GANHOU O BENFICA!


Eleições mais participadas de sempre, e sem quaisquer incidentes.

Resultado clarificador.

Campanha conduzida com elevação (enfim, descontando uma ou outra declaração compreensível em momentos eleitorais).

Grande vitória do Benfica!

O resultado legitima amplamente a continuidade do projecto mais empreendedor e ganhador da história do clube.

Uma palavra para os derrotados. Sobretudo para João Noronha Lopes, que realizou uma campanha interessante, congregou apoios de benfiquismo insuspeito, e pode vir a colocar-se como alternativa válida ao pós-Vieira. O Benfica também precisa dessa consciência crítica, sobretudo se exercida com a elevação manifestada pelo candidato alentejano.

Agora a eleição terminou, os sócios escolheram, e todos os benfiquistas devem estar unidos no apoio à sua equipa. Venham os títulos!

12 comentários:

JPeds65 disse...

... mas quais foram os outros presidentes que tiveram a Sorte de ficarem 17 anos no poder?
Alberto Lime - 3 anos - 3 campeonatos
Adolfo Vieira de Brito ~ 3 anos - 3 campeonatos e 1 taça de Portugal
Maurício Vieira de Brito - 5 anos 3 Primeira Divisão 2 Taças de Portugal e 1 European Cup

Só os 3 acima apontados tiveram mas eficácia e mesmo assim não foram re-eleitos só por gratidão!!!???

LF disse...

Cada um teve a sua história. Os contextos são diferentes.
O futebol de hoje é um mega-negócio, isso é inelutável - é assim em todo o mundo. E quem não partir dessa premissa comete desde logo um erro de análise.

Nesses tempos os presidentes eram figuras que passavam pelo clube ao fim do dia para assinar uns cheques. Não tem nada a ver com as estruturas altamente profissionalizadas, e, sim, mercantilizadas, que existem hoje.

Nesse tempo também praticamente não existia FC Porto. Vieira apanhou sempre um adversário fortíssimo dentro e fora do campo.
Era muito mais fácil ganhar em 1960's.

JPeds65 disse...

... quer isso dizer que então é melhor perpetuar o que já lá está até morrer só com medo do que os outros podessem fazer?

Isso é de um conservadorismo atroz!!!!

Mas se vamos pelo profissionalismo que indica "mega-negocio", "estrutura profissionalizada" então como podemos perder um Penta? Como podemos perder o ultimo campeonato?
Como puderam diretores usar dinheiros da companhia para pagar casamentos?
Se fizesse isso por onde trabalhei seria logo demitido!!!

LF disse...

Podemos perder um penta porque um tipo disparou um pontapé do meio da rua no último minuto dum Benfica-FC Porto, e a bola entrou.
Se tivesse batido na barra, teríamos provavelmente ganho o penta.

JPeds65 disse...

Essa teoria vem esconder que a equipa estava de rastos nessa altura com jogadores fundamentais lesionados e sem substitutos a altura.. porque a estrutura 10 anos a frente não investiu e planeou come deve de ser!!!!

JPeds65 disse...

.. mas o que me faz mais espécie é o balanço desportivo deste ultimo mandato... 2 ganhos em 4!!!! Especialmente depois de ganhar um campeonato depois de estar 7 pontos atrás... perdemos o seguinte estando 7 pontos à frente!!!! Este último doeu muito mais que todos os outros ... em cima de vendas astronómicas e de ignorar os pedidos do treinador (Lage).... O Waldschmidt era um desejo dele e com ele a historia teria sido outra... (mais um SE).

LF disse...

É verdade que o último campeonato custou a engolir.
Mas creio que apesar de tudo o Benfica tinha o melhor plantel.
Não investiu tanto como este ano, mas era campeão, tinha feito a melhor segunda volta de sempre, com vitórias em Alvalade e no Dragão, e várias goleadas pelo meio.
É natural que houvesse algum optimismo por parte dos dirigentes.
Não sei o que aconteceu com a equipa, mas não me parece que fosse por não ter qualidade para ser campeã nacional. Talvez falta de autoridade do treinador no balneário. Por isso veio Jesus. Não sei se foi assim, mas é uma interpretação possível.

O dinheiro não estica. O endividamento paga-se. E não é viável investir todos os anos em grande, como se não houvesse amanhã.
Em algumas temporadas, é preciso refrear, e tentar ver se se consegue ganhar com menos meios. Algumas vezes resultou. Mas nem sempre resulta, como é natural.

Nos 7 ou 8 anos antes de Luís Filipe Vieira chegar ao Benfica, nem sequer já éramos candidatos ao título. Estávamos abaixo do Sporting, e até do Boavista.
Agora queixamo-nos por em 7 anos não termos ganho 7 campeonatos, mas apenas ...5.
Talvez seja por isso que o homem teve tantos votos.

Brytto disse...

Já agora, perdemos um penta simplesmente porque ganhámos um inédito tetra é o resto é futebol....

Tony Cross disse...

LF,
Adeptos como este "JPeds" certamente que não terão idade para terem sentido as humilhações por que passámos desde os anos 80 até 2010.
Em 2000 éramos cinza. Hoje a nossa dimensão cria a inveja dos despeitados e incapazes; dos que se foram habituando ao sucesso manchado de golpes baixos e criminosos - ouçam-se as escutas no YouTube.
Estes "JPeds" bolsam hoje de fartura.
Mudança? Acham que no futebol 5 campeonatos em 7 é pouco? Se calhar 7 em 7 também não os satisfaria.
E eu lembro que o GLORIOSO não é só futebol. Há muito mais Benfica para além disso. Fizemos a melhor década de sempre nas modalidades.
E para tudo o que temos vi. Ndo a conquistar nestes últimos 2 mandatos de Vieira é preciso uma coisa que não abunda nesta periferia da europa. Graveto, pilim!!!
É que sem graveto não há palhaços.
Por isso, SIM! Tivemos, e muito bem, que nos organizar empresarial e profissionalmente.
Veja-se o destino que está trançado para os grunhos de contumil e os lagartos.
VIVA O BENFICA ENORME!!!

joão carlos disse...

ganhou o vieira.

pois mas este projecto é também o mais não ganhador de sempre.

e pelos vistos a propaganda continua agora já somos humilhados desde os anos 80 e eu que achava que até fomos a tres finais europeias, agora tão valorizadas logo duas da liga dos campeões, e que no inicio dos anos noventa tivemos dos melhores planteis que tivemos na nossa historia.

Mark Trencher disse...

Apesar de ser um crítico da nossa política de construção dos plantéis neste último mandato, sobretudo do desinvestimento no ano do Tenta, na época passada houve ali alguma sabotagem interna dos jogadores, o já referido mau reforço do plantel, e alguma inabilidade do Bruno Lage, quer na gestão do balneário, quer na preparação física para o decorrer da época. Obviamente houve o Covid, mas desde Fevereiro que estávamos em queda.

Mark Trencher disse...

Podemos também falar das arbitragens do outro lado, nomeadamente a do jogo no Dragão, perdão, no Ladrão. Mas depois de sermos roubados no Ladrão, (perdoem-me a redundância), conseguimos perder os 5 pontos que ainda tínhamos de avanço em apenas 4 jogos. E com o Pizzi a não converter 3 de 4 penalties em 2 jogos consecutivos, faltou ali muito mão no balneário. Isto associado à quebra física da equipa por má preparação e mau reforço, fez-nos devolver a amabilidade que o Porto nos tinha feito na época anterior.