QUEM TEM MAIS TÍTULOS?

A vitória do FC Porto na Taça da Liga levantou novamente uma questão sobre o número de títulos. Quem tem mais? Benfica ou FC Porto?
Há duas formas de ver a questão: ou se consideram estritamente títulos oficiais reconhecidos por todas as instâncias do futebol, ou se acrescentam títulos semi-oficiais, como a Taça Latina, a Toyota Cup, a Taça Império (tipo Supertaça da antiguidade) e até a Taça Ibérica (organizada pela RFEF e pela FPF em 1983, e que depois não teve continuidade). Estes são títulos, digamos, festejáveis, importantes cada um à sua época, difíceis de conquistar, meritórios, nos quais as equipas investiram, mas para os quais a doutrina se divide quanto ao carácter oficial ou oficioso. Eu, por mim, vejo mais mérito numa Taça Latina do que numa Supertaça ganha a uma equipa da segunda divisão, ou mesmo numa Toyota Cup ganha ao Once Caldas por penáltis. O que não se pode é considerar a Toyota Cup, e não a Taça Latina, ou vice-versa.

Ou seja, títulos absolutamente oficiais, sem margem para discórdia, são:
BENFICA =  37 Campeonatos Nacionais, 26 Taças de Portugal, 3 Campeonatos de Portugal, 7 Taças da Liga, 7 Supertaças e 2 Ligas dos Campeões   TOTAL = 82
FC PORTO = 30 Campeonatos Nacionais, 18 Taças de Portugal, 4 Campeonatos de Portugal, 1 Taça da Liga, 23 Supertaças, 2 Ligas dos Campeões, 2 Ligas Europa e 1 Supertaça Europeia  TOTAL = 81

Se considerarmos títulos semi-oficiais, no meu ponto de vista temos:
BENFICA =  37 Campeonatos Nacionais, 26 Taças de Portugal, 3 Campeonatos de Portugal, 7 Taças da Liga, 9 Supertaças, 2 Ligas dos Campeões, 1 Taça Latina e 1 Taça Ibérica   TOTAL = 86
FC PORTO = 30 Campeonatos Nacionais, 18 Taças de Portugal, 4 Campeonatos de Portugal, 1 Taça da Liga, 23 Supertaças, 2 Ligas dos Campeões, 2 Ligas Europa, 1 Supertaça Europeia e 2 Toyota Cups  TOTAL = 83

Se não falham as contas, é isto.
A partir daqui cada um pode escolher o menu que quiser. Tem é de haver critério.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas não percebo a polémica. Mesmo que tivessem mais títulos, mais taças, que a pila fosse de facto maior, continuariam sempre a ser o que são, um clube regional, que se confunde com uma pessoa só, e que no dia que o Bufas bater as botas ... acaba.

Anónimo disse...

Não concordo. Não é uma questão de menus.

Dois equívocos:

1) "se consideram estritamente títulos oficiais reconhecidos por todas as instâncias do futebol, ou se acrescentam títulos semi-oficiais"

O que é um título "semi-oficial"?

Um título oficial é aquele é organizado por uma instância oficial no seu próprio tempo. Essa ideia que é preciso ser reconhecida "por todas as instâncias" não faz sentido. A UEFA não precisa de se pronunciar sobre a Taça Latina, porque a UEFA não existia sequer quando aquela competição foi criada.

A Taça Latina foi 1) foi concebida por Associações Nacionais 2)dada a conhecer à FIFA por Associações Nacionais 3) Foi debatida e aceite pelo IFAB 4)Foi publicamente promovida por Associações Nacionais

O mesmo se passa com a Taça Intercontinental, promovida por 2 associações continentais.

A dúvida que hoje se inventa sobre as duas competições é que a FIFA anacronicamente vê as coisas pelo dinheiro envolvido - equiparar a Intercontinental ao Mundial de Clubes não faz sentido nenhum, até porque há campeões intercontinentais que nem sequer foram campeões europeus. Da mesma maneira, a FIFA não pode dizer que a Taça Latina não era uma competição oficial no seu tempo só porque diz que não obedecia a x ou y, quando "na altura" fez o contrário; o facto da competição estar ou não sob a égide da FIFA é irrelevante para ser oficial ou não.
A própria UEFA viu o potencial enorme na Taça Latina para criar a Taça dos Campeões Europeus.

2) Comparar o incomparável - em inglês usa-se a expressão "treble" para 3 títulos principais, o domestic double (outra expressão fundamental, igual à nossa dobradinha, para o campeonato+taça nacional) mais um título continental - e aqui o adjectivo importa e faz toda a diferença.

Isto é, logo à partida não se podem contabilizar ou equipar competições\títulos\troféus de natureza diferente - equipar supertaças com competições em grupos ou eliminatórias não faz nenhum sentido.

Para a supertaça as equipas apuram-se por outras vias, e disputam-na fazendo 1 ou 2 jogos para vencer esse troféu - mas no ano seguinte podem ser outras a participar. O vencedor automaticamente não se apura para a edição seguinte. Trata-se de um troféu "fechado".

Num campeonato as equipas jogam todas entre si, e numa Taça joga-se entre equipas de diferentes campeonatos. No ano seguinte pode disputar outra vez ambas em hipótese, e todos os vencedores apuram-se automaticamente para a edição seguinte ou outra de nível superior - trata-se de troféus "abertos".

Não há ninguém lá fora que ponha no mesmo patamar supertaças com campeonatos e taças. É absurdo e grotesco.

Não é uma questão de menus - é exactamente o mesmo que pôr títulos atp 250\500 ao nível de grand slams. Ambos são títulos, mas não são comparáveis em mais nada, nem se podem contabilizar em simultâneo.