WILLKOMMEN!

Como já escrevi, a partir do momento em que foi contratado, Roger Schmidt é o meu treinador. E até prova em contrário, é o melhor treinador do mundo.
A tarefa não vai ser fácil, pois fazer uma restruturação total do futebol do clube, e ter de a fazer a ganhar no imediato, com uma enorme pressão dos media, dos adeptos e...dos rivais, é uma missão quase impossível.
Por mim, estou disposto a dar-lhe o tempo de que necessita, para só então fazer a avaliação do seu trabalho. E esse tempo tem de ser de alguns meses, pois Roma e Pavia não se fizeram num dia.
No imediato, importa garantir a presença na fase de grupos da Champions, e depois garantir que não se perde o comboio do Campeonato muito cedo, de forma a que, num segundo momento, então sim, a equipa possa render o seu máximo e ir a tempo de conquistar títulos.
Resta saber também que plantel vai ter o Benfica. E também não é fácil contratar-se quem se quer, e dispensar-se quem se deve, quando uns e outros serão imperiosamente em número muito elevado, e o dinheiro não abunda. O futebol profissional não é a PlayStation, há contratos, há compromissos, há pressões, há empresários e muitos interesses antagónicos que é preciso gerir - sem tempo para o fazer com o planeamento adequado a uma tão grande mudança.
Para já, resta-me desejar boa sorte. A Roger Schmidt e a Rui Costa. Um e outro têm muito trabalho pela frente.

12 comentários:

MP disse...

Discordo da ideia de dar tempo. O tempo é a pré-época. Depois disso, é ganhar ou ganhar. O clube tem é de o apoiar com recursos e combatendo a hegemonia dos dragartos nos meios de comunicação social e decisórios.

Anónimo disse...

Bem-vindo Roger Shmidt ao Benfica.

a frase "quem ama o futebol, ama o Benfica" foi de mestre.

falta agora, no final desta proxima epoca que invoque o grande CAPITAO MARIO WILSON COM "quem é treinador do Benfica arrisca-se a ser campeão".

benfiquista a serio

Anónimo disse...

caro Luis,

quem será o treinador da equipa B?

benfiquista a serio

LF disse...

benfiquista a sério,

Penso que ainda não há definição, mas acredito que será o vencedor da Youth League, Luís Castro.

Herr Kommandant disse...

A questão é mesmo essa: tempo. E isso é o que o Roger tem a menos. Como é que ele vai poder decidir bem entre uma centena de jogadores (juntando equipa A, B, sub-23, juniores e emprestados)? Será que vai decidir quem fica e quem sai pelo que ouve? Não o vai poder fazer pelo seu olho. Aqui é que tenho mais receio, pois este ano, como nunca o foi, será de extrema importância escolher bem os jogadores com que vai trabalhar.
Entretanto resta relembrar que não basta esta questão do novo treinador (e jogadores). O Benfica tem que dar um murro na mesa e resolver uma série de situações inadiáveis:
- desmascarar o VAR que tem oferecido títulos nos últimos anos
- exigir árbitros estrangeiros
- exigir demissão do CD e CA, da liga e da federação
- proibir jogos da seleção no estádio da Luz enquanto quem pertence a essa seleção e andou a gritar "slb, filhos da p..., slb" não se retratar e pedir desculpas
- proibir órgão de comunicação social que faltem ao respeito ao Clube de entrar nas instalações do mesmo.
- questionar como é que há clubes que quando defrontam o clube do Macaco, Orelhas e Filhos, Limitados fazem 4 (quatro!) faltas em mais de 90 minutos.

Isto é só o começo, se de facto queremos o respeito de quem anda no desporto.

PS- dizem-me que Sérgio Conceição já respondeu à frase de Roger Schmidt ("quem ama o futebol ama o Benfica"). Então disse assim: quem ama a fruta de dormir, ama o FCPorto.
Na mouche, Sérgio.

Anónimo disse...

Ter um bom treinador, bons jogadores e uma boa equipa, é fundamental, necessário, mas não chega, ou pode não chegar. E em Portugal não chega mesmo! É imprescindível varrer a corja incompetente e habilidosa de todos os órgãos de decisão. Federação, Liga, disciplina, arbitragem. É imperioso para que a verdade desportiva vigore, regresse ao futebol.
Árbitros estrangeiros já para a época de 22-23.
Quem tem medo ? cagufa ?
Façamos a prova !!!

Anónimo disse...

Luis Fialho,

parece-me uma boa escolha apesar de Luis Castro ter cometido um erro crasso ao não convocar o HENRIQUE ARAUJO para a final four da youth league, a nossa sorte foi o samuel soares ter sido expulso na meia-final e, após esse infortúnio que foi a nossa sorte, o HENRIQUE ARAUJO ser re-convocado.

agora para treinador adjunto da casa para ROGER SHMIDT:

- eu escolhia o grande SIMAO SABROSA. a escolha tem de ser feita em alguém conhecedor da nossa formação e fazer o papel de ligação da formação à equipa A. essa escolha não pode ser em alguém que tenha a ambição imediata a treinador principal pois poderá boicotar o trabalha do ROGER SHMIDT para ocupar o lugar dele.
por isso, o SIMAO SABROSA seria a minha escolha, pois, foi o nosso 2.º melhor jogador deste seculo (jonas foi o 1.º) e tem de mostrado e demonstrado ser um benfiquista a serio, um homem serio e um homem leal ao BENFICA.
Se simao não aceitar esse cargo, com o tempo o ROGER SHIMDT terá tempo para escolher quem melhor achar.


benfiquista a serio

Anónimo disse...

caro Luis,

deixe-me aqui, desabafar sobre algo que não gostei e foi mais um tiro no nosso porta aviões:

- porque RUI COSTA convida jornalistas para falarem informalmente com o ROGER SHMIDT quando nuca somos defendidos por essa classe?
- o ROGER SHMIDT tem de agradar os sócios e adeptos do BENFICA e não jornalistas que nunca defendem o bom nome do nosso clube.
- Oh Rui Costa tu tens é de defender o BENFICA e agradares aos benfiquistas e não ter medo de jornalistas submissos a porto e sporting, pois, todo o jornalismo português está submisso a porto e sporting pq têm medo deles, abre os olhos RUI senão vais ser corrido do BENFICA pela porta pequena.

- O ROGER SCHMIDT TEM DE GANHAR TITULOS PARA O BENFICA E PARA ISSO FAZER AS MELHORES ESCOLHAS, É DEIXA-LO EM PAZ E SOSSEGADO PARA TRABALHAR PARA ISSO.

quanto menos falar para essa corja jornalistica melhor, que siga o exemplo do grande CAMACHO e que lhes responda sempre com o "salir a ganhar" e lhes dê pouco conversa, só a obrigatória, o que eles querem é tema (COMO DIZIA jj) para tentar denegrir o BENFICA


benfiquista a serio

Nau disse...

Willkommen, Roger Schmidt!

LF disse...

benfiquista a sério,

Para a Youth League só podiam entrar 3 jogadores com mais um ano de idade. Para a posição de Henrique Araújo havia o Luís Semedo e ainda o João Resende. Por exemplo para lateral esquerdo não havia ninguém, a não ser o Rafael Rodrigues. E Tomás Araújo era imprescindível na defesa.
Penso que a opção foi por esse motivo.
Claro que poderia ter preterido o guarda-redes, como teve de acabar por acontecer.
Mas Samuel Soares tem muito mais maturidade, idade e experiência (e tamanho...) do que André Gomes.
Acabou por correr bem, mas percebe-se a opção inicial.


Quanto aos jornalistas, essas reuniões são importantes (eu próprio, enquanto cronista do jornal o Benfica, participei em algumas, há uns anos atrás).
Normalmente os jornalistas convidados são benfiquistas ou pelo menos não são anti.
E é importante o Benfica fazer passar a sua mensagem dessa forma, mais distendida, charmosa e bem disposta, com um almoço ou um jantar pelo meio.
Não há ali segredos, nem cartilhas. Apenas a versão do Benfica sobre os mais diversos assuntos, explicada em detalhe e com o tempo e sem a pressão que uma entrevista ou uma conferência de imprensa sempre acarretam.
Os jornalistas ganham porque, além do almoço, também acabam por obter uma ou outra notícia em primeira mão.

Todos os clubes o fazem. Pelo menos Sporting e Porto também.

Anónimo disse...

Opa agora é o Roger? Eu julgava que antes era o Veríssimo, e o JJ... O problema não está no treinador. Enquanto aquele banana que dá abraços ao Pinto da Costa lá estiver o clube não têm salvação!!! Vai ser mais um anos de compras caras e inúteis e de atirar culpas aos árbitros!!! Aposto em 10 contratações!!!

Anónimo disse...

Luis,

eu bem sei que só poderiam ir 3 com 1 ano a mais mas HENRIQUE ARAUJO seria sempre 1 dos 3 porque ele era o melhor. abdicar de HENRIQUE ARAUJO seria como abdicar de Darwin se houvesse esse tipo de restrições na champions league.

sobre o jantar com os jornalistas, continuo a não concordar. os jornalistas é que precisam do BENFICA e não o contrario, não percebo o que o BENFICA ganha com isso e além disso não vejo nenhum jornalista desses convidados a defender o BENFICA de enxovalhos feitos por outros jornalistas colegas e amigos desses.


benfiquista a serio