OS SCHJELDERUPS DA VIDA

Andreas Schjelderup fez 19 anos em Junho. Veio para o Benfica, aos 18, por alguns (demasiados?) milhões, e talvez tivesse achado que isso bastava para ter lugar cativo no onze titular - de uma equipa que, recordemos, na altura estava a ganhar praticamente todos os jogos a nível nacional e internacional. 
Vi-o jogar algumas vezes na equipa B, e pouquíssimos minutos na equipa principal. Sempre me pareceu um...júnior. Com talento, sim, mas sem capacidade atlética, nem maturidade, nem discernimento para assumir responsabilidades numa equipa como a do Benfica. A precisar de muito trabalho, e a espalhar mais incerteza do que magia.
Foi emprestado, e bem, para ganhar tudo aquilo que lhe falta, e poder eventualmente voltar por outra porta. Mas em vez de agradecido, já começou a falar demais. Enfim, é um jovem. Enfim, é imaturo, como se percebeu em campo. Espero que, pelo menos, seja melhor aconselhado.

Não era apenas dele que eu queria falar. É de todos os jovens que, aos 18, aos 17, aos 16 ou até antes, acham que vão ser (ou, pior ainda, que já são) o Maradona.
Diego Moreira, por exemplo. Até se chama Diego, o apelido começa por M (acabam ai as semelhanças com o astro argentino), e talvez por isso não tenha aceitado uma boa proposta para renovar pelo Benfica - que lhe acompanharia a carreira, que o protegeria durante anos, até fazer coincidir o talento natural com tudo o resto que falta para se ser profissional de futebol de alto nível. Foi para o Chelsea ganhar mais dinheiro. Quase me disponho a cortar uma orelha se alguma vez chegar a titular do clube londrino. Já foi emprestado, assim vai continuar, provavelmente em sentido descendente e até acabar o contrato. Aos 27 anos (numa qualquer liga turca, romena ou cipriota) irá estar a auferir um salário menor do que se tivesse ficado cá, e saído apenas aos 22 ou 23, depois de passar pela equipa principal, se afirmar, e, ai sim, se fazer à vida.
Cher Ndour, outro exemplo. Também não aceitou renovar pelo Benfica. Enfim, não se chama Diego e tem um pouco mais de cabedal. Mas...
Mas... há mais. Até Renato Sanches ou João Félix (vamos ver Gonçalo Ramos...), são exemplos de como saídas prematuras para contextos diferentes e mal escolhidos, com responsabilidades enormes, com o peso dos milhões às costas, e onde não são apaparicados como no Seixal, podem comprometer carreiras que podiam, e deviam, ter outras dimensões. Nem vou falar de Rodericks, de Nélsons Oliveiras ou de Josés Gomes, que infelizmente nem sei por onde andam. Recordo, a propósito, que Nélson Oliveira chegou a ser considerado o melhor jogador de um Mundial Sub-20.
Em sentido contrário, Ruben Dias. Fez três épocas como titular do Benfica, ganhou maturidade, e só depois, quando era quase capitão de equipa, fez as malas para a Premier League. Saiu com experiência, com títulos, também com fracassos, com vários jogos na Champions e titular da Selecção. Enfim: maduro. Chegou a Inglaterra e pegou de estaca, sendo considerado o jogador do ano. Acaba de ganhar a Champions, e se não tiver lesões fará uma carreira notável. Ganha, e continuará a ganhar até depois dos trinta, além de títulos, rios de dinheiro. Merece-o. Tomou as decisões certas, no momento certo. 
Para o Benfica, e enquanto benfiquista, tanto me faz. Desde que paguem as transferências, está tudo certo. Este texto é sobre os jovens futebolistas e a gestão das suas carreiras.
É em tudo isto que gente como António Silva e João Neves têm de pôr os olhos - e no caso deles parece-me que põem. Não só eles, como todos aqueles (e os pais deles) que, nos Iniciados ou nos Juvenis, acham que, por terem bons pezinhos, logo vão ter o mundo aos ditos.
Volto a Schjelderup. Ainda acredito que cresça e apareça. Um bom princípio será trabalhar mais e falar menos. 

7 comentários:

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

Popr acaso leu a entrevista completa do jovem Shjelderup...ou só o excerto que interessa á COFINA ?

LF disse...

Li um excerto. Sei que disse outras coisas. Mas tem de aprender a ter cuidado.
De qualquer forma, apesar do título, o tema do post não é Schjelderup, mas sim os jovens como ele, e a pressa que têm.

Rui dos Santos disse...

A culpa tb é dos PAIZINHOS e dos empresários PARASITAS, que querem € a curto prazo e se borrifam p/ a carreira dos Jovens.

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

LF , não leve a mal o meu comentário anterior. Eu li toda a entrevista do rapaz. É de um moço que vinha com sonhos enormes e que se deparou com uma realidade bem diferente daquela que esperava. Tal como outros que chegam ao Benfica, desconhecem a sua grandeza, as suas ambições e história.
A COFINA, tentou fazer crer que ele estava zangado com o Clube, mas não, ele está é magoado consigo próprio por não ter correspondido ao que esperavam dele.

Quanto aos jovens é verdade o que menciona...mas faça o seguinte exercicio : Tente encontrar um jovem que tenha sido do Benfica desde o inicio da sua formação, a querer sair do Clube...

Os casos de Sanches , Guedes, Félix, e até Ramos são diferentes. Estes renderam muito dinheiro ao Benfica que quase andou por toda a Europa a tentar vendê-los. O Benfica não fez nada para os reter.

Moreira, N'Dour, Franculino, Semedo, desculpe a expressão, "cagaram" no Benfica, mas não iniciaram cá a sua formação. São opções pessoais e principalmente de pais e empresários.

Rui Dourado disse...

O Rúben Dias é um craque, saiu muito por custa de perder o acesso à Champions com o Paok do Abel, no grande regresso do Rod da Reboleira, mas o que me intriga a o scouting aconselhar o jovem sem ir às questões de fundo, e olha que não foram baratos, tendo aqui no campeonato nacional jogadores parecidos ou até melhores ou mais intrusados na liga, estranho.. Saudações desportivas.

joão carlos disse...

o problema não é os jogadores acharem que vão ser o novo maradona isso é bom sinal é acharem que já o são.
mas a culpa ai é muito mais dos agentes mas sobretudo dos pais.

desde que o clube não faça promessa de titularidade a este tipo de jogadores para que eles assinem sabendo que eles ainda não tem a qualidade necessária e que ela não se decreta mas que se justifica por ser melhor que os outros pouco podemos fazer para mudar o que os jogadores acham que valem.

Pedro disse...

não sei onde foste buscar essa do nelson oliveira ter sido o melhor jogador do torneio