DUAS NOTAS SOBRE ALVALADE

A primeira é que o conceito de futebol ofensivo não faz hoje qualquer sentido. Até Guardiola, com o plantel que tem, baixou as linhas em Madrid, bloqueando e eliminando o Atlético. Diga-se que Bayern e Ajax, duas máquinas de ataque, acabaram eliminadas pelo realismo táctico de Villarreal e Benfica, o que é sintomático, goste-se ou não, do que é afinal o futebol moderno.
Em Alvalade o Benfica chegou a jogar com seis defesas e dois trincos. Qual o problema? Nenhum. Ganhou e criou mais ocasiões de golo que o Sporting - esse sim, bloqueado tacticamente.
Nada interessa golear o Arouca por 6-1 e depois perder no Dragão por 3-2. O que interessa é ganhar todos os jogos (1-0 basta), seguindo a estratégia mais adequada para o fazer perante cada adversário. Para mim, espectáculo é ver o Benfica a ganhar.

A segunda nota é sobre a arbitragem. Se no campo se percebe que o árbitro não tenha visto algumas coisas, já o VAR tinha obrigação de as ver. É inacreditável como Nuno Santos não é expulso. E também Sarabia e Paulinho o deveriam ter sido.
Sei que o protocolo não o permite, mas também Coates e Esgaio ficaram por amarelar, numa autêntica tragédia disciplinar que ficou a marcar a prestação desta equipa de arbitragem. Nada que não se estivesse à espera.

13 comentários:

Red Sea disse...

Mais que a cegueira do VAR, é a intrujice (mas que grande imbecil) do "analista" arbitral da CMTV e rascord, que quando estava no activo era uma nulidade, vir defender o lance do N. Santos com o Gilberto dizendo que o pontapé deu-se na tentativa de libertar o pé porque foi agarrado pela mão do Gilberto! De mansinho chamou de estúpidos a colegas, aos comentadores presentes e, mais grave, a milhares de espectadores! Marco Pina teve vergonha alheia.

joão carlos disse...

os clubes jogam da maneira que acham que melhor tiraram partido das qualidades, e dos defeitos, dos seus jogadores e na estratégia que melhor anula o adversário.
muitas vezes é melhor jogar de forma eficiente e pratica do que de forma bonita.

mas vamos ser sincero de fosse ao contrario, com este ou outro adversário qualquer e isso já aconteceu varias vezes, andávamos todos a dizer o que os outros dizem que não tinham jogado nada que tinham montado o autocarro, que tínhamos dominado etc etc.

o que é giro é vir alguns agora com este argumento quando anos e anos andaram a defender certo treinador porque jogava bonito, sendo que a maioria das vezes jogava mal porque era comido desta maneira, lá esta argumentos variam conforme dá jeito.

sobre o paulinho as imagens não são esclarecedoras mas não parece motivo para expulsão, o erro nesse lance não esteve na não expulsão.

Anónimo disse...

Nesse lance a culpa é do Gilberto que não tinha nada que mandar no chão a cabeça contra a para do "Sr" Santos!!

dezazucr disse...

O futebol ofensivo faz todo o sentido. Estás sempre mais perto de ganhar, até porque em boa parte dos jogos tens argumentos mais fortes. Agora o que pode e deve acontecer é saber ler o contexto e adaptar a táctica consoante os jogos.
O que para mim não faz sentido é uma visão unilateral do que é o futebol. Como aquela que muitos benfiquistas preconizam para o Benfica em que apenas querem passes. Os passes devem ser objectivos e a perda de bola vem com o risco. Prefiro ver uma equipa como o Liverpool ou o Bayern a jogar, mesmo que percam a bola mais vezes que o City, também porque a tentam recuperar rápido. Também preconizam o passe, mas de um modo mais acelerado e objectivo e por isso ganham e goleiam mais vezes, independente do adversário.
Houve muitos adeptos benfiquistas que na altura do Lage reclamavam que se perdiam muitas bolas, mas a verdade é que também as recuperavam rapidamente e esse futebol (mais rock-n-roll como disse Kllop) produzia muitos mais golos, muitas mais goleadas e mesmo a adversários de grande valia. Goleámos nessa altura por 2 vezes o sporting, ganhámos ao porto e mesmo quando perdemos disputámos bem o jogo estando perto de o ganhar. Depois disso, ao tentar ter jogadores que não perdem a bola, mas também não têm agressividade para a recuperar, tem sido um suplício. Os jogos com o porto são derrotas ridículas em que nem perto de os beliscar chegamos e deixou de ser uma normalidade sermos superiores sequer ao sporting, já nem falo do Braga.
O futebol não tem um só caminho. Para mim tem vários, mas um que aprecio mais que é o do jogo vivo, por isso me dá gosto ver o Liverpool e o Bayern, mais que o City ou o Barcelona (não é que não goste, mas não é o meu preferido).

LF disse...

Eu também gosto de ver jogar ferozmente ao ataque. Quando são...os outros (ligas estrangeiras etc).
Quanto ao Benfica, quero apenas que ganhe, seja de que forma for (desde que dentro das regras do jogo).
Os campeonatos decidem-se cada vez mais nos clássicos. Não foi o caso deste, mas se olharmos aos últimos dez anos vemos que a tendência tem sido essa (Mitroglou em Alvalade, Lindelof em Alvalade, Herrera na Luz, João Félix no Dragão etc).
As finais de taças também são muitas vezes elas próprias clássicos (a Taça da Liga foi um Benfica-Sporting, e quem ganhar a meia-final de amanhã ganha a Taça de Portugal com 99% de certeza).
Na Champions, se quisermos ir mais vezes aos oitavos e aos quartos, encontram-se quase sempre equipas superiores.
Ou seja, a época nacional e europeia, define-se muito mais em jogos com equipas grandes do que com os pequenos, para os quais o fosso de desequilíbrio é cada vez maior. Mesmo com esses, havendo solidez defensiva praticamente não se sofre golos (veja-se o FCP), o que significa que basta um pouco de eficácia para ganhar todos esses jogos.

Anónimo disse...

O fcp !?!?!?! Claro que com defesas de renome internacional como o Artur Soares Dias, Nuno Almeida, var's e afins, a defesa é (quase) imbatível!! Basta comparar o campeonato nacional e as competições europeias nesta época!!

joão carlos disse...

pois pelos vistos continuam a não perceber, ou não querer perceber, que as criticas aos passes falhados no tempo do lage, mas não só no tempo do rui também, tinham muito mas a ver com a zona em que as bolas eram perdidas do que só com o facto de de falharem passes ou perder bolas.

é que uma coisa é perder bolas perto da área adversaria onde o beneficio ultrapassa o risco, mesmo no centro do campo onde a possibilidade de contra ataque é grande, e perder bolas a meio do meio campo, ou antes, onde o beneficio é zero e o risco é mais que muito.

já agora consegue ver essas tais equipas a perderem bolas no meio do meio campo é que eu não a vejo a perder bolas ai.

mais quem perdiam as bolas eram jogadores que eram, e são, incapazes de recuperar uma bola.

Anónimo disse...

Sérgio Conceição: " não vale tudo para ganhar..." Ahahahahahahahahahahahahahahahah hahahahahahahahahahha ahahahahh .......

Anónimo disse...

este epoca está acabada com o 3.º lugar.
porque não testar alguns jogadores da equipa B na equipa A?

sandro cruz a defesa esquerdo, tomas araujo a central, tiago gouveia no lugar do cebolinha, henrique araujo a ponta de lança, n'dour e martim a 8, filipe cruz a defesa direito, brito a 6, etc, etc,

é hora de colocar estes jovens a mostrar o que valem. podem muito bem ser gds alternativas para a proxima epoca.

por mim, o Darwin não jogava mais esta epoca para não desperdiçar com uma lesão os 150 milhoes que vale e quem o quiser tem de dar,

gonçalo ramos, idem. idem para o que disse sobre o Darwin, 120 milhões ou nada.

aqui fica o meu 11 para o jogo com o famalicao:

helton leite, filipe cruz, otamendi, morato, sandro cruz

paulo bernardo, meite, taarabt,

embalo, henrique araujo, tiago gouveia

benfiquista a serio

Anónimo disse...

- duas epocas consecutivas a ficar em 3.º lugar
- duas epocas consecutivas a ficar em 3.º lugar com orçamento muito superior ao 1.º e 2.º classificados
- duas epocas consecutivas a ficar em 3.º classificado com orçamento 5 ou 6 vezes superiores ao 4.º classificado
- duas epocas consecutivas a ficar em 3.º lugar com jogadores que ganham ordenados 4 ou 5 vezes superiores ao 1.º e 2.º classificado e 10 ou 20 vezes que o 4.º classificado como são os ordenados de weigl, joao mario, verthogen, otamendi, pizzi,rafa, grimaldo, taarabt, seferovic, andre almeida, odysseias, lazaro, radonic, cebolinha e meite.

para ficar novamente em 3.º lugar basta apenas a equipa b e todos os outros da equipa A que tenham ordenados iguais ou inferiores aos dos jogadores do Braga

conclusão: vender à melhor oferta e em alguns casos oferecer todos estes jogadores: weigl, joao mario, verthogen, otamendi, pizzi,rafa, grimaldo, taarabt, seferovic, andre almeida, odysseias, lazaro, radonic, cebolinha, chiquinho e meite.

está visto e revisto que com todos estes jogadores pagos a peso de ouro e com rendimento de lata (para mim o 3.º lugar é lata, é lixo) o BENFICA não passará do 3.º lugar. por isso, o BENFICA tem de se libertar já de todos estes jogadores banais pagos a peso de ouro


Anónimo disse...

esqueci-me no meu comentario anterior do yaremchuck. yaremchuck é outro que tem de ser vendido.

benfiquista a serio

dezazucr disse...

"tinham muito mas a ver com a zona em que as bolas eram perdidas". Eram perdidas mas também muitas vezes recuperadas. Hoje em dia com o médio defensivo que tens é frequente perdas de bola no meio campo adversário (bem longe da baliza) acabarem por dar golo porque esse médio defensivo é um espectáculo nos passes mas péssimo a compensar o posicionamento e as perdas de bola da equipa. Saudades do Fesja.

joão carlos disse...

pois mas tínhamos jogadores que perdiam uma ou duas bolas mas depois tinham tres ou quatro passes para golo agora tens um que se fizerem um passe para golo é uma festa das depois tem duas ou tres assistências para o adversário ficar isolado frente ao odysseas.
que saudades tenho do gaitan, aimar ou do jonas.
mas depois ainda existe malta que acha que o único problema da equipa é o medio defensivo.
alias basta ver este jogo o problema nunca foi anular o adversário mas não criar jogo ofensivo mas lá esta a culpa é do medio defensivo.

acho piada à malta que quer meter os miúdos, como se isso fosse sinal de qualidade, foi o que se fez neste jogo é que belo resultado que deu e depois ainda queriam meter mais da b é só líricos.