MAU CHEIRO

Devo dizer que raramente vejo programas de debate televisivo sobre futebol - se é que se pode juntar a palavra "futebol" a tanta porcaria.
Confesso que até os via no passado. A partir do momento em que passaram a ser as direcções de comunicação dos clubes a ditar as leias, e especialmente desde que começou a novela dos e-mails do Benfica, passei a ocupar as noites de segunda-feira de outras formas.
O nível foi baixando de degrau em degrau, até a coisa se tornar insuportável. Em tempos até se falava de futebol (lembro-me de António-Pedro Vasconcelos, Rui Moreira e Jorge Gabriel, mas também de outros como Fernando Seara, Rui Oliveira e Costa ou Pôncio Monteiro), depois passou a falar-se de casos de arbitragem (o que hoje até chega a parecer cândido), passou-se para os assuntos judiciais, para as polémicas mais rasteiras, até se chegar à javardice pura e dura.
As causas do processo são simples de explicar, e têm nomes próprios: Francisco J.Marques, Nuno Saraiva e CMTV. Foram as direcções de comunicação de FC Porto e Sporting que, na sua ânsia de atingir o Benfica, levaram a comunicação para um nível nunca visto, e foi a CMTV que mostrou a todos os outros como isso se fazia em televisão – todos os dias, horas a fio, sempre a chafurdar no sangue dos outros, e quando não há sangue...inventa-se.
Entusiasmado pela goleada do Benfica, espreitei o "Prolongamento" da TVI24 desta segunda-feira. Arrependi-me.
O representante do Sporting é uma pérola de mistificação, de gritaria e da mentira mais descarada, parecendo querer enfiar os seus dedos pelos olhos dos tele-espectadores. Nunca tinha visto nada assim.
Sabia que já não lhes interessava a verdade. Mas ao menos interessava-lhes parecer que diziam o que se pensavam. Agora, pelo que percebo, já nada conta: nem honestidade intelectual, nem sequer as aparências. Estamos perante um cenário de pós-verdade, onde mesmo sabendo que não podem enganar todos, pretendem enganar descaradamente alguns, e viver disso. E aos moderadores, apenas interessa que se grite o mais alto possível, que se leve a discussão até ao insulto, e assim garantir as atenções da audiência. Por enquanto, pois por este caminho um dia vai-lhes acontecer o mesmo que à imprensa escrita…
Mas volto ao representante do Sporting, um tal de Pedro Proença (e que lindo nome…). Vi-o pela primeira vez, há talvez um ano, a comentar o caso dos e-mails, enquanto advogado e comentador supostamente independente. Logo percebi ao que ia. Depois chegou-se a Bruno de Carvalho, mantendo-se com ele até muito depois de Alcochete, e até ser praticamente o único a defendê-lo. Objectivo? Falar na televisão todos os dias, e colecionar debates em representação da tendência que lhe interessava defender. Até que conseguiu integrar este painel, onde antes de mais, envergonha o Sporting e os sportinguistas. Faz ter saudades de Eduardo Barroso, e faz parecer José de Pina um cavalheiro.
Vai ser processado pelo Nacional, pelo Sp.Braga e pelo Boavista pelas alarvidades que vociferou neste último programa - onde uma profunda azia, mas talvez mais do que isso, uma vontade de dar espectáculo barato, o levou a uma argumentação absolutamente insólita e de causar vómitos. Duvido que aprenda a lição, pois ali parece estar em causa uma questão de carácter.
Que publicidade é que este tipo de advogados acham que fazem de si próprios? Que tipo de clientes querem seduzir? Não consigo responder.
Sei que tudo aquilo é nauseabundo, nada tem a ver com futebol.
Tão depressa não o voltarei a ver. 

7 comentários:

Francisco disse...

A ordem dos Advogados deve estar de luto profundo, e devem estar a corar de vergonha, com advogados como estes, Pedro Proença e o amigo do Rui Pinto, mas claro as varinas da ribeira nao vendem tanto peixe como estes AZEITEIROS COBARDES MITÓMANOS e VENDIDOS tal o JUDAS.

Nau disse...

Mas este homem é advogado? Gostaria de saber com que nota se licenciou. Cá por coisas...

Anónimo disse...

Grande palhaço!
É só merda que apanhamos a opinar sobre futebol

Anónimo disse...

Com um nome desses....não há nenhum P Proença que seja bom....
O melhor desta figurinha é acusar o Braga de abrir as pernas ao Benfica porque levou 6, quando o seu clube, em casa, só não levou 6 ou mais por pura sorte e por ajuda do asd

tanta inveja....tanta

Frank disse...

Nao conhecia esse cara vio aqui algum tempo atraz confesso que me deu mais asco que um tal de O.Flopes ate parece que sao irmaos espumam de raiva quando se fala do Glorioso.

Shows desportivos falados a segunda feira,nao interessam a ninguem com isso estava a aprender a odiar coisa que eu nao sou, mas esses shows revoltavam-me as tripas,o dia seguinte mudou de figurino mas a chatice deve ser a mesma,gosto do trio de ataque sigo-o sempre ainda mais desde que saio o Miguel Guedes.

artnis disse...

Nau

Qualquer calhau com 2 olhos se licencia em Direito. A inteligência é dispensável, basta marrar e decorar...!!!

Anónimo disse...

Acho que os moderadores desses programas se deveriam passar a chamar atiçadores...