ASSUME A RESPONSABILIDADE, PÁ!

Um banho de bola e números que não se viam há décadas.
O Benfica repetiu a exibição realizada diante do Atlético de Madrid, e reduziu o FC Porto a cacos. A sensação que fica é a de que o resultado poderia ter sido ainda mais volumoso (cinco, seis, sete?). Isso revela bem o que foi este "Clássico".
Ao contrário do que disse Vítor Bruno, a primeira parte só foi equilibrada no resultado. Os encarnados podiam ter ido para intervalo a vencer 3-0, não fosse a falta de sorte na finalização, e o erro colossal de Otamendi - que ofereceu o golo do empate a Samu.
Na segunda parte fez-se justiça, e os números foram crescendo com naturalidade.
De lado de cá, jogadores endiabrados, extremamente pressionantes, e a praticar um futebol envolvente. Do lado de lá, um conjunto sem respostas para tamanha assertividade do adversário.
Individualmente há que destacar os dois argentinos, um pela negativa, outro pela positiva. Se é quase unânime a ideia de que Otamendi já está a mais no onze titular (sobretudo vendo António Silva no banco), quanto a Di Maria, meus amigos, continuo a achar que faz a diferença e que ainda é um craque, capaz de resolver jogos. Não é justo colocar os dois no mesmo plano, quando um compromete e o outro resolve.
Akturkoglu, Pavlidis, Aursnes, Araújo e Carreras também estiveram a altíssimo nível. Sendo que foi o colectivo que mais impressionou.
O árbitro esteve mal no lance que interrompeu desnecessariamente e que daria um belo golo de Pavlidis. A lei das duplas penalizações tem mudado, mas tanto quanto sei o jogador do FC Porto que cometeu o penálti, e que já tinha cartão amarelo, devia ter visto o segundo e sido expulso.
Pena a incrível reviravolta do Sporting em Braga, quando perdia aos 81 minutos. A jornada poderia ter sido maravilhosa. A verdade é que os leões ganharam os jogos todos, e os dragões só não ganharam em Alvalade e na Luz. Aqueles pontos perdidos pelo Benfica em Famalicão e Moreira, ainda com Roger Schmidt, podem custar um preço bem maior que se supôs na altura. Há muito campeonato, já não há Ruben Amorim, mas ainda há Gyokeres. O Benfica mostrou que, neste momento, é superior a este FC Porto (cuja linha defensiva está a léguas daquilo que era habitual no clube). Mas ainda não mostrou que pode ser superior a este Sporting. E precisa disso para ser campeão.
Deixemos o Sporting para depois. Agora é hora de saborear o gordo triunfo. E apetece-me dizer a Bruno Lage: assume a responsabilidade, pá!

10 comentários:

Anónimo disse...

Francisco J. Marques:

"...que saudades quando éramos....... apito dourado".

dezazucr disse...

Ou seja, a comprovar que a estratégia em Munique foi acertada independentemente do resultado adverso. Jogadores frescos para este jogo que estiveram em grande. Faltou mencionar Florentino (também ele fresquinho) que esteve imperial a estancar o nosso meio campo, a ajudar a pressão alta e a deixar os nossos jogadores criativos mais livres para fazerem o que sabem. Lage já na primeira passagem se havia mostrado como o treinador que melhor encarava os corruptos, mesmo nas derrotas (bem roubadinhas) caiu de pé. O que mais sucesso teve contra os corruptos, apesar da derrota pesada, foi Schmidt, o único com saldo positivo contra os corruptos (em 5 jogos ganhou 3). Nos últimos 30 anos apenas Koeman conseguiu melhor (100%) mas em menos jogos e sem ser campeão.

O GLORIOSO BENFICA disse...

Grande exibição, grande vitoria histórica. A azia das televisões é pricless os comentadores todos sem saberem o que dizer, foi maravilhoso.

P.S - Damos 4 ao clube corrupto e só temos 1 comentário, faço ideia se houvesse derrota é isto o novo "Benfiquismo". Tenho nojo desses ditos "benfiquistas"

Anónimo disse...

Essa do Otamendi é verdade. Com todo o respeito pelo argentino, que muito já nos deu, mas dá pena ver o AS no banco (um internacional A), cabe a Bruno Lage dar descanso a Ota e colocar AS a jogar. Quanto aos pontos perdidos no Norte, podemos "agradecer" ao nosso presidente, que me desculpe Rui Costa mas já havia sido bastante avisado para a situação. Bastante falta irão fazer ao Benfica esses pontos, aliás, já estão a fazer.

ARM disse...

Excelente post, LF. Grande exibição nossa, mas ficou a faltar mais um golo - que poderia ter surgido quando os anormais das tochas decidiram fazer o costume, ou seja, prejudicar o Benfica, ou após o 4-1. Os fruteiros já tinham ido ao tapete, e se apertássemos mais um pouco teríamos marcado o quinto. Mas o Lage preferiu a contenção. Não é uma crítica, a vitória foi gorda e inequívoca e estou muito feliz. Mas se tivesse sido ao contrário os fruteiros tinham dado tudo para chegarem ao quinto. Temos de aprender a não perdoar - contra nós ninguém perdoa. Parabéns aos jogadores e ao treinador. Uma pena aqueles 5 pontos perdidos. Podem ser decisivos. Espero enganar-me, sinceramente, mas vai ser muito difícil recuperar a desvantagem, porque temos de ganhar todos os jogos e não empatar, e muitos menos perder um. Mas se jogarmos sempre assim pelo menos há esperança. Em relação ao Otamendi, não o vou criticar porque aqueles lances acontecem aos melhores e em qualquer jogo. Infelizmente aconteceu quando menos podia ter acontecido. Mas eu acho que o Otamendi é uma voz de comando muito importante na nossa defesa, e vai querer fazer uma grande última época no Benfica. Agora, se aquele lance tem acontecido com algum dos nossos jovens da formação, lá viriam outra vez os especialistas da bola desancá-los... Cumprimentos e viva o Benfica!

Anónimo disse...

Não sacrifico Otamendi, porque escorregou. Só quem nunca jogou futebol e não sabe o que é escorregar é que o pode criticar.
A bola até era do Trubin, da sua área de acção. No resto esteve bem.

Em Braga, o facto de terem jogado apenas 3 dias antes foi decisivo. Foi evidente que lhes faltaram pernas nos últimos 15 minutos.

Desde que os árbitros cumpram sem erros seremos campeões.
Os sapos estão a ser levados ao colo pela propaganda comunicational.
Ao contrário do Benfica que tentam arrasar sempre que podem.
Vejam o que andaram a inventar depois de, na minha opinião, táctica correcta em Munique. A Liga tem prioridade.
Um líder é inteligente e realista quando reconhece as limitações da sua equipa.

Os sapos não têm melhores jogadores, nem nada que se pareça.
Vivem do cavalo que têm na frente. Vejam as estatísticas. Sem o puro sangue sueco o Amorim ganhava bola!! Apesar das ajudas arbitrais!

Este árbitro, mais uma vez, cometeu um erro grave que nos prejudicou.
Ainda estou à espera de arbitragens que nos ajudem. Para equilibrar as contas.
Porque será que isto só nos acontece a nós?

joão carlos disse...

valeu a equipa ser agressiva e lutar por todas as bolas divididas o que fez toda a diferença, coisa que raramente aconteceu nos últimos anos, depois foi só esperar a qualidade dos nossos jogadores aparecer.

e só não chegamos ao intervalo em vantagem por causa dos idiotas habituais que quebraram o ritmo no melhor momento da equipa no primeiro tempo e quando eles andavam aos papeis, o que permitiu até time out para o treinador adversário acertar erros e eles se recomporem.

por falar em idiotas o carreras enfia mais uma bandolete nos especialistas da bola e em sombras do sol.

o otamendi até pode estar a mais no onze mas não é por o antonio silva estar no banco, que esta lá muito bem porque ele é bem pior que o otamendi.
e esta mais do que provado que dois jogadores com muito pouca experiência não resultam porque depois um leva o outro ao fundo com ele.
e o argumento de que é internacional a é só uma piada não, o otavio também é internacional da mesma seleção.
mas lá esta um campeão do mundo e da copa america no banco isso pelos vistos já não é crime.

Anónimo disse...

Grande vitória, grande exibição
Parabéns a todos os benfiquistas que contribuíram para esta grande vitória

Lage, és um dos nossos, por isso, tens sempre o meu apoio. Agora, só te deixo um conselho:
- faz sempre o que achas que é o melhor para o Benfica e nunca te deixes influenciar por outros mesmo que seja o presidente pq tu és na estrutura do Benfica quem mais percebe de futebol.

Obrigado Benfica por mais esta grande alegria que me deste

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Esta grande vitória sobre o Porto é fruto da inteligência do nosso treinador em Munique.

Só os palermas benfiquistas como o calado, o diamantino, o Antonio Simões e outros com voz nas tvs e que não perceberam. Estes, ou são burros ou são uns cobardolas que dizem amém para manterem o tacho que tem nas tvs.

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Resumindo e concluindo, Bruno Lage esteve excelente tanto em Munique como na Luz nestes 2 últimos jogos.
Só espero que não se deixe influenciar no futuro como fez na sua primeira passagem como treinador principal do Benfica.

Bruno Lage, vai em frente com as tuas ideias e nunca te deixes influenciar por gente que se faz de amiga mas que só quer o prejuízo do Benfica ( jornalistas, Jorge Mendes e alguns cavalos de troia que estão dentro da estrutura do Benfica)

Benfiquista a sério