MOURINHO FOREVER

É de algum modo paradoxal que possa ser positiva a análise a um técnico reconhecidamente resultadista, mas que de águia ao peito, num histórico de 35 jogos, perdeu sete e empatou oito. Porém, Mourinho é Mourinho. E contextos são contextos.
Claro que as metodologias inovadoras que explorou e aplicou, com retumbante sucesso, na primeira década do século, são hoje comuns até na Liga 3. Provavelmente, Mou já não vencerá mais nenhuma Champions League, nem deverá voltar a treinar um clube de topo dos chamados Big Five. 
Acontece que as circunstâncias do Benfica são muito diferentes- Por isso ele está cá.. E em Portugal, com tempo e alguns recursos, pode construir o tanque de guerra competitivo de que o clube necessita há anos. Estou convencido de que o vai fazer... se tiver respaldo total para isso.
O caminho é longo e sinuoso. Quem contrata José Mourinho sabe que está a contratar um treinador "especial". Está a contratar um pacote completo, que inclui os chamados mind games, recados internos e externos, críticas violentas à arbitragem, mas sempre com o controlo emocional/comunicacional de quem sabe muito bem o que está a dizer e porquê. Pode já não ser, no plano técnico-táctico, um dos melhores treinadores da história do futebol (como inegavelmente foi), mas continua a ser um homem extremamente inteligente, muito hábil na comunicação e ainda mais experiente do que nos seus tempos áureos. Em Portugal goza ainda de um prestígio que lhe permite dominar o discurso mediático em seu redor (porventura, se o deixarem, em redor da equipa e do próprio clube), influenciar adversários e árbitros, para além do controlo total que mantém sobre um balneário onde a maior estrela é ele.
Em suma, o Benfica não consegue, hoje, ter um treinador melhor do que José Mourinho, ou sequer igual. Há que fazer tudo para o manter, a um prazo tão longo quanto possível.
Espero por isso, antes de mais, que o próprio não queira saír no fim da época (Força Portugal, Força Martinez !!!). Mas espero, também, que no Benfica ninguém ceda à tentação de optar pelo caminho mais fácil - que é sempre o de colocar o ónus dos maus resultados nos ombros do treinador...e depois vem outro... e depois vem outro, como dizia Bruno Lage.
Pelo contrário, a Mourinho há que dar tempo, e, sendo a quem é, há que dar carta branca. Porventura a um nível do qual nenhum treinador do passado recente do clube desfrutou. O orçamento do Benfica não é o do Chelsea, mas o treinador setubalense sabe disso, e não vai exigir o impossível. Obviamente dentro das suas limitações orçamentais, o Benfica deve seguir o seu treinador até onde este quiser. Deve deixá-lo trabalhar, com total e absoluta confiança, com total e absoluta autonomia. 
Ronovar o contrato com Roger Schmidt em 2023, a meio de uma época em que estava a ganhar todos os jogos, revelou-se um disparate. Talvez renovar com Mourinho agora, que está afastado de todos os títulos, (mais um paradoxo) não fosse má ideia. O Benfica precisa de tempo e de reinventar todo o seu futebol. Não há ninguém em condições de o fazer melhor. Se José Mourinho ficar mais três anos na Luz, tenho a convicção que, nesse período, ganhará pelo menos dois campeonatos. Mais do que isso, pode deixar uma equipa à sua imagem, que  permaneça ganhadora para além da sua própria presença. 
Se nas presidenciais deste fim-de-semana posso ainda ter as minhas dúvidas, para o banco do Benfica voto Mourinho. Inequivocamente!

38 comentários:

Quimcosta disse...

Concordo que Mourinho é essencial, se ainda aspiramos a vir a ter uma equipa estável, com fibra e a dar resposta à Benfica em qualquer ambiente e circunstâncias.
Não vejo que outro o consiga fazer, com a direcção (?) que foi escolhida pelos sócios. E na chafurdice que há 40 anos está instalada no desporto português.

Viva o Benfica!

Anónimo disse...

Caro LF,

desta vez tens toda a razão!! Com Mourinho mas sem Rui Costa.
Isso é necessário e fundamental.
Ontem Clube, Equipa, Jogadores e o Próprio Mourinho e até Rui Costa foram gozados e humilhados e, até agora, todos no silêncio. Já para nem falar de mais um penalti perdoado aos corruptos dasjantas. É só mais um....... esta época tem sido um fartote! Assim, até eu - treinador - levo 10 pontos de avanço e estou nas meias finais da taça!

Ninguém levanta a voz, ninguém defende o clube, é uma autêntica e pura vergonha. Nós amamos o clube e sofremos com todo este regabofe, e esta gentalha incompetente e calada num silêncio ensurdecedor, a deixar andar...amanhã à mais miséria e derrotas.

#UmSLBnaInvicta

John Billy #37 disse...

O LF também votou no Rui, por isso o seu voto no Mourinho não é muito animador.

Anónimo disse...

Mourinho?!?! Mas alguém que perceba e goste verdadeiramente de futebol quer um treinador que coloca o Barreiro a nº 10 do Benfica? O Mourinho está claramente ultrapassado: nunca apostou nos jovens nem vai apostar agora. É exatamente o oposto do perfil de treinador que o Benfica precisa. E nem falo do hábito constante de justificar o insucesso com a alegada falta de qualidade do plantel — algo que nunca deveria ser feito publicamente. Mas, infelizmente, o seu ego parece estar sempre acima de tudo.

Anónimo disse...

😂😂😂😂😂

Rui Dourado disse...

Eu como Portista quero Mourinho Ruí Costa e cia até ao fim dos tempos...

Anónimo disse...

O mesmo Mourinho que leva bailes táticos do Cesar Peixoto e afins?
Mourinho veio para servir de escudo ao Rui Bosta, apenas e só. E estas a cumprir.

Anónimo disse...

Este clube nunca mais se levanta

LF disse...

Talvez coloque o Barreiro porque não há outro.

LF disse...

Se todos os adeptos ajudarem, levanta com certeza.

Anónimo disse...

O dono deste blog vive numa realidade paralela! Parece o PM.

Anónimo disse...

Oh LF, vai pastar pá. Essa conversa dos adeptos é ridícula. Mas os adeptos tem alguma influência na boa ou má gestão do clube ou sequer dos resultados da equipa?
Deixe de ser parvo fds.

Estamos em Janeiro e fora de todas as competições, com a melhor situação económica de SEMPRE e a culpa é dos adeptos??

Olhe por mim nem comento mais vamos ver se ganhamos a champions.

Fique bem

Anónimo disse...

Eu era capaz de jurar que temos um plantel com mais jogadores. Que havia gente no banco. E até miúdos na equipa B e sub 23.

Bolas, ate estava no banco um tal de Sudakov, o mais caro reforço da historia do Benfica. Que joga, naturalmente, naquela posição.

Alberto João disse...

Malta, vamos fazer assim: compramos todos o livro O Segredo para aprendermos a ser positivos e levantamos todos os dias às 5 da manhã e colocamos as mãos para o alto e gritamos "Bananaaaa" que é para levantarmos o Benfica!!! Mas tem de ser mesmo todos, senão não resulta! A Águia Vitória também!

Agora, um bocadinho mais a sério, eu até concordo que na incapacidade de contratar um treinador mais jovem, mais ambicioso, mais dinâmico e mais enquadrado na cultura do Benfica o Mourinho é a melhor opção para fazer de treinador-presidente e ficar até ao fim do mandato! Afinal, foi acima de tudo nele que os 65% votaram. Só que para tal funcionar é preciso disponibilidade financeira, capacidade de scouting e gestão desportiva que o atual presidente assumiu e arruinou nos últimos 5 anos! Fora da liga dos campeões, como vai ser possível com um investimento brutal no Distrito? Ah, e entreter o Rui Costa com qualquer coisa para fazer e sair da frente...não vai ser fácil!

Anónimo disse...

A culpa externa.
São os sócios que não estão - todos - a ajudar.
Têm de ajudar todos. Sem exceção. Se não… não dá.

Anónimo disse...

“ O orçamento do Benfica não é o do Chelsea, mas o treinador setubalense sabe disso, e não vai exigir o impossível. Obviamente dentro das suas limitações orçamentais, o Benfica deve seguir o seu treinador até onde este quiser. Deve deixá-lo trabalhar, com total e absoluta confiança, com total e absoluta autonomia. ”

Não entendi, LF….
Está a acusar alguém de não dar total autonomia e total confiança a Mourinho?

Anónimo disse...

Se não há outro, é porquê? Plantel mal formado ? Responsabilidade de quem: Rui Bosta ou sócios?

Anónimo disse...

Ganha vergonha lambe botas!!! Fds nunca pensei dizer isto mas nao passas de um idiota!!!

Anónimo disse...

Como eu te compreendo... é pena é o bananismo e estupidez que se instalou no Benfica mas tu deves estar feliz com isso

Anónimo disse...

Pois. Se ao menos o mercado de Inverno já estivesse aberto…
É preciso tempo.

Anónimo disse...

Precisamos de um treinador com fome de vencer LF e isso por mais que o Mourinho te diga que tem ..... não tem....burro de merda cada vez tás pior meu caro , estás a caminho de te tornar um gaúcho vermelho PESE EMBORA esse já esteja a abrir os olhos em relação ao Rui costa

Anónimo disse...

Eu até estou de acordo com o LF. Mas por razões distintas.
Mourinho deve continuar treinador do Benfica porque, simplesmente, é o treinador do Benfica.

Se não me engano, há alguns anos houve post semelhante para Schmidt. E outro para Lage.
Em ambos os casos, o LF suportava a sua permanência e tempo para montar a sua equipa, o seu modelo.
Em ambos os casos, LF sujeitou-se, mais tarde, à sua saída. Creio que a apelidou de “inevitável”.

Pergunto: o que mudou?
Que capacidade sobre humana tem Mourinho que lhe permite evitar o inevitável?

A resposta é: nada. Não é aí que está o fulcro da questão. A questão está no que configura a inevitabilidade. E a saída de qualquer treinador (ou jogador) não é, nunca, inevitável - a menos que haja o pagamento da cláusula de rescisão, quando tal existe.

Fora essa exceção, legal, tudo o resto são atos de gestão. Opções.


A manutenção de Mourinho ao leme do Benfica devia, pois, ser evidente.
Mas, como o LF assume, todos sabemos que essa decisão não cabe ao Benfica.
O contrato de Mourinho é de 1 ano + 1 ano. Porquê? Porque Mourinho tem outra agenda - a seleção. Isso mesmo justifica o acordo que assinou.

Sem bases para criar um projeto, uma vez mais, o Benfica continua ao sabor do vento.
As escolhas de Schmidt tornaram-se o plantel de Lage. As escolhas de Lage tornaram-se o plantel de Mourinho. As escolhas de Mourinho serão o plantel do próximo.

É… inevitável.

Anónimo disse...

Se querem manter o Mourinho como treinador, o melhor é fechar o Benfica Campus, porque não vão apostar nos jovens. Com o dinheiro que poupam, pagam-lhe os cerca de 10 milhões por época que ele ganha.

Também podem esquecer os resultados desportivos, porque não ganha nada de relevante há mais de 10 anos. Mas tudo bem, pelo menos seremos os campeões das conferências de empresa.

LF disse...

O Benfica não manda no mercado. Por exemplo, queria o André Luiz, mas como o dono do Rio Ave é o mesmo do Olympiakos, ele vai quase de borla para a Grécia, e ao Benfica pediam 20M.
O Rafa, para vir já custaria uns quantos milhões. No fim do mês, com o Besiktas sob pressão, pode vir em condições mais favoráveis.

Não estou a analisar as hipotéticas contratações. Estou a dar exemplos de como o futebol real não é o football manager.

LF disse...

Não estou a acusar ninguém. Mas prevejo que haja alguns papagaios, de fora e, eventualmente, também de dentro, que começem a pedir a cabeça do Mourinho pelos maus resultados de uma época que ele não preparou, e com um plantel que ele não escolheu e mal teve tempo de trabalhar.
Sei o que é o Benfica, e aí acho que Rui Costa terá de ter pulso forte para não se deixar influenciar.

LF disse...

E veio aqui para me dizer isso?

Anónimo disse...

Zero vitórias contra o Top-4 da Liga tendo um plantel que fartou-se de elogiar enquanto treinador do Fenerbahce na eliminatória da UCl

Zero vitórias nos últimos 17 derbys/clássicos nos últimos três clubes (Roma, Fenerbahce e Benfica)

Mas sim, porque não renovar? Pela lógica do autor do blogue a culpa do mais que provável fracasso desportivo será do treinador e não da pessoa que toma as decisões no clube.

LF disse...

Sim, é verdade. Defendi Schmidt, defendi Lage e quase todos os treinadores enquanto representaram o Benfica. Uso o mesmo critério que para presidentes, e, de uma forma geral, para tudo na vida: ou me demonstram cabalmente que é para melhor, ou prefiro não mudar.
Schmidt e Lage foram ambos campeões no Benfica nas suas primeiras épocas. A equipa realizou exibições memoráveis, quer com um, quer com outro. Depois houve apagamentos que, de fora, nem sempre consigo entender. Jesus também foi campeão na primeira época, tal como Rui Vitória. Depois...
Há aqui um padrão. Apesar de nem todos os treinadores referidos terem a mesma qualidade: Jesus claramente, e também Lage, estão, quanto a mim, um degrau acima de Schmidt e Vitória. Mas todos foram campeões e foram consensuais durante períodos mais ou menos largos.
Quando um treinador prova que é bom e que é capaz de ganhar (e ganhar com brilho), se depois as coisas não correm bem, talvez o problema não seja dele. Em todo o caso acho que cada um merece o tempo suficiente para dar a volta a crises de resultados que acontecem em todos os clubes (ver City no ano passado, Liverpool e Real Madrid neste).
Fosse eu que mandasse e talvez não tivesse despedido Lage.
Mas há duas coisas a ter em conta: a disponibilidade inesperada e única de Mourinho (que é reconhecidamente melhor do que qualquer um dos treinadores referidos atrás), e eventuais problemas na gestão de balneário que tenham afectado Lage, e antes, Schmidt.
Quando um treinador perde os jogadores, torna-se difícil dar a volta. Mas isso só quem está lá dentro é que pode saber. E nem todos os técnicoss têm estatuto, estofo e perfil para aguentar levantamentos de rancho.
No caso de Mourinho, tenho a convicção profunda que dificilmente um balneário de uma equipa como a do Benfica lhe fará frente. Nesse sentido, o que defendo é que, acontecendo resultados idênticos que gerem contestação em redor, Mourinho deve ser defendido sem hesitações. Acho que vamos ter de fazer mais um caminho de pedras, e é para isso, para ter a coragem de ir à guerra com ele, que eu apelo. Aos adeptos, e...aos dirigentes.

LF disse...

Respondo como uma vez Fernando Santos respondeu a um jornalista: "sim, mas...quais jovens?".
Pode argumentar-se com os campeões de sub 17. Mas a esses entendo que se tem de dar mais dois ou três anos até provarem que conseguem fazer o mesmo no futebol profissional que fazem entre...crianças.
Quanto aos resultados de Mourinho, nos últimos dez anos ganhou dois troféus europeus e foi ainda a uma final. É claro que nos clubes onde esteve também era difícil fazer mais.
Mas uma coisa é Mourinho no Tottenham - onde esperam que seja o Mourinho de 2004, que chegou a Stamford Bridge para ganhar este mundo e o outro. Outra é Mourinho no Benfica e no campeonato português, onde tem uma força, uma expeeriência e um estatuto inigualável. E isso é muito importante.
Mourinho já não é treinador para o Real Madrid. Mas se fosse, certamente não tinha vindo parar ao Benfica. E aqui ainda tem o olho que pode fazer dele rei.

Anónimo disse...

O Fialho é o tipo que impede a mudança e a evolução.
Com ele, as pessoas só saíam dos sítios quando morressem. Um puto chega a um trabalho e, obviamente, ele rejeita-o porque não é melhor, nem pode prová-lo, pois é o primeiro emprego que tem, do que quem já lá está.
Este tipo tem um pensamento absurdo!

Anónimo disse...

Portanto, os outros clubes têm miúdos da base nas equipas a jogar e vão incluindo periodicamente outros; nós pelos vistos temos de esperar pelos sub-17. Agora, mesmo estes, têm de provar ao Fialho cabalmente que são melhores.
Com o Fialho a treinador, o Neves andava hoje emprestado ao Vitória de Lisboa.

Anónimo disse...

Costuma dizer-se que "para quem navega à deriva, todos os ventos são desfavoráveis". Infelizmente é o caso do nosso clube.

Enquanto não tivermos como presidente alguém que tenha:

1. Capacidade de liderança.
2. Saiba definir objetivos.
3. Consiga angariar os meios financeiros necessários.
4. Contratar as pessoas que saibam implementar o planeado.

Não vale a pena ter ilusões, alguma coisa ganharemos, mas será a excepção não a regra.


Anónimo disse...

Às vezes parece que o LF é lagarto ou Andrade para andar a fazer estes posts...o pior é que há aqui coisas que parecem apoiar as teorias dele

Anónimo disse...

Às vezes parece que o LF é lagarto ou Andrade para andar a fazer estes posts...o pior é que há aqui coisas que parecem apoiar as teorias dele

Anónimo disse...

Caro Rui "Apito" Dourado:

basta ver o video que o Samu colocou nas redes sociais. Afinal o guarda abel e o velho corrupto, afinal, ainda andam por aí.......contrariando o discurso do andrézito. É o ADN "à porto".

Alberto João disse...

O Fialho tornou-se o Joseph Goebbels do Bananismo, e se calhar nem deu por isso! Então afinal vamos fazer um caminho das pedras? Até dá vontade rir, para quem como eu já aqui vem há cinco anos comentar e avisou que com o Rui Costa iriamos fazer esse caminho das pedras! Avisámos quando ele substitui o Vieira, avisámos quando ganhou a eleições ao movimento servir o Benfica, avisámos todos os anos, avisámos antes destas últimas eleições e o que fez sempre o Fialho? Que não, que estávamos muito bem, que só faltava um avançado, que era por culpa dos árbitros, que era falta de sorte, sempre uma desculpa e uma cenoura para o próximo ano, sempre a tentar proteger o regime e esconder o descalabro! E afinal agora vamos entrar num caminho de pedras? Surreal, mas elucidativo...

Anónimo disse...

Está claro como água que o Benfica precisa de uma restruturação de cima a baixo

De algum tempo para cá que o scouting acerta um jogador em 8 , que o presidente pouco ou nada defende o Benfica

As decisões também não são as melhores! Vários treinadores entram e saem, vários directores desportivos e não se vê resultados satisfatórios

Aquilo é uma empresa mas também é uma dos símbolos desportivos mais conhecidos no mundo, e ambas precisam de ar fresco de tempos a tempos.

Mais quantos anos assim?

Anónimo disse...

O dono do bananismo deixou os tomates em florença e a coragem e determinação em milão. Presidente que não faz a defesa pública dos seus e de si mesmo, não serve para presidente de nada. É uma inutilidade.
Que saia HOJE !! JÁ !! Porquê? Porque está a mais..............