FOI EM LISBOA...

E o milagre não aconteceu.
Era disso que o Benfica precisava para passar uma eliminatória que (irremediavelmente, viu-se agora) comprometera em Lisboa, mas do outro lado estava uma equipa experiente, cínica, com grandes executantes, particularmente talhada para defender resultados, e que nunca deixou que houvesse discussão sobre quem chegaria às meias-finais.
Três golos marcados, uma bola no poste, uma grande penalidade sonegada, são dados suficientes para não desmerecer da exibição encarnada, sobretudo ao longo da segunda metade. O Benfica correu muito, lutou muito e, mesmo sem deslumbrar, fez o melhor jogo dos últimos cinco (incluindo aqui o de Vila do Conde).  O empate obtido naquele forcing final de dignidade premiou esse esforço - que, mau grado a já esperada eliminação, deixa uma janela de esperança para as próximas partidas.
Há de facto jogadores nucleares em má forma (identifico Otamendi, João Mário, Rafa e Ramos), mas Schmidt ficou a saber que afinal tem banco. Neres, Neves e Musa entraram muito bem. Guedes está à procura da melhor forma, mas é um jogador experiente e de grande qualidade. Não é preciso insistir sempre nos mesmos. É possível fazer substituições.
Já mencionei a grande penalidade sobre Aursnes. É inconcebível o VAR não assinalar aquele lance. Na altura poderia dar o 1-2, e ninguém sabe o que mais. Manteve-se a tradição: sempre que o Benfica chega aos quartos-de-final da Champions há alguém que diz “já chega”. Assim é (ainda mais) difícil.
Fica uma eliminação decepcionante (sobretudo pelas expectativas criadas), definida na primeira mão, mas as notícias da morte deste Benfica talvez tenham sido exageradas. O que jogou, correu e lutou em San Siro, dará, em princípio, para bater o Estoril, o Gil Vicente, e enfrentar o Braga já noutro contexto temporal e desportivo.
Como balanço, há que sublinhar uma grande Champions dos encarnados (a segunda consecutiva), desde as catacumbas das pré-eliminatórias, até aos oito melhores do mundo. O sorteio criou a ilusão de que seria possível ir ainda mais longe. A verdade é que o orçamento do Inter é muito superior. E nestas fases isso (que se traduz em qualidade individual e experiência) é muito importante.
Findo o sonho, agora há que despertar com todas as forças para a realidade, e vencer o 38.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro LF,

os jogadores ainda não aprenderam a pressionar os árbitros para estes ficarem na dúvida e pedirem "explicações" aos Var's? É que foram 2 grandes penalidades sonegados, e isso fez muita diferença! Razão tinha o Nesta.... miúdos!!

Anónimo disse...

E a culpa mais uma vez é do Pinto da Costa e dos 41 anos.

Da Fonseca disse...

Foi em Milan, que a claque do Benfica se juntou à bandidagem do Haiduk Spilt e fizeram aquele espetáculo triste e lamentável, de mandar as tochas para cima dos adeptos do Inter, habituados a estar acima da lei cá no país, a UEFA vai ter mão pesada com os bandidos que fizeram isso, até falam numa possível suspensão do estádio da luz.. Mas no Reino vermelho ninguém fala nada..

Anónimo disse...

Quem sabe se o Guilherme Aguiar não teve uma mãozinha na sugestão dos árbitros? Quem sabe...

joão carlos disse...

o neres é um titular que ultimamente tem alternado a titularidade e o banco.
o musa e o neves é exagerado tirar conclusões, sobretudo o neves, porque quando entraram a eliminatória já estava decidida e eles desligaram.
só para se perceber no ultimo quarto de hora, considerando os descontos, criamos mais oportunidades que nos 75 minutos anteriores.

acho piada a dizer que o adversário tem jogadores com experiência, e tem, mas depois acham que é com jogadores da formação sem experiência que vamos lá.
o que nos faltou foi opções de jogadores feitos em vez de ter um plantel cheio de putos no banco.
pena que só tirem estas conclusões quando somos afastados.

realmente os especialista da bola a serio tem mesmo razão é gilberto e mais dez de facto não faz passes para tras e para o lado até porque nem dominar uma bola a maior parte das vezes consegue.
mas o que esta malta adora é jogador sem inteligência.

Anónimo disse...

aqui fica o meu 11 para ganhar ao estoril:

ody,
gilberto, silva, otamendi, ristic
guedes, tino, aursness, neres
ramos e musa

benfiquista a serio

Da Fonseca disse...

Quem teve manzonas foi a carneirada que mandou tochas para cima dos adeptos rivais, até feriu uma criança, é como a falácia dos penaltis, o estudo diz que o Porto é primeiro com 41 e o Benfica é o mais prejudicado está em último de 75 clubes com penaltis a favor tem 38 desde 2020....