FALTA DE EFICÁCIA

O golo sofrido aos 90 minutos na Amoreira, o empate e a perda do primeiro lugar que originou, têm tido as mais diversas interpretações.
No meu ponto de vista, o que se passa no Benfica é uma tremenda falta de eficácia concretizadora. Foi esse o problema com o Portimonense, e agora no Estoril.
Nas últimas temporadas, tinha sido o mal amado Seferovic (62 golos nos últimos três anos) a desbloquear muitas situações. Pizzi (61 golos no mesmo período), com a sua forte presença em frente da baliza, também ia marcando. Ainda assim foi, como sabemos, insuficiente.
Para esta temporada o Benfica contratou Rodrigo Pinho e Yaremchuk. O primeiro lesionou-se gravemente. O segundo tarda em mostrar serviço, sendo, quanto a mim, um dos problemas, se não "o" problema, desta equipa. Seferovic tem estado igualmente lesionado. Pizzi não tem sido opção. E o jovem Gonçalo Ramos não tem trazido absolutamente nada à equipa, mostrando estar ainda demasiado verde para estas andanças.
Resta Rafa, que não pode fazer tudo, e que também nunca primou pela frieza de decisão na hora do remate. Resta também Darwin, que rende muito mais a partir dum flanco, está longe de ser um ponta-de-lança, e muito menos um matador.
Assim, o Benfica até joga, até cria, mas não resolve jogos aparentemente fáceis de resolver. Expõe-se depois a situações imponderáveis, como uma bola parada ou um contra-ataque. Assim perdeu com o Portimonense, assim empatou no Estoril. Ambos, jogos com várias oportunidades para matar e assegurar os três pontos.
Há muito campeonato. Mas este problema tem de ser resolvido. Da época passada para esta o Benfica melhorou na defesa, melhorou (muito) no meio-campo, mas parece pior na frente.
Segue o Bayern, numa partida em que se teme um desastre (uma goleada), não deixando de ter uma esperançazinha, lá bem no fundo, de uma noite milagrosa (um empate). A boa notícia é que a qualificação não será decidida neste jogo, sendo até, a esse respeito, mais importante um empate do Barcelona em Kiev do que do Benfica em Munique.

4 comentários:

Lin disse...

Quem não dá absolutamente nada ao Benfica é o Weigl. As melhores jogadas de ataque do Benfica na 2a parte foram desenvolvidas pelo Gonçalo. Talvez se o colocarem na zona de finalização em parelha com Yaremchuk ele marque os golos que têm faltado. Ah... não podemos voltar ao 442 por causa do Weigl. O golo do Estoril deveria ter sido anulado por empurrão sobre o Gonçalo. O lançamento que o originou deveria ter sido do Benfica. Mas concordo com a falta de eficácia...para combater isto só mesmo com uma elevada eficácia, mas para isso é preciso estar bem mentalmente e aqui quem não dá absolutamente nada ao Benfica é o Weigl.

Aamodt disse...

Não me parece que o problema seja de eficácia. Desde a derrota com o Portimonense, em que realmente tivemos muitas oportunidades de golo, o jogo em que tivemos mais chances de marcar foi contra o Bayern.

Contra Vizela e Estoril criámos foi muito pouco jogo ofensivo, chances claras de golo foram 0 ou perto disso e mesmo contra o Trofense tivemos muitos remates mas com poucos com real perigo.

Carlos Manuel disse...

Graças a Deus que desde que o Jesus voltou que o problema nunca é o treinador. É dos jogadores, da estrutura, do presidente, do covid, da falta de carinho, do azar, etc... Saudades de quando se criticava o Bruno Lage por ir em primeiro mas não massacrava...

joão carlos disse...

contra o portimonense foi clara a falta de eficácia já que as oportunidades existiram.
neste jogo tivemos duas marcamos uma não foi por falta de eficácia foi mesmo por falta de traduzir a quantidade de ataques em oportunidades.

curioso é que o darwin joga melhor sobre uma ala, e é verdade, mas depois o gonçalo que não é ponta de lança, mas segundo avançado, já não merece da mesma benesse na avaliação.

e quem é que preferir contratar, até um lesionado cronico, em vez de aproveitar o vinicius o único avançado que tínhamos bom contra equipas que se fecham muito.

mas com a covid de volta a atacar a equipa não temos hipóteses não existe plantel que aguente.

mas para aqueles que andaram cinco anos a chorar pelo melhor treinador português de todos os tempos e um dos melhores do mundo só estão a ter aquilo que andaram a pedir.

olha e queres ver que deitaram o menino fora com a agua do banho.

depois ainda temos o casos de uns que por ai andam, resta saber se úteis ou inúteis, que não perceberam que para se jogar com dois avançados não existe apenas o 442, mas depois o problema de não criarmos oportunidades é do medio defensivo.
curioso é que a única oportunidade de bola corrida,a do gonçalo, foi num passe do..... weigl.