ESTE BLOG BOICOTA O MUNDIAL DO CATAR

Não digo que não verei alguns jogos, nomeadamente os de Portugal. Não digo que não desejo que a Selecção Nacional surpreenda e faça história. Mas há demasiadas circunstâncias em redor deste Mundial, internacionais e nacionais, extra-desportivas e desportivas, que me distanciam dele. E lamento que no universo futebolístico todos pareçam compactuar com o que se passa no Catar no que diz respeito aos direitos humanos, com o que se passou quando, por métodos corruptos, lhe foi atribuída a organização da prova (é preciso é que o dinheiro continue a circular...) impondo-se assim uma pausa estúpida a meio da temporada, e, no plano nacional, ninguém questione a convocatória de Otávio, e quase todos continuem a bajular Ronaldo - que é hoje elemento condicionador e desestabilizador na "equipa das quinas".
Já nem falo em Fernando Santos, que deveria ter saído da FPF em 2021, após o Europeu, e que manifestamente não tem mãos para o Ferrari que lhe caiu no colo. Ou da inexorável perda de brilho do futebol de selecções face ao de clubes, desde que estes começaram a acumular talento de todas as nacionalidades.
Enfim, algumas coisas seria capaz de tolerar, ou passar por cima. Todas, é impossível. E devo dizer que a mais grave de todas é a questão dos direitos humanos, que o futebol jamais poderá ignorar - ou então todas as placas a dizer Respect, todas as iniciativas contra o racismo, não passam de pura hipocrisia.
Nem sequer me dou ao trabalho de fazer um onze. Pelo menos, teria colocar lá Rafa, e tirar Ronaldo e Otávio.
Em nome da decência, em nome da memória de grandes Mundiais do passado (70, 74, 82, 86, etc), desafio outros blogues a fazerem o mesmo que eu, e deixarem este para quem o estragou.

9 comentários:

Fernando Lopes disse...

Comigo nao contam.
Eles que se divirtam a humilhar-se perante o Ronaldo, e a conviver com animais como o Pepe e o Otavio.
So tenho pena de ver jogadores do SLB misturados nesta sopa nojenta que e a seleccao da FPF facturas, do Santinhos e do macaco.

Mário Aidos disse...

Concordo e apoio! Quero só acrescentar que Fernando Santos, além de ser um fator de bloqueio evolutivo da seleção, ainda devia ter apresentado a demissão (em conjunto com a direção da federação) por comprovado "crime fiscal" ao ter criado artifícios para ludibriar o pagamento dos impostos ao rendimento que lhe eram devidos!

To Ferreira disse...

As palavras que eu teria escrito, caso tivesse um blog ou uma outra oportunidade, num qualquer forum.
E, assim sendo, AMEN.

Anónimo disse...

Vai boicotar, mas vai ver os jogos da seleção...

Unknown disse...

Em vez de citar Bill Shankly eu prefiro citar Arrigo Sachi: "O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes".

Anónimo disse...

Se há dogma contemporâneo, mais até do que a democracia liberal e a economia de mercado, é a ideologia dos direitos humanos. Se em relação aos outros dogmas do século XXI é possível simular debates, os direitos humanos parecem ter-se, verdadeiramente, convertido em religião e sido retirados de qualquer possibilidade de questionamento ou discussão.

Nascendo de uma reviravolta subjectivista e individualista das reflexões filosóficas e jurídicas do Ocidente, os direitos humanos alcançaram a sua consagração com a Revolução Francesa e o triunfo global do Iluminismo. Mas na sua profissão de fé universalista, a ideologia dos direitos humanos tem servido como fundamento discursivo para o imperialismo, o neocolonialismo e o desenraizamento dos povos.

Mas será que essa instrumentalização dos direitos humanos se dá por apropriação ou haveria na própria essência dessa ideologia um projecto hegemonista e nivelador?

joão carlos disse...

pelos motivos que apresenta isso é motivo para boicotar a equipa da fpf e a seleção do catar.

vou ver jogos deste mundial, como de outros, das seleções que me interessam e que não tem culpa de quem escolheu o local do mundial.

Anónimo disse...

Credo! Importa-se, por favor, de repetir?! Não percebi! É parte de uma tese de doutoramento?!

Da Fonseca disse...

Não percebo em 2010 foi atribuído a organização ao Catar e uma semana antes anda tudo a urrar e defecar direitos humanos e mais não sei quê, a tudo dinheiro, a FIFA juntamente com o Catar vão dar umas migalhas tipo 5 milhões para as 6500 vítimas da construção dos estádios, e fica tudo bem, o país deles é assim, tem as regras deles, existem milhares de trabalhadores, quadros incluindo e gostam muito do Catar e do ordenado, o Xavi actual treinador do Barcelona dizia que a porta da casa dele nunca era fechada à chave os carros ficam abertos com chaves na ignição, acham mal?? Infelizmente existem culturas que não sabem nem querem viver em democracia temos que respeitar ponto. Os hipócritas fazem barulho.,mas se uma multinacional mandar convite com viagens pagas hotel, bilhete são os primeiros a dar à corda para fazerem selfies pro insta...