OS PONTOS

Nas últimas quinze jornadas do último campeonato, Benfica e Sporting não perderam qualquer jogo: empataram entre si, empataram ambos com o Braga e com o Arouca, os leões empataram ainda com o Porto e com o Aves. Venceram os outros 22 jogos que disputaram.
Nesta temporada, acrescentando aqui um renovado FC Porto, os três grandes ganharam todos os jogos que disputaram com as restantes equipas, com uma única excepção: o golo do Santa Clara no último minuto na partida da Luz. Marcaram quarenta golos, sofreram quatro - marcaram, pois, dez vezes mais do que sofreram. Não se contabiliza aqui, naturalmente, o Sporting-FC Porto.da 4ª jornada.N
Num campeonato de 34 jrondas, os jogos com Sporting, Porto, Braga e Guimarães representam 23% do total. Ora nos seus últimos dois títulos, o Benfica teve de vencer 81% dos jogos para se sagrar campeão.
Isto revela duas coisas. A primeira é que a liga portuguesa é miserável, não tem qualquer lastro de competitividade, e não a tem porque a maioria dos clubes (?) são inexistências sociais e desportivas. Só Benfica, Sporting, Porto, Braga e Guimarães são verdadeiros clubes desportivos. O resto, com uma ou outra excepção, são SAD fantasma, sem adeptos, sem história, sem instalações condignas, sem relvados decentes, sem representatividade social e/ou geográfica, repletas de jogadores estrangeiros de refugo, e onde treinadores espertalhões se especializam no anti-jogo, e investidores arrivistas tratam de ganhar o seu. por cima e por baixo da mesa. Ao contrário do que se proclama, e possa parecer aos mais incautos, uma redistribuição de receitas seria uma espécie de Robin dos Bosques ao contrário: tirar dinheiro dos bolsos do povo que vai aos estádios e apoia os seus clubes (os adeptos dos cinco clubes que mencionei, e que serão 98% dos portugueses que gostam de futebol), para o entregar a investidores vindos não se sabe de onde, mas sabe-se demasiado bem porquê. 
A segunda coisa é que, num campeonato como este, perder dois pontos (ou seja, um simples empate), pode tornar-se dramático. Vu-se no Benfica-Arouca na época passada, por constraste com um Sporting-Gil Vicente que os leões venceram no último suspiro.
É pertinente lembrar isto numa semana em que, no espaço de três dias, há um Benfica-Rio Ave e um Benfica-Gil Vicente. Acresce que, na jornada seguinte, disputa-se um Porto-Benfica. Neste simulacro de liga, os encarnados já esbanjaram dois pontos. Eu diria que, na primeira volta, não podem mesmo vacilar mais.

1 comentário:

dezazucr disse...

o mesmo de todos os anos. restou apenas dizer que boa parte das vezes competimos com regras diferentes, bastando para tal ver como são ganhos vários jogos rivais.