CAMPEÃO SEM BRILHO... E SEM CULPA

Para mim é claro: este foi o pior campeonato de que me recordo, e desconfio que tenha sido o pior de sempre. Péssimo futebol, equipas medíocres, jogos enfadonhos (mesmo enquanto o Benfica esteve a ganhar), e, como se não bastasse, um vírus a retirar toda a gente das bancadas e a transformar os estádios em verdadeiros sepulcros a condizer. Um surpreendente Famalicão, e alguns bons jogos do Braga de Amorim, é tudo o que se aproveita de uma longuíssima época que não deixará saudades a ninguém.
Assim sendo, não se esperaria, como é óbvio, um campeão brilhante.
O FC Porto ganhou, e tem de se admitir, com justiça, porque foi o menos mau, foi quem melhor soube manter a serenidade nos momentos decisivos, e, sobretudo, não teve culpa do suicídio benfiquista. Parabéns a Sérgio Conceição e aos jogadores, pois um título é um título. E o treinador portista está duplamente de parabéns, pois alcançou-o com o pior plantel da era Pinto da Costa, por entre cortes salariais, intervenções da UEFA, etc, e já agora, também é importante que se diga, sem desrespeitar ninguém.
Fica por perceber como aquela que era claramente a melhor equipa à partida para a prova, e cuja vantagem pontual, a dada altura, chegou a parecer definitiva, se suicidou no período compreendido entre a derrota no Dragão e a saída de Bruno Lage. Muito gostava de perceber os motivos para essa hecatombe, e espero que alguém dentro da estrutura os conheça, sob risco de voltar a acontecer algo semelhante num futuro próximo, pois "aquilo" tem de ter uma explicação.
Pela minha parte ainda a aguardo, sem a qual vou continuar com dificuldades em engolir o que se passou naquelas dez estranhas jornadas - as quais, mesmo tendo em conta as vicissitudes do futebol, foram tudo menos normais. É que perder para um adversário superior, aceita-se. Perder por intervenção de terceiros (como já aconteceu no passado), revolta, mas alimenta uma resposta e não belisca o ego. Perder exclusivamente por erros próprios, erros incompreensíveis,  erros intoleráveis, deprime, frustra, e demora a cicatrizar. 

6 comentários:

Nau disse...

De Odisseias a Seferovic e a Lage, ou o recado necessário a uma equipa
Já está. Aconteceu o que prevíamos quando começaram a descambar: entregaram um campeonato que era canja.
Não sei se estão desgostosos ou, pelo menos, a sentir um nico de tristeza pelo insucesso. Do que tenho a certeza é do sentimento dos milhões de adeptos benfiquistas espalhados por Portugal e pelo mundo. Porque sei como me sinto: uma mágoa imensa, uma tremenda desilusão, uma raiva surda. Uma raiva que tem como primeiríssimo alvo os erros próprios, mas que também é dirigida às muitas manhas, velhacarias e traições que nos atingem do exterior. Uns e outras fizeram-nos perder o 38º campeonato, que nos tinham prometido, que merecíamos e vocês tiveram nas mãos e ofereceram a rivais que nos têm como inimigos a abater, a humilhar, a achincalhar.
Inacreditável, surrealista como perdemos este campeonato. Não concordam? O que é que vos aconteceu, jogadores bem pagos, a quem não faltam condições, apoiados e mimalhados como bebés? Onde é que fica o vosso brio de profissionais? Este insucesso ficará registado para sempre como uma das páginas mais negras da História do clube. Mas também manchará, indelevelmente, e para a eternidade, a vossa carreira, fiquem sabendo.
Eu sei: Lage nem é o que talvez pense que é, nem o que chegámos a pensar que ele seria. Equivocou-se muitas vezes, errou, não foi capaz de dar a volta, não soube impor-se e liderar quando mais era necessário. Mas ouçam lá: não foi o Lage que falhou passes, nem penáltis, nem livres, nem cantos, nem golos de baliza aberta ou à frente do guarda-redes; não foi ele que cometeu erros de amador na defesa; não era a ele que competia correr, estar concentrado nas vossas tarefas, jogar com vontade e alegria e responsabilidade e chama imensa, ser pressionante, intenso e agressivo, raçudo e solidário com os companheiros dentro de campo, suar a camisola até ao último pingo de suor, dar tudo, tudo para ganhar. Quem esteve em campo foram vocês. E falharam. Porquê? Pergunto porque merecemos respostas.

Nau disse...

Continuação:
Atrevo-me a pensar que a maior parte de vocês desconhece a grandeza do Sport Lisboa e Benfica. E a exigência que é jogar neste Glorioso clube, onde jogaram guarda-redes, defesas, médios e avançados do melhor que já houve no mundo e que jamais, passem as gerações que passarem, serão esquecidos. Os adeptos do Benfica têm-nos a todos no coração, pelas alegrias que nos deram, pela classe e competência e denodo e honradez com que nos presenteavam em cada jogo. Neste clube, quem cumpre com honestidade é idolatrado e ficará eternamente nos anais e no coração dos adeptos; quem não o faz é atirado para o caixote do esquecimento, quando não para a baixeza do escárnio. Somos os adeptos mais exigentes do mundo, queremos que os nossos atletas, de todas as modalidades, ganhem todos os jogos e todas as competições. TODOS e TODAS! Quem não entender tudo isto não serve para jogar no SLB, está cá a mais. Não é qualquer chuta-bolas ou arremedo de atleta que poderá servir no Benfica.
Agora, o que exigimos é que sejam homenzinhos para o que falta. Sejam dignos da camisola que vestem, das condições que vos dão e do que vos pagam, e da grandiosa História do clube. Cumpram a vossa obrigação: ganhem os dois jogos da Liga, conquistem a Taça de Portugal, e reparem a burrada que fizeram, ganhando os jogos que permitam entramos na Liga dos Campeões. E não se admirem, aqueles que não cumpriram, se os adeptos e sócios exigirem que saiam enxotados do clube.
Finalmente, parabenizar quem ajudou o clube da fruta a ganhar este campeonato:
Parabéns ao senhor Luís Filipe Vieira, à direção do Benfica e a toda a «estrutura»;
Parabéns aos jogadores do Benfica e à respetiva equipa técnica;
Parabéns ao Conselho de Arbitragem;
Parabéns aos senhores Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Vasco Santos, Hugo Miguel, Fábio Veríssimo, Luís Godinho, Tiago Martins, Carlos Xistra (não há espaço para os tantos que ainda faltam)…
Parabéns à comunicação social que temos, a todos os jornalistas, à cambada inimiga do Benfica e ao complô anti-Benfica criteriosa e miseravelmente instalado na sociedade portuguesa.

Tiago disse...

Bom post, no qual me revejo totalmente.
Saudações gloriosas

aguiaalentejana disse...



APOIADO

Anónimo disse...

Concordo com o que foi dito. Embora as circunstâncias deste campeonato tenham sido atípicas e se tenha tratado de uma prova medíocre, umas das piores de sempre (se não a pior), tem que se perceber muito bem o que aconteceu a uma equipa campeã, forte e que estava a fazer uma série impressionante no campeonato. Ou estamos perante poderes instalados no balneário (Pizzi? André Almeida? Rafa?) que "fizeram a cama" ao treinador ou então estamos perante um treinador que apesar de todas as qualidades que revelou, não foi capaz de motivar e rentabilizar a equipa a partir do momento em que aquele "boost" pelo factor surpresa/novidade acabou. Penso que a melhor solução, que deverá acautelar as duas hipóteses, é a escolha do novo treinador. Terá de ser alguém insuspeito, com capacidades reconhecidas, que lide bem com os jogadores. O Benfica tem todas as condições para a Reconquista 2.0, porque apesar de ter sido duro perdemos este campeonato, a moral para os lados do Porto também não está propriamente alta, porque eles sabem em que condições ganharam e no Porto não valorizam este tipo de vitórias por demérito do adversário (veja-se o Vítor Pereira que ganhou 2 campeonatos em 2 anos e nunca convenceu os adeptos).

Noto que há muito aproveitamento político (a nível interno) e de tentar descredibilizar o valor do clube (a nível externo). Temos que ser racionais. Não se pode pôr em causa todo o trabalho que tem vindo a ser feito e toda a dinâmica de vitórias que se construiu desde 2014, só por um campeonato que se jogou nesta condições. Têm é de se analisar, perceber, reflectir o que aconteceu para a equipa perder o rendimento e aí a explicação não é apenas a paragem e os jogos sem adeptos, há outras razões mais fortes.

Francisco disse...

Este BENFICA começou a perder o campeonato no jogo com os CORRUPTOS, onde o bando dos cinco foram brilhando com os erros que muito favoreceram os CORRUPTOS, e nos desmoralizaram.
NOTA: quando estas numa competição viciada onde as leis do jogo sao diferentes consoante as cores, como se foi vendo a partir desse jogo, logo os jogadores do BENFICA acharam que lutando com PORKOS nada ganhariam só iam ficar muito sujos.