MÍNIMOS


Com uma eliminatória a duas mãos, e o jogo do ano a poucos dias de distância, não se esperava uma exibição deslumbrante do Benfica. E a primeira parte confirmou uma prestação sonolenta, como que esperando pelo golo, ou pelos golos, que resolvessem tranquilamente o problema.
O penálti transformado por Pizzi ainda fez parte dessa narrativa. Mas depois o Famalicão reagiu em força, destapando fragilidades defensivas preocupantes nos encarnados. A equipa do Minho virou o resultado, e obrigou o Benfica a um esforço com que de certo não contava para evitar o escândalo de uma derrota que pudesse pôr em causa a presença no Jamor.
3-2 não é um resultado perfeito, longe disso. Mas permite um empate em Famalicão, o que faz manter o favoritismo do lado de cá. O Jamor pode esperar mais uma semana.
Destaque positivo para a exibição de Taarabt. Negativo para a já referida permeabilidade defensiva, que não é, de todo, um problema individual. De referir também a extrema agressividade de alguns jogadores famalicenses, que pareciam em certos momentos andar à procura da lesão.

PS1: Não percebi porque motivo na época passada, com o Sporting, Bruno Lage quase ofereceu a eliminatória colocando Svilar na baliza, e agora, com o Famalicão (que, enfim, não tem Bruno Fernandes) manteve Vlachodimos, passando um atestado de menoridade aos restantes guarda-redes – que, lamentemos, ainda podem vir a fazer falta. E também não percebi as utilizações desnecessárias de Gabriel e André Almeida, jogadores com algumas fragilidades físicas, e que tinham alternativas válidas no banco. Enfim, ele lá saberá.

PS2: Pena não ter visto Diogo Gonçalves jogar no Benfica com o entusiasmo e a energia que evidenciou neste jogo. Emprestados destes são para dispensar na hora. Não pretendo facilitismos, mas também não admito ressabiamentos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo a critica À escolha do guarda redes. Assim como a comparação com o ano passado pois são adversários completamente diferentes e em que estão realidades diferentes. Eu acho que fez bem apostar no Odysseias. Sem ele podia ser mesmo uma odisseia.

LF disse...

A questão está no critério.
No ano passado, na minha opinião, a decisão de substituir o guarda-redes custou a taça.
Mas enfim, talvez Lage tenha aprendido a lição.

Anónimo disse...

Xii, o que fostes dizer...as verdades. Não engulo esse "projecto do Famalicão2 aquilo é só capital duvidoso, ligado a mafiosos.
O facto de ter jogadores como Lionn, envolvidos em escândalos de corrupção, diz tudo sobre esta equipa, uma invenção de mafias, coligadas com a máfia que todos sabemos controlar este país para arrancar pontos ao Benfica todos os anos e partir pernas aos melhores jogadores do Benfica.
Não tenham dúvidas que haja mala a ser paga por lesões em jogadores importantes.
Vejam a exibição que fez o Lionn contra o Porto e tirem as conclusões.
Este Famalicão é como aqueles clube do Norte que nos anos 90 só existiam para tirar pontos ao Benfica e dá-los de graça aos corruptos, só não vê quem não quer.

joão carlos disse...

eu até percebo a postura na primeira parte num jogo a duas mãos e em que é fundamental não sofrer golos o que eu não percebo é á luz disso a postura da equipa depois de estar em vantagem.
mais uma vez incapazes de controlar um jogo.

os erros defensivos não são exclusivamente de erros individuais mas são potenciados por erros individuais especialmente os erros de ferro que para mais comete os mesmos erros de sempre e erros básicos ainda por cima.

o ano passado por castigo do odysseas o svilar teve de jogar a primeira mão e mesmo não concordando, à luz disso, até se percebe a sua utilização na segunda mão, de qualquer maneira ele poderia ter feito mais nos dois lances mas não foram nem filias nem frangos.
agora não percebo isso de vir pedir a utilização do zlobin é que ele nos dois últimos jogos que efectuou teve num uma fífia e noutro deu um enorme frango.

jogadores emprestados e ex jogadores nossos fazem sempre grandes exibições contra nós, sempre foi assim faz parte da nossa cultura já que o clube sempre, mas sempre, premiou quem joga bem contra nós.
a questão do diogo gonçalves não tem a ver com o empenho, ou falta dele, quando fez parte do plantel principal tem a ver com as condições que tem pela frente.
quantas vezes é que ele cá teve espaço para encarar os laterais no um para um sem ter a dobra de um ou mais jogadores quantas vezes teve espaço nas costas da defesa a resposta é pouquíssimas.
ele é bom nestas condições e estas condições nunca as vai ter no nosso clube.

whatsapp plus themes disse...

how to train your dragon 3 free online