DIA B
E pronto, terminada a campanha chegou a hora da verdade.
Os sócios do Benfica vão ter de escolher uma de duas opções: dar mais uma oportunidade ao actual presidente para continuar o trabalho encetado; ou deitar já tudo abaixo e começar outra vez de novo. Votar em quem conhecem bem e ainda assim ganhou alguma coisa - ficando muito perto de ganhar bem mais; ou arriscar em quem de quase nada sabem, e que não apresenta nenhuma estratégia convincente para obter melhores resultados. Basicamente, é isto que está em causa. É esta a reflexão que os benfiquistas terão de fazer.
Os sócios do Benfica vão ter de escolher uma de duas opções: dar mais uma oportunidade ao actual presidente para continuar o trabalho encetado; ou deitar já tudo abaixo e começar outra vez de novo. Votar em quem conhecem bem e ainda assim ganhou alguma coisa - ficando muito perto de ganhar bem mais; ou arriscar em quem de quase nada sabem, e que não apresenta nenhuma estratégia convincente para obter melhores resultados. Basicamente, é isto que está em causa. É esta a reflexão que os benfiquistas terão de fazer.
Não há presidentes perfeitos. Não há mandatos perfeitos. E o de Rui Costa, naturalmente, não o foi. Faltou mais um ou dois campeonatos de futebol. Por exemplo, o da época passada, aquela em que, no jogo do título, Pavlidis atirou ao poste já nos minutos finais. Podia ter sido um golo com significado equivalente ao de Luisão em 2005. Ou, em sentido contrário, ao de Kelvin em 2013. Ambos decisivos, e nas respectivas penúltimas jornadas. Não aconteceu. O futebol não é justo nem linear. E se em termos emocionais a frustração de perder é sempre a mesma (ou até maior quando se chega mais perto), a racionalidade obriga a olhar para o trabalho que se fez até chegar aos momento de decisão. 2005 foi uma grandé época? 2013 foi uma péssima época? Uma deu-me a maior alegria desportiva da minha vida. Outra deu-me a maior tristeza. No entanto, racionalmente, afirmo que a equipa de 2013 era infinitamente melhor que a de 2005. Que o Benfica em 2013 estava muito melhor do que em 2005. Todos concordarão comigo.
Houve erros nas contratações? Há sempre erros nas contratações. Lembro-me de muitos erros nas contratações, quer do Benfica, quer dos seus rivais, ou de todos os clubes do mundo, em todas as temporadas. Lembro-me, noutros tempos, do Folha, do Cláudio Adão, do Paulo Nunes, do Jorge Gomes, do Nivaldo, do Augusto, do Erwin Sanchez, do Stanic, do Paulão. A lista é interminável e a soma faz-se desde que existe mercado de transferências, ou até em tempos mais remotos. Se olharmos com atenção para o vizinho agora bicampeão, é fácil descobrir entre os seus restos nomes como Sotiris, Rochinha, Arthur Gomes, Kovacevic, Tanlongo, Bellerin, Marsá, Kauã, Biel, Ruben Vinagre, Gonzalo Plata, Tabata, Sporar, Koindredi, Rafael Camacho, Portelo etc, isto para nos resumirmos às últimas temporadas. Ninguém se lembra deles? Pois não. A equipa foi campeã. Tivesse a bola ao poste de Pavlidis entrado na baliza e eram estes os nomes de que agora se falava, ou de que falavam aqueles que há uns anos atrás enchiam as redes sociais com o lema #varandasout.
Rui Costa pegou num Benfica acossado por processos judiciais, com um plantel descaracterizado e envelhecido, sem ganhar absolutamente nada nos três anos imediatamente anteriores e na ressaca dos efeitos do Covid. Foi campeão, fez duas Champions que nos fizeram sonhar. Com Rui Costa como presidente, vi algumas das melhores exibições do Benfica de toda a minha vida: por exemplo, as vitórias ao Barça por 3-0 com Jesus, à Juve por 4-3 com Schmidt, ao Atlético por 4-0 com Lage, ou a dupla goleada ao FC Porto no último campeonato. Já que falo em FC Porto, e depois de perdemos anos a fio em casa e fora, seguimos agora com uma série absoluta de cinco vitórias, um empate e duas derrotas, nos últimos oito jogos.. Terá sido tudo um acaso? Ou a bola de Pavlidis foi, ela sim, uma infelicidade? Qualquer que seja a resposta, não há lugar a conclusões precipitadas. Os troféus não fizeram justiça à qualidade das equipas do Benfica nos últimos anos.
Cinco treinadores? Bem, uma vinha já de Vieira, outro foi interino. Na verdade houve uma aposta em Roger Schmidt, que foi campeão (e por isso percebo bem a resistência, mais tarde, em demití-lo), e depois em Lage (que também já tinha sido campeão e entrou com excelentes resultados). Depois do Mundial de clubes, sem férias, com pré-eliminatórias e Supertaça, com o que se sabia na altura não era aconselhável o despedimento de Bruno Lage. E ele até recomeçou bem, com várias vitórias seguidas, sem sofrer golos, cumprindo os dois grandes objectivos de início de época (qualificação europeia e Supertaça frente ao Sporting).
A equipa tem estado a pagar o preço do Mundial, da falta de férias e de uma pré-época inexistente. Há jogadores em claro sub-rendimento físico. Vão estar melhor. É preciso tempo. Há também contratações de qualidade que ainda não se afirmaram, como por exemplo Sudakov. Não tenho tantas certezas mas ainda não perdi a esperança em nomes como Rios ou Ivanovic. Lukebakio já mostrou qualidades. Nas provas nacionais a equipa encarnada realizou treze jogos e ainda não perdeu nenhum. Empatou no Dragão, ganhou ao Sporting. Dois golpes de crueldade, aos 94 minutos das partidas com Santa Clara e Rio Ave, subtraíram quatro pontos - com os quais o Benfica partilharia nesta altura o primeiro lugar da liga com o Porto (que, tal como o Sporting, está bastante forte, e a nível nacional ambos estão quase imbatíveis, e isso também não é indiferente)
Ao longo deste período foram vendidos jogadores. Noronha Lopes insiste em João Neves. Ora o jovem saiu por 65M mais objectivos, e ainda nem era titular da selecção. Foi ganhar porventura dez vezes mais do que ganhava na Luz, e duas ou três vezes mais do que aquilo que o Benfica lhe poderia pagar para se manter. Não queria saír? João Félix queria voltar? Acredito que sim, como Nélson Semedo, como Bernardo Silva, seja qual for o presidente. O problema é o salário que auferem, e que está muito acima da fasquia que a liga portuguesa permite. De resto o Benfica vendeu sempre muito bem os seus jogadores, bastando recordar Enzo Fernandez, Darwin Nunez ou Gonçalo Ramos - todos eles vendidos, na minha opinião, acima do seu real valor desportivo. Enquanto a liga portuguesa for miserável como é, com cinco clubes e mais de uma dezena de figurantes fantasma, o Benfica, como o Sporting e o FC Porto vão ter de vender jogadores. E naturalmente os melhores, pois são os que têm procura e mais dinheiro rendem. Não há qualquer possibilidade de competir com as cinco principais ligas europeias, com orçamentos estratosféricos, e agora com os árabes a inflacionar ainda mais os valores.
Comprou sempre bem? Não. Mas comprou bons jogadores como Aursnes, Bah, Neres, o próprio Enzo, Carreras, Pavlidis, Trubin, Dedic, Akturkoglu, para além de jovens como Prestianni ou Schjelderup que ainda têm muito para mostrar. Terá cometido um erro grave quando permitiu a ida de Gyokeres para Alvalade e trouxe para a Luz Arthur Cabral. Mas quem imaginava o impacto que ia ter Gyokeres, que vinha da segunda divisão? Enfim, não deixa de ser, quanto a mim, o maior erro destes quatro anos.
Critica-se também o apoio a Pedro Proença (partilhado entusiasticamente, aliás, por Nuno Gomes). Sou insuspeito para falar de Pedro Proença. Escrevi sobre ele inúmeras vezes, quer aqui, quer no jornal do clube, quer noutros espaços onde participei. Critico-o veementemente desde 2002 e de um célebre Boavista-Benfica com que se apresentou ao mundo. Acho-o uma figura detestável a todos os níveis. Também critiquei Rui Costa por apoiá-lo. Mas percebo que, com as promessas que ele fez aos clubes (e que agora se revelam impossíveis de cumprir), fosse prudente dar-lhe algum tempo. A real politik do futebol obriga a cedências e a consensos. O Benfica tem força, mas não tem "toda" a força. Os adeptos têm dificuldade em perceber isso, mas quem toma decisões sabe-o bem. Embora fosse menino para o fazer, não foi Pedro Proença que não quis ver o pisão de Matheus Reis na final da Taça. Ligar arbitragem a direitos televisivos e a apoios a presidentes da FPF é um caminho demasiado escorregadio para tirarmos conclusões que vão para além de meras teorias da conspiração. Não deixo de achar que foi um erro. Mas de alguma forma percebo-o, sendo que nenhum de nós, adeptos, de fora, conhece todos os dados da equação.
Há ainda todo um universo benfiquista muito para além da equipa principal de futebol. Nas modalidades o Benfica venceu mais do que os rivais (27 troféus), conquistou um importante título europeu no Andebol, e participações prestigiantes nas provas internacionais de quase todas as equipas. No sector feminino esmagou, sendo tetra-campeão no futebol. Na formação conseguiu feitos inéditos como a Youth League, e o bingo nos campeonatos de juniores, juvenis e iniciados, nunca antes alcançado em toda a história do clube.
Institucionalmente, o número de sócios disparou, assim como a procura de Red Pass - coisas que jamais aconteceriam num clube gravemente doente como alguns pretendem fazer crer. O estádio está muito mais bonito como sabem todos os que o frequentam.
Rui Costa prometeu uma auditoria forense e uma revisão de estatutos (eu não teria prometido, nem feito, nenhuma das coisas), cumpriu, mesmo se uma e outra se tornaram, ou poderiam ter tornado, armas de arremesso contra ele.
Financeiramente o Benfica continua sólido, e é, de longe, o mais saudável dos três grandes do futebol português. Apresentou contas com um lucro de trinta milhões, que alguns sócios insatisfeitos com o futebol podiam ter chumbado, coisa que Noronha Lopes, gestor profissional, nunca podia ter feito. E fez.
Enfim, Rui Costa é genuíno, é profundamente benfiquista, é honesto, é inteligente, conhece o futebol e o clube quase desde que nasceu. Pegou no Benfica numa altura difícil em que não apareceu mais ninguém. Em que outros andavam a tratar da sua vidinha. Devolveu-lhe credibilidade. Estabilizou-o. Revitalizou-o. Não ganhou tantos campeonatos de futebol como queria, como queríamos. Tenho a certeza absoluta de que os vai ganhar no próximo mandato.
Viva o Benfica!
40 comentários:
O Costa aproveitou o pouco de bom que vinha do pai. A partir daí, foi sempre a descer.
O Costa está longe de ser inteligente. Como gestor, é uma desgraça, como as contas da sua empresa mostram. O encosto a Proença deve-se a motivos execráveis.
Não há dúvidas de que o Costa vai ganhar as eleições. Enfim, deverá ser dos poucos títulos que vai obter.
O Costa é a continuação do pai Vieira, dos esquemas, do clube em tribunal, de casos atrás de casos. Convém recordar que há um indivíduo que foi expulso do funcionalismo público por causa de coisas que o Costa não viu, não sabe e assinou com uma venda nos olhos.
Portanto, o Costa não é honesto, pelo menos intelectualmente, é um mentiroso, é um oportunista que tudo fez, tudo ignorou, para chegar ao poder.
O sócio benfiquista é o que é: Damásio, Vale, Vieira várias vezes e Costa ao cubo. Brilhante!
Não te preocupes: vais continuar a debitar tretas no jornal do clube e a satisfazer a tua vaidadezinha.
Caro LF
Gosto bastante de ler este blog e valorizo muito a sensatez e equilíbrio com que fala dos temas, diria que me identifico muitas vezes com as análises que faz aos diversos momentos da vida do nosso clube. Vou estrear-me nos comentários, porque acho que este é um momento muito importante para o Benfica.
Confesso que não entendo a posição manifestada acerca de Rui Costa.
São tantas as asneiras e contradições, que já não me parece minimamente defensável a sua atuação e mandato.
Deixo 3 ou 4 pontos para reflexão, que na minha opinião ilustram bem a razão pela qual acho que Rui Costa não é a pessoa indicada para liderar o Benfica:
- Rui Costa não entrou no Benfica em 2021, foi membro de pleno direito das Direções anteriores e seguramente responsável pela gestão desse período.
Relembro também que continuou com boa parte do elenco Diretivo durante o seu mandato, desde a administração às modalidades, não existiu nenhum "corte com o passado".
Esquecer esse passado, referir que entrou num clube em ruínas, que "reergueu" (palavras dele amplamente publicadas, ao contrário do que referiu na entrevista) não é honesto.
- Rui Costa referiu ontem que a saída do processo de centralização dos direitos televisivos foi uma demonstração de que não concordava com o caminho que estava a ser seguido. Não se percebe o que mudou entretanto face ao caminho inicial para que tenha mudado de posição. E se assim foi, porque é que essa saída foi manifestada depois da final da Taça de Portugal? Não se compreende. Este é um dossier crítico, que traz muito risco para o clube. Por essa razão, não podemos estar de fora, temos mesmo que liderar.
O Presidente da Liga referiu qualquer coisa como "Há um clube que se acha maior do que os outros". Da parte do Presidente do Benfica não se ouviu qualquer comentário. Não é assim que se defende a instituição.
(continua)
(continuação)
- Quanto à gestão desportiva, estou totalmente de acordo quando diz que há sempre risco nas contratações, umas haverão sempre de correr mal.
Mas esse não é o problema. O problema é termos comprado e vendido dezenas (se calhar até mais do que 100) jogadores nos últimos anos. Dos 43 jogadores que passaram pelo plantel campeão há menos de 3 anos restam 6 jogadores: António Silva, Otamendi, Bah, Aursnes, Schjeldrup (que chegou a meio do ano) e Henrique Araújo (que esteve emprestado entretanto). Não restam 6 no 11. Restam 6 no plantel. Em menos de 3 anos.
Como é possível criar uma identidade, ter uma base sólida no 11, ter estabilidade para integrar jovens, quando isto acontece? Não é possível.
Quanto ao treinador, e independentemente dos gostos de cada um, não é compreensível que um treinador comece a época com um plantel por si escolhido e que ao fim de meia dúzia de jogos seja despedido. E que se faça isso em duas épocas seguidas, no caso deste ano sem que o treinador tenha sequer perdido um jogo para o campeonato. Isto é totalmente incompreensível.
Estaremos sempre mais longe do sucesso desportivo quando a gestão é tão errática quanto esta.
Até dou de barato as vendas de Gonçalo Ramos na véspera da Supertaça ou do João Neves para fazer o ano, bem como as inúmeras compras de última hora a valores pouco compreensíveis (Arthur Cabral à cabeça) - o funcionamento do mercado coloca seguramente muitos desafios.
"Podemos errar o jogador, mas não o perfil" - basta ver as diferentes opções que foram sendo tomadas nas diversas posições, que facilmente verificamos que não é isso que tem acontecido. Mais um tiro ao lado.
Termino referindo que o debate de ontem me fez questionar também a integridade de Rui Costa. Muitas mentiras ("Onde é que eu disse que reergui o clube?" terá sido a melhor de todas, tendo em conta que está no seu vídeo de campanha) e jogo baixo que, confesso, não esperava. Uma vitimização constante, que culminou na intervenção final, totalmente planeada, que considero totalmente lamentável. Parece que vale tudo para manter o status quo. Tenho pena que Rui Costa tenha enveredado por esse caminho, certamente recomendado pelos especialistas de comunicação que o acompanha.
Apesar de toda esta ausência de rumo e capacidade de gestão, Rui Costa será muito provavelmente eleito Presidente.
Desejo-lhe muita sorte, que será a sorte de todos nós.
Viva o Benfica!
PS: Sobre a referida ausência de propostas de João Noronha Lopes, confesso que também não compreendo como isso é referido, tendo em conta que há muitas coisas bem concretas. Sobretudo se compararmos com o vazio do programa de Rui Costa, que assenta sobretudo na ideia que não podemos estar a mudar. Adicionalmente, a equipa de João Noronha Lopes é composta com elementos com provas dadas nos diversos domínios, assentando numa estrutura em que é totalmente claro o papel de cada um. A rábula do Humberto Coelho, que não sabe qual será o seu papel, é ilustrativa do desnorte da gestão de Rui Costa, que faz do papão da mudança o seu maior trunfo.
Rui Costa não falhou apenas no futebol, também na comunicação, no apoio ao brilhantina, na falta de transparência, na defesa do Clube e nas contas (excesso de gastos).
Ao Noronha, falta retórica e equipa.
Infelizmente não há alternativas.
Mex
Já reparou, Bruno, na campanha orquestrada do atual presidente? Repare como o LF reproduz o argumentário, chamemos-lhe assim, de Rui Costa?
Toda esta gente se aproveita do Benfica, seja por questões financeiras, vaidade ou status... Eles não querem largar o tacho.
Presumo então que dês de slide e te deixes da cantilena da nau catrineta.
Já se questionaram porque razão ou razões, sendo Rui Costa tão mau como o têm, Noronha não consegue chegar lá, minimamente lá, arriscando a ter uma percentagem menor do que há 5 anos, contra o "déspota" Vieira?
Um gajo passa os olhos pelas várias estações de tv e até todos os comentadeiros/jornaleiros, goste-se ou não deles, eu não gosto, são unânimes em apontar a mediocridade de Noronha, o que é incrivel, porque Rui Costa é o que sabemos. Até um dissimulado apoiante de Noronha, como o sinistro Diogo Luís, lhe chega a roupa ao pêlo.
Pelo visto, quem está errado, face à mediocridade que Noronha tem denotado, é a maioria que dando conta disto opta pela outra alternativa, aparentemente menos má.
Para os apoiantes de Noronha quem conduz na mão certa, apesar de uma minoria acentuada, são eles. Os outros entraram todos na autoestrada em contra mão.
Ó caúboi, estás dorido, por isso no entretanto monta na pileca e vai dar um passeio até Tombstone, deixa o ambiente mais limpo.
Diga-me uma medida do programa de 15 páginas de Rui Costa.
Já ouviu falar em culto da personalidade? Antes, foi Vieira. Agora, é Rui Costa.
Mas, se for como diz, então estamos lixado s, porque tal significa que um é mau e noutro é péssimo.
Um campeonato em quatro ou um em sete?
Nos últimos 40 anos, o Benfica tem o período do tetra, 4 anos de domínio. O resto é miserável. Este ano já vamos a quatro pontos do primeiro em outubro. E o problema é o Noronha ou o Manteigas?
Também falhou enquanto gestor das suas empresas. É um fiasco!
Como diria o Leitão, cá temos os ASNÓnimos a defecar.
Não, a malta não pode desaparecer e deixar o Benfica nas mãos de abutres como vós e vossos mestres. É preciso sempre alguém que vos denuncie, seus bandalhos delapidadores do Benfica e/ou colaboracionistas. Voltem para Vichy, crápulas!
Sim, infelizmente nenhum presta, mas não conseguir ganhar eleições ao incumbente que não presta, na perspectiva de milhares, diz mais do opositor do que da alegada falta de qualidade do incumbente. Não acjs? Ou é daqueles que quando as eleições, quaisquer sejam elas, não resultam como gostaríamos, consideram os outros burros e ignorantes? É que burros e ignorantes há em cada lado, depende da perspectiva.
“ Enfim, Rui Costa é genuíno, é profundamente benfiquista, é honesto”.
“Genuíno”? “Honesto”?
Lamento, mas não:
https://x.com/jncsport/status/1986847633671897116?s=46&t=7DTKdQ82Kcu7tjBYfeq2Rw
Também Goebbels foi um verdadeiro crente fanático, mas também um manipulador brilhante e ambicioso.
A sua fé em Hitler e no nazismo era sincera — embora alimentada pelo desejo de poder e pelo seu ego de artista frustrado que encontrou no totalitarismo a sua “obra de arte”. Depois terminou tudo em drama...eu já tenho as pipocas e a latinha de cerveja preparadas!
Tu és o exemplo acabado dos cães raivosos que gravitam por aí e que levam a que uma grande franja de benfiquistas, pelo visto, a maioria, não vote em quem vocês a(poia)m.
Os auto intitulados benfiquistas de verdade, para quem o Benfica é deles, como se o Benfica não fosse de quem é do Benfica.
No fundo, gajos como tu não passam de tolos enraivecidos, que não aprendem e que acabam por prejudicar, com a raiva que demonstram, quem na verdade quer uma verdadeira mudança.
Na verdade, crápulas é gentalha como tu! Os que não respeitam a decisão da maioria, para o bem e mal é a maioria e que teme gente raivosa como tu!
“(…) chegou a hora da verdade.
Os sócios do Benfica vão ter de escolher uma de duas opções: dar mais uma oportunidade ao actual presidente para continuar o trabalho encetado; ou deitar já tudo abaixo e começar outra vez de novo”.
Como assim, LF? Que continuidade?
Vejamos:
- Novo responsável para as modalidades (Tomás Barroso substitui Fernando Tavares)
- Novo Vice Presidente “mais ou menos para o futebol” (Humberto Coelho, que substitu Lourenço Coelho. Ou algo assim, porque não sabe o que vai fazer)
- Novo Direror Geral para o futebol (Mário Branco, em funções há 3 meses, que substituiu… Lourenço Coelho. Que, por sua vez, tinha substituído Rui Pedro Braz)
- Novo Chief Scout (por nomear, para substituir… mais ou menos Rui Pedro Braz)
- Novo responsável para a formação (Guilherme Muller, que substituiu Mil-Honens)
- Novo diretor técnico (Simão Sabrosa, que substituiu Luisão)
Continuidade?!
Alberto João
Independentemente de quem vota em quem, de quem prefere quem, essa do crente fanático, convenhamos que serve para os dois lados!
Rui Costa está a aprender...
Senão vejamos: sempre que as coisas correm mal, deixa os treinadores expostos a verdadeiros massacres da opinião pública, comentadores e jornalistas desportivos, que ainda pioram a relação dos adeptos com os treinadores.
Não os defende, pelo menos nem com um décimo da veemência com que defende a sua imagem ou a da estrutura, quando já está a ser atingido.
Digamos que pensa "antes ele do que eu".
Depois de falhados os objetivos decide continuar na época seguinte com os treinadores que já deixou queimar, para parecer que "há um rumo traçado", um "projeto".
Mas claro que ao primeiro percalço deixa-os cair, pois já começam a ser muito prejudiciais para o "status quo".
Nestes últimos meses esta atitude ainda foi mais flagrante, pois além de ter alterado uma série de nomes na estrutura em cima das eleições, depois de ter mantido durante mais de três anos nomes que vinham do tempo de Vieira, para dar um ar de remodelação e de que "agora é que era", o clube e ele próprio passaram a ter uma comunicação muito mais assertiva (e agressiva).
Por outro lado, contratou Mourinho, que tem um estatuto no futebol português inigualável e com quem ninguém quer comprar guerras. Fica assim protegido, pelo menos por mais alguns meses, porque além de grande treinador, domina as conferências de imprensa, e, veja-se lá, até já tinha dito que o Benfica tinha um grande plantel.
Uma coisa estas eleições demonstram, ou confirmam - quando Rui Costa é atacado, é tudo menos um banana a defender-se.
Esperemos que o fato de haver cada vez mais benfiquistas descontentes o leve a ser mais decidido na defesa do Benfica e a seguir mais com este perfil lutador e menos com o de diplomata...
Estes burros analfabetos vão acabar com o Benfica votando no banana costa o preguiçoso que os burros adoram cambada de palhaços , todos nós estaremos cá para vos denunciar
Ora bem, cá está algo com que concordo, sendo demonstrativo de poder-se dar alguns exemplos de condutas erradas de Rui Costa sem extremismos que não levam a nada.
Particularmente os dois últimos períodos são bem apanhados e com os quais estou de acordo na íntegra.
Denuncia, denuncia, do verbo denunciar. E quem tanto fala em banana, só pode gostar de banana.
Amanhã será o princípio do fim para o Benfica se o príncipe de Florença ganhar que é o resultado mais esperado... graças a este bando de analfabetos da 4' classe que votam no jogador e não no presidente...boa sorte Benfica
" graças a este bando de analfabetos da 4' classe "
Sò o que faltava mesmo era um elitista merdoso !
Elitista? Nada disso, um pseudo elitista, são gajos como este e boa parte dos que apoiam Noronha que subestimam os tais analfabetos, dizem eles, que contribuíram para que Rui Costa vá ganhar as eleições.
Os tais auto convencidos elitistas letrados,
ao contrário daqueles que consideram analfabetos, não passam de burros todos os dias. É também por isso que vão levar na cabaça.
Rui Costa é de facto dirigente desde 2008. Mas uma coisa é estar lá, outra é ter poder de decisão. E no que toca à gestão dos plantéis, nomeadamente vendas e compras, sei que era Vieira quem, para o bem e para o mal, decidia tudo.
Noutras áreas, por maioria de razão, ainda mais.
Rui Costa foi cortando a pouco e pouco, como se impunha. Não dominava outras áreas, precisava de quem estava. Serenamente foi criando a sua equipa.
Quando à centralização acho que foi um momento em que o Benfica precisava de dar um murro na mesa. Não se pode achar banana e depois criticar uma posição mais dura.
Sobre os treinadores já dei a minha opinião no texto. E na altura, podem ir aos arquivos, também defendi a continuidade de Schmidt e depois de Lage. Fazer o totobola à segunda feira é fácil, mas com o que se sabia na altura havia bons argumentos para.manter os treinadores- que depois deixaram de ter condições para continuar. Os treinadores por vezes esgotam-se. Por vezes perdem o balneário. Há coisas que de fora não sabemos, e que mudam em poucas semanas.
Quanto a jogadores, diga-me quantos jogadores de Sporting e Porto se mantêm desde 2022-23.
Eu também não gosto do carrossel, mas ele é fruto de um mercado que o Benfica não domina, e ao qual tem de se vergar.
Relativamente ao debate, acho que ambos perderam a cabeça
Ambos estiveram mal. Mas Noronha precisava mais do debate do que Rui Costa.
E aquilo acabou por ser zero a zero, para não dizer abaixo de zero, e até algo embaraçoso para benfiquistas como eu.
Em termos de comunicação ficou demonstrado nesta campanha que Rui Costa dá 10-0 a Noronha.
Continuidade da liderança. E ainda bem que lembra todas essas alterações, que com o tempo RC fez relativamente ao período de Vieira.
Eu tenho um mestrado e voto Rui Costa
Portanto… até acha que faz sentido começar tudo de novo. Pouco coerente, esse racional.
As mudanças, a propósito, não foram “com o tempo”.
Todas são alterações de agora. Desta época. No maximo, feitas há 3 meses. O treinador, igualmente.
Quem se mantém? Rui Costa.
Afinal de contas… o LF acredita mesmo num Dom Sebastião.
Enfim, venha essa eleição e que corra tudo bem, com civismo e elevação.
Amanhã teremos novo presidente.
Será o meu.
O escrutínio, caso seja Rui Costa, será absoluto. Assim ditou a forma como conduziu a sua campanha e como extremou o debate.
Exigirei o cumprimento cabal das promessas de Rui Costa..
Como a esmagadora maioria é irrelevante ou intangível, cinjo-me às palpáveis:
- Alcançar os 500 000 sócios
- Implementar a Casa do Sócio
- Top 10 europeu (ranking da UEFA) no futebol masculino
- Disputar todos os anos a Liga dos Campeões
- Redução da necessidade de venda de jogadores e maior período de permanência dos melhores atletas
- Conquistar rapidamente a 4º estrela para o nosso emblema
- Melhor academia do mundo
- Rede de academias a nível mundial autofinanciada
- Top 10 europeu (ranking da UEFA) no futebol feminino
- 500 milhões de euros de receita anual
- 100 milhões de euros de diminuição do atual passivo financeiro
- Duplicar receita em merchandising
- Duplicar a receita no digital
- Benfica District (depois de aprovado em AG, como prometido)
- Aumento imediato da lotação do estádio para 70 mil lugares e para 80 mil com a implementação do Benfica District
- Cidade Benfica
- BTV renovada e em sinal aberto e streaming, exceto nos jogos
Acrescento, embora não esteja no programa, a promessa feita por Rui Costa e que levou a uma acusação a Noronha no debate: o Benfica District não custará mais que 220 Milhões de euros.
Já agora...
"No entanto, racionalmente, afirmo que a equipa de 2013 era infinitamente melhor que a de 2005."
Se é para comparar, segundo o zerozero, tivemos os seguintes 11 jogadores mais usados na equipa tipo:
2004/05 - Quim; Miguel, Ricardo Rocha, Luisão, Manuel dos Santos; João Pereira, Petit, Manuel Fernandes; Geovani, Nuno Gomes, Simão. E ainda havia para lá uns tais de Fyssas, Argel, Zahovic, Nuno Assis, Mantorras e Sokota.
Desconfio que boa parte destes jogadores tiravam o respetivo lugar aos titulares ou suplentes no plantel atual.
A questão é que o Benfica é o clube que mais dinheiro tem ganho no mundo em transferências há largos anos para cá, mas apesar de gastar também rios de dinheiro, e não é recado para o Rios, em quem acredito, o investimento num número exagerado de jogadores não nos tem tornado mais fortes, antes pelo contrário. Aliás, até passámos a ter plantéis menos valiosos que o Porto e o Sporting.
2012/13: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Melgarejo; Matic, Enzo Perez Gaitan; Salvio, Cardozo, Lima... ah e ainda havia por lá estes rapazinhos - Júlio César, André Almeida, João Cancelo, Jardel, Sidnei, Javi Garcia, Pablo Aimar, Bruno César, Carlos Martins, Axel Witsel, André Gomes, Nolito, Saviola, Urreta, Rodrigo, Kardec, epah nem vou por mais que até me vêem as lágrimas aos olhos...
Por mim posso ficar só com a estrela no emblema. O resto dispenso quase tudo.
Vou responder à tua a(poia).
Primeiro, não votei em Noronha, mas no Martim.
Segundo, não considero o Noronha nada de extraordinário, mas o líder do Bananismo já lá está há quase 20 anos e é péssimo.
Terceiro, devias estar a ver o teu focinho ao espelho quando te referiste a benfiquistas de verdade, porque é coisa que nunca declarei. Os apoiantes do Costa é que procuram menorizar o Noronha.
Quarto, sobre os epítetos de tolos e enraivecidos, etc. e tal, ladras mal, porque já esgotei a palha com todos os outros que se postam à gamela como tu.
Quinto, és um mentiroso e um aldrabilhas rasca como o teu dono. Imputas coisas aos outros que saem da tua cornadura avençada pela estupidez. Minha besta, quem é que não respeita o quê, palerma? Uma coisa é respeitar o que a maioria decide, outra é discordar dela. Mas tu, alimária, que certamente apoiaste o aldrabão do Vieira e o cego e surdo do Costa, confundes tudo, além de seres um miserável intrujão.
O Costa vai ganhar na madrugada ou manhã de domingo e certamente não me vais ler a contestar os resultados. Vou discordar, como discordei do Vale, de reeleições do Vieira e da eleição do Costa. Custa muito entender, ó trolha metafórico?
Por último, tudo isto se chama culto da personalidade. É uma doença. Trata-te e passa ao largo, que não te conheço de lado nenhum.
Tu é que gostas do Bananismo, homofóbico!
É mentira! Não havia nenhuma razão para os manter. Além disso, Rui Costa repetiu o erro, o que mostra que não aprende.
Além disso, não se trata de fazer o totobola à segunda, porque houve muita gente a dizer, ANTES, que não iria resultar e quer Lage quer Schmidt iriam ser despedidas rapidamente.
Não distorça as coisas. Seja honesto na análise.
És apanhado na curva e disfarças. Boa!
Como é que é mesmo aquele poema do Pessoa sobre livros e o Menino Jesus???
Falhou, porque não comunicou. Só abre a boca para se defender e mal, como se viu com a boca do menino da Foz.
Há uma questão que tem sido desconsiderada e que me parece uma estupidez e um ato de suicídio.
Estou a falar da questão do duplo chumbo financeiro levar a eleições. Isto é profundamente estúpido e problemático. Se os resultados continuarem a ser medíocres, daqui a dois anos corremos o risco de o Costa cair e termos de ir para eleições. E assim sucessivamente. Esta medida - como a dos votos - é de iletrados.
só que ao contrario do que gostam de fazer crer não são os outros dois que estão muito melhores nós é que estamos muito piores mas quando finalmente virem isso vem com a conversa de que foram enganados como disseram quando foi na ultima eleição do vieira.
curiosamente o bayern, ou o real e muito mais tempo, que também esteve no mundial e não tiveram ferias nem estão a ter problemas.
o mais idiota disto tudo é que a maioria do plantel nem no mundial teve, dedic, rios, barrenechea, sudakov, lukebakio, ivanovic.
mais uma vez é uma questão de fé acredita que o rui vai fazer melhor, se isto fosse uma congregação religiosa até nem existia problema só que não é um clube de futebol e é preciso competência e qualidade tudo o que um impreparado, incompetente e mediocre como o rui não tem.
também já tinha fé que o roger no terceiro ano ia voltar a fazer o que fez no primeiro e que o segundo ano tinha sido um acidente de percurso só que depois o presidente em quem votou mandou a sua fé pelo esgoto ao fim de quatro jogos.
Enviar um comentário