MERCADOS 2022-2026
Francamente, ainda não sei bem o que valem Berrenechea, Rios, Ivanovic e Sudakov. Chegaram há poucos meses, e se nos lembrarmos dos primeiros meses de Di Maria, Cardozo, Enzo Perez, Luisão e outros, saberemos ser prudentes e não fazer crucificações precipitadas. É assim difícil qualificar o mercado de 2025, apesar de, quanto a mim, e independentemente da valia dos jogadores citados, se ter mexido demasiado numa equipa que ficou a uma bola ao poste e um pisão na cabeça de ganhar todas as competições nacionais.
Do que está para trás, sim, é possível fazer um balanço.
Diria que o pior mercado foi o do Verão de 2023. A equipa tinha sido campeã, não precisava de tantas mexidas. E pensar que Jurasek (14M) ia substituir Grimaldo, e Arthur Cabral (20M) ia substituir Gonçalo Ramos, foram erros de análise crassos, que eu próprio aqui denunciei em tempo próprio. Kokçu (25M) também não fazia falta nenhuma pois tinha emergido João Neves, e as saídas dos laterais suplentes, Gilberto e Ristic, acabaram por pesar ao longo da temporada (Aursnes que o diga). Foi um mercado muito caro e muito mau, que obrigou a correr atrás do prejuízo para recompor aquilo que havia sido estragado.
Nos restantes mercados houve apostas acertadas e outras nem tanto - como é normal em qualquer clube.
O melhor foi claramente o do Verão de 2022 (que, não por acaso, valeu o último título).
Houve, nos últimos anos, contratações falhadas (destacaria Jurasek e Arthur Cabral, pelo preço e pelo contexto). Houve também acertos (Enzo Fernandez, Aursnes, Trubin, Di Maria, Carreras, Akturkoglu, Pavlidis, Prestianni, e alguns ainda por definir). Apesar de tudo julgo que o Benfica tem evoluido para um plantel mais jovem (demasiado jovem?) e também um pouco mais barato (Di Maria, Kokçu, Belotti, Neres, Kerem, Arthur Cabral, João Mário etc, teriam salários certamente bastante elevados, para não ir aos Weigls, Vertonghens, Seferovics ou Taarabts).
Tanto na época passada (azar e arbitragens), como nesta (Mundial, pré-eliminatórias, lesões e outra vez arbitragens), há atenuantes fortes para os resultados desportivos do Benfica, designadamente no campeonato nacional. Gostaria de ver a base desta equipa manter-se com Mourinho na próxima temporada. Mesmo com arbitragens hostis (Luciano Gonçalves vai manter-se mais três longos anos...), acredito que exista uma base de campeões, que pode ser potenciada. O futuro dirá.
Sem comentários:
Enviar um comentário