CLÍNICA DA LUZ

Artur, Siqueira, Sílvio, Fejsa, Matic, Salvio, Enzo Perez, Ruben Amorim, Sulejmani, Cardozo e Markovic. Ao contrário do que possa parecer, não se trata de uma proposta de “onze” apontada aos próximos jogos. Trata-se, sim, da longa lista de ausências (a maioria por lesão, algumas também por castigo) que afligiram o Benfica nesta primeira fase de temporada. Para completar o inusitado cenário, resta acrescentar o próprio treinador Jorge Jesus - também ele ausente por castigo durante várias semanas. Salvio, que havia estado em destaque na pré-temporada, lesionou-se à 3ª ronda, para não mais voltar a jogar. Amorim, que se fixou como titular em Atenas, permitindo então a adopção de um novo sistema táctico, lesionou-se no jogo seguinte. Cardozo, que depois da novela de início de época recuperara a sua melhor forma, e mostrava pontaria mais afinada do que nunca, também ficou no estaleiro, onde se mantém. Siqueira, que aparentava ter condições para resolver o velho problema da ala esquerda da defesa, rapidamente se viu, também ele, impedido de jogar. Matic e Enzo foram castigados à vez, inviabilizando, durante duas jornadas, a construção do melhor meio-campo encarnado. Sílvio só em Outubro pôde discutir um lugar. Fejsa lesionou-se em Paris. Markovic em Lisboa. Sulejmani em Belgrado, e, por fim, Artur em Olhão. Quando um destes dias ouvia um comentador televisivo culpar Jesus pela indefinição do onze-base do Benfica, quase tive vontade de rir. É verdade que nem sempre os jogadores têm demonstrado a fibra de campeões que se vira, por exemplo, ao longo da maior parte da temporada passada. É também verdade que alguns dos reforços demoraram tempo demasiado a adaptar-se ao grau de exigência do clube. Mas, caramba, com tantos contratempos, manter ainda assim o 1ºlugar da tabela (embora de forma partilhada), é algo que deveria conferir algum pudor à crítica. Sejamos justos. O que seria dos nossos adversários directos caso padecessem de tão extenso rol de contrariedades? Estariam na luta?

5 comentários:

Anónimo disse...

BILHETES PARA O BENFICA!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153652662400716&set=a.10150161579895716.409093.212504785715&type=1&theater

Anónimo disse...

Se a critica faz sentido a alguns comentadores da nossa praça, a mesma é bem direccionada aos adeptos do Benfica. Podemos criticar a falta de fibra e garra da equipa, os erros de Jesus em determinados jogos, mas esquecer que o Benfica tem tido pedras nucleares ausentes, é criticar a equipa somente utilizando o que nos interessa para atacar treinador e presidente. Na critica, devemos ser rigorosos e sérios. Bom post. Gostei

Anti-Lambebotismo disse...

Portanto... o benfica não é lider isolado do campeonato com 42 pontos com mais 9 pontos que os adversários porque causa das lesões? O benfica não se encontra nos oitavos-de-final, da champions por causa das lesões?
Cure-se sr. lf, lesionado está você... e é da cabeça!

Manuel disse...

Totalmente de acordo com o post. As lesões que afectaram apenas os melhores jogadores e que pode deixar o nosso melhor marcador sem jogar até ao fim da época, tem tido uma grande influência na produção da equipa, pois obrigou a mudanças constantes, a criar alguma instabilidade no plantel e a atrasar a adaptação dos novos jogadores.
Tudo isso teve influência e não podemos criticar os treinadores nem a direcção por isso. Somos todos vítimas dessa pouca sorte. Porque é de pouca sorte de que se trata.

Não me lembro de NENHUM clube nos últimos tempos que tenha tido uma tal epidemia de lesões nos seus jogadores mais nucleares e durante tanto tempo.

Já imaginaram se o RM não tivesse o Ronaldo nem o Di Maria durante praticamente toda a época?

F. Cruz disse...

Óbviamente que devia conferir algum pudor à crítica, mas pelo menos alguns benfiquistas poderiam demonstrar alguma inteligência e não embarcar nessas críticas. Ainda hoje parece que os jogadores do SLB deviam pedir desculpa por terem ganho ontem (sem Artur, Luisão, MAtic, Cardozo...) na Choupana. Quase que esses benfiquistas metem pena pelos problemas na cabeça de que padecem... quase...