ISTO NÃO CHEGOU A SER EXPLICADO

No fim da época passada avisei: era necessário explicar o que tinha acontecido no futebol do Benfica a partir de Fevereiro (por coincidência ou não, imediatamente pós mercado de transferências, mas ainda antes do Covid fazer parar as competições), caso contrário poderia voltar a repetir-se com qualquer outro treinador.
Esta é a estranhíssima sequência de resultados de Bruno Lage no campeonato. Desde que assumiu funções, até que foi despedido, mesmo sendo campeão em título:
Estes são os jogadores utilizados nas oito partidas a analisar (descontando as duas vitórias e a fase Veríssimo):

Não estou a concluir nada. Apenas a exigir, uma vez mais, explicações. O que se está a passar no Benfica não é novo. Aliás, já acontecera na fase final de Rui Vitória, em finais de 2018.
Estará aqui, neste período específico (do jogo no Dragão onde o Benfica podia ficar com 10 pontos de avanço, ao jogo nos Barreiros, que ditou a chicotada), a chave para perceber o problema. É preciso que de dentro nos cheguem explicações, mas, sobretudo, soluções.
De recordar que no mercado de Janeiro do ano passado saíram Fejsa, Gedson, RDT e Caio Lucas (Florentino não saiu, mas foi como se saísse, pois nunca mais jogou), entrando Weigl e Dyego Souza.
Não sei os salários de quem entrou, de quem saiu ou de quem ficou. Não sei se havia quem quisesse sair e não saiu. Ou quem não quisesse ver chegar quem entrou, ou ver sair quem saiu. Ou se houve alguma alteração geral face à liderança de Lage. Ou se houve promessas por cumprir. Enfim, as possibilidades são muitas, e as explicações poucas ou nenhumas.
O futebol não é matemática. Mas nenhuma equipa ganha 40 jogos seguidos, alguns deles de forma brilhante, e de repente perde 10 sem que nada o justifique, até ao despedimento do treinador. Sobretudo se depois de reforçada com 100 milhões de aquisições, e orientada por um técnico experiente e ganhador, mas bastante exigente, continua sem render
Se há alguém a mais no plantel, tem de ser encostado. Se forem vários, que sejam vários. Nem que se jogue com a equipa B, quem veste a camisola do Benfica tem de dar tudo em campo, e em cada treino. E quem queima treinadores, não tem lugar no clube, nem no futebol profissional, diria eu.
Há demasiados jogadores do Benfica de quem eu não gosto. Não vou referir nomes, pois não tenho a certeza de acertar em cheio, e não quero correr o risco de ser injusto. Quem é benfiquista e escreve sobre o clube também tem de ter responsabilidade e recato. Mas espero e exijo soluções.

8 comentários:

aguiaalentejana disse...


Caro VEDETA DA BOLA,se me permite uma sugestão;se está à espera de lhe ser dadas explicações do que está a acontecer com o n/BENFICA,é melhor ficar sentado.porque de pé cansa-se.

Gus disse...

Mas a 4/2/21 ainda achas que a solução é tirar este ou aquele jogador?

Por favor.....o maior problema usa bigode. Enquanto por lá se mantiver pouco ou nada mudará.

Miguel disse...

Caro Luis Fialho, que tal escrever isso no jornal do Benfica?
Ou será que o Jornal serve apenas para loas ao grande lider?

Chlorine disse...

Outra vez os jogadores?!? Mas quem é que escolhe os jogadores? Não é o treinador? Quem é que os treina? Não é o treinador? E quem escolhe o treinador? Não é o presidente? Se algum jogador não serve para o Benfica porque é comprado? Se não serve para ser titular porque o colocam no onze? Acho que já chega de "bater" nos jogadores. Até porque não vejo nenhum jogador que não dê tudo em campo, que não se mostre arrasado com os maus resultados, que não festeje golos e vitórias. Se é para apontar o dedo há muito lado para o fazer, e o lado dos jogadores não o é certamente.

O que devia deixar todos preocupados é o silêncio ensurdecedor do SLB sobre 3 temas:
- O Palhinha ter jogado quando afinal ainda devia estar castigado;
- O Benfica ter sido o Clube com mais casos de Covid (entre jogadores e staff) e não ter um jogo sequer adiado;
- O Benfica não ter um único penalty assinalado a seu favor.

Isto é que é surreal! Mas mais surreal é não se ouvir uma manifestação por parte de quem dirige o SLB. Devem pensar que a Benfica News chega a muita gente... haja paciência. Estes 3 temas deviam dar direito a convocar uma conferencia de imprensa, com imagens (provas inequívocas), com excertos de notícias, com factos! Mas para isso era preciso que quem toma decisões no Benfica não se estivesse completamente a borrifar para o Clube...

Anónimo disse...

Caro LF, anda às voltas a procurar/esperar uma explicação?

Tem alguma dúvida de que de LFV não vai receber nenhuma? dos VPs acha que algum tem autonomia para falar? algum dos comentadores da Btv se quiser usar sentido critico, volta lá?

quem compra jogadores e treinadores? quem manda no clube e na Sad? é só o futebol A que está como está? a B? os sub-23? e as modalidades com excepção do vólei? está a acontecer só este ano? NÃO, OS ÚLTIMOS 4 ANOS têm sido iguais!

junte-se aos Benfiquistas que se libertaram do vieirismo, já estivemos também desse lado, graças a Deus voltámos ao Benfiquismo!

Nau disse...

Há muita coisa a explicar aos benfiquistas, há anos, e não são só os insucessos da equipa principal de futebol, caro Luís Fialho - não lhe parece? Mas não se explica nada, porque Vieira meteu na cabeça que é o dono do Benfica e que não tem de dar justificações aos adeptos e aos sócios, que ele quer mudos e mansos e tolos e a aplaudir tudo quanto faz.
Os jogadores são culpados da miséria de resultados que sofremos desde a 2ª volta na época passada - a gente viu como se comportaram em muitos jogos. Claro que são. E os treinadores também.
Mas o principal culpado tem de ser Vieira, que com as suas luzes, a sua valente teimosia, a sua incompetência no que ao futebol diz respeito e a sua vertigem pelos negócios ruinosos (para o Benfica, claro!), nos fez chegar à situação complicada em que estamos: desportiva, financeira, organizativa. A juntar a isto tudo, e como consequência, uma grande desilusão e, logo, desmotivação dos benfiquistas.
O Sport Lisboa e Benfica necessita de uma urgente mudança de rumo. Quem não é burro, percebe a desorganização, a desorientação e a aventureirismo que vai no clube: o não assumir de responsabilidades (por quem dirige) pelos péssimos resultados da equipa principal de futebol; o desleixo na preparação das épocas, com os desequilíbrios gritantes e recorrentes na constituição do plantel; o desinvestimento e os maus resultados nas modalidades; as fugas de informação; a deriva e a inoperância da comunicação, incapaz (gostava de saber porquê) de defender convenientemente o Benfica dos ataques do exterior - venham eles dos rivais/inimigos, das instâncias que dirigem o futebol/desporto português, da arbitragem, da comunicação social...
Continuo a pagar as minhas quotas e a subscrever a BTV (que desilusão, aquilo em que se tornou!), mas, além de desiludido com tudo, começo a ficar cansado.
Um abraço benfiquista, Luís Fialho.

Carlos Manuel disse...

Fico comovido com este texto.

Quando foi com Rui Vitória, já não dava mais. Precisávamos de Jorge Jesus. Quando foi com Lage, esticou-se a corda até onde deu. Precisávamos de Jorge Jesus. Chegou a vez de Jesus, a culpa é dos jogadores... LOOOL

Pode vir agora com os textos que quiser mas o seu nome está sujo de vergonha por ter defendido que era esta direcção, com este treinador, ou o abismo!

Os Benfiquistas de verdade, aqueles que não são avençados, sonham com um Benfica diferente do seu.

joão carlos disse...

só que o problema não começou aqui começou na terceira época do rui vitoria e na inacreditável má preparação dessa época, que se vem repetindo em todas as épocas seguintes, que mereciam explicações que nunca foram dadas.
mas alguns preferiram fazer como as avestruzes e enterrar a cabeça na areia e vir com a conversa dos cinco em seis que agora já são sete e que pelos vistos continuam com a argumentação.

mas esta à espera de explicações se as não deram nas eleições, e já nem falo antes quando deveriam ser dadas, agora é que não vão ser dadas.
mas já agora já que esperam por explicações por acaso pediu essas explicações em assembleia geral ou teve medo de que lhe apertassem o pescoço como o outro sócio que a pediu e em vez de respostas teve o pescoço apertado.

o curioso, para não dizer outra coisa, é que pelos vistos parecem muito preocupados e indignados com a falta de explicações mas depois quando chegou as eleições nem sequer levaram essas preocupações em causa.
é que o que por aqui vimos foi uma propaganda monumental para com o actual presidente, de ele ou o caos, pelos tinha de dar explicações vamos ver é se não é este presidente o caos.