QUASE, QUASE...

O golo madrugador de Rafa parecia ter transformado o jogo num passeio mais fácil do que o previsto. Nada mais errado. O Benfica acabou com o credo na boca, segurando uma vantagem preciosa que o deixa às portas do título.
É verdade que foi sempre a melhor equipa em campo. É agora muito provável que venha a ser campeã - caramba, já ninguém acredita noutra hipótese. Mas olhando a tudo o que tem acontecido, e pensando já na próxima época, há muita coisa a rever no processo defensivo da equipa encarnada: desde a permeabilidade de Ruben Dias no jogo aéreo, à pouca impetuosidade e excesso de lentidão de Ferro nos lances divididos, ao constante desposicionamento e às hesitações de Florentino, bem como à falta de respaldo para o grande entusiasmo ofensivo de Grimaldo. São dores de crescimento, é certo. Mas há que ponderar se os próprios atletas conseguem corrigir essas limitações, pois caso contrário a aposta na formação terá de dar lugar a contratações robustas para esses sectores.
Quanto ao lance mais polémico da partida de Vila do Conde, direi que a eventual falta (tudo menos clara) de Florentino parece acontecer fora da área, e que se fossem marcados lances desses em todos os jogos o FC Porto tinha menos 7 ou 8 pontos neste campeonato. 
Coentrão? Sobre esse nada direi. Não merece a perda de tempo.

10 comentários:

Anónimo disse...

O Florentino não faz falta, pressiona, toca mas não derruba o adversário que já está em queda tentando sacar o pênalti. Em Inglaterra estes lances nunca são falta, são uma consequência normal de jogo.
O golo do Félix também é correcto, recebeu a bola do guarda redes, em novo lance. Antes estava em off side de posição que nunca é assinalado.

O resto é receitar rennie aos aziados que andaram 30 jornadas a serem levados ao colo pelos árbitros e pelo VAR, árbitros que andaram a ser comprados com dinheiro vivo pelo Luis Gonçalves.
Quanto ao lagartos, 14 penalties, dos qual 2/3 deles não existiram, falam por si.

Anónimo disse...

Antes de analisar a pretensa falta do Tino através de um empurrão - que até começa fora da área, anulando a hipótese de penalti -, importa recuar até a um lance em que o Grimaldo é derrubado, pelas costas, por um jogador do Rio Ave, sem que nenhuma falta tenha sido assinalada. Neste momento, o árbitro estabeleceu uma bitola e é absolutamente claro que o lance do Tino fica bastante aquém da dita jogada que citei. Se o ligeiro toque desse lugar a uma falta, mesmo fora da área, estaríamos a assistir a um pedaço do que durante muitos anos aconteceu em Portugal (década de 90 e primeiros anos do novo século): regras e bitolas diferentes para a mesma partida.
Quanto ao golo do Félix, suponho que a governança da FIFA tenha atualizado algumas indicações a respeito de jogadas do género. Não acredito que, se assim não fosse, o golo fosse validado.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

o golo do felix é offside, malta. o pizzi nao lhe toca e o redes nao chega a estabelecer posse de bola - aquilo é uma defesa.

mas pronto - beneficiados UMA vez em 33 jornadas... contra umas 7 do porto.

paasa disse...

O que a lei diz sobre o fora-de-jogo, é que ressalto não reinicia a jogada. Tem que haver um passe intencional do guarda-redes para o Félix.

A pseudo-falta do Florentino é uma questão de interpretação. Seria sempre fora da área e depende do critério do árbitro.

Sarilhos Grandes disse...

O Nosso eixo central, na defesa, tem de ser reconsiderado. Temos sofrido 2 golos por desafio. Uma coisa é sofrer golos de equipas adversárias caregorizadas, com goleadores de nível...e outra coisa é sofrer golos de qualquer "zé da esquina". É inegável que a dupla R.Dias/Ferro tem tido muitas culpas no cartório . R.Dias , já com alguns penaltis no seu ativo, quando parte para a bola, teme-se o pior. Também continuamos a deixar um espaço enorme aos extremos contrários ; estes, até chegar um defesa nosso, recebem a bola á vontade e têm sempre tempo para cruzar para onde lhes apetece. Num Campeonato Português pouco competitivo e básicamente feito de ratice, as equipas aproveitam-se do nível baixíssimo das arbitragens...e todos observam estes detalhes ao pormenor. O nosso meio-campo não é capaz de anular os ataques adversários, faltando-nos um jogador tipo Enzo Perez, que foi muito melhor que Gabriel. Espero que tudo seja corrigido para a próxima época, na medida do possível, não sendo de excluir a hipótese de irmos ao mercado ( central, médio, extremo e avançado , de níveis reconhecidos…) se quizermos fazer uma gracinha na Chamapions. Sou pela mistura da Formação com aqueles que são mais experientes...mas sem exagero, como o que tem sido esta época. O que explica da ,ossa parte, em certos jogos, um certo sofrimento em campo.

Anónimo disse...

Peço desculpa por discordar do anónimo e do paasa. O guarda redes tentou de facto AGARRAR a bola, tanto assim que se ajoelhou para a apanhar. Largou-a, ressaltou, depois de a ter na sua posse. Por isso o Félix deixou de estar off side e foi isso mesmo que o lagarto que estava no VAR viu.

António disse...

Concordo em absoluto com essa análise.

JP disse...

A bola vem de uma "assistência" do guarda redes:
NOVO LANCE logo nem o lance do florentino nem a posição do Félix tem nada a ver.
Aquilo foi uma recuperação e uma assistência. Que eu agradeço!

JP disse...

Exacto.

JP disse...

LF: o problema não está só na defesa baixa.
A meu ver esta mais na linha avançada alta.
Ajudar a defender à vez ou fazer com os olhos não ajuda muito.