AS VERDADEIRAS CONTAS

Devo dizer que nunca me preocupei muito com este tipo de estatísticas. E compreendo o interesse que o FC Porto tem nelas, como forma de se auto-motivar.

Veja-se, no entanto, como fica o quadro de vitórias, se lhes retirarmos todas as provas de um jogo só (Supertaças e afins), as quais, na verdade, não faz sentido comparar com as restantes. Uma coisa são taças, outra são competições, e a Supertaça não é uma competição – tão só um jogo ao qual é atribuído um troféu (que durante alguns anos nem sequer era oficial).

Cada um faz as contas que quer. Mas estas são, para mim, aquelas que melhor definem a grandiosidade histórica de cada clube.

20 comentários:

Anónimo disse...

Calro que apra ti sao, ou nao fosses tu faccioso. Porque se o benfica tivesse como o futebol clube do porto, quase que aposto que punahs as contas conforme elas realmente sao. Ate o rui santos ontem disse que nao contava a taça latina. Vias dizer que isso é mais importante que uma supertaça europeia ou taça intercontinental? a tua inveja e cegueira nao têm mesmo limites

Anónimo disse...

Tira as outras do museu então.

lj disse...

Entrar sequer neste tipo de discussao e perda de tempo e desvia-nos do essencial - o que temos que melhorar para ganhar no futuro proximo.

Vitória do Benfica disse...

Obrigado pelo post.

Só gostaria de saber onde é que o FCP vai buscar as 69. Também devem contar com as do Candido de Oliveira.

Viva o Benfica

Carlos Alberto disse...

clap clap

Anónimo disse...

Faltam no cv do Benfica 3 Taças Ribeiro dos Reis, competição disputada nos anos 60, em mais que um jogo.

Peter disse...

Antes demais nada concordo com o MS, agora hj mais uma vez a RTP que supostamente devia fazer serviço público vai fazer de fcptv com uma entrevista ao padrinho, lá vai ele vomitar ódio provinciano e mesquinho com o patrocínio de todos nós, não há vergonha nenhuma.

Anónimo disse...

Óh Peter...liga pó canal 2 e vê os simpsons. Tb andas a pagar isso e nao te queixas.

No.Worries disse...

Ora bem.
Até porque essa supertaça, a partir do momento em que o país inteiro viu um àrbitro (josé pratas, se não estou em erro) a fugir pelo campo fora da fúria dos jogadores do futebol corrupto do porto, e depois o jogo continuar como se nada se tivesse passado, sem sequer haver expulsões, esse troféu vale o que vale...

O GLORIOSO disse...

A verdade dos factos é bem metido e basta ver o incomodo dos Corruptos, mas caro Luis Fialho não concordo com esta estatistica. É verdade que há titulos e titulos, os que são 1 joguito em que tudo pode acontecer por melhores ou piores que sejam as equipas e outros provas longas com muitos jogos e até outras com fruta e café com leite onde aí não temos nenhum titulos contra dezenas dos Corruptos, parabéns.
Mas gostemos ou não, sejam ou não importantes a verdade é que são oficiais e contam. A Supertaça foi criada nos fins de 70 e diga-se foi á medida dos Corruptos pois nos primeiros anos (chegou a não ser oficial) apresentamos sempre equipas secundarias (até juniores jogavam). Era uma prova para rodar e dar oportunidades aos jovens. Era em 2 jogos metidos numas quartas feiras perto do Natal e sem interesse nenhum e com os campos vazios. Até a Taça de Honra ou o campeonato de reservas tinha mais interesse e publico. Os Corruptos viram nessa prova a sua forma de afirmação pois nesse tempo eram os unicos a levar a "coisa" a serio. Só há uns 8/9 anos a Supertaça é 1 jogo no principio da epoca. Mas é uma prova oficial por isso deve contar.
Como certamente por esquecimento o Luis não refere a Taça Iberica ganha por nós em 84 contra o Bilbao na altura Campeão do Espanha. Foi uma prova oficial da Federação Portuguesa e Espanhola que depois não foi adiante mas é tão oficial como a Supertaça e foi em 2 jogos não em 1.

Nuno Figo disse...

Diz o anónimo que LF é "faccioso".
Pois não sendo advogado de defesa do caro LF, posso sem sombra de dúvida confirmar que SIM, LF é faccioso e este blog é faccioso. É benfiquista e em lado algum se esconde isso.

Um tema destes está mesmo à espera de provocar confusão, porque não é claro o que se deve contar. O antigo campeonato nacional (que o FCP tem vantagem) começou por ser não oficial. A supertaça começou por ser não oficial. Nem especialistas no tema sabem se a Taça Intercontinental deve ter "validade" oficial.

Outros exemplos... A Taça Latina é, por exemplo, oficial para a contagem de títulos do Real Madrid. Acha que existe um arranjinho entre Benfica e Real?

Parece-me um pouco irrelevante o tema, mas se quiserem juntar alhos com bugalhos, força.
Nesse caso eu (faccioso, pois claro) digo: o SLB ainda tem mais 7 campeonatos nacionais de avanço e outras 7 taças nacionais de avanço.

Onde o FCP ganha, por milhas, é no campeonato do ajavardanço, frutaria, no campeonato dos clientes da agência Cosmos, no número de escutas vergonhosas e na grande taça de alimentação de árbitros.

Mas isso sou eu, que sou faccioso.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

mas onde é que vais buscar essas Taças de Portugal?

o Benfica tem 24

a Corrupção tem 16

e o Zbording tem 15

não percebo a tua insistência em apresentar outras contas que não estas...

Nós Sébio disse...

Sim, joguinhos de início de época contra o Paços e o Olhanense valem o mesmo que campeonatos, taças e competições europeias.

Se forem honestos, admitirão que esta conta é a única válida (já que estão tão obcecados com isso).

LF disse...

O número de taças de Portugal que considero tem a ver com os campeonatos de Portugal, competição antecessora, jogada no mesmo formato, apenas com nome diferente.

O Benfica até sai prejudicado, pois ganhou 3 e o Porto 4. Mas nesse caso acho pertinente juntar as duas provas.

Curiosamente o Record, andou anos a retirar 3 campeonatos ao Benfica porque se chamavam 1ª Liga.
Só quando a denominação passou a mudar de ano para ano se deixaram disso.

Para mim 1ªs Ligas, Campeonatos, Zon Sagres são tudo a mesma coisa.

Campeonatos de Portugal e Taças de Portugal também, assim como Ligas dos Campeões e Taças dos Campeões, e Taças Uefas e Ligas Europas.

abidos disse...

Um detalhe: a Taça das Taças acabou por ser 'incorporada' na Taça UEFA, portanto hoje também se poderá considerar a 'Liga Europa' como sua 'continuação'!!!

Sobre as Taças Intercontimentais, considero que com o actual modelo, o Campeonato Mundial de Clubes, já deverá reconhecido como oficial.

Abraços

Peter disse...

Ó anónimo mas eu curto os Simpsons já a corrupção é que coisa que não gosto muito, e acho vergonhoso os portugueses andarem a pagar tempos de antena de corruptos.

Anónimo disse...

nem eu diria melhor nuno figo, mais faccioso que isso acho que nao ha hipotese. contabilizar uma taça em que se participava por convite. acho que pode tambem contar com a eusebio cup e torneio do guadiana. so para demonstrar que ainda é mais faccioso.

esqueceu-se de dizer, ou nao fosse voce faccioso, que o slb é campeao em doping, mas atençao que ai nao é so no futebol

condor disse...

Esta nechecidade que os vermelhos teem de afirmar que são os mais maiores cheira-me a insegurança!
Adoram chamar-nos corruptos!Tenho cá a suspeita de que se o Pinto mantiver nucleo duro da equipa para a próxima época os gajos vão chamar-nos corruptos até mesmo quando estão a procriar!

Teixeira disse...

Parabéns por ter voltado.

Pedro disse...

Independentemente da cosmética contabilistica, que lhe queiram dar, o FC Porto em 2011, transpoem uma marca .O clube portugues na disciplina do futebol com mais titulos .
Pelo que, neste momento, que corre atrás é o Benfica .