NADA DE PRECIPITAÇÕES

A vontade de escrever sobre o dérbi é pouca ou nenhuma. Mas este compasso de espera serviu para, a frio, evitar desabafos e conclusões precipitadas (como as que a maioria dos adeptos do futebol normalmente tira nestas situações).
A principal nota que queria deixar da partida é que o Sporting foi superior, tem um grande treinador, tem uma equipa extremamente coesa, solidária e competitiva, e é, a meu ver, o principal candidato ao título. Ou seja, para mim, o resultado foi mais mérito do adversário do que demérito do Benfica. 
O que se extrai disto é que a equipa de Jesus tem de crescer colectivamente para se colocar ao nível deste rival, não valendo a pena encontrar fantasmas debaixo da cama ou atrás da porta. Há trabalho táctico a fazer (e Jesus tem mais do que capacidade para tal), há que elevar os níveis de confiança de alguns jogadores, e há que reconhecer que o plantel tem uma ou outra carência que urge colmatar já em Janeiro.
Não estava tudo perfeito quando se ganhou 3-0 ao Barcelona, nem está tudo desgraçado agora que se perdeu um jogo com um dos melhores Sportingues de que me recordo.
É claro que não será indiferente conseguir, ou não, o apuramento para a fase seguinte da Champions. Como não o será passar ou não à Final Four da Taça da Liga, como menos o será ainda, eliminar ou não o FC Porto na Taça de Portugal.
No fim de Dezembro poderemos estar em melhores condições para avaliar a temporada benfiquista. Agora é prematuro fazê-lo com objectividade. As épocas desportivas têm vários momentos, e não esqueçamos que já houve momentos em que este mesmo Benfica parecia imparável.

18 comentários:

Arsène Lupin disse...

É isso, no final de Dezembro quando tivermos enterrado o campeonato e a taça, logo se vê.

Até lá é engolir o facto de um treinador pago a peso de ouro ir a caminho da segunda época sem ganhar absolutamente nada (a não ser a eleição de quem o contratou) e cometer erros de palmatória, tácticos e na escolha do onze inicial.

Só lá está há um ano e meio e gastou-se pouco dinheiro neste plantel, é preciso ter tolerância e calma.

Lá porque há uns tipos com muito menos recursos mas que sabem o que fazer com eles chegam a nossa casa e varrem a nossa equipa do campo, já se põe tudo em causa. Calma. Muita calma.

dezazucr disse...

Podia ser um resumo de quase 2 anos cá, mas enfim:

https://www.dropbox.com/scl/fi/k0gui7g0x3anhf874jdjl/weigl_vs_scp.avi

Estes são pormenores que não são visiveís nos resumos ou nas transmissões, mas é óbvio se prestarmos atenção.

Isto foi contra jogadores que nem são os titulares, afinal, nem jogou o titular e melhor trinco deles.

Este ídolo de pés de barro, NUNCA pode ser o 6 do Benfica, NUNCA. Tem se safado à custa da boa forma do Otamendi e do João Mário do início de época que já estoirou de ter de fazer o trabalho por 2.

Brytto disse...

Muito bem. Isso já é a maturidade a falar e não um jovem de 20 anos que quer mudar de treinador a cada derrota, há alguns que já queriam o despedimento mesmo antes de defrontarmos o Kiev!…. Concordo com quase tudo excepto ser a melhor equipa em Portugal- o Porto tb anda a jogar muito.
Houve dinheiro mal gasto, houve aquisições que não se revelaram aquilo que se esperava, etc, etc , mas o que é certo é que neste momento o Sporting tem muito melhor equipa que o Benfica, é talvez o melhor que me lembro, até já disse, teve azar passar a fase de grupos, era candidato na liga Europa :-)
Mas ainda há esperança, uma época tem várias fases, há as lesões, os castigos, o covid agora e os picos de forma - o Benfica preparou a equipa para estar num pico em agosto devido à qualificação para a CL é natural que baixem de forma neste momento, isto está estudado, ninguém joga uma temporada no máximo. O Bayern por exemplo já não anda a jogar o que estava a jogar no início, seguramente está a preparar a equipa para regressar em forma para as fases a eliminar da cl. Enfim, aguardemos.

Alberto João disse...

És tu Jaime Antunes?

Então está bem, nada de precipitações e no final de Dezembro fazemos as contas...

LF disse...

Arsene Lupin e Alberto João,

A pergunta que vos faço é: mudando de treinador já, que garantias havia de ganhar fosse o que fosse ?

É muito fácil fazer diagnósticos apressados. O problema são as soluções.
Não há santos milagrosos.

Percebo quem não queira renovar contrato com Jesus no fim da época. Não entendo, francamente, aqueles que perante uma derrota querem imediatamente mudar tudo. E depois, quando o outro treinador perdesse um jogo, mudava-se tudo outra vez? E assim sucessivamente até destruir totalmente o clube?

AMANDIO disse...

perante uma derrota mas vives onde?

AMANDIO disse...

perante uma derrota mas vives onde ?

carlos disse...

Se nao tivessem corrido com o Vitória, hoje estavas com menos um campeonato e em vez de estares à três anos sem ganhar o campeonato estavas à 4 anos. Jesus já mostrou que não vai conseguir dar a volta à situação às vezes fico com a sensação que ele está sabotando o clube com certas decisões que toma é que o homem não gosta de ser contrariado acha-se o profeta da sabedoria, já o vigarista era a mesma coisa foi pena não ter visto o potencial do Amorim, como dizia que estava 10 anos à frente da concorrência e via luzes não se ter apercebido que estávamos perante um treinador de futuro.

Arsène Lupin disse...

LF, não é "uma derrota".

O JJ entrou na véspera do jogo com o Sporting?

E qual foi a forma dessa derrota? Dominámos mas tivemos azar? Ou pelo contrário, se tivéssemos chegado ao empate, isso sim teria sido fortuito e fruto das individualidades?

O que tem andado a fazer este treinador este tempo todo, para além da eleição de quem o contratou? Como correu a época passada?

Nunca devia ter voltado - até antes de ir para o Sporting teve comportamentos completamente indesculpáveis ainda no SLB (episódio Shéu em White Hart Lane à cabeça, entre muitos outros), para além de ser um egocêntrico e péssimo gestor de recursos humanos - ELE ganha, OS JOGADORES perdem. E o estilo de gritaria constante com os jogadores é cansativo, resulta enquanto se vai na curva ascendente, mas não é fácil de manter a longo prazo e/ou quando as coisas começam a não correr tão bem.

Já para não falar da política (?) de contratações, ou do desaproveitamento de jovens que não fariam de certeza pior do que outros que custam milhões (e dão comissões, para a coisa continuar a girar).

Dia 30 de Dezembro cá virei (espero eu) dar o braço a torcer. Era muito bom sinal. Mas não tenho grande fé nisso, JJ é o que é e já não vai aprender nada, encontrando-se completamente ultrapassado - os outros evoluíram, apanharam-no e já o ultrapassaram.

Acredito que seja frustrante para o JJ ver algumas das suas ideias incorporadas e melhoradas noutros lados, mas a realidade é esta: muitas das "inovações" que JJ trouxe já estão incorporadas no vocabulário dos outros treinadores, já não têm nada de diferenciador.

Por último, não me parece que o JJ esteja com grande vontade de estar no Benfica. Por ele, estava no Flamengo a ser endeusado como gosta. Por mim, também.

É verdade que mudar de treinador por si só não é garantia de nada, mas não mudar também não vai ser.

Oxalá eu esteja redondamente enganado, já me aconteceu a seguir à época "Kelvin" e fiquei muito feliz com isso. Mas infelizmente, não me parece que esta segunda era JJ no Benfica tenha muito mais pernas para andar.

LF disse...

Já vivemos grandes momentos esta época. Recordo-me de Eindhoven e do jogo com o Barcelona, para além dos 6-1 ao Braga. Também das vitórias em Moscovo e em Guimarães.
As épocas têm diferentes momentos. Este jogo correu mal, muito por mérito do adversário.
Jesus esteve à beira de ser despedido em 2013 e depois foi bi-campeão. Rui Vitória esteve à beira de ser despedido ao fim de 10 jogos, e depois foi bi-campeão. Bruno Lage foi campeão de forma avassaladora, e poucos meses depois toda a gente pedia a sua cabeça.

Tomar decisões estruturais a quente é que seria um absurdo.

Brytto disse...

Com o Rui vitória levamos 3 na luz do Sporting e fomos campeões. Na cl perdemos com o super Bayern e fizemos 4 pontos com o Barcelona. Ora se passarmos a fase de grupos é um sucesso de JJ e da sua equipa, já levarmos na ripa no dragão a dobrar, infelizmente, é a regra das últimas décadas para não dizer de quase todo o sempre, esta é a dura realidade, duas vitórias no Dragão, como parece que se preparam para exigir de JJ, a acontecer, seria sempre um grande excepção.

Brytto disse...

Já agora para completar a triste realidade do Benfica no Porto, basta dizer que em 114 jogos o Benfica ganhou 17, ou seja 15%.

Pedro disse...

Caríssimo, o sinal maior veio mesmo do estádio, Também não sou defensor de despedimentos a meio da época (e fui dos que defendeu o regresso de JJ), mas depois de ter visto outro jogo que não aquele que vimos, JJ já não poderia ser o treinador do Benfica no sábado de manhã. Levámos, e bem, um banho de bola. E o nosso plantel não é nada superior. Aconselho que vejam bem aqui: http://pluribusunum7.blogspot.com/. O dezazucr tanbém diz tudo.~
Coloquemos os olhos em Ruben Amorim e vejam o que fez. Aqui há uns anos também diziam que o Rinaudo era melhor que Matic, que Beto era melhor que Luisão. Por acaso os adversários falam mal de Weigl e Grimaldo? Pudera, está ali um filão de ouro. Tudo passa por ali. Não é só Sporting: É Vizela, Portimonense, Estoril, Paços de Ferreira, Moreirense, Santa Clara, Boavista.... E sim temos muito, mas muito pior equipa que o Sporting. O trinco e os laterais suplentes do Sporting são melhores (muito melhores) que os nossos titulares. Enfim....

joão carlos disse...

realmente comparar um treinador ao fim de dez jogos, que as viúvas do bazofias queriam despedir porque não lhe queriam dar o tempo que deram ao bazofias tres anos a ver navios, com um treinador que já cá esta desta vez à ano e meio só pode ser por piada.

depois de ano e meio é que estão à espera que agora a equipa vá crescer colectivamente o que é que este treinador andou a fazer durante ano e meio.
mais tempo para o que para testarmos mais duzentos laterais direitos a ver qual é o que serve já não falta muito já vamos em sete.
mais quando o argumento de quem achou que era o bazofia ou o caos, e não poderia ser nunca mais nenhum treinador no mundo sem ser ele, porque ele não precisava de tempo vir agora com esta conversa só pode ser para gozar com os outros, portanto coerência nos argumentos utilizados.

se era para dar tempo, ano e meio coisa que nunca era dado a mais nenhum treinador novo, então que se tivesse dado a um treinador de qualidade sem conhecimentos do campeonato nacional.

já agora também só por piada é que venham falar no lage quando o argumento utilizado agora para o bazofias não sair, o mesmo argumento que varias vezes até foi utilizado na altura rui, tivesse ido para a frente o lage não tinha vencido.

pois vá tivemos jogos bons e depois onde anda a consistência, só para perceberem o rui também deu seis no braga em casa na jornada seguinte perdeu e foi despedido.

o problema é que parece que a época acabou depois do jogo contra o barcelona.

mas realmente com o covid novamente a atacar forte e feio a equipa não existe treinador que aguente.

Alberto João disse...

Tenho defendido o JJ porque não o considero o principal culpado, longe disso. Temos um plantel fraco e desiquilibrado, cheio de nutcases. Temos uma Direção fraca que junto com a Direção anterior (a principal culpada) delapidaram o plantel e a imagem do Benfica. Temos uma maioria de sócios carneiros que permitiram que aqui chegássemos com base nessa ideia que não nos podemos precipitar. Agora é preciso tomar decisões antes que a época se perca na totalidade. É evidente que a dinâmica com o JJ vai na direção errada e era importante dar um sinal para dentro e para fora de esperança, injetar confiança com a apresentação de um treinador de qualidade e de futuro. Ou se fazia já ou se perderá tudo. Sei que não se vai fazer porque o Rui Costa é fraco e medroso, mas caso percas tudo em Dezembro vais ter de o fazer na mesma em muito piores condições e já ninguém vai querer vir e terás de levar com o Verissimo de novo perdendo mais 6 meses. Mesmo que por milagre este mês de Dezembro corra bem achas mesmo que vais ganhar algo com esta equipa e este modelo de jogo? Vais apenas criar expectativas que não serão correspondidas porque a qualquer momento nos iremos despistar e apenas perdemos mais tempo. É preciso urgência porque estamos numa.

Carlos Manuel disse...

A diferença aqui é que este treinador não deve ser despedido por ter falhado no jogo com o Sporting ou em mais dois ou três. Deve ser despedido porque em ano e meio demonstrou uma incapacidade brutal para ser melhor que treinadores como o Sérgio Conceição ou o Ruben Amorim que fazem muito mais, com muito menos.
É simples.

Mark Trencher disse...

Boas, embora sendo um dos maiores arrependidos de ter defendido o regresso de Jesus, tenho que lhe dar razão, Luís Fialho. Apesar de todos temermos estar certos quanto a como estaremos no final do ano, não é estrategicamente correcto dispensar o treinador nesta altura. Neste momento se virmos com (mais) calma, só duas competições (e meia) em risco. No campeonato partindo do raciocínio que não perdemos nenhuns pontos (para os dois primeiros) até à ida ao Dragão e que perdemos lá, ficamos a 7 pontos ainda com uma volta inteira por disputar, ficaremos ainda assim muito longe de estar completamente arredados do título. Na Europa podemos ser "despromovidos" à Liga Europa é verdade, mas continuamos ainda na Europa, e objectivamente nós só estamos na Champions pelo dinheiro, não estamos lá para ganhar coisa nenhuma. Agora nas taças portuguesas, aí sim, podemos ficar de fora sobretudo na de Portugal onde enfrentaremos o adversário mais complicado no campo dele.

Por mais irracional que soe, nós daqui a sensivelmente um mês podemos estar num estado anímico diametralmente oposto... ou ainda pior, mas vamos esperar até ao final do ano. Se "sobrevivermos" a Dezembro, penso que há condições para se aguentar Jesus durante mais algum tempo.

PAULO SANTOS disse...

Respeito todos os comentários, cada qual tem o seu ponto de vista e como Benfiquista quer o melhor para o Clube.
Todos nós temos um pouco de "treinadores de bancada"...sabemos sempre tudo, sabemos sempre ver os erros cometidos e qual a equipa a apresentar...isto depois do jogo. Eu também sou assim, tenho quase sempre ideias diferentes quanto ao onze a apresentar e ao sistema / tática a utilizar...manias.

Mas sejamos francos e lúcidos. Desde que Jorge Jesus regressou, nesta sua segunda vida no Benfica, a quantos jogos assistimos em que ganhámos sem sofrer bastante ? Com quem quer que seja sofremos para ganhar. Que evolução se nota na equipa desde então ? Quem permitiu a formação de planteis tão desequilibrados ? Quem não sabe gerir um plantel tanto a nível desportivo como emocional e pessoal ? Quem vê que a Equipa não joga o suficiente e teimosamente nada muda ? Quem "rebenta" com jogadores ? Quem não olha para a formação, ou jogadores da formação, como alternativa ? Quem treina uma Equipa que mesmo em casa joga sempre em transições, por não se sentir confortável a jogar em ataque posicional ou continuado ? Quem ainda não apresenta quaisquer soluções para bolas paradas, ou muito raramente ? Quem valoriza só determinados jogadores, fingindo que outros só fazem o que lhes é pedido e o seu trabalho? Quem permite faltas de respeito e age como se tal fosse benéfico para a Equipa ? Quem permite contratações de jogadores sem os conhecer ?

Haverá com certeza mais algumas falhas a apontar. Assim como haverá alguns méritos. Mas ganhar no Benfica, e jogar bem com os planteis que teve á sua ordem é normal...jogar mal e ainda por cima não ganhar, continuamente, é que é criticável.

Isto, os defeitos apontados, não é de agora. Não foi por termos perdido o ultimo jogo. Já vem muito de trás. Não há PRECIPITAÇÃO alguma. Não podemos estar a contar com os "se ganharmos...". Não é preciso ter muita maturidade ou muito conhecimento de Futebol para verificar que JJ não tem mãos para o Ferrari que é o Benfica como Clube e como Instituição.

Nunca fui apologista de Jesus no Benfica. O seu primeiro ano no Clube, atenuou a minha desconfiança. O segundo ano fez com que eu ficasse mais 21 vezes de pé atrás com o personagem...e dar-me razão a mim próprio por não confiar nele para treinador.
Não é só o discurso, porque isso é ultrapassável desde que ganhe e que jogue bem, embora possa sempre ser melhorado. São as atitudes, desde o gozar com colegas de trabalho, com atitudes para os humilhar, humilhar-se a ele próprio e a quem lhe paga, com discursos inenarráveis, colocar-se de joelhos em pleno estádio do rival e agora de quatro na Champions ... Penso que são coisas a mais...Deveriam ter tomado a atitude de mudar logo após ao banho que levámos nos jogos com o PSV. Mas como passámos, foi branqueado.

O que ele ganhou no Benfica, comparado com o que perdeu e para quem perdeu, é muito pouco para as Equipas e Milhões que teve á disposição. O amigalhaço nunca o deveria ter ajudado a fugir da advogada Brasileira...