ATÉ MORRER!

O Benfica ainda não perdeu qualquer jogo neste campeonato, algo que, à 17ª jornada, nos últimos 35 anos, apenas sucedeu noutras duas ocasiões. Na verdade, não perde na prova há quase um ano civil: a última derrota verificou-se em Rio Maior, diante do Casa Pia, no dia 25 de Janeiro de 2025.
Todavia, não venceu o último campeonato, fruto do atraso acumulado nas primeiras rondas, de alguma infelicidade, e também de obstáculos colocados por terceiros. E está igualmente numa situação bastante difícil neste. Entre equívocos de arbitragem penalizadores, uma campanha notável do FC Porto e culpas próprias (inadmissível ceder três empates em casa, contra equipas da segunda metade da tabela, com golos sofridos no tempo extra, fruto de erros individuais difíceis de tolerar), ficou a dez pontos da liderança, dependendo de uma quebra mais ou menos acentuada do rival nortenho para ainda poder sonhar com o título.
Já a luta pelo segundo lugar apresenta contornos diferentes. Aí, apenas depende de si. Ganhando todas as partidas por disputar garante, pelo menos, a segunda posição.
Desde 2010, o Benfica apenas falhou uma presença na fase principal da Liga dos Campeões (eliminado pelo PAOK de Abel Ferreira em jogo único no terreno do adversário). Soma um total 15 presenças nas últimas 16 temporadas, números apenas ultrapassados, neste período, pelos plenos de Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique.
Serve tudo isto para chegar a uma conclusão: o Benfica não pode deixar de estar presente na Champions da próxima temporada. Por motivos financeiros, desportivos e históricos. Por tudo. Tem de lá estar novamente. É lá o seu lugar.
Se ainda puder lutar pelo título, tanto melhor. Mas, independentemente do atraso para o primeiro classificado, não pode deixar de dar a vida em cada um dos jogos até ao fim. Até morrer!

17 comentários:

Anónimo disse...

Tudo certo, mas eu acho que vamos perder pontos já nesta jornada.

Anónimo disse...

😂😂... vocês só desestabilizam pá, se empatarem a culpa é tua eheheheh.. nunca do presi ahahahaha

Pedro Vardasca disse...

Um texto que não tem ponta por onde se lhe pegue, conquanto correto na gramática e ortografia.
A situação resume-se a isto: um treinador apodado como um dos mais competitivos da história do futebol, pago regiamente, mas com um futebol (in)digno de um Quique Flores, apesar de ter elogiado e invejado o plantel do Benfica quando estava na Turquia...e o resto é conversa.

Anónimo disse...

Se vier o Rafa ainda somos campeões 😅

O CAMUFLADO disse...

O que se diz, é que continuam á espera do Cavani...E ele já tá mesmo a chegar.

Anónimo disse...

Em teoria, tudo certo. O 2o lugar é fundamental… e (o mínimo) exigível ao Benfica.
A presença na champions é uma promessa. Recordando, diga-se, que o 2o lugar não dá acesso à champions, mas ao playoff de acesso à champions.

No entanto, há que ver este objetivo no contexto total. Incluindo os restantes objetivos.
Na próxima época - tal como NESTA atual época - o objetivo não pode ser apenas estar na champions. E voltar a conquistar o… 2o lugar. “Exige-se” o campeonato. Também isto uma promessa: em 4 anos, vencer 2 campeonatos (“conquistar a 4a estrela”).

Ora, aqui é que as coisas se tornam difíceis. E concretizam-se em decisões reais. Que mais tarde terão consequências.

Nos últimos anos, o Benfica tem tomado muitas decisões com perspetiva muito curta, sem avaliar impacto futuro.

Acresce a falta de explicação sobre o rumo e o porquê das escolhas, aos sócios.
Que até seriam desnecessárias, se tudo estivesse a correr bem. Acreditaríamos na competência do plano.
Mas, caramba, não está.

Anónimo disse...

🤣🤣🤣🤣🤣

O CAMUFLADO disse...

Pois, mas perde a razão toda e tentativa de demonstração de sapiência, quando comete a burrice de desconhecer, ou fazer por ignorar, o sentido e objetivo, das declarações de José Mourinho enquanto Treinador do Fenerbache...e o resto é conversa.
Obs : Se a gramática e a ortografia não estiver correta, agradeço a sua sábia correção.

Pedro Vardasca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Vardasca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O CAMUFLADO disse...

Calma. O Povo é sereno.
Mas a quem é eleito, democraticamente, com grande maioria, exigem-se explicações, antes de pelo menos 6 meses de mandato e Treinador novo ?
Treinador este, que todos os candidatos derrotados, aceitavam.

Uma pergunta para queijinho :
A culpa não será mais dos sócios e adeptos, que não deixam estabilizar qualquer Treinador ? A qualquer derrota, a qualquer exibição menos conseguida, pedem logo a sua cabeça.

Não vou dar exemplos de outras Ligas, com a Inglesa à cabeça, porque é outro Mundo, era até à bem pouco tempo, mas por exemplo, os adeptos do Benfica teriam a paciência que tiveram os do Sporting com o Ruben Amorim, que em 4 anos, ganhou a Liga duas vezes, é certo, mas que de permeio teve resultados frustrantes e exibições medíocres na Europa e mesmo em Portugal ?
Não me parece. No Benfica pediriam logo a sua cabeça...aquando dos resultados menos conseguidos.
Pode-se dizer que o Sporting estava habituado a perder, e que tudo o que viesse por excesso era bom...Neste momento, o Benfica está nessa outrora posição dos rivais verdes e brancos. Perde mais, muito mais, do que ganha, e faz exatamente o que fazia o Sporting. Vai trocando de Treinador, para ver qual é do agrado da massa adepta,.

Até acertar em Amorim, pelo comando técnico dos leões, "passearam" rapidamente por lá 5 ou 6 treinadores.
Na primeira época completa, Amorim foi campeão. Nas duas seguintes não. Chegou inclusive a ficar num 4º lugar, depois voltou a festejar o titulo passado três anos do primeiro.
Schmidt, foi Campeão na primeira época. Foi segundo na época seguinte e despedido na terceira ao fim de poucas jornadas ( 4 ou 5)...O que é que se ganhou desde aí até agora ? Uma Equipa estabilizada, não.

O Benfica está num ciclo deveras estranho. Eventualmente será o chamado "Cemitério de Treinadores". Se estes não ganharem algo que se veja com exibições de gala, a plebe começa logo a reclamar e a pedir um novo.

Sinceramente, quer-me parecer que o objetivo agora traçado, ser o primeiro dos últimos, a ser alcançado, será uma vitória de Mourinho. O que não lhe dará, ou a outro, a garantia de uma entrada direta na Champions...e muito menos a garantia que será ele o Treinador da próxima época.
Deixar Mourinho preparar o Plantel, à sua maneira, para a época 26/27, é meio caminho andado para ganhar...Mas a sensação que tenho, é que isso não vai acontecer. A demora em contatações neste mercado e o recuo em algumas, deixam antever que não há certezas quanto ao próximo Treinador. Se tivessem a certeza que seria Mourinho, as contratações seriam feitas a seu pedido, e ele começava desde já a preparar a Equipa para a época seguinte, conhecendo bem os jogadores e estes os seus métodos.

Tenho a convicção, que o objetivo segundo lugar será conseguido pelo Benfica. Assim como tenho a mesma convicção que Mourinho sairá do Benfica pelo menos em Maio, no final da Liga.
O Treinador que vier, terá muito trabalho. Seja quem for...Até porque é Ano de Mundial, nem todos os jogadores estão disponíveis para eventuais negociações, e muitos, agora apetecíveis, irão valorizar e ficar inalcançáveis.

Por isso, este mercado seria tão importante para o "Benfica de Mourinho".


Anónimo disse...

Caro Camuflado,

Sobre a primeira parte, eu lamento não o acompanhar na análise.
Para mim, a contagem de “menos 6 meses de mandato”, não compila. Estamos no 5o ano de mandato.
Aceitaria a serenidade SE a direção fosse nova..

Posto isto, eu não questiono o treinador. Sou contra o tal cemitério, que corretamente identifica.
Teria mantido Lage. Até teria mantido Schmidt.
Mas também, em paralelo, teria apoiado Lage e Schmidt.
O que temos tido - e creio que continuamos a ter - são treinadores deixados à sua sorte e mercê.

Temos um Presidente que acumula a direção do futebol. O que lhe reduz capacidade de intervenção. Não há vice presidente com o pelouro.

O responsável pelo futebol (o Presidente) cria elevadas expectativas, e assegura ter criado uma equipa competitiva e um plantel forte. Em momento algum corrige o discurso ou atenua a pressão.

Temos um treinador que, publicamente, pede reforços, assinala lacunas e critica o elenco.
Em troca, como também escreveu, não recebe reforços. O tempo passa e não chegam.
A ser, como o LF já escreveu, porque aguardamos um momento mais favorável para a sua vinda… bom, será o contrário de uma promessa também feita. E que os objetivos financeiros se sobrepõem aos desportivos.

Eu seria, pois, fervoroso apoiante da manutenção do treinador, por longos anos.
Mediante a sua defesa, de forças externas e da pressão interna, por parte dos dirigentes. Que passaria, também, pela redução das expectativas que sistematicamente criam e estimulam.

É público que não há qualquer certeza que Mourinho será nosso treinador para o ano. O seu contrato assim o dita. E a sua vontade é também um segredo nada secreto (a seleção).

Tudo aponta, pois, para mais uma nova “não decisão” de quem nos lidera. Nada se esclarece. Nada se planeia. Não mitigamos riscos.

O amanhã é um gigantesco ponto de interrogação. Para todos.

Anónimo disse...

Agora festeja se as presenças na champions...a falta de títulos é o que há.

ANTI-BURROS disse...

Post do Fialho num futuro não muito surreal: "O Benfica não perde para o campeonato há 5 anos! Empatou todos os jogos."

Chalupas vão ao rubro enquanto se masturbam copiosamente para uma fotografia do seu deus, o burro-mor rui "impreparado" encosta.

LF disse...

Se o Benfica não perder para o campeonato durante cinco anos, acho que no meio disso há de pingar um campeonatozinho, ou não?

LF disse...

Não estou a festejar. Estou a assinalar um dado que entendo ser prestigiante.
É que eu lembro-me de nem à Taça UEFA ir.

Anónimo disse...

Primeiro o Benfica mais tarde ou mais cedo vai perder.
Segundo mesmo que não perca, como no último ano, indo empatando... dá terceiro lugar.
Pingar um campeonatozinho? Chegamos a este grau?