O COPO MEIO CHEIO

Em cinco anos, só no Campeonato, e só uma vez, o Benfica fez melhor que esta temporada.



Isto confirma aquilo que há dias escrevi: esta foi uma época de emoções muito negativas, mas não foi uma época muito negativa.



Dentro da linha daquilo que tem sido o passado recente do clube, um troféu (Taça da Liga), uma qualificação para a Champions, e uma meia-final europeia, não são de desprezar.



Acresce que das cinco competições em causa, à excepção da Taça da Liga conquistada, todas as restantes foram ganhas pelo melhor FC Porto de todos os tempos. Se isso não consola, pelo menos creio que explica.

23 comentários:

Anónimo disse...

Realmente o copo está meio cheio,só que é meio cheio de nada,e só quem quer manter o tacho é que o vê como você.Luíz Torres.

Anónimo disse...

"... mas não foi uma época muito negativa."

Caro LF: Você não sabe o que é o Benfica.
Deixe-me dizer-lhe que eu comecei a ser benfiquista quando o Benfica ganhava 7 campeonatos em 10. E tinha, regra geral, grandes participações nas provas europeias.
Vi jogar Eusébio, H. Coelho, Néné, Alves, Chalana, etc. etc.
Para um benfiquista esta foi uma época muito negativa.

Anónimo disse...

Excelente post. Houvesse mais como tu. Basta da Sportinguizacao do Benfica em relacao ao Porto. Por Sportinguizacao entendo o complexo de inferioridade por parte dos Sportiguistas em relacao a nos. Podem perder tudo que desde que nos ganhem... Podem ganhar tudo :-))) que desde que nao nos ganhem... Nao podemos continuar sistematicamente a viver a olhar para a galinha da vizinha. E isso mesmo que nos diminui e faz miseraveis.

LF disse...

Luiz Torres,

Não tenho tacho nenhum, e acho que há coisas a alterar no Benfica.
Mas entendo que a dramatização é má, não para mim, não para o dirigente A ou B, mas sim para o clube - que é, de resto, a minha única preocupação.

Anónimo,

Quando começou a ser benfiquista, as coisas eram muito diferentes.
Desses só não vi o Eusébio, e também me lembro do Benfica ganhar muitos campeonatos, alguns deles com facilidade.
Acontece que os tempos mudaram, e como tal a nossa perspectiva de análise também tem de mudar.

Em 17 anos ganhámos 2 campeonatos. Há 21 que não vamos a uma final europeia, e há 49 que não conquistamos um título fora de portas.
É esta a realidade de onde temos de partir.
Chamarmo-nos Benfica não nos garante coisa nenhuma. Há que jogar, e ganhar. E no campo (e fora dele) há hoje quem seja muito mais forte.

Um dos problemas do Benfica actual é justamente esse sobredimensionamento de expectativas.

Eu tb não estou contente. Mas o que pretendo demonstrar é que, embora a forma como perdemos as competições tenha sido particularmente dolorosa, as coisas não foram, este ano, muito diferentes (e até foram para melhor) daquilo que tem sido a regra das últimas décadas.

Peter disse...

Meu caro LF permita-me discordar porque acho que este é o plantel mais caro de sempre do Benfica (não tenho a certeza, logo deveria ter feito muito mais), estar a dizer que houve épocas piores tb eu sei que houve, agora o Benfica tanto em dirigentes como em adeptos tem que ser mais exigente e estar com uma conversa dessas e já não é a 1ªvez que lhe digo isto é ser igual ao rui oliveira e costa do sporting que fica contente com 4 2ºs lugares, eu sou absolutamente contra essa mentalidade, o Benfica tem de vencer é esse o seu desígnio e os dirigentes do Benfica tem que por o Benfica a vencer, temos 1 um presidente com 10 anos á frente do Benfica fez muito mas não é por causa disso que não deve ser criticado ou estar acima da critica. Só com ambição se vence quem se conforma fica para trás, aliás para mim estes últimos anos de mandato do sr.LFV são a sua última oportunidade para vencer e consolidar um Benfica vencedor, se continuarmos a perder não votarei mais nele porque já são muitos anos a ver navios passarem e como diria a música "...10 anos é muito tempo...".

João disse...

Luíz Torres totalmente de acordo.
Os tachos são importantes é com eles que alguns fazem a sua "comida".

E escrevo agora depois de ter desistido de o fazer quando o Sr. Luís Fialho voltou a escrever no blog com um artigo do jornal do regime.

Para o LF, o Benfica é LFV e LFV é Benfica. Tudo o que o sócio do FCP fizer para ele está bem, desde que mantenha o tacho dele no regime!

A tentativa de desculpabilização da direcção em relação aos resultados desta temporada é incrível. Até já se fazem comparações com o muito mau para que o mau pareça bom!

Nem sempre o que é melhor que mau, é o bom!

Keegan disse...

Caro LF,

Este post, escrito por si, é na minha humilde opinião lamentável e revela uma pobreza de espiríto tal, que não sabe o que é o SPORT LISBOA E BENFICA e não sente o clube como um verdadeiro benfiquista.

Cumprimentos

máfia disse...

O FC PORTO e MERDA SAPUNARO MERDA

BT26 disse...

E eu não tive o privilégio de ver essas grandes senhores a jogar, mas digo uma coisa, "no meu tempo" diziam que não voltaríamos a ganhar nada, depois passaram a dizer que era de 10 em 10 anos, agora já dizem que é de 5 em 5... Se calhar para o ano ou no outro já dizem que é de 3 em 3 e por ai fora, a verdade é que estamos cada vez mais fortes.

Se há coisa que eu não concordo com o LF é na sua avaliação do clube rival... Para mim ser forte fora de campo não significa ser forte, mas sim corrupto.

Benfica sempre.

No.Worries disse...

Concordo com o post. Realmente esta esteve muito longe de ser uma época tão má como alguns a "pintam".
Mas, e peço desculpa por voltar a "bater nesta tecla", é bom que não se confuidam as coisas. Este ano tivemos o futebol corrupto do porto mais beneficiado de sempre. Em todas as competições foi alta e flagrantemente beneficiado. E é bom que isto não caia no esquecimento, por um lado para não se vender a mentira de que o futebol corrupto do porto ganhou sem ajudas e com total mérito, por outro para aqueles que parece já estão em campanha para as presidênciais do Benfica não julgarem que basta mudar de presidente, de treinador, de director desportivo ou de roupeiro para o Benfica começar a ganhar 4 em 5 campeonatos.

Águia Preocupada disse...

É por haver gente como LF, sem exigência e sem ambição que estamos como estamos: NA LAMA!
Com tanta informação, há quem ainda não se tenha libertado do esclavagismo. Tudo o que o Rei Sol faz é desculpável...
É incrível como aquele despotasito consegue amarrar e cegar as mentes ao seu poder e sede de mais e mais... Continuem assim, que vão chegar longe...

Anónimo disse...

Incrivel e inacreditável. Sou leitor deste blogue desde o inicio. Nunca vi tamanha estupidez como aquela que acabou de escrever. Sinceramente, como benfiquista e leitor peço-lhe que apague este texto. é uma vergonha para o benfica que existam pessoas a defender o trabalho desta direcção que só tem contribuido para encolher o benfica. Este orelhas vai ficar conhecido como o presidente que viu o Fcp sagrar-se mais vezes campeão.
Sérgio Estrela

Nitro disse...

Irra, mas agora o homem fazer uma análise fria e realista dos resultados da temporada é uma indicação inequivoca de que tem um tacho no clube? Estão a ver o LF a elogiar o trabalho do LFV em algum momento do texto? Que pequenez, senhores, que pequenez.

catn disse...

LF

Eu também não estou a gostar com está a ser tratada esta situação.

A rapaziada da comunicação do Benfica e estou a falar do Jornal e especialmente da BenficaTV estão a quer fazer de parvos os benfiquistas, estão a dizer-nos como devemos pensar e o que devemos falar

Eu sou um espectador da BenficaTV e ontem o programa "DEBATE" ia-me tirando do sério, aquele Pedro Guerra e demais, "graxista, maniento" e pensa que a realidade é aquilo que ele diz e o pior é que quer que os outros pensem assim

Quem é ele para dizer o que os sócios do Benfica devem fazer ou não, "deviamos encher o estádio mais vezes" concordo... mas não pode ser como nós queremos, eu por minha vontade estava lá sempre, mas não posso, sou de Évora e ida ao estádio fica numa "pipa de massa"

Os Sócios e adeptos não devem assobiar, concordo... qual será a maneira de esprimirmos o nosso desagrado, pela conversa do Sr. Pedro Guerra está tudo bem, fizemos uma boa época... Duas meias-finais (uma perdida em casa depois de estarmos a vencer 2-0, e outra contra um colosso da Europa), um brilhante 2º lugar no campeonato e vencemos a taça da Liga

Sr. Pedro Guerra tenha dó...

Anónimo disse...

"todas as restantes foram ganhas pelo melhor FC Porto de todos os tempos. Se isso não consola, pelo menos creio que explica."

N foi nada disso LF, n queira mudar de postura! Foram os árbitros! E o doping! Já sabe q para o Porto ganhar, pelo menos um destes factores tem de estar presente! N vamos agora começar a ter raciocínios lógicos pois não???

Anónimo disse...

Caro LF, não concordo com o teu post. Esse tal fcp não é o melhor de sempre. Nós é que fomos um bando de anjinhos quando lhes demos a oportunidade de festejar o campeonato na Luz e quando não entramos com a garra e ambição necessária para não nos deixarmos comer tanto na Taça de Portugal como em Braga. Bastava um pouco de raça, e esse tal " fcp melhor de sempre" hoje não estava no Jamor nem tinha jogado com o Braga em Dublin. Admiro quando diz que temos de alterar a forma de analisar as coisas porque as camisolas não ganham jogos mas PF não seja mais um Vieirista. Chega de tapar o sol com as peneiras, esta época foi uma vergonha e humilhação para qualquer adepto, nem o 6ºlugar foi tão mau. Miki

redlady disse...

Caro LF: Tem razão quando diz que não foi uma época muito diferente das outras, mas foi bastante mais dolorosa! Foi frustrante porque a equipa prometeu muito (ao contrário de outras épocas) e rendeu muito pouco!Caros comentadores: Não podemos esquecer que se todos somos Benfiquistas nos bons momentos também o devemos ser nos maus,afinal a união faz a força!

Vitória do Benfica disse...

Bem caro Luis
Muito e muito obrigado pelo seu Post é realmente sempre com muito prazer que leio os seus posts.

Quanto ao resto é preciso não esquecer que o SLB tem perdido muito para um clube que não existe igual, no mundo civilizado . Qual é a equipa que à quarta feira ganha uma final de uma competição Europeia e depois no Domingo arrasa outra equipa com seis golos três deles marcados por um atleta espantoso tão espantoso que até o seleccionador do Brasil não o convoca talvez porque está muito e muito acima de qualquer outro atleta brasileiro.

Na realidade o futebol português é um grande feito, que até Sir Alex Fergunson se debruça sobre ele.

condor disse...

Eu tambem me lembro de ver o Eusébio o Coluna o Simões Humberto Coelho Diamantino Miranda Rui Rodrigues Nené Artur Jorge António Salazar e sei lá quem mais!
Eram grandes jogadores sim senhor!Pelo menos era o que a comunicação socila se fartava de me dizer!Eu era muito jovem e acreditava no que lia e ouvia!
No entanto aqui na parvónia havia muitos rapazes que tambem eram jeitosos e davam uns toques!
Claro que a comunicação social não me explicava nada disso!
Entretanto a gente cresce e vê as coisas com os nossos próprios olhos embora a comunicação social nos queira inpingir as mesmas coisas!
Não reparam que os tempos mudaram e que o tempo não volta para trás!
Mais uma vitória do FCP na final da taça de oeiras!
6x2,a culpa deve tersido do joão pode ser ferreira,ou então do doping,pois não se compreende como jogadores cansados sobrecarregados de jogos "e de festas"conseguem espatar seis ao benfica b descansadinho !
Enfim apaga lá isto oh eleefesito!

M disse...

a frase "...final de Oeiras" deve ser das frases mais estúpidas, ignorantes, labregas e campónias com que o nosso futebol tem sido agraciado.....

é um dos legados do fantástico regionalismo bacoco e ignorante que divide este país tão, tão pequeno, vomitado, cheio de bilis, apartir de uma qq alcofa no calor da noite.

Anónimo disse...

oh dona vitoria, voce é surreal.

quem marcou 3 golos foi o JAMES e ele é COLOMBIANO. Nao tem anda a haver com brasil. a sua ignorancia diverte-me tanto. esteja caladinha que é o que faz melhor. tanto quer dizer mal que so acaba por deixar-se ficar mal a si propria.nao acha que se deveria informar melhor antes de comentar para nao aprecer assim tao mal? e porque que num post sobre a epoca do benfica tem de vir falar no fcp? tem coragem para finalmente me responder a umas perguntas? ou vai-se calar mais uma evz depois de ver que aquilo que disse foi, mais uma vez, um monte de asneiras sem sentido dignas que quem de futebol percebe pouco?

Peter disse...

Para o tal de condor viste o salazar? Eu felizmente não o vi mas houve familiares meus todos Benfiquistas que foram presos políticos e sentiram bem na pele a tortura perpetrada pelos seus acólicos da pide e já agora explica-me lá porque é que o fcp inaugurou o estádio das antas no dia no dia 28 de maio data bem grata ao anterior regime, e já agora explica-me porque é que o fcp recebeu o estatuto de utilidade pública em 1928 e o Benfica só em 1960. E já agora explica-me lá porque é que a melhor claque do país segundo o pinto da costa tem cachecóis a dizer isto:
“ Desde a data da fundação de tão gloriosa pátria que uma raça inferior se misturou connosco procurando adquirir os nossos conhecimentos e demais proveitos, tal escória deve ser eliminada e entregue ás mãos dos superdragões. “
Palavras para quê.

P.S. O 3º golo da final o do rolando é claramente falta por jogo perigoso, vê bem a altura onde ele leva a perna.

Anónimo disse...

Alguém escreveu:

- Em 17 anos ganhámos 2 campeonatos
- Há 21 que não vamos a uma final europeia,
- há 49 que não conquistamos um título fora de portas

Eu acrescento:

- Na ultima década o Porto ganhou mais taças Europeias que o Benfica ganhou campeonatos nacionais

- Nas ultimas 22 edições da Supertaça o Benfica ganhou uma

- Nas ultimas 15 edições da Taça d ePortugal o Benfica ganhou uma e nas ultimas 24 ganhou 3.

- Em 7 anos que o LFV está à frente do Benfica, os Juniores nuca ganharam, os Juvenis e Iniciados ganharam apenas duas vezes em 8.

- Em 7 anos que o LFV está à frente do Benfica nunca ganhámos em Hoquei

- Em 7 anos que o LFV está à frente do Benfica ganhámos um campeonato de Voleibol

- Em 7 anos que o LFV está à frente do Benfica ganhámos2 campeonatos de Basket

- Em 7 anos que o LFV está à frente do Benfica nunca ganhámos em Andebol



É necessário mais para se concluir que o objectivo do Sr. LFV não é o sucesso desportivo, mas que existem outras ambições ?

Negócios, imobiliário, terrenos, fundos, aquisição de paletes de jogadores, etc.

Mantendo a actual incompetência desportiva, o clube continuará a ser o perdedor que tem sido nas ulltimas duas décadas em todas as modalidades.