DADOS PESSOAIS

 CLÁSSICOS BENFICA-FC PORTO A QUE ASSISTI AO VIVO (34):

TODAS AS VITÓRIAS DE QUE ME RECORDO (40):


O "MEU" CLÁSSICO:

Foi o primeiro clássico a que assisti ao vivo. Nele se registou a maior assistência de sempre num jogo de futebol em Portugal (os jornais falaram em 140 mil pessoas acotoveladas no antigo Estádio). Foi a última vez que o meu pai foi ao Estádio da Luz (ainda conseguiu entrar, comigo, enquanto outros familiares não sócios, que iam para outra bancada, ficaram cá fora com o bilhete na mão, sem sequer se conseguirem aproximar da porta, tal a enchente).
Vi o jogo na última fila do velho Terceiro Anel. Era o único lugar disponível, num espaço minúsculo onde dois adeptos jogavam às cartas. Quase tivemos de pisar cabeças para lá chegar. Empurrão para cá, empurrão para lá, lá nos acomodámos.
O Benfica vinha de perder 7-1 em Alvalade, o FC Porto ia sagrar-se campeão europeu nessa temporada (estava em alta e trouxe mais de 40 mil pessoas a Lisboa, que enchiam o novo Terceiro Anel). Um Hat-Trick de Rui Águas deu uma vitória (3-1) que poderia até ser mais expressiva, e foi nessa partida, primeira jornada da segunda volta, que os encarnados, comandados por John Mortimore, arrancaram para o título.
Podia escolher o jogo dos Eusébios, em 2013-14. Ou o do golo de Saviola com chuva diluviana, em 2009-10. Mas este, de 1987, por todas as vicissitudes que referi, é o "meu" clássico.
No Benfica, Veloso, Álvaro, Shéu, Diamantino e Rui Águas. No FC Porto, João Pinto, Jaime Pacheco, Futre, Madjer e Gomes. Um jogaço!

Sem comentários: