PRESIDENTES, PARA QUE VOS QUERO

Faço aqui um desafio aos leitores: dizerem, sem pesquisar, quem era o presidente do Benfica quando o clube foi campeão europeu, em 1961 e 1962. Não sabem? Pois eu também tenho de ir ver, até porque foram dois diferentes. José Águas, José Augusto ou Eusébio, esses sim, todo o mundo (o mundo mesmo) sabe quem foram.
Sim, votei em Rui Costa, mas na verdade não me interessa assim tanto quem é o presidente do Benfica. Acho que uma certa facção do clube entrou, há uns anos (talvez na era que historicamente poderia ser apelidada de veirismo tardio) numa deriva delirante, que hiperboliza a presidência, quando toda a história do Benfica, e de qualquer clube de futebol, foi escrita pelos jogadores e pelos treinadores. Não foi o Benfica que mudou. Foram sim, alguns dos seus adeptos, sobretudo os mais jovens, criados num determinado caldo cultural do qual já aqui falei noutras ocasiões e talvez volte a falar no futuro.
Para mim, Rui Costa foi um extraordinário jogador. E é esse o seu principal papel na história do Benfica. Agora ocupa cincunstancialmente a presidência, mas isso é uma questão meramente institucional, burocrática, lateral, sem relevo para a minha paixão clubista. Talvez por isso mesmo, não vi motivos para mudar nas eleicções de Outubro.
Diz o povo que "quando não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Ora o Benfica não tem ganhado tantos campeonatos como seria desejável. Logo, neste mundo de intolerância total ao erro, de imediatismo e mediatismo elevados ao absurdo, exige-se tudo de todos, começando por cabeças. Neste caso concreto, parte-se de um pressuposto que me parece espantoso, que é o de que o Benfica não foi campeão por causa do presidente, e, mais espantoso ainda, que seria campeão com outro presidente qualquer. Independentemente dos méritos ou deméritos de Rui Costa, esse é um princípio que não me convence mesmo nada, como, de resto, não convenceu a maioria dos sócios. Não me parece difícil de compreender esse cepticismo, mas há muita gente que, mesmo explicando bem, não o compreende.
É claro que houve, na História, casos limite em que era imprescindível mudar. Lembro-me de um: Vale e Azevedo, então apoiado por muitos que agora se afirmam "exigentes". Tratou-se de um caso de polícia, de um charlatão que enganou meio mundo e queria tornar-se dono do clube. De resto houve presidentes melhores, presidentes piores, mas acredito que todos tentaram contribuir para o bem do clube. E não tenho dúvidas que todos cometeram erros, em alguns casos bem mais graves que os do último mandato presidencial. Quer em tempos mais recentes, quer num passado em que não eram, sequer, discutidos, senão por três ou quatro reformados que passavam o dia à porta do estádio.
Vivemos numa era em que um escrutínio elevado a infinitos, que parte do cancro que são as redes sociais (ainda não totalmente assimilado por uma sociedade genericamente iletrada), que se estende ao país e ao mundo, e transforma toda a gente que toma decisões, primeiro em incompetentes, depois em vigaristas. O que se tem passado na política, quer nas duas anteriores legislaturas (ou nos dois últimos governos, por sinal de cores diferentes), quer nas presidenciais, é elucidativo: todos são corruptos, todos são criminosos, menos um. Não dou para esse peditório, e bastaria aplicar um décimo do escrutínio a que tem sido sujeito Rui Costa a outros tempos e a outros nomes, para rapidamente pendurarmos pescoços ou até exumarmos cadáveres.
A perfeição não existe, muito menos em quem tem de tomar decisões em cenários de grande incerteza. É muito fácil apontar o dedo depois, como se aquele lapso, aquele equívoco, fossem óbvios à partida. Depois, por vezes são. Aliás, quase sempre o são. Mas não no momento em que a decisão é tomada - e esse exercício mental não é fácil de fazer.
Obrigam-me constantemente a falar de Rui Costa, a falar de presidentes ou de candidatos. Às vezes, a quem não saiba e chegue aqui às escuras, até parece que fui o único sócio a votar no "Maestro". As eleicções deram uma audiência a este espaço que havia anos não se verificava. A polarização que, estranhamente, continua mais de dois meses depois da segunda volta, é, ao que parece, o factor mais saliente nas discussões online sobre o Benfica. Quando o Benfica ganha jogos, os números descem. Curiosamente, ao contrário das conversas em pessoa, que têm uma dinâmica inversamente proporcional. É estranho que seja assim, é um caso de estudo, ou um sinal dos tempos.
Enfim, quando a equipa vestida de encarnado entrar em campo amanhã, no Estádio do Dragão, não é de Rui Costa que me vou lembrar. E quando, no final dos 90, ou 120 minutos, recolher de volta aos balneários, também não. O meu benfiquismo foi assim nos anos oitenta, nos anos noventa, no que já vai deste século, e assim será até ao dia em ue me apresentar para o juizo final.

62 comentários:

O GLORIOSO BENFICA disse...

Muito bem Luís assino por baixo. Preparar é paral seres enxovalhado

Anónimo disse...

Presidentes não são importantes malta.

O Sporting entrou em fase decadente que culminou no Ataque a Alcochete e derrota na Taça de Portugal frente ao Aves porque sim e depois disso entrou numa fase ascendente com o dobro dos títulos do Benfica desde 2020-21 e metade do investimento também porque sim.

Os jogadores e treinadores não são escolhidos por uma estrutura liderada por um Presidente, eles aparecem no Aeroporto por geração espontânea. O seu sucesso e falhanço não se deve a uma boa ou má gestão desportiva, deve-se ao acaso.

Todos amanhã a sair da cama com o pé direito para dar a vitória ao nosso Benfica.

Alberto João disse...

Admiro a tua contenção e a ironia fina face a tal descalabro argumentativo que roça em problemas do foro emocional e psiquiátrico...eu ainda estou a tentar perceber se rio, gozo ou encaro isto como um convite a deixar de comentar! Por vezes o melhor é não contribuir para certos peditórios...

Anónimo disse...

Acho uma excelente ideia os ignorantes deixarem de comentar.
Suja o blogue, ficava limpo num instante. E a ignorância mata.
Perguntem aos que morreram ou estropiados depois de "vacinados"/injetados com venenos, pela covid, "doença" criada em laboratórios.
Já saiu tudo cá para fora, só é ignorante quem quer.

O que ainda não saiu foi a estatística do "excesso de mortalidade" causada pela tais injecções. Já há números anunciados há anos.
Algo que deixará quem perdeu seres queridos indignado ou pior.
Mas vai sair. Ui, ui. E quando acontecer… Can hardly wait. 2026.

Papa Fialhos disse...

Bom, se é assim, espero que o macaco Adriano se candidate, se ainda for vivo. Desde logo, fica muito mais barato: umas bananas e uns amendoins e está feito.

Como disso já alguém, os presidentes não têm nada a ver com os resultados: estes são responsabilidade apenas de jogadores e treinadores, que chegam ao aeroporto e / ou ao estádio por sua iniciativa, se contratam e assim por diante.

A sério, Luís Fialho, releia lá o que escreveu e veja se consegue realizar a mediocridade que exalou. Uma criança de 6 anos não faria pior.

Por outro lado, não associar o nome de Maurício Vieira de Brito ao sucesso europeu do Benfica (nem sempre quem planta as árvores colhe os frutos) mostra a sua ignorância sobre a História do Benfica, curiosamente quando passa o tempo a apontar o dedo a uma suposta «miudagem», quando é a velhada que mantém esta estrutura incompetente ao leme. Para ser mais preciso, a maioria da velhada, porque já me encaminho para aí não colaborei nesta lavagem de incompetência.

Anónimo disse...

Este não se lembra do Rui Bosta, mas passa o tempo a falar nele e a defendê-lo.
O Bosta, se não é um corrupto, um aldrabão, um sacana, dormiu mais de uma década ao lado de luzes que o eram.

Alberto João disse...

Esqueceste a Aliança Militar Global...

Anónimo disse...

A minha resposta a este anónimo que respondeu ao Alberto João é o seguinte..... AHAHAHAHA AHAHAHAHA mas que grande labrego, infelizmente o SLB está cheio desta gentalha de merda

Anónimo disse...

Um post ridículo logo seguido de um comentário patético

Anónimo disse...

Rir ou chorar eis a questão!!

Anónimo disse...

Vou tentar ter uma conversa séria.

Concordo com o LF quando ele diz que os Presidentes não são os verdadeiros heróis do Clube. Esses são, de facto, os jogadores.
Assim sendo, pergunto então porque mantém essa sua acérrima defesa… ao Presidente?

Centremo-nos depois nos jogadores, os verdadeiros heróis.
Como alguém já afirmou, e tenho a certeza absoluta que o LF concorda, eles não surgem no Benfica por acaso. São escolhidos, por uma estrutura técnica que também não surge por acaso.
A escolha dos responsáveis pela escolha dos nossos heróis tem, por isso, um responsável. E, no caso da estrutura diretiva escolhida por Rui Costa, esse nome volta a ser… Rui Costa. Porque ele assim escolheu: que não haveria Vice Presidente, no clube, com o pelouro para o futebol, assumindo essa função.
Rui Costa é também o CEO da SAD - e no passado, essa função chegou a ser exercida por outra pessoa (Domingos Soares de Oliveira, em particular) que não o Presidente em funções.

Não se trata, pois, LF, de diabolizar Rui Costa. Nada tenho contra o homem, muito menos tenho contra o atleta, que sempre achei dos mais garbosos jogadores que vi jogar (embora tenha passado os seus anos áureos longe do Benfica).

O que está em causa é a competência de Rui Costa, espelhados nos seus resultados. E, em concreto, fique claro, no futebol. Sénior. Masculino.
Apelidar Rui Costa de incompetente enquanto Presidente não é uma ofensa.
A competência não é um mérito, nem a incompetência um defeito.
Eu, por exemplo, sou um incompetente piloto de avião comercial.
E o LF é, creio, um incompetente neurocirurgião.

Rui Costa é um incompetente Presidente do Benfica.
Os resultados provam-no.

Felizmente, eu nunca me sentei nos comandos de um Boeing.
Felizmente, o LF nunca teve de operar um tumor no cérebro de ninguém.
Mas, infelizmente, Rui Costa lidera o Benfica.

Por mim, a crítica a Rui Costa acaba já amanhã. Basta ele contratar bons jogadores. Basta ele apostar num treinador e não o fazer cair ao fim de 4 jornadas. Basta não mudar o plantel todos os anos, esbanjando dinheiro, enquanto nada melhora e o valor do plantel diminuiu. Basta ele conseguir reter os melhores jogadores no Benfica, ao invés de os fazer sair ao mínimo interesse de um clube mais rico. Basta ele defender de forma intransigente o Benfica. Basta ele assumir frontalmente estar contra as instituições que nos prejudicam.
Basta isto. E nem precisa de ser tudo isto.
Mas isto não acontece.

Basta Rui Costa liderar um Benfica que nos deixe orgulhosos. Que vença. Que tenha jogadores dos quais nos lembraremos, no futuro.
Basta isso.
E todos esqueceremos Rui Costa.

Anónimo disse...

O Benfica são os benfiquistas que sentem o clube. Não são os idiotas que não o sentem ou que são pagos para o criticar.
Os benfiquistas escolheram por maioria esmagadora esta direção.
Por isso, os benfiquitas que sentem o clube têm de defender a direçcão.
Uma questão de ética moral.
Branco é, galinha o põe.

Anónimo disse...

Ignorance is curable. Stupid is for ever.

Anónimo disse...

Eu ainda hoje defendo o grande presidente Vale e Azevedo.

Anónimo disse...

Os benfiquistas como tu os tais 65% são na sua maioria burros analfabetos e atrasados mentais PONTO
Boa noite

Anónimo disse...

LF, imediatismo? Porque o Rui Costa e vários elementos desta direção não estiveram com Vieira nas últimas décadas. Porque o Rui Costa não é presidente há 5 anos. Porque o Vieira não achou que o clube era dele desde 2010. Porque Vieira não começou gerir o clube em função dos seus interesses pelo menos desde 2015. Porque Como se o lento sangrar do clube tivesse começado ontem.

LF, perfeição e intolerância ao erro? Ninguém quer ou espera que Rui Costa seja o presidente perfeito. Bastava que não fosse tão mau e desse uma ideia da sua gestão ter algum rumo.

LF, será que lhe passou pela cabeça que antigamente não se falava de presidentes porque o clube não estava em crise? É como escreveu, em casa onde não há pão...
Mas será que não há pão? Se passou a haver condições materiais e receita como nunca houve? Se acabou o tempo do monopólio da Olivedesportos? Se os adeptos e sócios enchem o estádio pagando preços exorbitantes, compram mais camisolas que nunca e pagam assinaturas de 2 canais para ver o clube?

LF, falta-lhe a memória? Será que no tempo do Jorge de Brito, do Damásio, etc. não havia contestação? Num tempo em que era incomparavelmente mais difícil ser presidente do Benfica? 4 reformados à porta do estádio? Devia frequentar pouco as AGs nos anos 80 e 90.

LF, e o profissionalismo? Nesses tempos áureos em que se pagava do próprio bolso para ser dirigente e o futebol ainda não era "indústria", os presidentes eram geralmente gente com larga experiência de gestão e liderança de empresas. Davam do seu tempo, iam ao clube assinar uns papéis e passavam uns cheques (não raras vezes deles).
Actualmente, no tempo de futebol altamente profissionalizado, fenómeno mediático de alcance mundial, com receitas de milhões e de natureza muito mais complexa do que no tempo do Eusébio, e em que as SAD têm profissionais pagos e os orgãos sociais do clube pedem para ser remunerados, em vez de grandes empresários em regime de mecenato temos um ex-jogador sem grandes competências (rodeado de "rolhas"). Somos exigentes ou deixámos de o ser?

LF, lamenta que se fale mais de "política" do que de desporto? Quem escreveu este post? Quem faz os piores exercícios retóricos e contorce a espinha e a pena, não a defender o clube, mas a fazer a apologia da direção? Se lhe custa tanto ouvir criticar o presidente, se calhar perdeu (outra) oportunidade para ficar calado.

Anónimo disse...

Estes idiotas comparam o Vale e Azevedo com Rui Costa. Mais estúpido é difícil. É mesmo um problema mental. Psicose de massas.

Anónimo disse...

As habituais ofensas de quem não tem argumentos.

Os Benfiquistas têm o dever de defender o clube. Eu faço-o.
Rui Costa não é o clube.

Eu não ofendo Rui Costa.
Acuso-o de incompetência.
Critico as suas más decisões.
Crítico o acumular de mas decisões.

Que nos levam ao momento, factualmente mau, que vivemos.

Com maus resultados. Com más exibições. Com a equipa desvalorizada. Com a equipa descaracterizada, com “jogadores que não sabem o que é o Benfica” (não são palavras minhas).
Com o treinador a exigir reforços, publicamente, sem obter soluções.

Não quero pedidos de desculpas de Rui Costa. Quero resultados e soluções.
Rui Costa foi eleito Presidente pelos Benfiquistas, por voto da maioria.
Com isso, ganhou o direito de liderar o clube.
Com isso, ganhou o dever de o fazer bem. E cumprir as promessas que prometeu. Nada mais.
Rui Costa serve o Benfica e, por conseguinte, os Benfiquistas. E não o seu inverso.

Não quero que Rui Costa diga que assume a responsabilidade.
Quero que Rui Costa assuma responsabilidades.

O PAI NATAL DA FINLÂNDIA disse...

A GUERRA DOS 40 ANOS. (92). RECORDAR É VIVER
Por jornalista do SCP, ele e familia ameaçados pela Máfia, obrigado a fechar o blogue.

“Após o FCP ganhar Champions em Viena 1987, entre pessoas ligadas ao futebol - jornalistas, especialmente – levantou-se uma onda de opiniões sobre a anormal excelente condição física dos portistas. Os portugueses diziam que era desculpa dos colegas alemães para justificarem a derrota do Bayern, mas logo tornou-se um alvo de investigação que acabou, na perspectiva dos alemães, em conclusivas certezas.
(Vi o jogo no estrangeiro, cheguei à mesma conclusão. Foi visível!
Ainda mais visível em Tóquio!)

Em Agosto de 1987 fomos deparados com a suspeita de colegas estrangeiros. Eu e mais 3 jornalistas decidimos averiguar se havia algo de verdade nas suspeitas. Não seria fácil descobrir a verdade, se existisse. Reunimos num café na baixa portuense com o intuito de elaborarmos um plano que nos permitisse obter alguma informação, caso fossem verdadeiras as suspeitas que os colegas estrangeiros levantaram e estavam certos.
O plano era contactar antigos jogadores que passaram pelas mãos do médico do clube, o Dr. Domingos Gomes, informarmo-nos sobre a capacidade efectiva de ter havido uma "mezinha" que realmente melhorasse o desempenho desportivo (há 40 anos o doping não se discutia, eram questões pouco esclarecidas) e procurarmos, junto de pessoas ligadas a jogadores do plantel portista dessa época, de forma natural para não levantar suspeitas, saber que tipo de atletas esses “super” jogadores eram 2, 3, 5 anos antes.

A investigação surtiu efeitos interessantes - entre os quais termos descoberto que, de facto, houve uma sintonia com um (Fernando) Póvoas (não passava de alguém com reputação muito duvidosa, em trafulhices com a propaganda médica), um conjunto de atletas que melhoraram substancialmente o seu desempenho atlético, alguns de forma quase sobrenatural, para aquelas que eram as suas características naturais. Como é óbvio, isto não chegava para fazermos um diagnóstico efectivo, muito menos para avançarmos a informação para o exterior.

Decidimos deixar um de nós, que vivia em Gaia, ocupado com o assunto, enquanto os outros de Lisboa iam acompanhando de longe a investigação. Esse colega continuou o seu trabalho de jornalista, acompanhando várias vezes o Porto nas Antas.
Num Porto-Portimonense, no fim do jogo, após reportagem para rádio nacional, o colega, que estava no relvado junto à saída (do famoso túnel), foi interceptado por 3 indivíduos que faziam parte do chamado "Corpo de Segurança Privado", que não passava de um grupo de jagunços comandados p/famoso Guarda Abel e, forçado a largar o material de trabalho, para que tivessem uma "conversinha". A conversinha foi, basicamente, darem-lhe uma chapada e obrigarem-no a nunca mais fazer perguntas a familiares e amigos dos jogadores, sob pena de poder vir a "acabar mal".

O meu colega deu conta deste episódio à entidade patronal, que lhe respondeu, claramente, que abdicasse do assunto.
(Sabemos que a media é cúmplice e continua capturada!!)

Ele persistiu na investigação até que viu uma das filhas agredidas numa escola em Gaia onde estudava, avisada a dizer ao Pai que da próxima ia parar ao cemitério.
Como é evidente, a partir desse dia dedicou-se a outras investigações mais, digamos, singelas.

É também assim, pela ameaça e violência, pela falta de escrúpulos que o Sistema sobrevive e evita que haja uma real investigação jornalística. É também por isto, mas por muitas outras coisas, que nunca se criaram condições para que a verdade viesse ao de cima. O clima intimidatório e bélico juntamente com a cumplicidade das autoridades locais (e nacionais) foi e é uma das formas que o polvo encontrou para se perpetuar impunemente”.
(22 Março 2011)

Hoje o clima é + sofisticado, passou para as redes sociais, a media e justiça, o futebol continua “controlado” da mesma forma.
Mas as questões do doping continuam atuais.
Assim como os “agentes” junto de jogadores + facilmente “influenciáveis”.
Fartíssimo de saber como estas seitas funcionam.

Anónimo disse...

Acusar Rui Costa do que se passa no futebol português só tem um nome. Doentes mentais vitimas de psicose de massas.
E só com insultos lá vamos.

Factualmente mau, sim, mas há 50 anos factualmente mau!
Acusar alguém sem conhecer o contexto, a história, nem os VERDADEIROS FACTOS, não aqueles que engolem por serem estúpidos, só pode vir de gente mal intencionada ou de doentes mentais, que usam as redes sociais para fazerem transferência negativa daquilo que são.
Não há outra forma de o dizer!

joão carlos disse...

tem toda a razão quem souber de cor o nome de todos os presidentes desde que acompanha o clube não é um bom adepto.

e só os exigentes e que votaram no vale nunca na vida um situacionista votou no vale nem na segunda eleição.
nem nunca no tempo do vale se viu alguém dizer que atacar o presidente era atacar o clube.

é uma vergonha as criticas ao rui ele não contrata jogadores, ele não contrata treinadores, ele não contrata a estrutura, ele não apoia quem esta no poder no futebol nacional que nos prejudica.
até porque os iluminati dominam isto tudo e nem sei como é que conseguimos ser duas vezes campeões da europa nem muito menos ser tantas vezes campeões nacionais nestes últimos cinquenta anos deviam de estar distraídos.

agora com o distrit é que vai ser vai jorrar dinheiro como nunca vimos vamos limpar tudo na europa.
o rui esta a aprender com os erros vamos fazer um mercado de arromba e vai ser no ultimo dia que é para os outros nem terem tempo de reagir e tentarem boicotar o magnifico trabalho que vamos fazer.

Anónimo disse...

O anónimo continua a sua senda.
A poluir este blogue com ataques pessoais e ofensas.

Não quer discutir, não sabe argumentar.
A sua agenda é tóxica. Insisto que você é infiltrado e apenas está aqui para acicatar ódio entre os Benfiquistas.

Anónimo disse...

Rui Costa, talvez o pior presidente da Historia do Benfica (Tendo em conta a situacao financeira que encontrou).
LF O maior lambe botas da histopria do Benfica.

Anónimo disse...

Estes otários que defendem o Rui costa não defendem o Benfica, apenas estão contra aqueles que o criticam porque se achamos senhores da verdade com teorias Illuminati quando na verdade são um bando de analfabetos e atrasados mentais

Anónimo disse...

Nao e atraso Mental chama-se hipocrisia e lambe botismo...

Anónimo disse...

Homenzinhos corajosos, matam o mensageiro ao invés de contraditarem!
A maioria provavelmente nunca ouviu falar de Fezas Vital, Maurício Vieira de Brito, Catarino Duarte... são uns tristes😡

Anónimo disse...

O LF só tem uma coisa a fazer fechar o blogue a comentários alarves idiotas divisionistas anti-benfiquistas eles que só sabem destruir dizer mal são as vozes do anti-benfiquismo primário a caixa de ressonância da m...a da comunicação social falada e escrita existente que se entretenham a montar a lixeira (isto é um blogue) para onde canalizem a porcaria que andam a espalhar pelos blogues de benfiquistas sérios mas um tanto ingénuos que assim andam a dar voz a estes mentecaptos atrasados mentais e avençados que só querem semear a divisão e a infâmia no seio dos Benfiquistas com alma e coração.
Não às aves agoirentas e assassinas que andam a por os ovos nos ninhos dos outros!
Carrega Benfica!!!!

Alberto João disse...

Obrigado por nos teres elucidado! Nunca mais vou ser agourento ou assassino por exigir competência ao Rui Costa e exigir uma cultura de exigência aos sócios, incluindo bloggers! Afinal a comunicação social mente e aldraba tabelas classificativas, malta! Não estamos a 10 pontos, nem em vias de perder todas as competições em janeiro! O mercado a meio de janeiro tem sido um enorme sucesso! Afinal, nos últimos 7 anos não ganhámos apenas 1 campeonato, é mentira da comunicação social! Este anónimo que nos elucida tem ido festejar quase todos os anos ao Marquês! Nunca mais compro o jornal...Carrega Benfica!!!

LF disse...

O sentido do post não era tanto avaliar a competência ou incompetência de Rui Costa, mas sim a importância que se dá hoje, na net e nos media, aos presidentes em detrimento das principais figuras do futebol.
O trabalho de Rui Costa foi já avaliado pelos sócios (pelo menos em relação à expectativa que se tinha face a outros candidatos), e para mim essa discussão tinha acabado aí. Infelizmente não acabou, e é sobre isso que falo.
O Benfica não perdeu o último campeonato por causa do Rui Costa. E também não vai perder este por causa do Rui Costa. Não é por causa do Rui Costa que o Porto leva 16 vitórias em 17 jogos.
Cada época tem a sua história, e os erros, como escrevi, são muito fáceis de apontar...depois.
Quem tem de tomar decisões sabe que corre sempre riscos. E as decisões de Rui Costa, nomeadamente face à gestão do plantel de futebol (no resto a instituição Benfica está bem, acho eu), são, mesmo as erradas, muitas delas entendíveis por quem faça o exercício mental de se imaginar naquele momento em que foram tomadas. Além de que há um universo de aspectos que os adeptos não conhecem, nomeadamente a personalidade dos atletas, as questões com empresários etc etc.

Anónimo disse...

Eu recomendava ao Luis que apagasse os comentários que insultam o dono da casa. Entrar em casa alheia e insultar o dono é próprio de assaltantes e ladrões.

LF disse...

Hoje toda a gente sabe que renovar com Roger Schmidt, a meio daquela éoca, antes sequer de ser campeão, foi um erro. Vocês sabem, eu sei, o próprio Rui Costa sabe.
Na altura não sabia. Nem se sabia que pressões havia no mercado, ou do próprio treinador.
Ora o Villas Boas acaba de cometer exactamente o mesmo "erro". Pode correr-lhe bem. Espero que lhe corra mal. Mas neste momento, com os resultados da equipa, parece uma decisão natural. E ele provavelmente tinha de a tomar, ou não tomar, agora. Sem saber o que vai ser o futuro, e correndo o risco de vir a ser crucificado mais tarde.
Depois das coisas correrem mal é muito fácil, até aos mais estúpidos, perceberem o que correu mal. Depois, tudo parece óbvio. Mas quem tem de decidir, tem de o fazer sem conhecer as consequências.
Manter Florentino e Akturkoglu contrariados quando havia propostas de 25M por cada um deles tinha sido uma boa decisão? O Benfica estaria em primeiro lugar agora?
Como segurar Carreras se o Real Madrid pagou a cláusula?
Como segurar Di Maria, que tinha 37 anos, acabava contrato e queria voltar à sua terra?
Devia manter Kokçu depois do episódio do Mundial e em conflito com o treinador, havendo uma proposta que praticamente cobria o valor da compra?
Ora aqui saíu metade da equipa titular. Como evitar isso?
Rios não era elogiado por todos como uma grande aquisição? Eu ouvi vários comentadores e analistas dizê-lo.
Sudakov, titular da selecção ucraniana, ainda jovem, não parecia ser o criativo de que o Benfica na altura precisava?
Quem tem culpa de Lukebakio se ter lesionado quando estava a ser o jogador mais em foco da equipa?
No fim, é Rui Costa quem leva com a culpa de tudo, mas se pensarmos nos momentos em que tudo isto se passou, muitos de nós teriam feito o mesmo, ou pior.
Para treinadores é igual. Lage quase tinha ganhado tudo. Fez mais pontos no campeonato do que o Sporting, e só perdeu o título devido ao atraso que herdou das primeiras jornadas com Schmidt. Perdeu a Taça como se viu. Não havia tempo entre o Mundial e as eliminatórias da Champions. Não havia nenhum Mourinho disponível. O que fazer naquela altura?

Anónimo disse...

100% de acordo com o anónimo. E digo mais, preferia que o Luis, que eu não conheço mas acredito seja uma excelente pessoa - só pode!! - eliminasse os comentários que insultam o dono da casa. Não são seres humanos, nem animais sequer, são parasitas que estão a mais no planeta.

LF disse...

Antigamente não se falava de presidentes porque o futebol era vivido de forma muito mais saudável. As pessoas viam o jogo no domingo, e depois iam à sua vida, mais felizes ou mais tristes, sabendo que na semana seguinte estariam de volta - para ver os seus ídolos em campo, não para reflectir ou discutir burocracias nem polémicas.
Na minha juventude a discussão era entre eu dizer que o Carlos Manuel era melhor que o Jaime Pacheco, e os rivais dizerem o contrário.
Mais tarde passou-se às arbitragens.
E até há cerca de dez anos atrás, toda a polarização, mesmo se por vezes excessiva, mesmo se por vezes tóxica, era feita contra os adversários e rivais. Era essa a discussão, por vezes em torno da arbitragem, depois, num certo momento, também dos casos judiciais.
Agora, existe esta facção de neo-benfiquismo, que, perdoem-se a franqueza, alguns de vós representam, e que orienta toda a sua argumentação, discussão, polarização, por vezes mesmo ódio, para com os dirigentes, treinadores, e em alguns casos jogadores, da propria equipa, do próprio clube. Mesmo sabendo que essa opinião é francamente minoritária no universo benfiquista, insistem até à exaustão no tiro ao presidente - o que até poderia ter alguma atenuante antes das eleicções, mas hoje não me faz qualquer sentido, a não ser no âmbito do estudo sociológico destes novos e estranhos tempos que vivemos.

PS: explique como é que há condições materiais e de receita como nunca houve e ao mesmo tempo diz que o clube está em crise.

Anónimo disse...

LF, continuaremos neste carrocel até ao infinito.

O LF assume as decisões como inevitabilidades. Quer na sua conclusão, quer na sua execução.
Eu não.
Florentino e Akturkoglu, por exemplo, não tinham de ser vendidos. Não havia nenhuma lei que o obrigasse. Poderiam ter sido demovidos da sua vontade. Não só poderiam, como deveriam.
Se dá esses exemplos como inevitáveis, então assume como inevitável a perda, sistemática e imediata, de toda a gente que venha a ter uma proposta melhor, no futuro.
Esqueçamos, então, qualquer ambição de estabilidade, com os nossos melhores atletas.

Não, não digo que a solução para isto seja fácil. Mas tem de ser fazível, num quadro de equilíbrio que contemple a satisfação dos jogadores e do clube.
Não é o caso. Aktur e Tino não podiam sair, quando saíram. Não perante a lesão de Bruma e Manu. Não perante a saída, pelas mesmas razões, de Tiago Gouveia.
Em Dezembro, talvez. No final desta época, certamente.

Por aí fora. Diz que Rios foi elogiado por toda a gente antes de chegar. Não é verdade. Ouvi muito especialista a colocar em causa a sua utilidade e custo, mais o risco de não se adaptar ao ritmo europeu. Os elogios, ouvi-os mais das câmaras de eco que acham que todo o reforço é uma pantera.
Por aí fora.

No final, eu não relativizo os erros. Acho isso perigoso, no Benfica ou seja onde for.
E não ignoro an accountability de quem decide. Ser responsável é isso mesmo.

Anónimo disse...

Obrigado Alberto João, por nos iluminares diariamente com a clarividência dos teus argumentos e explanação das alternativas para um BENFICA made um Seixal, avassalador, futuro Campeão Europeu, Mundial e quiçá conquistador das Arábias.

Que nunca nos faltes com o teu " benfiquismo " empolgante, agregador de hostes saudosas e adeptos órfãos dos candidatos perdedores:-)

Sai mais Big-Mac prá mesa do canto🥸

Anónimo disse...

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/benfica-em-conversacoes-com-o-jp-morgan-para-financiar-remodelacao-do-estadio-da-luz?ref=HP_Ultimas

Vamos acabar vendidos aos americanos.
Seria pelo melhor, ao menos não serão os burros dos sócios a decidir os destinos do clube.

Anónimo disse...

Grande atrasado mental que és...

Anónimo disse...

Realmente o maior cancro do SLB atual são estes atrasados mentais destes sócios de merda que o Benfica tem

Anónimo disse...

Os tempos mudaram pára de romantizar o futebol evoluiu,eu também sou muito nostálgico mas a vida continua, acorda! Estás no vietnane e ainda não deste por isso

Anónimo disse...

O Exmo LF, está em pura e saudável negação. Credo....

Anónimo disse...

O manchester united de portugal. Gasta gasta gasta e nao ganha nada. Vai ser vendida a sad a um investidor estrangeiro e o clube vai definhar. RIP

RN disse...

Caro LF,
Como já tive ocasião de expressar noutras ocasiões, identifico-me bastante com os seus valores, com a sua visão da sociedade e da vida em geral. Dito isto, respeitando a sua opinião, como não poderia deixar de ser, penso que este texto acaba por ser um bocado simplista, ou incompleto, se preferir.
Para mim o foco também não está no presidente e nas simpatias pessoais. Em quase tudo gosto de me basear em factos. E os factos que me interessam para julgar a gestão do nosso clube são:
- Qual é o rácio de vitórias por comparação com os nossos adversários diretos? Qual é o rácio, tendo também em conta as diferenças orçamentais?
- Qual é a percentagem de acerto relativamente às contratações? Qual é o rendimento/custo demonstrado? Aqui devemos também usar como referência o que se passa com os nossos adversários diretos.
Eu não exijo que o Benfica ganhe sempre. Aliás, nem acho que isso seria benéfico para as competições e acho que somos todos filhos do mesmo deus (seja ele qual for...). Porém, se respondermos às perguntas anteriores, facilmente chegamos à conclusão de que o Benfica tem sido mal gerido e, consequentemente, insistir na mesma equipa (de gestão) parece-me manifestamente um erro grave, de consequências imprevisíveis.

Anónimo disse...

Méééé, mééé, mééé !

Anónimo disse...

Bem, ao que consta RC já anda à procura de investimento na América com vista a fazer face aos custos com o aumento da lotação do estádio, sendo que o empreendimento District irá certamente pelo mesmo caminho. Será isto um bom acto de gestão, promover despesa sem ter fundos para pagar e ter de hipotecar a obra? Penso que não. Isso é fazer conta com o ovo no .. da galinha. Vamos ver o que é que esta direção ainda tem para nos presentear se não for deixar dívidas e mais dívidas além da falta de títulos coisa que já nos vamos habituando.

Anónimo disse...

Ódio é o LF que diz. Eu não tenho ódio nenhum ao Rui Costa, nem a treinadores, muito menos a jogadores.

Tenho a certeza (dentro do razoável, porque não ponho as mãos no fogo por ninguém) que Rui Costa é bem intencionado, que faz o melhor que pode e ama o clube. Será sempre um dos nossos. Porém, infelizmente, acho que tem sido um mau dirigente e presidente. Não votei nele.

Aliás, acho que a personalização na figura do Rui Costa é errada, porque em grande medida a gestão da SAD, pelo menos a gestão operacional do futebol, não deve ou não devia ser responsabilidade do presidente. Para isso é que lá estão o Lourenço Coelho ou o Mário Branco.

Quando se critíca Rui Costa está-se a criticar uma direção. Mas acho que essa personalização é alimentada pela própria direção, imagino devido à simpatia que ele gera. Temos uma tolerância para com Rui Costa quando nos explica certos actos de gestão que não teriamos com Soares de Oliveira ou Catarino.

Para que fique bem claro, sou totalmente a favor da estabilidade, e é precisamente por isso que critíco a direção do Rui Costa. Sou contra a hiperactividade nos mercados e as "oportunidades" de mercado". Fui contra a saída de Roger Schmidt a meio da época (embora achasse que ele já estava de frete no Benfica e era um one-trick pony). Fui ainda mais contra a saída de Lage, fosse no final do ano ou a meio da época (não acho que seja um grande treinador, mas tem qualidades e os resultados não justificavam um despedimento).

Ficaria muito contente que durante os próximos anos, mesmo que fosse por sorte, Rui Costa pudesse colher os louros de vários triunfos do Benfica, mesmo que fosse por pura sorte.

Não há neo-benfiquismo nenhum. Há benfiquismo. O seu, o meu e o dos outros. E o seu não é melhor, nem pior, nem mais antigo que o meu. O clube não é meu, nem seu, nem dos 65%, nem dos 35%, nem do Rui Costa e muito menos do Vieira. Cresci no estádio, pratiquei desporto no clube, sou sócio há quase 50 anos e tenho lugar cativo há mais de 30. Na minha juventude os heróis eram o Humberto, o Nené, o Chalana, etc., por isso de "neo" já vou tendo muito pouco.

Lembre-se que quando interpela alguém no seu blog está a falar com essa pessoa, e não para uma oposição colectiva com caracteristicas por si imaginadas.
Por isso aconselho-o a responder com base no que cada comentador realmente escreve, em vez fazer declarações urbi et orbi com teorizações grandiloquentes de caracter sociológico.

Quanto ao seu PS.

Na minha opinião, o clube está em crise, ou tem défice, de gestão desportiva, não financeira. Não obstante, tem um excesso de despesa preocupante e que limita a capacidade de gerir os plantéis com base num critério desportivo e planeamento a médio-prazo.

O problema não é falta de receita, como era em meados de 80, 90 e início de 2000. Existe hoje uma estabilidade de receitas e uma infraestrutura que permite às direções condições de trabalho muito mais tranquilas.

Não obstante, a falta de liquidez, dívida elevada e potencial redução de receita dentro de 2 anos devido à centralização dos direitos televisivos são riscos que convidam a uma redução dos gastos que não tem sido feita. E o Benfica District acrescenta risco adicional, porque acrescenta encargos futuros e não ataca o problema pelo lado da despesa.

LF disse...

Caro segundo anónimo,

Agradeço a recomendação, mas só me sinto insultado por quem eu deixo. Não por quem quer.

LF disse...

Continue a tentar.

Anónimo disse...

Caro anónimo pare de falar mal do nosso querido presidente ele é benfiquista e chorou quando marcou um golo ao nosso clube, faça um clube só para si e deixe o Benfica para nós os 65%

LF disse...

Peço-lhe antes a si que releia o que eu escrevi, e veja se encontra que os presidentes não têm nada a ver com os resultados.

Não é a velhada que "mantém a estrutura". São os sócios com maior antiguidade e que pagam quotas à mais tempo. Os mais fiéis. Não é uma questão etária. Há gente de 30 anos com 30 anos de sócio, e haverá gente com 70 e um ou dois de sócio.
É essa fidelidade, que está ao alcançe de todos um dia alcançar, que define a maior capacidade de intervenção.

LF disse...

Há sim um neo-benfiquismo tóxico. Não o acusei a si em particular. Mas há.
Não sei se acontece nos outros clubes. Também não me interessa.
No Benfica existe. Infelizmente.

Quanto à estabilidade de receitas e infraestruturas, acho que não cairam do céu. Se o presidente é culpado até de jogadores do Benfica levarem pisões na cabeça, também há de ter algum mérito na estabilidade das receitas. Estou a ver mal?

DISSONÂNCIA COGNITIVA disse...

Não, o meu amigo está mais uma vez equivocado ou, como dizem os ingleses, está a ladrar na árvore errada.
Os factos não são os rácios, mas sim as causas desses rácios.
Porque todos os rácios, que são apenas números, sem excepção, são todos consequência de factos que não estão a ser denunciados, são reprimidos, censurados, eliminados por fazedores de opinião e por forças que operam no planeta há milhares de anos. e que já aqui foram denunciadas.

Os rácios já são pobres há mais de 40 anos, por isso, pedir para apontar rácios dos ultimos anos, para poder acusar uma direção de incompetência e para demonizar o clube, a primeira intenção, por algo que existe há dezenas de anos, desculpem o meu francês, tenho de lhes chamar burros mal intencionados.
São burros porque são ignorantes, porque querem, porque se deixam lavar ao cérebo, porque não se dão ao trabalho de averiguar o que realmente se passa e tem passado e que é PÚBLICO.
Este condicionamento mental tem um nome, "DISSONÂNCIA COGNITIVA".
Não estão em consonância com a realidade. E mentem!!

É culpa do RC que os andróides tenham pelo menos 6-7 pontos a mais do que deviam?
Dos sapóides nem vale a pena falar.
O passe do guarda redes e do defesa do Cashball para avançados dos andróides que lhes deu 4 pontos é culpa do RC?
A arbitragem de Braga que nos retirou 2 pontos é culpa do RC?
O tackle de cabeça do Otamendi é culpa do RC?
A Taça que nos foi roubada no Jamor é culpa do RC?
Os pontos dados aos 2 dragóides nos Açores pelos árbitros é culpa do RC?
Os 25 campeonatos que os andróides ganharam illegalmente em 40 anos, com ajuda de todo o tipo de crimes, é culpa do RC?
As competições nacionais e internacionais que ganharam com o doping é culpa do RC?
A corrida do José Pratas perseguido por jagunços é culpa do RC?
Os 40 penalties em 2 anos do Gyokeres dos quais metade não foram e deu 2 campeonatos aos sapóides é culpa do RC?
O campeonato covid que os sapóides ganharam, quando toda a gente estava distraida com a falsa pandemia, é culpa do RC?

A colocação de sapóides em todas as estruturas do futebol, fruto de uma estratégia engendrada há dezenas de anos, como a carreira do sapo corrupto Proença revela, é culpa do RC?
A tomada de toda a media por dragóides, assim como a expulsão de todos os benfiquistas das estruturas de poder do futebol e da media é culpa do RC?

PS. Acabei de ouvir dois energumenos no NOW a dizer que culpa dos foguetes ao pé do hotel do Benfica é culpa da direcção por não se ter precavido. E que podia escolher outro hotel. Palavras deles.
Percebem que o futebol e a media está entregue a criminosos??!!
Há muitos anos!!

As melhoras!!

Anónimo disse...

Ó Luis Fialho, olhe que a renovação com o Schmidt não foi criticada só com hindsight. Houve muita gente a perguntar-se na altura, como diria o Seguro, mas qual é a pressa?

Pressões do treinador? Para isso é que serve o presidente. Pressão do mercado? Basta ver para onde foi o Schmidt depois de sair do Benfica.

De resto a questão das pressões e da falta de pulso/liderança estende-se aos turcos, ao Florentino (embora neste caso eu ache que o jogador foi mais empurrado do que outra coisa) e ao despedimento do Lage (outro que foi thrown under the bus).
Como é que Luis Filipe Vieira, com todos os seus defeitos e qualidades, teria gerido esses dossiers?

Anónimo disse...

Para mim a estabilidade de receitas é a parte boa da herança do Luis Filipe Vieira. Mas não se deve só a ele.

Tem a ver com o crescimento estrutural das receitas da UEFA, com o aumento das receitas televisivas a seguir às convulsões do tempo do Vale e do Vilarinho, e sobretudo depois da entrada da BTV, até com a melhoria do poder de compra que permite aos benfiquistas gastar tanto dinheiro com o clube.

As receitas a aumentar têm muitas causas, mas acho que poucas têm a ver com os últimos 5 anos.
De resto, nos últimos 5 anos a receita que aumenta mais é a bilhética, em grande medida devido ao aumento dos preços e a escassez de lugares no estádio. Ter o monopólio dos jogos do Benfica e aumentar os bilhetes não exige grande capacidade de gestão.

Claro que não estragar já é um mérito.

Anónimo disse...

Se calhar até é culpa da direcção. O dinheiro gasto em 2 carros da GNR a acompanhar o autocarro!!! podia bem ser gasto a pagar a GNR a resguardar o hotel onde dormiam os jogadores, isto digo eu que sou um crítico desta direcção especialmente de RC que continua a não mostrar ser um líder à altura do clube

Anónimo disse...

Alberto João sempre pronto a responder muitas vezes com factos que não correspondem à verdade seria bom que nos fizesse uma declaração de interesses porque com o muito que vai escrevendo em vários blogues sempre com a mesma treta o que parece é que se trata de um avençado pago por alguém de dentro ou de fora do Benfica para por os Benfiquistas uns contra os outros e todos contra Rui Costa acabado de ser eleito por uma esmagadora maioria de sócios.
Quem é que se julga para exigir competência a todos os outros desde o Presidente aos sócios seu burro avençado?
Era o que faltava aparecer no Benfica alguém armado em chico esperto(em nome da exigência) para destratar os sócios deste grande clube de facto só burros estúpidos e avençados bem pagos o quererão fazer!
Já agora nos ultimos 7 anos ganhámos 2 campeonatos para nós é pouco mas sempre é melhor do que os dez anos do fim do século passado e principios do século actual em que ganhámos zero.

Anónimo disse...

A dissonância cognitiva é o exemplo perfeito da burrice dos atrasados mentais e dos analfabetos que invadiram o nosso clube..

Anónimo disse...

" podia bem ser gasto a pagar a GNR a resguardar o hotel onde dormiam os jogadores "

Claro que sim...e os agentes da PSP lá do sítio ficam a roçar o cu pelas paredes, a jogar bilhar de bolso, e a jogar o Mortal Kombat nos telemóveis :-(

Aparece aqui cada avis rara...

Anónimo disse...

Não sabia sobre o Schmidt? A sério? Só para quem estivesse cego, porque a oposição a toda a gestão do treinador foi bem audível, nomeadamente pelos tais que tantos querem empurrar do Benfica.

Anónimo disse...

Papa Fialhos

Papa Fialhos disse...

Os seus posts desvalorizam constantemente o papel do presidente nos insucessos do clube. Esta é uma questão que não tem discussão. É um relambório constante.
Não, o principal responsável é sempre quem está no topo da pirâmide. Ponto final!
A malta que não votou Rui Costa fê-lo porque o considera um perdedor e incompetente, não porque goste ou não dele. Já os votantes no dito o fizeram por questão pessoal, não pelo supremo interesse do clube. É só ouvir as pessoas: é benfiquista, foi formado, jogou no clube, etc.
Muita dessa gente votou por questões sentimentais, não racionais.

Red Sniper disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Óh red sniper és um grande cromo eheheheh