SOARES TEM DIAS - história de uma fraude

Fala bem inglês, aparenta boa condição física, tem bons padrinhos, e isso garante-lhe carreira nacional e internacional.
Mas Artur Soares Dias, à semelhança do que acontecia com Pedro Proença, é um embuste. O seu histórico de erros grosseiros em jogos do Benfica dava para um livro. Deixamos aqui alguns exemplos. Os suficientes, creio, para se perceber ao que anda este indivíduo.

2011-12 Sporting-Benfica 1-0
Logo nos instantes iniciais, com 0-0 no marcador, um penálti mais do que evidente de Polga sobre Gaitán não mereceu qualquer intervenção do juiz. A subsequente derrota afastou o Benfica desse título, ano em que Pedro Proença tinha feito a sua parte validando o tristemente célebre golo a Maicon na Luz.



2013-14 Benfica-FC Porto 2-0
Foi o jogo dos Eusébios, o Benfica ganhou e seria campeão. Mas atente-se nesta autêntica defesa de Mangala na Luz, que Soares Dias não viu, ou achou melhor não ver.



2016-17 Sporting-Benfica 1-1
Em Janeiro, o centro de treinos da Maia, onde Soares Dias treinava, foi atacado por Super Dragões. Em Abril, o Benfica deslocou-se a Alvalade, tendo obrigatoriamente de pontuar para se manter na liderança do campeonato que disputava com o FC Porto. Acabou por conseguir, com um livre de Lindelof já perto do final. Mas Soares Dias fez tudo para o evitar.
Na primeira parte, entre os 40 e os 45 minutos, deixou passar em claro três faltas na área leonina. Sobre Grimaldo (esta susceptível também de expulsão), Lindelof e Rafa. Se a terceira pode deixar dúvidas, as duas primeiras são claríssimas. 





2019-20 FC Porto-Benfica 3-2
Veremos como acaba o campeonato, mas se o Benfica não o vencer, certamente todos nos iremos lembrar deste lance. Ferro é claramente carregado pelas costas por Soares, e só por isso perde o controlo sobre o próprio corpo, permitindo que a mão esquerda toque na bola. Além do mais o cabeceamente é feito a um metro de distância, e o central encarnado está de costas não vendo a bola partir da cabeça do adversário.
A pressão foi tanta que o juiz portista portuense, com a falta de coragem que se lhe reconhece, não resistiu. 

Por comparação, diga-se que dois anos antes, em Paços de Ferreira, este corte com a mão dentro da área do FC Porto não lhe mereceu qualquer reparo.


Como brinde, veja-se também esta bela arbitragem do mesmo cavalheiro em 2009-10, quando o Benfica lutava com o Sp.Braga pelo título. Trata-se de um Braga-Guimarães e merece dois episódios:



Nesta mesma época, fez vista grossa a uma mão dentro da área do Marítimo na Luz, na primeira jornada, em jogo que terminou empatado 1-1, e validou dois golos irregulares ao Olhanense contra o Benfica no Algarve (jogo que também terminou empatado, mas 2-2). Três pontos para o Braga, menos quatro para o Benfica. Eis mais um campeonato "equilibrado" por Artur Soares Dias.