UM SENHOR

Não há desporto sem adversários. E se existe exemplo de adversário forte mas leal, diabo dentro do campo cavalheiro fora dele, espelho de uma paixão que não se faz só de um lado, esse exemplo podia ser personificado por Manuel Fernandes (como, mais a norte, por Fernando Gomes). 
Marcou vários golos ao Benfica. Fez-me sofrer a bom sofrer. Mas se Bento, Chalana ou Nené eram os "meus", o goleador de Sarilhos era "os outros", e todos eles constituiam o olimpo dos deuses da minha infância. Por isso, mesmo do outro lado do campo, Manuel Fernandes também alimentou a minha paixão pelo futebol. 
Fica a minha vénia e o meu profundo respeito por uma figura maior do futebol português. Paz à sua alma! 

6 comentários:

francisco disse...

Como jogador de futebol deu-me algumas tristezas,fora dele não o conhecia dizem que era um bom ser humano que descanse em paz.

Mark Trencher disse...

Descansa em Paz, grande Manel.

Excelente atleta, adversário temível, talvez não muito equilibrado quando o assunto era o Benfica mas era de outra geração, há que dar o desconto.

Obrigado por teres sido um rival valoroso, e parabéns pela tua carreira.

Luis disse...

Um anti Benfiquista primário, ponto de resto era como outra pessoa que chegou ao término da vida .

RN disse...

Caro LF,

Sou um pouco mais velho do que o LF e lembro-me perfeitamente de ver jogar Manuel Fernandes. Merece-me todo o respeito como ser humano e reconheço o seu valor futebolístico. Dizer que era leal em campo... bem...lembro-me de muitos exemplos contrários com simulações, provocações e até agressões dissimuladas à mistura, numa altura em que não havia VAR e a recompensa era a impunidade.

LF disse...

Sim, houve simulações de penáltis, mas quem nunca? Houve também umas declarações dispensáveis na Sporting TV, aquando do último Benfica-Sporting. Mas não há seres humanos perfeitos. Há bons, maus e assim-assim. Este, apesar de vestir outra camisola, era dos bons.
Neste momento, prefiro sublinhar os pontos positivos.

RN disse...

Não questiono o lado humano - não o conhecia. Admito que pudesse ser uma excelente pessoa e longe de mim estar a querer colocar em causa essa dimensão nesta hora triste. Todavia, não havendo necessidade de ser negativo, concordo, também não gosto de fazer passar falsidades ou hipocrisias tipicas do momento. Daquilo que me recordo, Manuel Fernandes não era assim tão leal em campo. Ainda assim, realmente isso não é o mais importante neste momento. A sua família e todos aqueles que o estimavam estão a sofrer e isso representa uma tristeza infinita que merece a nossa solidariedade.