TANTO BENFICA!

Este sim, foi um ponto ganho.
Ganho com brilhantismo, com abnegação e com classe, perante uma das melhores equipas do mundo.
O espectáculo começou nas bancadas, com a maior assistência desde 2019, e um apoio frenético e incessante. Prosseguiu com um excepcional jogo de futebol, onde os dois melhores em campo foram os guarda-redes. Uma verdadeira noite de Champions.
O Benfica podia ter ganho (continua a faltar o matador que Gonçalo Ramos não é). Também podia ter perdido. O resultado justo seria talvez 3-3, ou até 4-4. A primeira parte foi portuguesa. A segunda, francesa. Faltou uma arbitragem mais equilibrada, nomeadamente no plano disciplinar.
Tivesse o Benfica jogado assim em Guimarães e teria tranquilamente goleado o Vitória. Nunca fui jogador profissional de futebol, e escapa-me o motivo pelo qual estes contrastes acontecem, nomeadamente quando há momentos de gala pelo meio. Receber Messi, Neymar e Mbappe na Luz foi, sem dúvida, um momento de gala. Mas ganhar em Guimarães teria sido, talvez, mais importante.
Voltando ao jogo da Champions, destacaria, além de Odysseas, também António Silva (que pérola!!), Florentino, João Mário e Neres. No PSG, além de Donnarumma, impressionou-me a frescura de Messi (sobretudo se o compararmos com as prestações recentes de Cristiano Ronaldo), a intensidade de Verratti e a classe de Vitinha. Neymar resumiu-se a detalhes, e Mbappé praticamente não se viu (excepção feita a um remate perigoso a que Vlachodimos correspondeu com uma das suas grandes defesas).
Apesar desta primeira volta triunfante, a qualificação está longe de garantida, e passará sempre pelo Benfica-Juventus. Certamente com o factor casa, e presumivelmente com a vantagem de um eventual empate. Mas uma derrota na Luz com a Vecchia Signora pode complicar tudo. E uma vitória garante matematicamente o apuramento, aconteça o que acontecer nos restantes jogos.
Em Paris espera-se apenas mais um bom espectáculo. Se pingar um pontinho, tanto melhor. Mas o principal foco de interesse da jornada será a eventualidade de a Juve não vencer em Israel - e, isso sim, seria uma grande notícia para as contas do grupo.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eatás um pouco traumatizado pelo jogo de Guimarães.
Já tens idade suficiente para encarar esse jogo numa outra perspectiva. Mais consentânea com a realidade do futebol indígena e do próprio Benfica.

Não há pontos ganhos, nem perdidos. Há pontos que se somam. Nunca se subtraem.

A realidade do futebol Benfiquista passa à data de hoje pela condição física de uma equipa que foi obrigada a um desgaste exigentíssimo e suplementar com a participação nas eliminatórias e play-off da Champions.

Os jogadores mais utilizados estão a acusar esse desgaste.
A evidência está bem patente como todos reduziram a intensidade do seu jogo na 2ª parte de ontem. Com a frescura física do início de época, não sei se o PSG aguentaria esse embate e se não sairia da Luz com uma derrota.

Será absolutamente necessário que os jogadores menos utilizados subam significativamente de rendimento e comecem a rodar activamente.

Tenho de considerar que foste manifestamente infeliz no post anterior.
Sem nenhuma necessidade. Essa animosidade que criaste foi prejudicial e contra producente.
Não sejas mais papista que o Papa e encara a realidade Benfiquista como uma realidade simplesmente boa e positiva. Excepcionalidades ninguém as tem, até o PSG viu isso ontem.

Saudações Gloriosas.
MAXIMUS VERMILLUS

Anónimo disse...

Caro LF,

falta um avançado/ponta de lança de classe Champions. Aí sim, outra águia cantaria!
A "n/Champions" é no sábado contra o Rio Ave, espero não ver o mesmo filme de Guimarães. Fica o aviso....

#UmSLBnaInvicta

Anónimo disse...

Segundo o seu ponto de vista, caro MV, ter 3 pontos de vantagem sobre o segundo classificado é o mesmo que ter 5!! Brilhante!!

francisco disse...

Messi mais fresco que Ronaldo não surpreende essa frescura Messi é mais novo talvez uns 3 aninhos já agora gostaria de saber se o próximo jogo se e na luz ou em Vila do Conde.

To Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Mas acha que o Benfica ou qualquer equipa vai ganhar todos os jogos do campeonato? Aqui nao ha fruta amigo. Até o Real empatou para a liga espanhola. Fds deixa lá de bater em cegos. O guimaraes fez o jogo da epoca deles com o arbitro a inclinar o campo, viu-se logo aos 3mts falta por tras sobre o JM e contra araque perigoso para o guimaraes. Este nao é o Benfica do weigl, é o Benfica do Florentino... calma porra.

LF disse...

Tó,

Já tentei fazer todas essas contas. Mas antes da próxima jornada é quase impossível avaliar todas as combinações. Ainda são muitas.
Por mais voltas que dermos, e salvo surpresas (Juve perder em Israel, Benfica ganhar em Paris etc), o jogo chave é mesmo o Benfica-Juventus.
Se o Benfica não perder esse jogo, muito dificilmente não se apura, até porque fica com vantagem no confronto directo.
Se o perder, sobretudo se por mais do que um golo, é muito provável que fique a depender de terceiros.

Posso assegurar que:
Vitória sobre a Juventus, independentemente de tudo o resto, garante matematicamente o apuramento.
Empate com a Juventus e vitória em Israel, também.

Derrota com a Juve, em princípio só permite apuramento com vitória do PSG (então já apurado) em Turim.

Anónimo disse...

Caro anónimo… não.

Pela minha parte, subscrevo e parabenizo o Maximus. Gosto muito deste blog e do Benfiquismo inquestionável de LF, mas a crónica do jogo contra o Vitória - um jogo mau e que não se deve repetir - não é “justa”.

Como adeptos, exigimos sempre a vitória e a máxima entrega. Como seres pensantes, podemos ir mais além. Diz o Maximus, e bem, que aquilo que o Benfica tem feito esta época é tremendo. Um esforço enorme, um calendário pesadíssimo, com muitos momentos de altíssima exigência. E o resultado são 15 jogos invictos - no qual se incluem 2 empates.

É, para mim, um pecúlio fantástico. Porquê?
Porque não esqueço em que ponto estávamos no final da época passada. O nosso estado anímico, a qualidade do nosso plantel, a falta de competitividade em campo, a falta de coragem patenteada… eram sinais de alarme, que me faziam temer que o Benfica não se escaparia a uma “travessia do deserto”, com 2 ou 3 épocas de renovação e reconstrução.

Em 3 meses, conseguimos MUITO.

Ainda não ganhámos nada, dir-me-ão.

Discordo.
Eu, pelo menos, reconquistei o orgulho de ver a minha equipa a jogar.

joão carlos disse...

excelente primeira parte faltou eficácia na finalização que nos tem faltado em muitos outros jogos ainda que vá sendo mascarada pelos resultados positivos.
depois não tivemos pernas para aguentar o ritmo na segunda e muito disso se deve a serem sempre os mesmos a jogar e pior a jogarem quase sempre o tempo todo.

o gonçalo ramos é um finalizador o que ele não é um ponta de lança, ainda que este até fosse um dos jogos em que ele ele podia jogar a ponta de lança agora completamente desgastado de jogar sempre é impossível ter frescura para finalizar isso e capacidade de explosão, que ficou evidente a falta dela naquele lance logo no inicio da partida.

os adeptos é que acham que os jogos do campeonato são mais importantes que os outros todos quem não é adepto tem uma opinião diferente e por isso existe a tendência, mesmo que subconsciente, de se guardar para os jogos mais difíceis, ainda mais quando os jogadores utilizados são sempre os mesmos e jogam sempre o tempo todo.

já agora gosto muito da teoria de alguns de que os jogadores menos utilizados tem de subir de rendimento mas só se for por artes magicas é que se eles não jogam não podem ter subida de rendimento.