o que tu fizeste.

Rui Dourado disse...

Achas??? É Adop funciona para todos por igual, com a benesse de o Benfica ter como funcionário o ex presidente da Adop, aí sim posso levantar suspeições, sabes se encontraram as análises do anti doping do derbi Benfica Sporting que foram roubadas dos correios que iam para um laboratório de Barcelona??? Até parece que isto é áfrica... Ou Somália...

Rui Dourado disse...

São acusações bacocas para disfarçar as 4 vitórias em 20 jogos na Catedral....