LUTAR ATÉ AO FIM

Só a matemática impede, por agora, a atribuição do título. E embora já tenha visto de tudo no futebol europeu e mundial, seria preciso um optimismo muito além do razoável para alimentar qualquer tipo de esperança do Benfica quanto ao título. O destino ficou traçado em Alvalade, quando a equipa de Schmidt desperdiçou várias oportunidades para fazer o 1-2, e acabou sofrendo o golo da derrota no último minuto. Aí, confesso, deixei de acreditar. Deixou de fazer sentido acreditar.
Cabe, ainda assim, aos encarnados, retardar ao máximo a sua rendição, e reduzir ao mínimo as distâncias para o mais que provável novo campeão. Terminar afundado em más exibições, em (ainda) mais pontos perdidos, e a uma distância humilhante do primeiro lugar não é certamente o mesmo que concluir o campeonato com nove vitórias nos últimos dez jogos, e deixar uma impressão final de bom futebol - que permita olhar para o fim desta e, sobretudo, para o início da próxima temporada com a serenidade necessária à tomada das melhores decisões.
Foi esse o espírito que a equipa mostrou em Faro. Foi esse o espírito que voltou a mostrar diante do Braga, sobretudo na segunda parte. É esse o espírito que terá de mostrar em Famalicão, e assim garantir que não haja campeão na próxima semana.
Do jogo com os bracarenses, fica a sensação que Marcos Leonardo não terá sido devidamente aproveitado noutros momentos da época. Como sempre aqui sublinhei, era o único ponta-de-lança do Benfica a quem dava o benefício da dúvida, e se não parecia uma certeza do presente, deixava a sensação de ser uma possibilidade de futuro. Entrou, marcou dois golos, soma sete no campeonato com pouquíssimos minutos de utilização. Se não tem outras coisas, "golo" não lhe falta.
Gostei também do apoio que chegou das bancadas. Mesmo sabendo que havia centenas, ou mesmo milhares, de lenços brancos nos bolsos, a verdade é que a Luz mostrou que é mais, muito mais, do que quinze ou vinte arruaceiros. E que a insatisfação, natural e compreensível, não pode dar lugar a atitudes de violência ou hostilidade para quem nos representa em campo, no banco, ou na tribuna. Infelizmente, houve um sector do estádio a protestar de forma menos ajustada (e, de algum modo, a enfiar a carapuça de Faro), e a assobiadela que ouviu - à qual me associo - foi a resposta dos verdadeiros benfiquistas, daqueles que vivem o clube e o futebol com paixão, aos que se servem do clube e do futebol para, de forma negativa e autodestrutiva, exorcizar frustrações pessoais ou sociais. A paixão não tem limites. Os comportamentos têm.
Enfim,  Benfica ganhou. Pode ainda chegar aos 85 pontos, que dariam para vencer vários campeonatos. Está, porém, a cinco pontos de um super-Sporting. Não olhemos apenas para o umbigo: este Sporting dificilmente seria ultrapassável, tem mais pontos à 31ª jornada que o Benfica alguma vez teve, e merece ser campeão. Mas quanto mais tarde o for, melhor.

9 comentários:

francisco disse...

Concordo Luís aquele fatídico golo nos últimos minutos em alvaiade nos liquidaram as esperanças de revalidarmos o título, mas continuo revoltado Com os pontos perdidos em casa com o casa pia e Farense não fora isso éramos campeões de certeza, falastes e todos falam de um super sporting e que o título lhes assenta bem,um super sporting vs um Benfica onde foram cometidas muitas azelhices do nosso treinador e nas três primeiras jornadas foram empurrados para a liderança não vejo essa grande diferença entre uma e a outra equipa lhes valeu são gyokeres ainda ontem se vi-o isso o sporting sem o gyokeres é uma equipa bastante fácil de ser derrotada.

joão carlos disse...

ainda assim foi pena não ter sequer jogado qualquer minuto o menos mau dos pontas de lança não fosse isso e teria sido goleada na certa.

mas ao contrario do que continuam a bater na tecla dentro dos vários problemas desta época o caso do ponta de lança que foi sem duvida um problema, foi o menor deles todos.
a falta de uma alternativa a defesa direito, que como seria de esperar se lesiona com frequência porque tem de jogar sempre.
a falta de um defesa esquerdo.
e a implicação que os dois vieram trazer que foi jogarmos a época toda sem o medio de equilíbrio.
a embirração de jogar sem trinco.
e uma péssima transição no posto de guarda redes.
tudo isso foram erros mais graves que o ponta de lança.

o que eu acho estranho é só agora alguns tenham reparado no problema que existe, depois de tantas multas para o clube, tantas ações que prejudicaram a equipa e que nunca ninguém quis resolver.
pelo vistos agora que o alvo é o presidente é que não pode ser é que é uma vergonha.

Unknown disse...

Só falta falar de mais uma vez um argentino campeão do mundo ser poupado a uma expulsão evidente pelo Hugo macron. Em tão poucos jogos, 2 expulsões evidentes perdoadas é qualquer coisa

Anónimo disse...

Luis,
Já percebeu que o problema não são os pontas de lança?
O problema está no treinador que é somente o pior da 1 liga e dos cobras que tem de jogar sempre pq o treinador não tem personalidade para os pôr no banco, é um cobarde assim como o Rui Costa.

Aqui fica a minha opinião sobre a próxima época:
- saída de Schmidt
- saída de rafa, di Maria, João Mário, picanhas, neres e otamendi. Poupança de 50M em salários/ano
- com essa poupança dará para manter o neves e Antonio silva.
- como será difícil recuperar o investimento no picanhas, proponho a troca directa c os o Vitinha do Marselha. E um negócio muito viável.
- venda do neres e com esse dinheiro comprar um verdadeiro 6. Sangare, al musrati ou outro equiparado
- um treinador com estatuto e português:
1 opção: Mourinho
2. Opção: petit

Posto isto fica aqui o meu 11 base para a próxima época com apenas 1 reforço:
Trubin
Bah, Antonio Silva, morato, carreras/ juracek
Neves, tino, kokcu
Tengstedt, Marcos, Vitinha

Joker: Aursness - fazer rotação com os 3 do meio campo
Suplentes: Tomás Araújo, gouveia, scheldrup, Henrique Araújo, juracek, samu/ André Gomes, rollheiser, nuno Félix, pedro santos, Martim neto, spencer/ Tomé, varela

O futuro está na aposta séria e sem medos na juventude, em jogadores completos que atacam e defendam e não em primadonas que só fazem metade do trabalho deixando a equipa completamente desequilibrada.

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Luis,
Está na hora de estagnar o despesismo em contratações caras e salários milionários em gente banal que nada acrescenta como se tem visto nestes últimos anos.
Só para recordar: o Benfica foi campeão:
- com Rui Vitória pq se apostou no Renato Sanches e no Nelson semedo na sua primeira época e em Guedes na segunda época. Aqui tenho de acrescentar o melhor do Benfica neste século o grande Jonas. Este sim era um craque.
- com Lage pq se apostou no Felix
- com Schmidt pq se apostou no ramos, no Antonio Silva e no neves

O que vemos em comum nestes triunfos? Foi a rapaziada do Seixal quem mais contribuiu para esses feitos.

Agora o que eu peço é que parem de desbaratar os milhões que a rapaziada do Seixal deixou nos cofres do Benfica em salários pornograficos e contratações milionárias em velhos reformados, sem ambição e sem retorno financeiro futuro.

O futuro está na juventude ambiciosa, guerreira e sem medos

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

O Rui Tem que renovar com o RS, ou entao apostar no Verissimo. Continuar a investir nos grandes negocios... isso de titulos e para clubezecos!!! Outra boa solucao seria impedir de ser socios gajos que pensem... o Benfica precisa de idiotas nao gajos que reclamem!!! Se o Ruizinho nao conseguir chama-se o Vieira outra vez... Segundo este Blogue o melhor presidente de todos os tempos!!!

Anónimo disse...

Que amor têm ao clube os ditos Benfiquistas que não se importam que o clube seja multado e impedido pela UEFA de ter adeptos nas bancadas, para poderem afirmar-se através de petardos e fogos? O que é que houve de Benfiquismo na triste figura deste fim de semana? Petardeiros sim; Benfiquistas? Tenho dúvidas.

LF disse...

"gajos que pensem"

Não pude deixar de me rir...

Anónimo disse...

Os lagartos ganham a liga porque estava decidido desde o principio da época. Os 5-6 pontos que ganharam com ajudas de árbitros adeptos como estamos fartos de saber, deram-lhes um avanço e uma estímulo que conseguiram manter fruto também de outras arbitragens manhosas, também de árbitros amigos. Esses factos já foram todos esmiuçados.
Os crimes de corrupção repetida e do tráfico de influências que nos últimos 40 anos têm roubado ao Benfica, assim como a outros clubes, muitas centenas de milhares de euros, continua em força. Os perpetradores são os mesmos e continuam nas mesmas posições de poder. Por enquanto. Para o ano vamos ver os andrades a serem empurrados com ainda mais força, se não falirem antes.
Aquele jogo inenarrável dos dopados, que foi silenciado com a cumplicidade da cobarde e criminosa media, ficou-me atravessado.