COPO MEIO CHEIO, OU UMA QUESTÃO DE EXPECTATIVAS

O fantasma de Guttmann parece estar a afectar as fases de grupos da Liga dos Campeões, onde o Benfica, de uma forma geral, tem sido infeliz. Mas ainda assim o panorama está longe de ter as cores negras para que um olhar mais superficial poderia apontar. Nos últimos cinco anos o Benfica é o 16º clube com mais pontos nas fases de grupos da Champions. E mesmo nos últimos três aparece em 28º lugar entre 55 equipas participantes (não esquecer todas as que nem sequer participaram...), o que, tendo em conta os orçamentos, não sendo brilhante, está longe de envergonhar.
É verdade que o FC Porto tem feito mais pontos (entre outras razões, porque normalmente defende melhor, e isso na Europa tem um peso preponderante). Mas, por exempo, PSV Eindhoven, Spartak de Moscovo, Galatasaray, Feyenoord, Olympiakos, Monaco, Bayer Leverkusen ou... Zenit, têm menos pontos que o Benfica. E, se contabilizarmos os cinco anos, até Arsenal, Valencia, Ajax, Inter ou, pasme-se, o campeão europeu Liverpool, estão atrás. 
Que razões explicam então o enorme desencanto dos benfiquistas? Sobretudo três: o fantasma dos zero pontos de 2017-18 (essa participação foi vergonhosa, mas, na verdade, mais nenhuma o foi), a performance do FC Porto (que todavia, neste período, só chegou uma vez aos quartos-de-final, tal como os encarnados), e, também, o discurso irrealista de Luís Filipe Vieira, que repetidamente (e desnecessariamente, digo eu) fala de Europa, quando o clube não tem, nem terá nos tempos mais próximos, qualquer hipótese de disputar uma final da Champions, sejam quais forem as expectativas dos seus adeptos - também elas normalmente irrealistas e sedentas de discursos de glória.
Este Benfica, ainda mais agora recheado de jovens inexperientes (bem mais do que quando tinha nomes como Garay, Luisão, Aimar, Saviola, Gaitan, Enzo Perez, Matic, Di Maria ou Cardozo), está talhado para consumo interno, onde tem tido grande sucesso. É fundamental participar na Champions , assegurar os prémios de participação, jogar os jogos pelos jogos, ganhar experiência, tentar fazer uns pontinhos, mas se se pretende mesmo conquistar uma prova europeia, tal só poderá acontecer um dia na Liga Europa, se houver muita sorte, uma grande equipa, e um campeonato resolvido cedo para permitir aposta total na frente externa. A Champions é grande de mais para o orçamento do Benfica, e isso deveria ser claramente assumido, evitando o clima de frustração que este tipo de derrotas vai gerando.
Gritar ambição é fácil. Para a concretizar seria preciso dinheiro, muito dinheiro. Num mercado periférico como o português, numa Liga nacional sem qualquer visibilidade, num modelo de negócio em que há que vender (e bem), ano após ano, os maiores talentos, não adianta sonhar alto.
A realidade é: ganhar o campeonato e as provas nacionais, estar sempre na Champions para garantir a receita da presença, e um dia aproveitar um contexto favorável para tentar um triunfo na Liga Europa. Tudo o que se disser para além disto será iludir os mais incautos.

5 comentários:

RN disse...

Post ridículo, tentando justificar o injustificável. É mais um na linha do "não podemos pensar em ganhar a Campions" ... ok, estou de acordo, mas então e que tal pensar em ganhar uns joguinhos e dignificar minimamente o Benfica, fazendo tudo para ganhar os jogos em casa contra qualquer equipa, em particular as que também são de segunda ou terceira linha e não têm qualquer história? É que entre ganhar a Champions e ser o bombo da festa vai uma grande distância.

LF disse...

Perdemos dois jogos, mas bombos da festa só fomos no ano dos zero pontos.
Ainda vamos pontuar, e acredito plenamente no apuramento para a Liga Europa.

Unknown disse...

Completamente de acordo! Estou farto de ouvir Benfiquistas na europa a soar a Sportinguistas cá dentro!
Passo a explicar: os Sportinguistas não ganham o campeonato à 17 anos e não se prevê que o façam tão cedo mas continuam a considerar-se candidatos ao título e um dos chamados 3 grandes. O Benfica na Europa não ganha nada vai para 60 anos, mais recentemente foi a 2 finais da LE com um plantel milionário quando comparado com o que temos hoje, mas a generalidade continua a alinhar na música dada pela direção a prometer um Benfica europeu.
Por favor, metam nessa cabeça que enquanto não vendermos 100 João Félix não teremos capacidade para construir um plantel que possa lutar com as mesmas armas contra os tubarões no "lago" da Champions!

Nau disse...

Já nos tinham brindado com um jogo ou outro à moda da fase final de Rui Vitória. Agora começam a parecer-se, DEMASIADAMENTE, com a equipa dessa fase.
Tenham VERGONHA! Devem saber que representam o SPORT LISBOA E BENFICA. Ou não sabem?
Não tiveram alma, nem chama imensa, nem garra, nem brio, não pressionaram, não meteram o pé, não correram, não defenderam, não atacaram, não remataram (só o Raul rematou, como um homem, aos 85 minutos!, o que tivemos antes foram meia dúzia de remates de princesas anémicas), não deram tudo o que têm para dar, não foram maus, foram péssimos profissionais. Estiveram a reservar energias para as seleções? Ou para o Cova da Piedade? Ou para os forrós nas dispensas à Lage?
Foi um jogo de iniciados contra adultos, de pinos contra jogadores, uma vergonha de jogo. Não foram dignos da camisola que envergam, do clube que vos paga a horas e vos dá todas as condições, e que representaram tão mal.
ENVERGONHARAM-NOS! Não nos peçam que tenhamos calma que no próximo é que vai ser, porque isso não apaga o desgosto que nos deram.
Bruno Lage: falas demais, soce, e o teu discurso eivado de vocabulário livresco já começa a enjoar! Tens culpas, claro que tens. E não são poucas. Estamos em outubro e a equipa ainda não é capaz de sair a jogar sob pressão? O que aconteceu ontem no 1º golo, estava-se a ver, há vários jogos, que era questão de tempo até acontecer - os treinadores adversários já viram esse fraco incrível da nossa equipa (muita atenção na Cova da Piedade!). Estamos em outubro e a equipa ainda não sabe desmarcar-se, pressionar, centrar e rematar, não batalha, não reage à adversidade, não sabe marcar um canto ou livre, não sabe defender?
Não jogaram nada, como têm feito há uma data de jogos. Abre os olhos e exige, mane. Não queiras ser uma segunda versão de Vitória, que a gente não gosta. Agachas-te demais, mostras o que não deves mostrar. Treinas o Benfica, não te esqueças. O SPORT LISBOA E BENFICA! Toca a trabalhar! Se ainda não percebeste o SLB e os seus adeptos/sócios, despacha-te. É um setubalense que te alerta.
LFV: é desta maneira que o Sport Lisboa e Benfica honra o seu passado glorioso na Europa e dignifica e expande a sua marca além-fronteiras? É o principal culpado desta vergonha. Deixe-se de desculpas, de mentiras e de tretas, que os benfiquistas não são burros e têm a paciência a esgotar-se. NÃO SOMOS BURROS! (Sócio com as quotas sempre, sempre em dia).

Unknown disse...

Metes nojo vieirista.o teu dia e o do teu padrasto vieira esta quase a chegar.prepara te