É AQUI QUE ESTAMOS!

O Benfica está entre os oito melhores do mundo, e disputará amanhã uma das partidas mais importantes dos últimos anos.
O adversário é fortíssimo. Mas em futebol, não há impossíveis. E mesmo que o resultado não seja o desejado, uma boa exibição será importante para reforçar o prestígio internacional do Benfica.
Não faz qualquer sentido andar a chorar uma derrota em Braga por causa do apuramento para a Champions do ano seguinte, quando estamos ainda na deste ano. E é até de algum provincianismo desvalorizar o que esta equipa tem feito na Europa.
É verdade que a época nacional não tem sido boa, por culpas próprias e não só. O Benfica está afastado do título, como aconteceu 51 vezes desde 1935. Neste momento o desafio é muito mais importante do que isso. O Benfica estará a jogar aos olhos de todo o mundo, do Alaska à Nova Zelândia. Ninguém conseguirá convencer um estrangeiro, qualquer que ele seja, de que este Benfica, depois de eliminar Spartak, PSV, D.Kiev, Barcelona e Ajax, não está a fazer uma boa temporada. Tal como o Villarreal (que nem sei em que lugar está na Liga Espanhola), para mencionar os dois mais surpreendentes emblemas nesta fase da prova. As coisas são o que são.
Choca-me, por isso, ouvir e ler certos comentários sobre o momento do Benfica, e particularmente neste momento do Benfica. A maior parte deles são de gente que quer o mal do clube, e que tantas vezes se vê pela net, a fazer-se passar por "benfiquista exigente", e a avançar com "opiniões" totalmente destrutivas e desestabilizadoras. Essas não me importam nada. Importam-me as de benfiquistas que, de boa fé, se deixam embarcar nesse canto de sereia.
Não se trata de iludir o que correu mal internamente. Chegará o tempo certo para tratar disso. Agora o momento é de gala, está iluminado pelo mundo, e faz-nos recordar o grande Benfica europeu de outras décadas.
Foco total. Apoio total. Grito a uma só voz. É disso que o Benfica precisa agora. É isso que os verdadeiros benfiquistas lhe devem dar.
Para amanhã, qualquer coisa como isto:
Retranca total, com Rafa e Darwin livres para os contra-ataques. E seja o que Deus quiser...

5 comentários:

Anónimo disse...

aqui fica o 11 para hoje:

ody
otamendi, vertoghen, morato

gilberto, g.ramos, meite, taarabt, grimaldo

rafa, darwin

gilberto com marcação cerrada a mane, ficando otamendi para as dobras
grimaldo com marcação cerrada a salah, ficando morato para as dobras
meite a 6 e ramos e taarabt a fechar o meio campo central
darwin e rafa nas alas sempre abertas para o contra ataque e ramos a aparecer na area como ponta de lança nesses contra-ataques


benfiquista a serio

Vic disse...

Concordo com este onze, o problema é que não temos banco para quando se for fazer substituições

joão carlos disse...

pelos visto para si quem não tem a mesma opinião que a sua ou é anti ou é burro porque vai na conversa dos outros.
realmente é giro essa opinião para quem acha que um jogador é bom, ou mau, consoante é criticado pelos pelos comentadeiros dos outros clubes, elucidativo.

porque até parece que só este ano é a coisa esta a correr mal pelo menos alguém que esteja contente com a excelente performance de uma supertaça em tres anos.
e em cinco um campeonato e duas supertaças esse fenómeno

já o argumento de que virá o tempo certo de tratar o assunto só pode ser para brincar é que depois chega o momento certo e nada fica tudo na mesma.
foi esse o seu argumento no terceiro ano do rui e depois daquela miserável participação na liga dos campeões o que se fez nada voltamos a repetir os mesmo erros no ano seguinte que levaram ao despedimento do treinador.
depois do despedimento do rui e com aquele feito do lage fizeram analise esta quito voltamos ao mesmo como se não tivesse sido necessario mudar de treinador e como conclusão a meio da época demos o berro, já agora já tem as explicações que andou a pedir sobre o que se passou e quem foi responsável.
o ano passado mais do mesmo rebentamos a culpa foi do covid e por isso nada se fez nada se analisou tudo repetido e este ano na mesma altura a culpa também foi do covid é que os erros foram os mesmo.

se esta contente isso é la consigo e cada um como o que quer agora não venham é fazer dos outros parvos, e como dizia o outro e depois o burro sou eu.


e já agora em quantas dessas 51 vezes é que já estávamos afastados do primeiro lugar quer dizer.
e já agora em quantas dessas vezes já estávamos afastado do segundo, não é que faça diferença ser ser o apuramento para a liga dos campeões.

LF disse...

joão carlos,

Cada um é livre de ter a sua opinião, e criticar quem quiser.
Aqui no blogue só não permito insultos pessoais. De resto, qualquer opinião é válida.

Mas que há quem invada fóruns, blogues e caixas de comentários de pseudo e falso benfiquismo, só para desetabilizar, isso tenho a certeza que há, e até de forma orquestrada. E que há quem vá atrás, também.
Uma pequena visita ao fórum "serbenfiquista" (de grande audiência), aos tópicos sobre futebol (nos outros essa gente não aparece), sobretudo sobre Rui Costa ou sobre os melhores jogadores da equipa, permite perceber tudo o que se está a passar. Quem não perceber isso, então sim, não deve muito à inteligência.

Mas independentemente da opinião de cada um, se queremos ser verdadeiros benfiquistas, se queremos verdadeiramente ajudar o clube, creio que há momentos em que devemos perceber que a união é fundamental. E antes dos quartos de final da Champions é obviamente um desses momentos.
Até porque a crítica constante, não podendo nunca ser coerente (é objectivamente impossível colocar os milhões de benfiquistas de acordo e a uma só voz nesta ou naquela opinião) , torna-se apenas numa cacofonia destrutiva e desestabilizadora.


Eu também acho que há muita coisa mal. E muita coisa por fazer. Mas melhorar é diferente de destruir, de desmantelar, de desagregar.
Com críticas destrutivas apenas se acentuam os problemas. Sobretudo antes de jogos importantíssimos.

Mesmo sabendo que há coisas que estão mal, nestes momentos prefiro estar, como estive, com os 60 mil que criaram um excelente ambiente na Luz, do que com os que aproveitam os teclados apenas para destilar azia.

joão carlos disse...

pois só a generalização por si feita é muito perniciosa.

que existe gente que se faz passar por adeptos do nosso clube não duvido, como devem de existem nossos a passar por adeptos doutros clubes, e mal é acreditar que toda a gente que o faz só porque é influenciável como se todos os que não concordam com as nossas opiniões fossem uns mentecaptos sem vontade própria.

mais uma vez voltamos à historia da união ou da unicidade, a falta de união perante a equipa muito poucas vezes a vi e por norma é manifestada depois de um jogo que que no jogo seguinte já esta esquecida.
e a união perante dirigentes tem de ser conquistada e não exigida.

mas para si mudar é destruir, mudar de rumo é destruir, mudar de política é destruir para si tudo o que não seja continuidade é destruir.
qualquer critica é destruir, para si não existe nunca critica construtiva.

mas muitos daqueles que estiveram no estadio fizeram criticas, aos dirigentes e jogadores, junto dos seus amigos, nos cafés, nas casas, na internet ou acha que ao estadio só vão os que não fazem criticas.
já agora não sei se sabe isto na internet é um espaço de troca de opiniões e ideias entre adeptos que em nada influencia o desempenho dos jogadores em campo.