VENHA O CLÁSSICO

Desde Janeiro, desde o início da segunda volta, que venho defendendo uma tese: ganhando todos os jogos até ao Clássico com o FC Porto, o Benfica seria campeão. Escrevi-o aqui e noutros sítios, e consumada esta série de dez triunfos consecutivos, nem a prudência me impede agora de afirmar que muito dificilmente este título fugirá aos encarnados - mesmo com uma eventual derrota no Clássico da próxima sexta-feira.
Era pois, a meu ver, de vital importância vencer em Vila do Conde, frente a uma equipa agressiva, em bom momento, num estádio inóspito e após mais uma estúpida pausa da FIFA. Perdendo pontos, então sim, o jogo com o FC Porto assumia-se como decisivo, sabendo-se que o Benfica, em vésperas de quartos-de-final da Champions, estará em piores condições para o abordar. Assim, em condições normais, na sexta-feira apenas se decidirá se o campeonato é já resolvido, ou se demora mais umas semanas a sê-lo. Isso não é pouco importante, pois daí depende também a margem que o Benfica terá para abordar a Champions com todas as fichas.
A exibição, tal como temia, não foi grande coisa. Mas a mais importante foi assegurado, com um golo de Gonçalo Ramos a abrir a segunda parte, e num momento em que a angústia começava a tomar conta das almas encarnadas. Depois, havia que sofrer até ao fim. 
Tudo está bem quando acaba bem. O Benfica ganhou com toda a justiça, embora tenha corrido alguns riscos desnecessários (sobretudo após chegar à vantagem).
No plano individual, Chiquinho e Aursnes destacaram-se, mostrando haver alternativa a Florentino. João Mário criou o lance que decidiu a partida, mas de resto pareceu bastante afectado pela pausa. O mesmo se pode dizer de Ramos. Bah continua sem convencer, e uma vez mais salvou-se de comprometer a equipa, num lance que passou despercebido ao VAR (e confesso que a mim também).
A arbitragem deixou um penálti por assinalar para cada lado, pois a cotovelada em Gonçalo Ramos seria objecto de falta e sanção disciplinar em qualquer outra zona do campo, devendo naturalmente sê-lo também dentro da área, com a grande penalidade correspondente.
Agora, venha o Clássico.
PS: As vitórias, de algum modo esperadas no Futebol e Futsal femininos, mas absolutamente surpreendente no Futsal masculino, deram a este fim-de-semana uma intensa cor vermelha. Que o(s) próximo(s) seja(m) parecido(s).

8 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida que merecemos o título, creio que isso não está em discussão, nem mesmo entre adeptos de outros clubes. Mas não concordo com a tese do LF. Penso que o Benfica ainda tem um calendário complicado, especialmente entre as jornadas 30 e 33, onde vamos defrontar clubes especialmente hostis para connosco e que tudo farão para nos tirar pontos. Estamos a falar de uma deslocação ao Gil Vicente e depois três jogos seguidos com equipas que são simpáticas com o Porto, mas contra o Benfica dão tudo o que têm e o que não têm: recepção ao Braga e idas ao Portimonense e ao Sporting. Por outro lado, até final do campeonato, o Porto vai defrontar maioritariamente clubes nortenhos, amigáveis e cálculo que haja os facilitismos do costume. Quanto ao clássico, jogamos em casa, é verdade, mas se a memória não me falha, nunca me lembro de o Benfica ganhar ao Porto quando existe a possibilidade de alcançar uma vantagem larga, que possa garantir ou encaminhar o título. No limite acontecerá o mesmo que em 2005, quando em caso de vitória ficávamos com 9 pontos de avanço, e o Baía tirou a bola dentro da baliza e ficaram 2 penalties por marcar, mas ganhar o jogo é que não podíamos. Por isso é que acho que tudo será feito para não ganharmos o clássico. Ficaríamos com 13 pontos de avanço e aí aquela recta final já não seria tão decisiva, visto que os 4 jogos que mencionei valem 12 pontos e desse modo já não dependíamos deles para ganhar o campeonato. Bastava ganhar em Chaves e em casa com Estoril e Santa Clara (eventualmente já despromovido na altura).

Ainda há muitos pontos em disputa e o calendário não é nada simpático para nós. Não esquecer que há ainda a Liga dos Campeões, onde certamente teremos no mínimo mais dois jogos desgastantes (espero que possamos ter mais). A minha tese é que o campeonato se vai resolver naquelas jornadas finais e que todo o cuidado será pouco, porque não estou a ver o Porto a perder mais pontos (eventualmente só connosco, mas um empate, porque como disse, não acredito que os senhores do costume deixem que o Porto perca).

Red Sea disse...

De João Mário era espectável que não desse o acostumado rendimento, depois de uma pausa das seleções, em que tudo o que aconteceu à sua volta, desde entrar num jogo aos 90 minutos (é gozar) e noutro nem entrou, contribuiu em larga escala para abalar os sentimentos do jogador quer se queira quer não. Os jogadores são humanos como qualquer um de nós, sujeitos às oscilações provocadas pelas análises subjetivas de quem está de fora. João Mário vai readquirir o seu futebol perfumado talvez já contra o contumilense. Idem aspas com o pistoleiro.
Estas paragens de calendário têm futuramente de ser muito bem geridas pelas direções de clubes, pois que no acto de calendarização da Liga, pode ser crucial saber que equipas e aonde se vão encontrar no reatamento das competições. Pode fazer toda a diferença para definir o campeão.

francisco disse...

Luís recordo-me perfeitamente sobre o que tens escrito se o Benfica ganhar todos os jogos até ao jogo com o fcp provavelmente será campeão tudo indica que sim, o jogo de ontem era crucial ganhamos com grande dificuldade, neste campo é tão difícil ganhar para os grandes exceção feita ao sporting que ali ganha sempre ou quase sempre, sexta-feira Santa se vercermos o fcp pronto está feito faltam tão poucos jogos para o término da liga viva o Benfica sempre.

Da Fonseca disse...

O Porto se quiser o segundo lugar tem que ganhar na Luz, até porque o Benfica recebe o Braga, se calhar já é campeão e o Braga ganhando na Luz o segundo lugar é deles caso o Porto perca, vai ser o jogo do ano, espero uma boa arbitragem e depois que ganhe o melhor se for o Porto óptimo se for o Benfica a continuação da boa época que está a fazer...

Fernando Lopes disse...

Totalmente de acordo.
So a vitoria com os porcos pora uma pedra em cima da duvida sobre o #38.
Vamos a isso Benfica!!!

joão carlos disse...

mais uma vez péssimo jogo depois de uma paragem com este a ser aquele em que menos oportunidades criamos muito por via do horrível aproveitamos, por más decisões, dos vários contra ataques, muito mais do que até é habitual contra este tipo de equipas, que dispusemos no primeiro tempo.

de tal maneira não existe substituto ao florentino que ele ficou de fora deste jogo e continua à bica para um jogo de suspensão, podem dar a volta por onde quiserem mas a verdade é que jogamos com dois medios defensivos e só temos tres no plantel quando deveriam ser quatro e nem venham dizer que o joão mario ou o joão neves são opções que não são é verdade que lá podem jogar como podem jogar no lugar do gonçalo ramos mas nenhum deles é posta de lança.

talvez o bah não convença, sobretudo defensivamente, mas a questão é que o gilberto ainda convence menos curioso é que alguns tem a latitude do desconto do desgaste da seleção já outros não.
lá esta mais vale cair em graça que ser engraçado.
a propósito de seleções e de gilberto como já não é a primeira vez que o gilberto entra aos noventa minutos ou nos descontos pelos vistos é o treinador a gozar com ele.

já agora se alguns jogadores tem a desculpa do tempo que jogaram nas seleções para o desgaste, já os que pouco jogaram parece que sofreram do mesmo mal, mas estranho foi os que não foram e padeceram do mesmo mal como o rafa ou até o grimaldo.

Anónimo disse...

tb já perdi a paciencia com o Bah, é burro como uma porta.
Gilberto e + 10.
sexta-feira santa, é dia de arrumar de vez com os andrades.
os nossos jogadores tem de tratar este jogo como uma final de champions, concentradíssimos e com muita sabedoria não perdoar a quem tanto nos maltrata.

benfiquista a serio

Anónimo disse...

desde já, aqui fica o meu 11 para sexta:

ody
gilberto, antonio silva, otamendi, grimaldo
tino, chiquinho
joao mario, neres, aursness
ramos

benfiquista a serio