SUPERLIGA? NÃO!

O futebol é identidade. Não me diz nada ver uma série de multinacionais a jogar entre si sem sequer serem desafiadas.
É verdade que existe a NBA, mas num país diferente, com uma tradição que remonta há mais de 70 anos, e num modelo em que não há mais qualquer competição nacional para aqueles jogadores.
O futebol vive de rivalidades locais, regionais e nacionais, de um conjunto de competições, da identificação que as pessoas sentem pelos seus clubes, e do sonho que alimentam de os verem chegar longe. A Superliga é cortar esse sonho e essa identificação para a maioria dos emblemas e, logo, para a maioria doS adeptos.
Eu vejo a Liga dos Campeões porque o Benfica normalmente participa nela, já a venceu, e foi várias vezes a fases adiantadas (assim como o FC Porto). É esse o fascínio, que depois me arrasta para outros jogos. Se não puder participar, não me interessa nada ver um Real Madrid-Liverpool só pelos nomes, ou por ser disputado por jogadores ricos, numa prova fechada e sem alma. O futebol não é só boas jogadas e bons golos. Nem é principalmente isso. É toda uma cultura para além de um mero show de entretenimento, e que os CEO's destas multinacionais não compreendem - provavelmente porque nunca conheceram essa paixão.
Se quiserem avançar com a Superliga, avancem. Eu não pagarei um cêntimo para ver qualquer jogo. Os chineses que a vejam e que a paguem.
Haverá muito futebol para além deste monstro.


6 comentários:

Nau disse...

Muito bem visto, LF: chinesice, futebol para chineses e otários.
Às minhas custas, também nem um cêntimo ganharão, nem um. Se todos os desportistas de todos os países cujos clubes vão ficar de fora desta pândega de ricalhaços fizessem o mesmo, se calhar os gananciosos não se aventurariam na «revolta».

RN disse...

Muito bem!
Estou convencido de que vão todos negociar, chegar a um compromisso que será uma saída airosa para todas as parte, mas que, infelizmente, irá beneficiar ainda mais os mais ricos, como é costume, e no final ficarão todos amiguinhos como antes.
Entre outras coisas, é perfeitamente nojento ver clubes sem qualquer história internacional a colocarem-se em bicos de pés só porque no presente têm a suportá-los grandes fortunas sem qualquer relação identitária com os mesmos.

Joca Vilar disse...

O luís Fialho. Deixa-te de falar daquilo que não sabes. Vai lá fazer a crónica para o jornal para mamares na teta do Vieira

PAULO SANTOS disse...

Tudo bem. Esses 20 Clubes, ou empresas, que entram na Super Liga vão ser campeões de quê ? Da sua Super Liga.
São os tubarões que dominam a Europa futebolística, com os seus petrodólares a já vários anos devido ao poderio financeiro. Será bom que os restantes Clubes se unam, assim como UEFA e FIFA, proibindo transferências de fora para dentro, isto é, os tais 20 Clubes só poderão transacionar jogadores entre os participantes da Super Liga.
!
Vai deixar de existir a tal concorrência desleal, e os Clubes, que são realmente Clubes, poderão sonhar em ser CAMPEÕES EUROPEUS, porque os tais vinte, embora ainda mais ricalhaços só serão campeões de um Torneio Privado.
Se avançarem á revelia da UEFA, esta deverá, desde já, impor um prazo para que, em caso de algum participante da Super Liga desejar regressar ás suas provas terá de ter um "período de carência" igual ao dobro do tempo em que esteve ausente.

Também a nível interno, os campeonatos desses países irão sofrer negativamente o impacto dos Clubes não necessitarem das classificações internas para a qualificação da Champions League .

Isto é como eu vejo a Super Liga. Só os adeptos de Clubes participantes deverão estar receosos. Sou BENFIQUISTA, se o SLB entrasse nessa Liga não concordaria...por um lado, infelizmente, sei que desse mal estou livre, por outro também tenho a certeza que essa hipotética participação seria alvo de referendo .

Completando o meu comentário anterior, também coloco sérias duvidas sobre se um Treinador prefere ser Campeão da Europa ou Campeão de um Torneio chamado SuperLiga, e até alguns jogadores. É diferente dizer, que é ou foi Campeão Europeu, do que dizer ter ganho a SuperLiga.

joão carlos disse...

também acho mas o que eles querem é dinheiro e é uma forma de fazerem pressão para a uefa fazer um modelo parecido, até porque duvido que lhes interesse sair dos seus campeonatos.

a chave esta em inglaterra que é a liga mais competitiva e que gera mais dinheiro para os clubes e que se deixarem de ter essa receita será um abalo que que eles estão a contar manter.
resta saber o que os outros clubes e o governo vai decidir.

ibu salmah disse...

Ass.wr.wt.saya Ibu salmah sangat berterima kasih kepada Aki Soleh. berkat bantuan angka jitu yang di berikan Aki Soleh. saya bisah menang togel singapura 4D yaitu (3399) dan alhamdulillah saya menang (200,57 juta) sekarang saya sudah bisah melunasi hutang-hutang saya dan menyekolahkan anak-anak saya. sekarang saya sudah bisah hidup tenang berkat bantuan Aki Soleh. bagi anda yang termasuk dalam kategori di bawah ini:
1.di lilit hutang
2.selalu kalah dalam bermain togel
3.barang-barang berharga sudah habis buat judi togel
4.hidup sehari-hari anda serba kekurangan
5.anda sudah kemana-mana tapi belum dapat solusi yang tepat
6.Dukun Pelet Sakti
7.Dukun Santet Ganas
8.Pesugihan Dana Gaib, dan dll
dan anda ingin mengubah nasib melalui jalan togel seperti saya hub Aki Soleh di no; 082-313-336-747.
" ((((((((((( KLIK DISINI ))))))))))) "

UNTUK JENIS PUTARAN; SINGAPURA, HONGKONG, MACAU, MALAYSIA, SYDNEY, TOTO MAGNUM, THAILAND, LAOS, KAMBODIA, TOTO KUDA, ARAB SAUDI,

AKI SOLEH dengan senang hati membantu anda memperbaiki nasib anda melalui jalan togel karna angka gaib/jitu yang di berikan AKI SOLEH tidak perlu di ragukan lagi.sudah terbukti 100% akan tembus. karna saya sudah membuktikan sendiri.buat anda yang masih ragu, silahkan anda membuktikan nya sendiri.
SALAM KOMPAK SELALU.DAN SELAMAT BUAT YANG JUPE HARI INI

..( `’•.¸( `‘•. ¸* ¸.•’´ )¸.•’´ ).. 
«082-313-336-747»  
..( ¸. •’´( ¸.•’´ * `’•.¸ )`’•.¸ )..