BENFICA NA EUROPA - última década

10 temporadas
10 presenças na Liga dos Campeões
3 apuramentos para a fase eliminatória
5 apuramentos para a Liga Europa
2 eliminações na fase de grupos
48 vitórias
25 empates
37 derrotas
146 golos marcados
137 golos sofridos
2 Finais da Liga Europa
1 Meias-finais da Liga Europa
1 Quartos-de-final da Liga Europa
2 Quartos-de-final da Liga dos Campeões
1 Oitavos-de-final da Liga dos Campeões

Eu lembro-me de levar 7-0 em Vigo, de ser eliminado pelo Halmstadt, e nas duas temporadas seguintes nem ir às competições europeias.
Quem vem agora falar em desilusão, em fracasso, ou mesmo em vergonha, apenas está a alimentar a estratégia de desestabilização promovida por J.Marques. O Benfica fez o que tinha de fazer, realizou jogos bons, jogos assim assim e jogos maus, contra adversários com muito maior orçamento. Podia ter conquistado mais dois ou três pontos, mas a sorte também pesa no futebol. 
Tirando a temporada de 2017-18, teve sempre participações dignas, e algumas mesmo brilhantes.
Esta é a realidade. O resto é fantasia, ignorância ou mistificação.

7 comentários:

fvbd disse...

muito bem.

fvbd disse...

muito bem.

joão carlos disse...

só que a historia dos orçamentos não cola, até porque porque sempre que fomos a finais europeia a diferença existia.
e depois não podemos vir falar de orçamentos e ter a prestação que tivemos na taça da liga ou aqui os orçamentos já não contam.
alias pela sua teoria o resultado em vigo nem é assim tão mau atendendo aos orçamentos.

esta época até poderia dizer o que disse se por acaso tivéssemos feito tudo como dever ser mas não foi isso que aconteceu nos quatro primeiros jogos o treinador andou a fazer gestão física e a pensar que andava a jogar uma liga europa qualquer.

em dez participações só ter 3 passagens aos oitavos não são boas prestações.
ficar atrás do celtic e do olympiacos não são boas prestações.

LF disse...

Mas são prestações dignas. Não é uma vergonha como muitos têm querido fazer crer - ideia proveniente da comunicação dos rivais, e que muitos benfiquistas deixaram passar.
O treinador cometeu erros (sobretudo deixando Pizzi de fora na Rússia), e já estará arrependido. Mas todos os treinadores cometem erros. Faz parte do futebol. Não é nenhum drama.
No Benfica parece que ninguém pode errar que deve logo ser despedido, demitido ou destituído.

Os orçamentos não explicam todos os resultados, como é óbvio. Mas para mim são a bitola pela qual os clubes são obrigados a este ou aquele desempenho. Claro que podem fazer melhor, mas a obrigação não é essa.
Veja-se o tão proclamado exemplo do AJax. No ano passado surpreendeu, este ano não se apurou.
Só há equipas dos big five nos oitavos de final, e isso explica muita coisa.

joão carlos disse...

mas o vosso problema é sempre tomar a parte como um todo, e depois para compensar pintam mais do que a realidade.

a do rui não foi uma prestação digna foi talvez a pior prestação europeia, porque se vigo ou outros maus resultados foram um dia mau, ou péssimo, aqui foi uma prestação em vários e em todos.

em dez participações temos uma péssima, uma má e mais duas que não são positivas, por termos sido eliminados por equipa inferiores, e já que quer assim, com orçamentos inferiores.

o treinador cometeu um erro na alemanha, nos outros quatro não cometeu erros andou foi em três jogos a repetir sempre o mesmo erro do primeiro jogo.
já agora o pizzi jogou na russia, só não jogou com o lyon mas cá até quando entrou já estávamos a vencer.

vamos lá ver presidente e treinador é que elevaram as expectativas dos adeptos eles é que disseram que a europa era desta vez uma aposta e era para fazer melhor que no passado e que não precisávamos de investir mais porque o que tínhamos chegava, mas nenhum dos dois cumpriu o que prometeu mas parece que não passa nada e é como se não tivessem dito nada, da minha parte ninguém me viu pedir o que ai diz mas agora parece que todos podem errar e não se tiram conclusões de nada e é como se os resultados fossem os prometidos e não são.

LF disse...

O mal foi, e aí concordo, a criação de expectativas sobre um Benfica europeu - que não existe, nem poderá existir no modelo de negócio actual, em que se têm de vender as melhores pratas da casa.
Para haver um Benfica verdadeiramente Europeu, com outras ambições, precisávamos de manter cá o Cancelo, o Semedo, o Ederson, o Bernardo , o Lindelof, o André Gomes, o Felix, o Sanches, o Guedes, etc. Para isso precisávamos de ter receitas que colmatassem essas. Num mercado como o português isso é uma fantasia.
Não é possível, e assim também não é possível ter maiores ambições na Europa do que participar, fazer uns pontinhos, ganhar algum dinheiro, e esperar um dia de felicidade na Liga Europa.
O mal foi prometer-se, com demasiado optimismo.

Anónimo disse...

O mal foi quererem usar a europa para vender meninos que ainda deviam andar na B.