BEM-VINDO A CASA
Cito aqui o texto que escrevi quando Rafa Silva saiu do Benfica. Está lá tudo o que penso dele. E a verdade é que o Benfica não voltou a ser campeão.
Não sei em que condições físicas estará, mas se for, ou puder vir a ser, o Rafa que vi na Luz, venha ele. Sem dúvida, um dos melhores jogadores do Benfica na última década. E tanto quanto espero, um dos melhores jogadores deste plantel.
No mundo de hoje, mais vale cair em graça do que ser engraçado. Como Rafa não publica coisas nas redes sociais e fala pouco, há quem não goste dele. A mim, isso não interessa nada. Aliás, até é uma vantagem. Em campo é um craque.
"8 épocas de águia ao peito
325 jogos (22º da história do SLB com mais jogos)
93 golos (24º da história do SLB com mais golos)
8 títulos (3 campeonatos, 1 taça e 4 supertaças)
48 jogos na Champions (10º da história do SLB com mais jogos na prova)
13 golos na Champions (6º da história do SLB com mais golos na prova, só atrás de Eusébio, José Augusto, José Águas, José Torres e Nené).
Melhor marcador dos três actuais plantéis em "Clássicos" e "Dérbis" (7 golos)
Marcador dos golos das duas últimas vitórias do SLB no Dragão (que valeram os dois últimos campeonatos)
Marcador do decisivo golo frente ao Braga no último título do SLB
Melhor marcador do SLB neste campeonato (12 golos)
Melhor marcador do SLB nesta temporada (20 golos)
Mais assistências pelo SLB neste campeonato (11 assistências, 2º da competição)
Mais assistências pelo SLB nesta temporada (14 assistências)
Campeão europeu em 2016
Como disse Jurgen Klopp: "Rafa? Uau!!!" Como disse Mircea Lucescu: "Como é possível Rafa ainda jogar em Portugal?"
Os números são impressionantes. O estilo faz lembrar Chalana. Querido de todos no balneário. Titular absoluto com todos os treinadores. Um dos melhores jogadores do Benfica neste século.
Perante tudo isto, perante uma verdadeira lenda (que nunca me cansei de elogiar), o que se estranha é a indiferença de tantos benfiquistas, ao longo dos anos, face a Rafa Silva. Talvez não saiba vender a imagem como outros. E a verdade é que o empresário também não ajuda. Mas...
Por um lado, queixam-se do futebol moderno, e dos jogadores relâmpago que saem ao primeiro aceno (Félix, Sanches, Enzo, Darwin). Por outro, não valorizam quem fica tantos anos no clube, sempre com números espantosos, sempre com elevado profissionalismo, sempre um dos melhores da equipa.
Rafa merece todos os aplausos. Merece todas as vénias.
Como outros antes dele, só depois de sair será devidamente valorizado.
Lamento profundamente que parta. E não antevejo fácil a substituição."
30 comentários:
Que dizer do mau feitio de rafa? Que dizer do rafa que quis um aumento brutal para sair? Que dizer do rafa que vem hoje em má forma? Será rafa e mais dez concerteza, mas que dizer de rafa no balneário? Esperemos para ver, desejo que rafa seja muito feliz e que nos faça felizes!
Gestão danosa!!! Não há vergonha!
O Rafaelo é um calaceiro nos treinos, treina a passo ,jogava bem antes de assinar, contrato renovado corre tu diz ele ao treinador 10 milhões pelo Rafaelo é lesa património ao Benfica....
Mais uma vez, a questão é colocada pelo LF de forma simplista: se Rafa é ou não é bom.
A questão, ou o debate, sobre o regresso de Rafa não se limita a se o jogador é bom, ou se foi bom no Benfica no passado recente.
O negócio tem de ser analisado tendo em conta a construção do plantel, a existência de outros jogadores para o lugar que vão jogar menos, a programação/perspectivas de médio-prazo, as necessidades mais imediatas da equipa, a relação qualidade/preço, a idade do jogador, etc.
E independentemente da vinda ou não vinda do Rafa, o acto de gestão não pode ser desligado de um facto insofismável: a mesma direção que há 18 meses entendeu deixar sair um jogador nuclear com 31 anos por não querer satisfazer-lhe as exigências do ponto de vista financeiro, vai agora pagar valor comparável para o contratar com 33 anos.
Assinei!
As estatísticas são como os bikinis, revelam muita coisa escondendo o essencial.
Em 8 anos de Rafa no Benfica coube muita coisa. Anos em que ele não foi decisivo na equipa, e anos em que ele foi figura principal. Meses de grande fulgor, e meses de total apagamento. Golos e jogadas fantásticas, e perdas de bola e passes errados em catadupa.
Independentemente do seu impacto inegável, dos 93 golos e 3 campeonatos, também é inegável que Rafa foi sempre um jogador inconsistente.
Não só inconsistente dentro do próprio jogo (como Di Maria que perdia muitas bolas por arriscar muito, mas fazia quase sempre a sua magia), mas dado a baixas de forma muito prolongadas em que era um a menos em campo.
Queria apenas aquilo que lhe era oferecido na Turquia - sabendo-se que lá os jogadores não pagam impostos, e que estes, em ordenados elevados, são praticamente metade.
No balneário, tanto quanto se sabe, sempre foi profissional. E em campo os números são claros. Foi titular absoluto com todos os treinadores, e só não foi capitão de equipa porque não quis
Chateia-me o abuso da palavra craque, como me chateia a facilidade com que se chama a alguém um génio.
Chalana foi craque. Rafa é bom, mas não o incluo na categoria dos craques.
Não pode ser tudo craque, senão a palavra e os feitos deixam de ter significado.
Não é essa a opinião dos treinadores que trabalharam com ele.
Não é essa a opinião dos treinadores que trabalharam com ele.
Ele quis sair. Não foi o Benfica que o mandou embora. Com o que lhe ofereciam na Turquia, livre de impostos, e terminando o contrato, quis assegurar o futuro.
Não correu bem. Quer voltar. O Benfica só tem de aproveitar
A única ressalva que faço é quanto à condição física presente e futura, sobretudo num jogador que fazia da velocidade a sua arma. Mas Mourinho saberá disso melhor que qualqier um de nós.
Poucos jogadores conseguem manter sempre o mesmo rendimento. O Rafa tinha o condão de aparecer nos momentos mais importantes e ser decisivo.
Quem nos dera ter o Di Maria este ano. Outro mal amado, que resolvia um jogo em cada três.
Achei graça à comparação com os bikinis - nunca tinha ouvido essa...
Nunca disse que o Rafa era igual ao Chalana, que até foi o meu maior ídolo na infância.
O estilo de jogo, e a aparência física,, sim, fazem lembrar o Pequeno Genial.
Mas Chalana era Chalana. E no futebol moderno não resistiria mais de 6 meses no Benfica.
Um post do fialho a elogiar (mais) uma medida da direção do seu deus?
A minha alma está parva.
Há de nascer um Panda Bebé no dia que o Fialho se insurgir perante a gestão danosa a que o Benfica é sujeito pela corja parasítica que o tomou de assalto há décadas.
mau feitio toda a gente tem , mas o kokcu tb tinha e depois dele sair tod aa gente faz dele o maoior , v~sao se .....
foi memo ...
como é SLB todos comentam
Chalupas são os que pararam no tempo e não deixam de ver Rui Costas em todas as esquinas e recantos.
Eu falei sobre RAFA SILVA. Um jogador!!!!
Quero lá saber do presidente....
Sempre fui fã do Rafa, sempre defendi o Rafa, basta ir aos arquivos.
Quero lá saber quem o contratou ou quem o contrata agora. Vem para o BENFICA. O MEU CLUBE!!!!!
Se não é o seu, lamento.
É apenas mais um gesto de má gestão. O clube vai rebentar mais uns milhões num jogador de 33 anos, com os problemas de atitude que se conhecem, que saiu sem dar um cêntimo de retorno ao clube.
Espero que os números de que falaram ontem sejam falsos, caso contrário é mais uma imbecilidade da direção.
PS. Alguém viu o departamento de Scout? Mas foram vocês que votaram nisto.
Mais uma vez, o Luís está a olhar apenas para duas partes muito pequenas da questão:
1. Saber se foi o Benfica ou o Rafa que causaram a sua saída. Essa parte é passado, e completamente irrelevante na decisão actual de trazer Rafa.
2. Saber se Rafa está ou não em boas condições. Esta questão é relevante e admito que o jogador esteja em boas condições e vá ter um impacto semelhante ao que teve no passado.
Falta tudo o resto: Quem sai ou vê o seu tempo de jogo reduzido com a chegada de Rafa. Qual o impacto nos próximos anos e nos próximos 1, 2, 3 mercados que essa entrada vai ter? Será benéfico a médio-prazo a aposta num veterano em detrimento de um jogador mais jovem? Qual a previsão do impacto nas contas de relegar um jogador que se pretenderia valorizar para o banco? O Benfica precisa neste mercado de mais um atacante, ou fazia mais falta um lateral esquerdo ou um central? Será que o eventual desejo de um treinador que poderá sair em Junho deve sobrepôr-se a uma planificação de longo prazo? Etc., etc.
Dito isto, boas vindas ao Rafa e que jogue a alto nível durante o máximo de tempo possível.
A dos bikinis é uma citação. Não fui eu que inventei, e estou a parafrasear ou a traduzir livremente.
O problema das estatísticas no desporto é que quem as emprega ou cita muitas vezes não as compreende (sem pretender ser condescendente). Uma média tem pouco sentido sem um desvio-padrão.
Dizer que o jogador A e B têm os mesmos golos/jogo não nos diz se marcam de forma consistente, se um marca 1 de cada vez, ou se marca dois jogo sim, jogo não. Nem se o jogador é "de engate". Ou dado a períodos em que marca 15 golos em 3 meses e depois passa 3 sem marcar (Rafa, Akturkoglu, Óscar Cardozo, Mario Gomez, etc.).
Se preferir não ir para o nível estratosférico do Di Maria, fiquemo-nos pelo Pizzi (ou pelo Ricardo Quaresma, o raciocínio é igual).
Pizzi era outro bom jogador (e não um craque) que tinha estatísticas melhores que a sua habitual contribuição em campo. Podia estar a fazer um jogo muito fraco, a falhar passes, a defender com os olhos ou a fazer de polícia sinaleiro, mas de repente arrancava uma assistência ou aparecia a marcar um golo.
Embora tivesse momentos baixos no jogo, Pizzi era decisivo muitas vezes, e de forma regular. Ou seja, era mais um jogador de um golo/assistência a cada 2 jogos, e não um jogador de 3 meses sim, 3 meses não.
Rafa é o tipo de jogador 3 meses sim, 3 meses não. E os meses não, são péssimos.
Di Maria tinha momentos maus, mas fazia quase sempre coisas boas nos jogos. Pizzi tinha maus momentos, mas mais breves do que Rafa e com mais impacto. E nem estou a falar daqueles jogadores como um Tiago ou um Aursnes, que nunca jogam maravilhas mas de quem se diz que não sabem jogar mal.
Di Maria tinha o condão de aparecer nos momentos importantes e ser decisivo (basta ver o seu impacto em finais). Rafa aparece quando calha.
O Benfica andava à procura de um extremo e vem um jogador do corredor central, que fazia da velocidade a sua maior arma, com quase 33 anos! Que deixou sair há ano e meio para agora pagar o que não quis pagar quando tinha 31! Pois um grande ato de gestão e uma aposta no futuro! E volta à coleção de cromos do Fialho, o que pode correr mal?
Eu acho que sou poucos anos mais velho que o Luís, mas partilhamos o entusiasmo da juventude pelo Chalana.
Não concordo nada que o Chalana não se aguentasse no futebol moderno. Logo à partida, no futebol moderno não se dá metade da porrada que se dava na década de 70 e 80, e o Chalana levou muita porrada...
Não teria tido uma carreira longa como um Messi, mas acho que seria um craque em qualquer época.
Concordo.
Rafa até pode dar jeito a jogar atrás do Pavlidis, mas o Benfica tem necessidades mais urgentes: um lateral esquerdo, um extremo canhoto, um central canhoto, etc.
E sim, estou ciente que o Sidny Lopes Cabral joga do lado esquerdo (outro negócio que me deixa dúvidas, embora aprecie como joga sem complexos e sem medo).
Querendo ver algo de positivo num acto de gestão de que discordo, ganha-se um jogador com impacto imediato (espero) e capacidade para furar blocos baixos em velocidade pelo meio.
E pode ser que a saída do Obrador (que não contava) e a aparente opção do Cabral como extremo signifique oportunidades para o José Neto.
Quando digo que não resistiria mais de 6 meses é porque, com o seu talento, rapidamente haveria propostas de dezenas de milhões de euros de um clube espanhol ou inglês, e o Benfica tinha de o vender.
Mesmo nos anos oitenta, vendeu-o, na altura para fechar o terceiro anel. Uma opção mais do que discutível, que custou campeonatos, e talvez tenha ditado, indirectamente, o primeiro título europeu do FC Porto. Mas como não havia redes sociais, Fernando Martins salvou-se como um presidente de referência.
Nessa altura sim, o clube podia ter opção de vender ou não. A estrutura de receitas era totalmente diferente e a pressão do mercado basicamente não existia.
Eu espero é que ele marque golos e faça assistências ao nível das últimas épocas antes de sair. Só assim se verá se fica caro ou barato.
Acho que é também uma (boa) oportunidade de mercado.
Se ele fosse para o FC Porto ou para o Sporting, criticava-se a direcção por ter deixado.
Só posso falar por mim. Se Rafa fosse para um rival não gostava, mas não criticava a direção por ser coerente com a sua decisão de há 18 meses, que considerei a correcta. Não altera a minha opinião sobre o negócio.
Abomino as "oportunidades de mercado" e a quantidade de vezes que surgem no Benfica. Ocasionalmente, por sorte, podem enquadrar-se num planeamento, mas na maioria das vezes é sinal de falta de rumo e navegação à vista.
De resto, acho que nem Sporting, nem Porto teriam mais do que um interesse fugaz nessa oportunidade.
O Sporting tem Trincão e Pote, melhores e mais novos.
O Porto tem a sua equipa bem montada, e além de não querer desestabilizar a equipa não seria fácil encaixar Rafa no sistema, a não ser na esquerda onde ele rende muito menos.
Concordo em absoluto sobre o Fernando Martins. Vender o Chalana (e o Stromberg) estragou a equipa do Eriksson. E o preço do fecho do 3º anel foi pago durante anos, pelo João Santos e pelo Jorge de Brito. Nunca me convenci que o desastre dos anos 90 não tinha raízes nessa decisão.
Enviar um comentário