OS MILAGRES SEGUNDO MENDES

"O livro publicado recentemente por Fernando Mendes, lateral-esquerdo que passou pelos principais clubes portugueses e também pela selecção nacional, levanta questões às quais dificilmente os responsáveis pelo futebol português poderão ficar alheios.
O jogador afirma ter tomado conscientemente substâncias ilícitas para melhorar o seu rendimento desportivo, e que o fez, quer por iniciativa própria, quer por sugestão (pressão?) de alguns clubes onde jogou, designadamente por via dos respectivos departamentos médicos
Em momento algum refere explicitamente em que clubes tal sucedeu, mas com as pistas que deixa torna-se relativamente fácil
compor o puzzle.
Assim, quando diz que o primeiro contacto com o doping foi num clube onde existia “uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático”, e refere um confronto europeu com um conjunto que tinha três campeões mundiais ao seu serviço, entre os quais “um poderoso avançado no jogo aéreo”, só pode estar a falar do Boavista de 1991-92 - vencedor da Taça de Portugal, orientado por Manuel José e presidido por Valentim Loureiro - e da eliminatória com o Inter de Milão (de Brehme, Matthaus e Klinsmann) para a Taça Uefa.
Quanto ao segundo clube, Fernando Mendes diz tê-lo representado posteriormente, relatando que aí tudo estava ainda mais organizado, havendo inclusivamente informação privilegiada sobre os mecanismos de controlo.
Ao sair do Boavista, o lateral voltou ao Benfica por uma época. Se não havia doping no clube da Luz em 1990-1991, não é verosímil que o houvesse, e de forma tão organizada, em 1992-1993. Excluindo os encarnados sobram E.Amadora, Belenenses, V.Setúbal e F.C.Porto. Se no Estrela Fernando Mendes afirma ter realizado uma das suas piores épocas de sempre, e ao Vitória (que encontrou na II divisão) chegou em fim de carreira, restam apenas Belenenses e F.C.Porto. Fica pois à nossa imaginação qual dos dois teria melhor organização, e um acesso a informação privilegiada das autoridades anti-dopagem."
LF, Jornal "O Benfica", 24-07-2009

34 comentários:

angelodias disse...

Não foi o FCP que teve casos de Doping ainda muito recentemente. Desde Hernâni, a Nuno Assis até passando pelo Basquetebol.
Porquê então não dizer que clubes eram esses? Parece o outro que dizia: Vocês sabem do que eu estou a falar...e não dizia mais nada...Que apresente provas e que diga os clubes.
Também é boa essa de que se num ano não havia organização, dois anos depois era impossível haver...O Benfica o ano passado enquanto equipa de futebol, era de uma desorganização tremenda. Isso quer dizer que este ano nunca poderão ter uma equipa organizada?
Por um lado elogias o Porto pela capacidade física que apresenta, mas depois tens sempre de mandar umas alfinetadas...
Gostava de ver um post sobre a Euroárea...

LF disse...

Não fui eu que disse. Foi o Fernando Mendes, que de benfiquista não tem nada.
Eu só tentei interpretar.

O problema no doping, como noutras questões, é talvez que uns são amadores e outros profissionais.
Como se sabe, as formas mais sofisticadas de doping passam perfeitamente no controlo que existe no futebol, e que é rudimentar. Desde transfusões, à CERA, etc, há mil e uma formas de ladear as autoridades, numa espécie de jogo do gato e do rato.


A capacidade física do Porto tem, quanto a mim, três vertentes:

-Recrutamento
-Dep.Médico
-Mentalidade

O que me parece menos importante é o preparador físico. Esteve no Benfica e era uma desgraça.
Agora vê-se o Porto com esta pedalada...

Anónimo disse...

Claro, no Benfica é que não podia ser...

Não... porque não...

Boas justificação, na linha do espirito democrático benfiquista...

Pedro Simões disse...

Angelodias... Eu tb ando á espera que um portista tenha tomates pra explicar bem o contrato que o clube condenado por corrupção na foma tentada tem com o centro de estágio da Gaia que foi paga com dinheiro dos contribuintes... Também fico á espera que um iluminado dos corruptos explique os milhoes recebidos pela camara do porto e não só... Mais precisamente 300 milhoes!!!!

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Caso Euroarea?

Jovem,tens consciencia da sem vergonhice que foi o novo estadio do dragao e o centro dos olivais?Caso Euroares?Não briques com assuntos desses.
É impossivel defender um clube corrupto no tabuleiro politico e desportivo,há factos,há provas,só não são aceites porque o Pintinho tem amigos nos sitio certo.
Tens orgulho num dirigente que aldraba tudo e todos,não se preocupando com a destruição que está a levar a cabo do futebol portugues?Se fosses tu a perder em tribunal contra ele,sabendo que tens razão mas devido a manobras perdeste que te lixaste,e agora?Ainda lhe bates palmas e o levas aos ombros?É por causa de pessoas assim que este pais anda desta forma,hoje em dia adoram-se trafulhas!!
Quanto ao doping,Angelo,recordo-te uma frase de Alex Ferguson:"É impossivel uma equipa ter os niveis fisicos elevadissimos,que o Porto apresenta,durante uma epoca inteira sem alguma coisa a ajudar."
Alguma coisa,tipo a "amarelinha",razão pela qual os campeoes de Viena são quase todos carecas.
E o Ferguson,que eu saiba,não é adepto do Benfica!

Desconhecido disse...

Paulo Barata - Raguebi
António Tavares - Basket
Nuno Assis e Hernâni - Futebol
Sérgio Ribeiro - Ciclismo...tudo atletas do SLB.
E depois os outros é que dominam o doping.
É a velha táctica de que uma mentira dita tantas vezes passa a verdade.

To Ferreira disse...

A possibilidade de ter sido no F Corrupto do Porto é sempre de encarar uma vez que todos sabemos mas pelos vistos ninguem consegue provar (cadê a vontade ) que usam de toods os métodos e artificios curroptores da verdade desportiva. Já dizia o meu avô que quem faz um cesto faz um cento. Vai daí....
PS nao repararam na forma como os jogadores do Olhanense corriam na final do torneio do Guadiana?

Anónimo disse...

Domingos Gomes,
médico dos Korruptos nos anos 80 e 90
sumidade em doping na europa.

António Perna Longa disse...

Claro e o FCP não tem casos conhecidos porque está ligadissimo á medicina forense. Quem quiser que vá ver o que faz o irmão do presidente do clube condenado por corrupção. E também vá ver a debilidade do Instituto de Medicina Desportiva onde ainda há bem pouco tempo lhe foi tirada a acreditação por parte da FIFA só reconcedido por causa do Euro 2004 (conforme veio descrito no Expresso) . O Instituto de Medicina Desportiva tem dificuldades brutais de recrutamento e toda a gente sabe quando sai uma carrinha para fazer controlo anti-doping. O há bem pouco tempo uma funcionária morreu que era licenciada em Farmácia e durante trinta anos serviu aquela casa como escriturária porque o IMD não tinha quadro para a incluir a maioria dos funcionários são avençados ou a recibo verde.

Quem conhece as dificuldades do IDM e o conhecimento preferencial do FCP às informações divulgadas por esse instituto, não pode fazer as afirmações emociais e tendenciosas que o angelo dias ou o deus anteriormente conhecido fazem neste blogue.

Não vale a pena virem para aqui com as metodologias do Miguel Sousa Tavares ou do Rui Moreira porque ninguém até agora processou Fernando Mendes ou o Jardel ou sequer os desmetiu. O Boavista paga as favas porque está na mão debaixo

ele há coisas disse...

uma ou duas verdades:

- o argumento que o LF utiliza para ilibar o Benfica é fraquinho.
- o caso hernâni, se bem me lembro, tinha a ver com cocaína, o que não é propriamente doping
- é pena que o autor do livro não tenha chamado nomes aos bois. cobardia ou prudência, não sei.

angelodias disse...

Realmente não percebo uma coisa. Todos os jogadores que passam pelo FCP dizem maravilhas do clube, dos dirigentes e dos adeptos. Vem um e lança umas suspeitas e eu hei-de acreditar nele? Porquê? Sou amigo do Tiago que passou aí uns aninhos e muitas histórias tinha para vos contar...Telhados de vidro...

António Perna Longa disse...

Angelo:
Obrigado se os jogadores do FCP não disserem maravilhas olha o que lhe acontece é só ver o Rodriguez quando jogarva mal ou o Co-Adrianse, porque deixou que o Benfica ganhasse duas vezes ao Porto.

E mais o Bruno Pitá que andava a passar de Porsche na cidade invicta também deve ter muito para dizer

O Anti Lampião disse...

"«Acho piada quando hoje em dia oiço falar em promiscuidade entre jornalistas e dirigentes desportivos. Se existe? Naquela altura já existia. Fui confrontado com a hipótese de rumar ao Benfica por duas figuras do jornalismo nacional, e em especial da Imprensa desportiva: Leonor Pinhão, assumida benfiquista do jornal A Bola, e João Bonzinho, que também pertence ao mesmo jornal e que nunca fez questão de negar as suas cores clubistas. Foi-me dito que ambos tinham ligações próximas com a direcção do Benfica» (…) «Assinei contrato pelo Benfica, no Bairro Alto, na casa de Leonor Pinhão e do seu marido, o realizador João Botelho. Para além dos dois, estavam lá João Bonzinho, Jorge de Brito, como representante do Benfica, e o meu jovem advogado, Cunha Leal, então um ilustre desconhecido» (…) «Pareceu-me haver uma enorme contradição neste episódio entre a função de um jornalista e a sua proximidade com um clube».

O Anti Lampião disse...

O jogador, nos últimos dias, atenuou responsabilidades a vários níveis, mas estão definidos os clubes onde se dopou. Boavista e Belenenses. E pensarmos que os seus técnicos (Manuel José no Bessa já tinha treinado Fernando Mendes com 17 anos no Sporting em 1986; João Alves fê-lo no Belenenses, mas também no E. Amadora) podem tanto passar sem saber de doping no seu balneário como Sócrates desconhecendo que a PT queria comprar a TVI… é considerar que dois reputados técnicos estão também marcados pela associação a doping. Dois técnicos, de resto, benquistos na Imprensa do regime, ambos com perfil lisbonense ou sulista, benfiquistas assumidos, que agrade q.b. para não se lhes beliscar a reputação – será isso?
Numa altura em que passa um ano da condenação do benfiquista Nuno Assis por doping – e sentenciada no TAS de Lausana, a penalizar as instâncias disciplinares nacionais que o ilibavam em Portugal por meios fraudulentos de fazer justiça tão criticáveis, mas então não denunciados pela Imprensa do regime, quanto o recurso a substâncias dopantes pelos desportistas – e vários jogadores desse clube estiveram envolvidos, em distintas modalidades, em casos de doping

O Anti Lampião disse...

Benfica em vez de Boavista?
… e se Fernando Mendes se enganou? Não eram (adversários) três campeões mundiais, mas dois?... Ora bem, pelo Benfica, na Taça UEFA, Fernando Mendes fez a sua estreia europeia frente à Roma (0-1, 0-1). Alinhavam pelos romanos… dois campeões mundiais (de 1990, Völler e Berthold).

O jogador não quis referir nomes, riscou-os até da primeira versão do livro. O povão logo lançou palpites e apontou ao FC Porto. Dedução canina, como na experiência de Pavlov. Alvitrou-se o Boavista. Mas poda ter sido o Benfica. Fernando Mendes, desassombrado como sempre, pode não ter o rigor todo a contar as coisas, embora soubesse, obviamente, do que falava desse jogo contra três campeões mundiais e um deles calmeirão (Klinsmann, mas podia ter sido Völler).

O Anti Lampião disse...

Ora, ao aludir a um jogo de preparação de Portugal, jogado cá, em que ao intervalo recebeu uma injecção miraculosa, do médico do seu clube de então, para aguentar a 2ª parte, Fernando Mendes só podia estar a referir-se ou ao jogo com a Alemanha (1-2) nas Antas ou com a Grécia (1-0), no Restelo.
O primeiro a 21/2/1996, o segundo a 27/3/1996, de preparação para o Europeu. Nessa época, o jogador actuava no Belenenses, de João Alves, onde era médico o famoso Luís Lourenço que esteve envolvido numa reportagem dos “Donos da Bola” à socapa no seu gabinete privado em Leça e ao qual estava ligado um laboratório “do Norte” onde se abasteciam jogadores e clínicos com substâncias dopantes.
Porque em todos os outros amigáveis da selecção em Portugal, de 1990 a 93, Fernando Mendes… não jogou. Nem com Artur Jorge nem com Carlos Queirós. Curiosamente, Oliveira não o levou ao Europeu-96, apesar de apanhar Fernando Mendes no FC Porto após esse Verão, mas nunca mais o jogador voltou a representar Portugal. O seu último jogo internacional foi mesmo como jogador do Belenenses no Restelo, frente à Grécia.

O Anti Lampião disse...

é preciso mais ?

Anónimo disse...

Realmente as palas crescem de dia para dia.

Olha pa dentro e pá merda do teu clube

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

"Todos dizem maravilhas"????!!!
O Assunção adora o fcp,assim como muitos outros que nunca ouvi a piarem uma palavra de bom acerca do porto.Vejo muitos que dizem que já não voltam mais mas esses não contam.Com o Porto é sempre assim,o que não interessa não conta,só conta pro Benfica.
Já alguem aqui disse o chavão da mentira contada mil vezes.Tens razão,por muitas mentiras que contem todos sabemos que os galaticos do dragom correm mais porque injectam mais,ou ninguem reparou que a grande epoca que essas estrelas fazem é sempre a 1.ª,enquanto ainda bate?Dai pra frente é o chamado downhill.Eles tentam...mas não conseguem!Sofrem do Sindrome Miguel Sousa Tavares,estão tão convencidos que as pessoas acreditam neles que nem reparam na suas tristes figuras!

PS:Considerar cocaina doping não pode ser,senão é só dopados na tv,na assembleia(sim,tenho a CERTEZA de pelo menos 1)e até no desporto.

iBenfiquista disse...

Pois, mas já começam a ser muitas pessoas a falar, ou melhor, a escrever. De certeza que não estão todos a mentir.

O Fernando Mendes, que até nem gosta do Benfica, não está a mentir. As palavras dele são muito claras.

Não colocou os nomes aos bois pela seguinte razão, "A primeira versão apontava nomes, locais e datas dos momentos mais sórdidos aqui relatados. Infelizmente, o clima de medo e de censura instalado no futebol português tornou impossível juridicamente que essas mesmas pessoas fossem expostas,...".

Anteriormente, afirmava, "Mas as substâncias ilícitas estão longe de ser a única forma de alterar a verdade desportiva. Influenciar os árbitros continua a ser o caminho mais infalível. O exemplo que se segue teve lugar num poderoso clube onde joguei".

"ACONTECEU VÁRIAS VEZES NO INTERVALO DE JOGOS DISPUTADOS NA NOSSA CASA EM QUE ÍAMOS PARA O INTERVALO A EMPATAR OU A PERDER. QUANDO OS ÁRBITROS ENTRAVAM NOS TÚNEIS DE ACESSO AO BALNEÁRIO, CHEGAVAM MURROS E PONTAPÉS DOS NOSSOS DIRIGENTES. NA PRIMEIRA VEZ QUE PRESENCIEI TAL SITUAÇÃO, ACHEI AQUELE MÉTODO MUITO MAIS EFICIENTE DO QUE PAGAR AOS ÁRBITROS. OS DIRIGENTES DESSE CLUBE... NÃO SE PREOCUPAVAM EM PAGAR AOS ÁRBITROS. MURROS E PONTAPÉS PARA CIMA DELES. FICAVA MAIS BARATO".

LOL, digo eu!. Então e qual é o "poderoso clube" onde esses métodos eram moeda corrente? Digam lá? Um gelado a quem adivinhar!!

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Engraçado, o F Mendes já disse que n foi em nenhum dos grandes q tomou doping.
Vai daí o LF acha que os 3 grandes são Benfica, Sporting e Belenenses e manda o bitaite do Porto.
Típico...

Anónimo disse...

O LF manda as postas de pescada para o ar a ver se cola, o próprio F Mendes já disse q no Porto n tomou nada.
Vai daí o LF nem liga a isso e quer à força toda fazer do F Mendes um N Assis.
Caro LF, tenha vergonha...

Anónimo disse...

É verdade, no Porto todos tomam doping, pena que tenha sido o Nuno Assis a acusar. De resto, nca se fazem controlos no Porto e por isso é que ganha campeonatos.
Depois acordei, bati com a cabeça na parede, e prossegui benfiquista!

LF disse...

Já percebi que ficaram nervosos.

Gosto de os ver assim.

Continuem...

iBenfiquista disse...

Para quem leu o livro do Fernando Mendes, facilmente se percebe do que ele não sofre é de má memória.

Tentando atirar o barro à parede, e tentando espalhar a confusão, um andrade faz a fantástica afirmação de que FM terá confundido o clube internacional, tentando culpar o Benfica, onde ele nem practicamente jogou na equipa principal, dizendo que em vez do Klinsmann era o Voller o gigante avançado de que fala o FM. LOL. O Voller gigante? Então o FM necessitava de doping para ganhar de cabeça ao Voller?

Aqui está um exemplo típico da táctica, à la Al Capone, em que se tenta distrair os ignorantes, confiando na sua ignorância, tentando desviar a atenção para outros factos.

Outro exemplo. Quem não se lembra dos famosos carecas, que eram seis (6!), que ganharam muita coisa, dentro e fora de Portugal, nos fins dos anos 80 princípios dos 90? Repararam que esses 6 Magníficos NUNCA foram para o estrangeiro? Olhem que não foi por falta de oportunidades.... Por coincidência, havia na altura, no mercado um produto dopante que causava, precisamente, a calvície a quem a tomasse durante bastante tempo.

Outro exemplo. Augusto Inácio, presente na final de Tóquio, em 1987, numa entrevista à revista Pública há alguns anos disse o seguinte. "Fiz um jogo belíssimo, que me correu bem do princípio ao fim. O encontro foi disputado em condições dificílimas com frio e neve. Mas neste jogo saiu-me tudo na perfeição: fiz bons desarmes, bons crusamentos, bons remates (...) Depois daquele jogo o meu corpo DEMOROU UM MÊS A REGRESSAR AO RITMO NORMAL.(...) NO FINAL FIQUEI MEIO HORA DEBAIXO DO CHUVEIRO QUENTE E MESMO ASSIM O CORPO NÃO REAGIU. NO INTERVALO A TREMIDEIRA ERA TÃO GRANDE QUE NÃO CONSEGUIA MANTER O CHÁ DENTRO DO COPO. ENTORNAVA-SE TUDO".

Enfim, um jogador bem treinado e bem preparado para um jogo, ficou um mês, (sim, 30 dias) à espera de recuperar de um jogo. LOL

Comparem estas afirmações com as afirmações do Fernando Mendes sobre as consequências do doping e como se sentiam depois de tomar. Já são muitas coincidências.

Posso informar os incautos, de que eu, embora nunca profissional, enquanto estudava, joguei futebol alguns anos na Escandinávia. Joguei algumas vezes com 10º e com 15º negativos e posso afirmar que nunca, mas nunca o frio ou a neve me cansaram mais do que o futebol jogado no verão com calor. Pelo contrário. O calor cansa muito mais. O que pode ser atestado por qualquer pessoa que o tenha feito.

Ainda a propósito deste jogo. O Ivkovic, antigo guarda-redes do Sporting, disse-me a mim, à frente de outra pessoa, ferrenho sportinguista, que o Fernando Gomes, antigo bi-bota, que fora colega dele no Sporting, lhe dissera que nessa final de Tóquio, durante o intervalo deram aos jogadores uma bebida que lhes causou um aquecimento tão grande no corpo que quando voltaram ao relvado até parecia que a neve derretia!!. Lol.

Mais palavras para quê?

Mas quem tinha a ganhar com o doping? O Benfica? COME ON! O Porto é que tinha a motivação para retirar ao Benfica a hegemonia do futebol em Portugal. E copiar o seu sucesso internacional.

Saudações Benfiquistas

condor disse...

Oh L efesinho,não te esforces tanto em tentar misturar o nome que te tira o sono nesta "obra" do nando!Essa merda não tem pernas para andar,pois se foi o próprio nando que as cortou quando disse que o clube que te tira o sono não tem nada a ver com aquilo que escreveu,embora tudo quanto é frustrado nesta merda de país já estivesse a afiar os dentes pensando o contrário!
L efesinho,meu pequerrucho,devias-te preocupar com casos mais pertinentes,como este que aflora MST na sua crónica semanal num dos pasquins ao serviço do teu patético clube!
A não ser que já não leias a biblia,seu hereje!

Anónimo disse...

Todos falam em dopping, e não dizem nada....

Agora aqui vai uma muito forte que passou despercebida

FC Porto: juniores suspensos foram ao balneário em vez de comparecerem logo ao controlo antidoping
05.07.2007 - 19h53 Lusa, PUBLICO.PT
Os portistas Rui Pedro e Fábio Pereira foram suspensos preventivamente porque, no final de um jogo entre o Benfica e o FC Porto, no dia 5 de Maio, a contar para o campeonato nacional de juniores, foram ao balneário antes de comparecerem, atrasados, ao controlo antidoping, situação proibida pelos regulamentos antidopagem.

Anónimo disse...

Nervoso estava eu se nos ultimos 15 anos tivesse ganho um unico campeonato...

Mestre Alves disse...

Um post de disparates e do diz que disse. LF parece-me que nem as contratações Multimilionárias vos acalmam o espírito.

Ou talvez tenhas que de vez em quando cuspir alarvidades no pasquim que te dá de comer, se não o primo orelhas dá-te um pontapé no cu, e onde é que sacas dinheiro para viver?

Queres ser o outro João Malheiro?

Anónimo disse...

Nervosos? Com quê? Com os broncos que comandam os destinos da agrmiação de Carnide? Aaahahahahahahaahahah

jfk disse...

Mais uma acha para distrair as atenções.

À beira de começar a competição.

Vamos ver quem, quando e como vai aproveitar este livro para tentar destabilizar o adversário.

Lá mais para o início do campeonato.

Digo eu.

Gonçalo Teixeira disse...

Senhor angelodias gostava de saber como o hulk correu 90 minutos na segunda feira e 90 minutos na quarta feira com aquela força. Sendo um jogador tão pesado, como pode ter tanta resistência? Como é possível na pré-época levar 3 ou 4 de arrasto dum lyon por exemplo. Explique-me e não me diga que isto é normal. Dei o exemplo do hulk como pderia dar o exemplo doutro jogador mas este é sem dúvida o mais flagrante. Eu não consigo entender mas se alguém me explicar agradecia.

condor disse...

Podias dar o exemplo de outro jogador que não o Hulck mas inocentemente não deste!
É normal sim senhor o Hulck correr 90 minutos na segunda,90 minutos na quarta e na quinta se te puseres de cu pro ar é bem capaz de te rebentá-lo todo!
Tem vergonha azeiteiro,o hulkc joga num clube de alta competição,presença habitual na LC,portanto com controlos anti-doping frequentas por parte da uefa,sem contar com os palhaços do cnad que passam a puta da vida aqui metidos no olival!
Até querias um Hulkc na merda da tua equipa!

Anónimo disse...

Ena, este senhor Condor fala bem. É da ribeira, não?

Mas vejo que está nervosinho.
Tome um Tocafé que isso passa.