O OLIMPO DOS DEUSES

Mbappé tem a palavra nos próximos anos. Mas, de momento, o pódio da história do futebol parece bem definido: Maradona, Pelé e Messi.
Só depois vem Cruyff, e Di Stéfano, e Eusébio, e Cristiano Ronaldo. E ainda Puskas, Garrincha, Zidane, Platini, Beckenbauer, Bobby Charlton, Best, Ronaldinho, Ronaldo Fenómeno, Gerd Muller, Van Basten, Romário e outros. Os três mais são claramente os da foto.

 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro LF, permita-me discordar que o nome do Cristiano Ronaldo seja colocado juntamente com os melhores dos melhores, ainda que numa hierarquia abaixo. O Cristiano Ronaldo será seguramente o maior flop da história dos mundiais e isso automaticamente impede-o de figurar nessa lista. Antes de parecer que estou a exagerar, conheço bem a história dos mundiais e não me ocorre nenhum jogador que estivesse entre o top mundial que tenha falhado de forma tão sistemática (5 mundiais muito aquém do esperado) e acabado da forma nada dignificante como acabou. Desafio alguém a encontrar um fiasco desta dimensão. Assim recentemente, lembro-me, por exemplo, do Salah, em 2018, mas foi apenas num mundial. O Cristiano foi em 5.

Mesmo a nível da carreira no geral, em 9 temporadas no Real Madrid, só foi campeão 2 vezes. Em 8 temporadas no Manchester Utd, só ganhou 3 campeonatos. Quando chegou à Juventus, a equipa era a crónica campeã em Itália e a aposta era ganhar a Champions... pois não ganhou nenhuma e em 4 anos só foi 2 vezes campeão. É curioso, porque a imprensa portuguesa cada vez que o Real Madrid tinha um resultado menos bom, insistia na ideia que era pela falta do Ronaldo. A verdade é que o Real Madrid se soltou, outros craques se evidenciaram e já foi campeão nacional e europeu sem o Ronaldo, que não voltou a ganhar a Champions.

A comunicação social tem o dom de destruir ou empolar figuras, consoante simpatizam com elas ou não e no caso do Ronaldo, se analisarmos a fundo, sem as histerias nacionalistas que o envolvem, vemos que é um jogador que está entre os grandes craques da sua geração, mas nada mais que isso. Não tem a qualidade nem a mística do Messi, Ronaldo Fenómeno ou do Zidane. Estará mais ao nível, por exemplo, do Figo, Kaká, Benzema ou Lewandowski.

Anónimo disse...

Um batoteiro melhor que o Eusébio? Golos com a mão são batota caríssimo. Fora esse mundial gamado, maradona não ganhou nada de relevante. Mais consciência por favor.